O escritor e compositor Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019, anunciado nesta terça-feira (21). Esta é a 31ª edição da mais importante premiação da língua portuguesa, promovida pelos ministérios da Cultura de Portugal e do Brasil.
De acordo com informações do site O Globo, o anúncio foi realizado na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela presidente da instituição, Helena Severo, após o corpo de jurados passar cerca de duas horas reunido. Chico é o 13º escritor brasileiro selecionado pelo prêmio e irá receber 100 mil euros.
O júri da premiação foi composto por Clara Rowland e Manuel Frias Martins (Portugal), e Ana Paula
Tavares (Angola), Antonio Cicero Correia Lima, Antônio Carlos Hohlfeldt e Nataniel Ngomane (Moçambique).
O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 pelos governos brasileiro e português, com o intuito de exaltar pelo cojunto da obra um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o fortalecimento do patrimônio literário e cultural lusófono.
BN
Parabéns ao nosso compatriota e irmão de luta, Chico Buarque de Holanda, por ser essa pessoa que sempre expressando o seu lado na vida é fiel as suas convicções, também exalta a cultura nacional brasileira (como ninguém) com o seu dom de compor, assim como os cidadãos progressistas em nosso país!
ResponderExcluirChico Buarque é um verdadeiro exemplo de cidadão politizado e consciente, brasileiro.
mamou muito na lei rouanet
ResponderExcluire vc mamou na minha anaconda
ExcluirVia aí o nível da cultura do esquerdopatas? Só falam palavrões.
ExcluirMauricinho burguês, comunista, socialista,facista, que durante o regime militar, se escondeu usando um . pseudônimo de mulherzinha...
ResponderExcluir