O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi preso nesta segunda (3) pela Polícia Federal, na Bahia.
A prisão é preventiva, ou seja, sem tempo determinado de duração, e foi determinada a pedido do Ministério Público e da Polícia Federal, para quem o ex-ministro de Michel Temer tentou atrapalhar as investigações.
A Polícia Federal deflagrou em janeiro a operação Cui Bono? (“A quem beneficia?”, em latim), que mirava Geddel e sua gestão na vice-presidência de pessoa jurídica na
Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013.
A investigação começou a partir de elementos colhidos em um antigo celular do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
De acordo com nota da Procuradoria da República no Distrito Federal, a prisão “tem como fundamento elementos reunidos a partir de informações fornecidas em depoimentos recentes do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva”.
Segundo a Procuradoria, o “objetivo de Geddel seria evitar que o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o próprio Lúcio Funaro firmem acordo de colaboração com o Ministério Público Federal. Para isso, tem atuado no sentido de assegurar que ambos recebam vantagens indevidas, além de monitorar o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo.”
Em reportagem publicada no último dia 21, a Folha mostrou que Funaro, preso pela Operação Lava Jato, entregou à PF registros de chamadas telefônicas que Geddel fez para sua mulher, Raquel, por meio do aplicativo Whatsapp.
Na versão do operador, Geddel ligou para sua mulher várias vezes “sondando” sobre a possibilidade de ele, Funaro, fechar acordo de delação. Os registros das ligações mostram 12 ligações de “Carainho” -apelidado dado a Geddel na agenda telefônica de Raquel- em oito dias diferentes, após a imprensa divulgar a delação da JBS.
O número atribuído a “Carainho” na agenda, com código de área de Salvador, coincide com o número de celular de Geddel, segundo a Folha apurou.
“Na petição apresentada à Justiça, foram citadas mensagens enviadas recentemente (entre os meses de maio e junho) por Geddel à esposa de Lúcio Funaro. Para provar, tanto a existência desses contatos quanto a afirmação de que a iniciativa partiu do político, Funaro entregou à polícia cópias de diversas telas do aplicativo. Nas mensagens, o ex-ministro, identificado pelo codinome “carainho”, sonda a mulher do doleiro sobre a disposição dele em se tornar um colaborador do MPF”, destaca a nota da Procuradoria.
“Para os investigadores, “os novos elementos deixam claro que Geddel continua agindo para obstruir a apuração dos crimes e ainda reforçam o perfil de alguém que reitera na prática criminosa.” A Justiça acatou tambpém os pedidos de quebra de sigilos fiscal, postal, bancário e telemático do ex-ministro.
O mandado de prisão foi assinado pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal. A ordem foi cumprida na tarde desta segunda, segundo a Procuradoria no DF. Geddel deve ser transferido para Brasília.
A Folha não conseguiu até às 17h desta segunda contato com o advogado do ex-ministro.
Geddel deixou o governo Temer, de quem é amigo de longa data, sob acusação de pressionar o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero (Cultura) para viabilizar um empreendimento na Bahia, conforme revelou a Folha.
Também fazem parte do esquema, segundo a investigação, empresários e dirigentes de empresas dos ramos de frigoríficos, de concessionárias de administração de rodovias, de empreendimentos imobiliários. Os investigadores suspeitam que o grupo tenha praticado crimes de corrupção, quadrilha e lavagem de dinheiro.
Fonte: FolhaUol
Para mim não foi nenhuma surpresa. Demorou até demais, já deveria está atrás das grades a muito tempo.
ResponderExcluirLugar de ladrão corrupto é na cadeia bem feito pra esse FDP.
Excluirlugar de corrupto é na cadeia, pena que é por pouco tempo
ResponderExcluirMenos por favor esse crápula nunca mim enganou!!!!!!!
ResponderExcluirMenos por favor esse crápula nunca mim enganou!!!!!!!
ResponderExcluirMenos por favor esse crápula nunca mim enganou!!!!!!!
ResponderExcluirA prisão de Geddel deixou a Bahia feliz e não chocada. Bandidos devem ser presos.
ResponderExcluirEsse Geddel é um ladrão,já foi preso tarde.Já robou muito o povo, principalmente os baianos.
ResponderExcluirNada há encoberto
ResponderExcluirque não venha a ser revelado e oculto que não venha a ser conhecido; Mat 12; 2,3
Quem choca é galinha, a Bahia está em festa
ResponderExcluirNão estou vendo a Bahia chocada, pois é mais um bandido que já vinha roubando os cofres públicos desde a época dos Anões do Orçamento, foi discípulo do ditador ACM, onde o mesmo e sua família foi expulso do grupo de ACM o antigo PDS, depois Arena e hoje DEM; e migrou para o PMDB tem várias fazendas em Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Ibicuí e Iguaí etc. etc. todas compradas com dinheiro na pasta; como vice presidente da Caixa Econômica Federal, ele completou a sua trajetória na roubalheira; a Bahia já vem esperando por isso a tempo.
