O próximo dia 06 de fevereiro a rede Municipal de Ensino dará inicio ao ano letivo de 2023, momento em que a equipe renova a esperanças na expectativa de realizar um trabalho profícuo voltado para o sucesso dos estudantes. A educação é um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Nesses últimos anos, Itapetinga tem avançado muito na educação e a participação dos profissionais foi decisiva.
A Jornada Pedagógica é considerada o ponto de partida, momento em a equipe se reúne para a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos, visando a melhoria da prática educacional. Neste ano em específico a rede irá focar na formação de leitores,
neste sentido, foi feito o convite para cada um embarcar no projeto pedagógico que será desenvolvido na rede: Nas asas da imaginação: o fantástico mundo da leitura.
neste sentido, foi feito o convite para cada um embarcar no projeto pedagógico que será desenvolvido na rede: Nas asas da imaginação: o fantástico mundo da leitura.
“Todos nós sabemos da importância da leitura e escrita para a conquista do conhecimento. Quem aprende a ler e, sobretudo, quem aprende a gostar de ler torna-se capaz de alcançar a própria autonomia”, enfatizou o prefeito municipal Rodrigo Hagge. Ler não significa apenas decifrar as palavras escritas, mas compreendê-las o sentido e ser capaz de traduzi-las em novas palavras. O secretário de educação, professor Fábio Viana enfatizou que “o projeto a ser trabalhado visa instigar no aluno o desejo pelo livro, pela literatura e pela leitura e isso se dá por meio da contação de história, nas rodas de leitura, na participação dos pais na escola, na disposição de títulos diversos, sim, é preciso facilitar o acesso ao livro, seja, na biblioteca, nas salas de leitura ou simplesmente nos varais de leitura em sala de aula”. Já Manoel Neto, diretor de Atendimento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou a importância do professor nessa trabalho. “É mais que importante termos professores leitores para intermediar esse processo de formação de leitores. É a paixão que permite a passagem, assim, se o professor tem paixão pelos livros ele irá conseguir encantar os seus alunos, assim a escola cumpre uma de suas missões que é apresentar o mundo a seus alunos. Que possamos encantar nossos estudantes e possibilitar essa viagem pelo mundo mágico dos livros”.
A Jornada Pedagógica que este ano contemplou todos os profissionais da educação iniciou na manhã do dia 30 no auditório da Uesb, após um delicioso café da manhã. Presente estavam o prefeito Rodrigo Hagge com todo seu staff de governo, o secretário de educação Fábio Viana com toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, vereadores, o promotor de justiça dr. Millen Castro, diretor do NTE 8 Alécio Chaves, dentre outros.
Após a abertura oficial o secretário de educação fez uma breve explanação mostrando um panorama da educação municipal com todos os seus avanços e aproveitou a oportunidade para relatar a sua experiência como leitor, relembrando a importância do Proler/Uesb, onde utilizou-se da sala de leitura para mergulhar no universo da leitura. A professora da Uesb, responsável pelo programa em Itapetinga, Helena Ribeiro foi homenageada.
Em seguida, aconteceu a palestra magna com o tema: Leitura e Mediação – uma história para contar, proferida por Augusto Pessôa , contador de histórias, ator, cenógrafo, figurinista, arte educador, dramaturgo, roteirista e escritor do Rio de Janeiro.
No período da tarde, doze oficinas foram oferecidas para professores, coordenadores e gestores escolares. Para ministrar as referidas oficinas foram convidados escritores da capital do estado com larga experiência na formação de leitores.
Oficina 1: O livro e a leitura como parceiros da escola no combate ao bullying
Profª Camila da Costa Miranda de Araújo
Oficina 2: Ler e Contar Histórias - Reinventar o Mundo
Profª Danielle Ferreira Andrade
Oficina 3: Letramento Literário e Formação do Leitor
Profª Debora Pinto M. B. de Araújo
Oficina 4: O papel do professor e do leitor – antes, durante e depois da leitura
Profª Joelma Estela Queiroz de C. Neves
Oficina 5: Leitura e contação de histórias nos espaços escolares
Profª Luciana Maria Ávila Carvalho
Oficina 6: A leitura na formação do leitor no cotidiano escolar
Profª Luciana Araujo Simões
Oficina 7: Formação de leitor(a) e mediação de leitura, tudo a ver
Profª Márcia de Cassia Santos Mendes
Oficina 8: Leitura de fortalecimento e encantamento afrofantástica
Profº Marcos Cajé
Oficina 9: Leitura de mundo
Profª Maria Nadja Nunes Bittencourt
Oficina 10: Quero ser – Oficina de leitura artística para sala de aula
Profª Felice Souzatto
Oficina 11: Leitura: a base para a formação do ser humano
Profª Regina Bárbara Luz
Oficina 12: Histórias para que te quero
Profª Terezinha Passos
Na Biblioteca Municipal aconteceu uma oficina com Augusto Pessôa com o tema: Leitura e mediação
Como a Jornada Pedagógica foi destinada a todos os profissionais da educação, aconteceram mais seis oficinas destinadas às merendeiras, motorista, serviços gerais e auxiliares administrativos
Oficina 1: Pare e dê uma chance a si mesmo": cuidados com a saúde
Psicóloga Lara Santos Silva
Oficina 2: Pare e dê uma chance a si mesmo": cuidados com a saúde
Psicóloga: Bianca Oliveira Pinheiro
Oficina 3: Pare e dê uma chance a si mesmo": cuidados com a saúde
Psicóloga: Karen Rodrigues Cotrin Rezende
Oficina 4: Pare e dê uma chance a si mesmo": cuidados com a saúde
Psicóloga Gabriella Sodré
Oficina 5: Transito e Cidadania
COMUTRAN
Oficina 6: Ossos e ofícios da secretria escolar
Profº Tiago Mello
No período de 31 de janeiro a 03 de fevereiro os profissionais voltaram às suas unidades de ensino para dar continuidade aos trabalhos preparatórios para o inicio do ano letivo com as seguintes pautas: Estudo e socialização do PPP, leitura do Regimento Escolar e proposta de atualização, socialização das diretrizes de avaliação escolar, análise do demonstrativo de 2022, estudo da Educação Inclusiva/recorte das Diretrizes da Educação Inclusiva no Estado da Bahia, elaboração do Plano de Ação da Escola, estudo de competências, habilidades e descritores (BNCC e SAEB); planejamento da 1ª Semana de Aula.
Dia 31 de janeiro a noite no auditório da SMEC os professores da EJA se reuniram para debater a seguinte temática: A práxis na Educação de Jovens e Adultos com a professora Paloma Bezerra
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