Três crianças tiveram suas mortes confirmadas por contágio da Raiva Humana no interior do município mineiro de Bertópolis. O município fica na divisa do estado das Minas Gerais com a Bahia, cerca de 30 KM da cidade baiana de Itanhém.
A raiva humana é uma antropozoonose causada pelo vírus rábico.
Os animais que podem transmitir raiva aos humanos são principalmente cães e gatos raivosos, mas todos os animais de sangue quente também podem ser infectados e transmitir o vírus aos humanos.
As duas primeiras mortes foram confirmadas nos dias 03 e 04 de abril. Os casos foram de duas crianças de 12 anos, um menino e uma menina, suas mortes por Raiva Humana tiveram confirmação laboratorial no dia 19 de abril, esses dois casos estão relacionados a mordidas de um mesmo morcego, segundo a secretaria de saúde. O terceiro caso é de uma criança de cinco anos e não tem ligações com mordidas de morcegos.
Uma investigação epidemiológica foi instaurada para detectar as circunstâncias dos contágios.
Um quarto caso suspeito segue em observação. Uma menina de onze anos e que tem parentescos com umas das vítimas, apresentou sintomas compatíveis com a doença e está em observação no hospital referência.
Desde que os casos foram confirmados doses de vacinas antirrábicas foram enviadas para a regional de Teófilo Otoni.
O município de Bertópolis montou uma mega operação para vacinar toda a população da zona rural.
Noticia10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sem o seu NOME não serão aprovados
MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.
contatos blog: whats: (77) 98128-5324
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.