A lista de medicamentos que eram produzidos a partir das PDPs suspensas inclui insulina, para diabetes; sevelâmer, para doença renal crônica; ou pramipexol, para doença de Parkinson; além de Adalimumabe, Alfataliglicerase, Cabergolina, tanercepte, Everolimo, Gosserrelina, Infliximabe, Leuprorrelina, Rituximabe, Sofosbuvir, rastuzumabe e também Vacina Tetraviral.
O Ministério da Saúde rompeu contratos com laboratórios de produção de remédios públicos e federais que eram distribuídos gratuitamente para a população. Ao todo 19 medicamentos deixarão de ser entregues pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 30 milhões de pacientes que dependem desses tratamentos ficarão desassistidos.
Os laboratórios com contratos cancelados são: Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Tecpar, Farmanguinhos e Furp. Eles fabricam os remédios como parte de uma parceria com o ministério e fornecem os fármacos a preços 30% menores do que os praticados pelo mercado.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde confirmou que a fabricação dos 19 medicamentos está em “fase de suspensão”. Segundo a pasta, por recomendação da Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União, por causa de decisões judiciais, problemas com o cronograma de
produção e falta de avanços esperados.
De acordo como ministério, trata-se de uma “medida regular”, além de “estar prevista no marco regulatório das PDPs e realizada com normalidade”.
O governo busca favorecer os laboratórios privados e achacar os públicos. No mesmo comunicado, o ministério diz que “vem realizando compras desses produtos por outros meios” e que tem gasto um recurso de ao menos R$ 1 bilhão para o setor.
Na enrolação clássica deste governo, o ministério diz também que os laboratórios públicos podem apresentar “medidas para reestruturar o cronograma de ações e atividades”.
Mas, o presidente da Bahiafarma e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), Ronaldo Dias, disse ao jornal Estadão, no entanto, que os ofícios apresentados pelo governo deixam claro que as parcerias acabaram.
“Os ofícios dizem que temos direito de resposta, mas que a parceria acabou. Nunca os laboratórios foram pegos de surpresa dessa forma unilateral. Não há precedentes”, afirmou Dias.
Lista dos remédios que terão distribuição interrompida:
1. Adalimumabe, Solução Injetável (40mg/0,8mL), produzido por TECPAR
2. Adalimumabe, Solução Injetável (40mg/0,8mL), produzido por Butantan
3. Bevacizumabe, Solução injetável (25mg/mL), produzido por TECPAR
4. Etanercepte, Solução injetável (25mg; 50mg), produzido por TECPAR
5. Everolimo, Comprimido (0,5mg; 0,75mg; 1mg), produzido por Farmanguinhos
6. Gosserrelina, Implante Subcutâneo (3,6mg; 10,8mg), produzido por FURP
7. Infliximabe, Pó para solução injetável frasco com 10mL (100mg), produzido por TECPAR
8. Insulina (NPH e Regular), Suspensão injetável (100 UI/mL), produzido por FUNED
9. Leuprorrelina, Pó para suspensão injetável (3,75mg; 11,25mg), produzido por FURP
10. Rituximabe, Solução injetável frasco com 50mL (10mg/mL), produzido por TECPAR
11. Sofosbuvir, Comprimido revestido (400mg), produzido por Farmanguinhos
12. Trastuzumabe, Pó para solução injetável (150mg; 440mg), produzido por Butantan
13. Cabergolina, Comprimido (0,5mg), produzido por Bahiafarma Farmanguinhos
14. Insulina (NPH e Regular), Suspensão injetável (100 UI/mL), produzido por Bahiafarma
15. Pramipexol, Comprimido (0,125mg; 0,25mg; 1mg), produzido por Farmanguinhos
16. Sevelâmer, Comprimido (800mg), produzido por Bahiafarma Farmanguinhos
17. Trastuzumabe, Pó para solução injetável (150mg), produzido por TECPAR
18. Vacina Tetraviral, Pó para solução injetável, produzido por Bio-manguinhos
19. Alfataliglicerase, Pó para solução injetável (200 U), produzido por Bio-manguinhos
Notícias feke niwus e foda nen a globo menti tanto assim kkkkk
ResponderExcluirPorque esses governantes ñ cortam a metade do salário deles ? Só sabem prejudicar os pobres , aonde nós vamos parar meu Deus ! 😞😞😞😞
ResponderExcluirE ainda não será motivo suficiente para os zumbis acreditarem que deram um tiro no próprio pé ou no pé de alguém be próximo!
ResponderExcluirRetira-se recurso da saúde e suspende a fabricação de medicamentos que tinham um custo menor para a população. Alguma dúvida do que pretende esse desgoverno? PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE e EDUCAÇÃO!
Como ele foi eleito pela maioria, logo conclui-se que ESSA MAIORIA não precisa de atendimento do SUS nem de EDUCAÇÃO PÚBLICA.
Um presidente despreparado, não poderia ter atitudes melhores! Querer implantar no Brasil, um país com séculos de atraso, um sistema de governo igual ao Norte Americano é comparar água e vinagre. E o Brasil que no caso é o vinagre, a cada dia mais azedo está.
(Espero que publique)
Temos que ouvir os dois lados essas empresas so querem mamar tem que dar crédito as empresas privadas sentir público só quem trabalha é a polícia militar
ResponderExcluirExatamente isso!
ExcluirCagou pela boca
ExcluirVocê entendeu que esses remédios eram distribuídos gratuitamente pelo SUS? Será que a lavagem cerebral que você e tantos outros sofreram também lhes cegaram? Você não pensa naqueles que dependem desses medicamentos para sobreviver e não têm condição de custear?
