Uma programação especial em Itambé marcou a celebração do Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), através do Atendimento Educacional Especializado, o encontro aconteceu na última quinta-feira (24), no Auditório da Unidade Escolar Municipal Conveniada Gilberto Viana.
A confraternização, que também contou com um Aulão de Libras, reuniu alunos do Curso de Comunicação em Libras realizado pela Smec, representantes da comunidade surda, educadores, coordenadores pedagógicos, além do Secretário Municipal de Educação Josemar Mendes, da coordenadora do AEE e intérprete em Libras Carmem Teixeira, da diretora do CEGV
Militarizado Marbely Mendes, entre outros convidados.
De acordo com o secretário de Educação, o objetivo do encontro foi fortalecer o acolhimento à comunidade surda e reforçar a importância das políticas públicas de inclusão, estimulando à reflexão sobre os direitos e inclusão dos surdos na sociedade.
A criação do Dia Nacional dos Surdos foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sem o seu NOME não serão aprovados
MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.
contatos blog: whats: (77) 98128-5324
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.