Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. O falecimento ocorreu às 7h35 no horário local (2h35 de Brasília), na Casa Santa Marta, no Vaticano, e foi anunciado oficialmente pelo cardeal Kevin Farrell.
"Caros irmãos e irmãs, é com profundo pesar que me cabe anunciar a morte de Sua Santidade Papa Francisco", disse o cardeal. A notícia foi confirmada pelo Vaticano, que divulgou um comunicado oficial destacando a vida de serviço do pontífice: "Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados."
Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica, tendo assumido o cargo em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e também o primeiro da era moderna a suceder um pontífice vivo. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio passou a maior parte de sua vida no sacerdócio atuando entre os mais pobres e dedicando-se à defesa da justiça social, da ecologia integral e do diálogo inter-religioso.
Em abril de 2024, Francisco já havia sinalizado estar preparado para o fim da vida, dizendo que “tudo estava pronto” para sua sepultura. Ele determinou mudanças nos rituais fúnebres papais, optando por uma cerimônia mais simples, com o corpo não sendo exposto fora do caixão.
Como é tradição, o funeral terá início na Basílica de São Pedro, com o corpo exposto para visitação dos fiéis, e terminará com uma missa de corpo presente na Praça de São Pedro. O mundo se despede de um líder que marcou profundamente a história recente da Igreja Católica com compaixão, reformas e um incansável apelo por paz e justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sem o seu NOME não serão aprovados
MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.
contatos blog: whats: (77) 98128-5324
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.