ExcluirO slogan de campanha : "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos" caiu no descaso total, porque não existe Brasil onde os brasileiros tenham uma vida degradante, miserável e sejam tratados como um nada.
O DEUS que eu sirvo NUNCA estaria feliz, satisfeito com tais atitudes e com os tratos que estão destinando aos menos favorecidos, aos pobres. O próprio filho de Deus, Jesus Cristo, defendeu os mais pobres e agora todos os males de uma gestão egocêntrica recaem sobre essa classe. O pior é que muitos pobres fizeram manifestações apoiando e elegendo o seu algoz, mas na história não seria a primeira vez em que a humanidade pede a prisão de um humilde (Jesus) e a liberdade de um criminoso, (Barrabás). Como no passado, também agora a conta vai chegar e ai daqueles que tiverem contribuído para o sacrifício dos mais humildes.
A Justiça Divina acontece na hora certa!
Vou deixar meu comentário para o final, depois que todo mimimi da esquerda se esgotarem... Logo irão saber o porque dessa decisão, sábia, do governo honesto de Jair Messias Bolsonaro! AGUARDEM
ResponderExcluirExplicação: Para 10 Pobre burro 1 rico esperto....Bolsonaro deixou claro se quiser viver se vire!
ExcluirSeu cuuuuu,,, lambe ovo de Bolsonaro
ExcluirEsse ze povinho chora de mais dessa o homem o mito trabalhar porrrrrra ruim cambada de desgrasssa. Merda pt numca maissssss ok Itapetinga vai ser feliz
ResponderExcluirOh seu burro ele já ta trabalhando mas não é ao seu favor....quanto mais ele ficar mais absurdos serão cometidos!
ExcluirKkkkkkkkkkkkk vai mesmo mudar do trafico pro cemitério por que aqui só tem trafico trabalho que é bom 0 vai la pedi emprego pro seu mito cambada de burro kkk
ExcluirRealmente política não tem como se discutir,os apaixonados batem palmas pra tudo o que o seu governante fizereo queseja uma atitude como esta, não seria bem mais prudente se antes de cortar a distribuição dos remédios desse outra opção de onde conseguir os remédios ?
ResponderExcluir2019 a 2022 os pobres vão sofre D+ com esse DESGOVERNO
ResponderExcluirmais q governo desgraçado e esse gente e quem nao tem condiçoes de compra e um absurdo mais foi bem feito pros ricos pq eles pensam q eles nao podem adoeçer nao dos pobre Deus cuida bolsonaro desgraçado.
ResponderExcluirOs ricos não precisam de SUS, só usam porque são avarentos e fazem valer o dizer popular: "De graça até injeção na testa...!"
ExcluirQuem vai se lascar vestido de verde e amarelo é o pobre metido a revolucionário que pensou que ao eleger o bozo teria um emprego, compraria alimentos a preço de banana, teria acesso a saúde, acabaria com a corrupção etc. e agora a ficha caiu e não tem como consertar a burrada que fez! Como disseram durante a campanha: "MELHOR JAIR ACOSTUMANDO." com as filas nos hospitais; com o aumento do número de pedintes nas ruas e residências; com o aumento de doenças por falta de medicamentos; com o fim da aposentadoria; com a privatização da educação básica e do Ensino Superior; e tantos outros males que virão.
FICO CONTANDO OS DIAS PARA CHEGAREM AS NOVAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. VOTAREMOS 17 DE NOVO.
ExcluirJÁ SE PASSARAM 6 MESES E ATÉ HOJE NADA DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FEDERAL.
AS RODOVIAS FEDERAIS DO CENTRO OESTE ATÉ O AMAZONAS E O PARÁ ESTÃO SENDO RECONSTRUÍDAS PELO EXÉRCITO.
AS OBRAS PARADAS E DANIFICADAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO ESTÃO SENDO CONCLUÍDAS.
REDUÇÃO DO NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS, REDUÇÃO DOS ROUBOS DE CARGAS, REDUÇÃO DE EXPLOSÕES DE BANCOS. FIM DAS INVASÕES DE FAZENDAS PELOS TERRORISTAS DO MST. INFLAÇÃO DIMINUINDO. FIM
DA MAMATA VIA LEI ROUANET QUE FINANCIAVA ARTISTAS MILIONÁRIOS COM DINHEIRO DO POVO.
HISTÓRICO ACORDO COMERCIAL DO MERCOSUL COM A UNIÃO EUROPÉIA.
ACORDO COM ISRAEL PARA LEVAR ÁGUA AOS NORDESTINOS.
RECUPERAÇÃO DA FALIDA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
SÃO TANTAS COISAS SENDO CONSERTADAS, MAS INFELIZMENTE OS DEPUTADOS ESQUERDISTAS ESTÃO ATRAPALHANDO E TRAVANDO O GOVERNO A FAZER MAIS.
MAS COMO O PT VAI SER EXTINTO, NO PRÓXIMO MANDATO DE BOLSONARO TEREMOS MENOS PETRALHAS PARA ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.
Bolsonaro se eu tivesi um patrocinador tu ia vê dizacreditado como esses rebanho de viado que volto em você eu não olho pra partido eu olho pru povo sofrendo só tipo robiuldi a favo dos pobri .. .à o patrocinado seria pra mim compra uma ponto 50
ResponderExcluirFORA RUI COSTA, PETISTA, DESGOVERNADOR DA BAHIA.
ResponderExcluirGARANTA AO MENOS OS REMÉDIOS PARA OS BAIANOS, PREGUIÇOSO.