ResponderExcluirNOVIDAAAAAAADE!
ResponderExcluirChocou porquê? Todos esperávamos e inclusive o próprio Geddel.
ResponderExcluirAcabou o PMDB da Bahia cade os pmdebista de Caatiba falaram
ResponderExcluirCabou de afunda os aliado de Paulo Henrique e omar
Por que chocou? Chocou nada! Todo mundo esperava rezando que esse dia chegasse. Acabaram-se as oligarquias... uma a uma elas vão cair. O povo nordestino precisa se livrar dessas sanguessugas que vão-se perpetuando no poder e fazendo de besta a popisnetos, até sogras e genros herdam ulação enquanto enche as burras com nosso dinheiro e vão colocando os familiares para continuarem raspando. O povo cada dia mais miserável e os ascendentes deles herdando os cargos e as riquezas que eles acumulam. Vejam os ACM da vida, no Maranhão os Sarneys há séculos no poder, no interior da Bahia os Ferraz, Os Britos, Os Imbassahy, os Magalhães na Capital. Tem que prender um por um e cavar até achar provas mesmo dos crimes como peculato que foram praticados pelos que já morreram, tem raspar mesmo e por mim além de presos teriam que devolver cada centavo.
ResponderExcluirChocou quem?
ResponderExcluirGeddeu ladrão safado,pode ter chocado quem tem o rabo preso com ele, que matéria mais medíocre!!!
ResponderExcluirNão sei porque a Bahia ficou chocada se é ladrão tem que ir preso mesmo. É só os ladrões amadores é que tem que ser preso? Os de carteira de trabalho assinada também tem que ir.
ResponderExcluirKkkkk a casa de jeda caiu , Bahia de todos os santos que não são santo.
ResponderExcluirKkkkkk a casa de jeda caiu , Bahia de todos os santos ,que não são santo.
ResponderExcluirChocou quem??? Bandidão todo. Cadeia, é o que essa corja toda merece.
ResponderExcluirNão houve choque algum.....já era esperado, somente esse site não sabia.....ele é apenas mais um dos ladroes que estava solto.
ResponderExcluirLUGAR DE LADRÃO CORRUPTO É NA CADEIA....tA NA REDE KKKK.
ResponderExcluirJá ouvir tanto aqui em itapetinga a seguinte frase ...O líder da Bahia que o Brasil respeita...kkkk Lamentável...
ResponderExcluirSó não entendi o porque do Rotulo da materia.
ResponderExcluiro povo da Bahia se faz de besta ou se passa por desentendido.
Não compreeendo.
A Nasa precisa estudar esse povo.
A casa caiu
ResponderExcluir"Se gritar "pega" ladrão, não fica um, meu irmão ! - Bezerra da Silva.
ResponderExcluirTiago o título não representa o sentimento dos baianos, a Bahia não ficou chocada com a prisão desse bandido, a Bahia ficou alegre.
ResponderExcluirCHOCADO COM ISSO?
ExcluirVOU TE DIZER NADA VIU TIAGO!
Eu não fiquei chocada,fiquei feliz,a casa desses bandidos estão caindo a cada dia,bandos de miseráveis entra na política para roubar,viver na mordomia com o dinheiro público.Eu quero é mais:Lula,Dilma,Aécio etc na cadeia.Eu mesmo não voto em mais nenhum FDP ,para chegar lá ferrar com o povo.Também votar em quem?
ResponderExcluirBandido tinha q esta preso
ResponderExcluirchocou quem andava puxando o saco dele, principalmente aqui em Itapetinga. A Bahia ta é feliz com mais um ladrão na cadeia
ResponderExcluirEssa justiça de merda so prende ladrao de galinha pois o clan do PMDB o satanico michel temer vai ter uma reuniao com Gilmar mendes ai agente ja sabe o fim dessa historia ne
ResponderExcluirVcs estao vendo setembro depois que a procuradora indicada por Temer assumir todos politicos da base que estao na lava jato vao vira heroi ..esse e nosso pais de merda
ResponderExcluirVao em Bitupam so la ele tem 3 enorme fazendas vizinho da odebreh fora aqui na regiao Potiragua .maiquinique macatani .Itapetinga .
ResponderExcluirVao em Bitupam so la ele tem 3 enorme fazendas vizinho da odebreh fora aqui na regiao Potiragua .maiquinique macatani .Itapetinga .
ResponderExcluirBandido bom e bandido preso falta contarem os bois da fazenda em maiquenique e doaren pro povão que ajudou ele comprar
ResponderExcluirBandido
ResponderExcluirRs, não me surpreendeu/chocou não. Alguém ainda se choca com isso? Está mais do que na cara que o sistema político é corrupto.
ResponderExcluirChocou?
ResponderExcluirEstávamos era a espera disso acontecer...
Pena que é bandido todo e ainda vai se safar...
Prisão de Geddel chocou a Bahia?! Isto é somente o titulo da matéria ou realmente uma piada?
ResponderExcluir