Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo
Em Itapetinga, uma das praças, chamada Dairy Walley, desde a minha infância é apelidada de Praça do Boi. O motivo para tal apelido são as estátuas impressionantes de um boi, duma vaca e do seu bezerro.
Certo dia assentei-me em um banco para ver mais de perto as estátuas, passei a ficar deslumbrado com tal arte e em especial a do boi. Deixei escapar uma pergunta: Será que existe uma estória por
detrás deste boi e da sua família? Foi quando a praça impregnada de pardais, um momento fabuloso aconteceu. Um pardal, que se identificou com o nome de Fabulino, voou de uma árvore, posou em meu ombro e disse-me:
-Você quer saber a estória deste boi?
-Claro que sim...Respondi para o pardal Fabulino.
-Vou contar o mistério que há. Vou dizer-te o que homem algum sabe. Falou com entusiasmo o pardal Fabulino.
-Conte-me depressa. Disse eu para o pardal Fabulino.
Então, o pardal Fabulino começou cantar a estória com muita alegria contagiante:
- Há muito tempo um boi chamado Zebu, tinha a sua companheira e seu bezerrinho. Ele tinha amizade com um índio da Tribo dos Camacãs. Numa das conversas, o boi afirmou:
- Eu tenho um grande sonho.
- Qual o seu grande sonho? Perguntou o índio.
- O meu sonho é marcar a estória. Quero ser lembrado por muitas gerações. Disse o boi Zebu.
- Tenho a solução para você. Ela é mágica, perigosa etc. Somente os fortes e os firmes podem alcançá-la. Afirmou o índio Camacã
O boi Zebu ficou ansioso para saber do que se tratava e disse:
- Conta-me logo que não aguento de tanta ansiedade.
-Existe um mistério na Mata Atlântica. Em um local especial, pois lá tem, segundo a lenda, uma pedra branca mágica, quem sobe nela o seu espírito vai para um lugar no além que só os heróis vão. E ainda mais ,o seu corpo é mantido conservado para várias gerações, sendo uma mensagem de firmeza e de força nos seus propósitos. Narrou o Índio Camacã.
O boi Zebu ficou maravilhado e decidiu ir encontrar a Pedra Branca mágica. Só tinha uma coisa que estava lhe impedindo, a sua família. Ele não a queria deixá-la. Então, a família decidiu partir com ele na mesma missão, eram firmes e fortes. Foi esta família que inventou o grito: TERRA FIRME E GADO FORTE.
Passado algum tempo procurando a Pedra Branca mágica decidiram ser heróis. Primeiro foi a companheira do boi Zebu, depois o filhote e por último, o próprio Zebu. O Bezerro queria ficar na sua posição preferida, por isso, assentou-se.
Durante muito tempo, eles foram esquecidos na Mata Atlântica. No entanto, quando a cidade começou a ser construída a família bovina petrificada foi encontrada na Mata Atlântica e ninguém sabe como foi para lá ou quem a fez. Eles acabaram colocando o Boi Zebu e sua família no centro da cidade. Lugar de destaque, na Praça Chamada de Dairy Walley.
Esta foi a estória contada pelo pardal Fabulino para que eu ficasse sabendo da verdade, desta forma quero que fiquem conhecedores.
Aprenda a escrever não é duma vaca não é sim de uma vaca não faça passarmos vergonha com este vocabulário
ResponderExcluirisso é um conto seu jumento.
ExcluirSempre tem q ter um sabichão
Excluirque eu saiba,história é com hi....
ResponderExcluirEstória é uma palavra classificada como brasileirismo, que significa um gênero narrativo de ficção, onde a ação não é baseada em fatos verídicos. Muitas vezes é usada como sinônimo de história. Como este é um caso de regionalismo brasileiro, a palavra estória não consta em dicionários de português de Portugal.
ExcluirVocê ja viu um pardal falar? Acho que nao, esse são alguns dos motivos para a palavra estória e não história. Se não entendeu aconselho a procurar um dicionário. Kkkkkk
ExcluirPegue um dicionário e verá que existe a palavra "estória".
ExcluirEsta correto, "história " escreve-se para narrar fato real, Estória para narra fatos fictícios.
ExcluirTrata de um gênero textual: FABULA. Neste caso não tem nenhum cunho político.
ExcluirSe fosse verdade, sim, seria historia. Mas se trata de uma fábula, uma estória. Se informe antes de corrigir alguém.
ExcluirEU FICO PERPLEXO QUANDO ENCONTRO COMENTARIOS TÃO INSIGNIFICANTES E DE PESSOAS IDIOTAS A PROCURA DE CONFUSÃO! PELO AMOR DE DEUS, ISSO É BURRICE E ARROGANCIA MUDAR DE ASSUNTO QUANDO NA VERDADE O ASSUNTO É UMA FABULA CONTANDO UMA PARTE DA HISTORIA DA PRAÇA DO BOI!
ExcluirO BURRO AQUI É VC SEU IDIOTA!! FIQUE NA SUA!! TÁ COM INVEJA?!
ExcluirMARCIO GIL, não dê ousadia a esse povo besta não. Deixa eles falarem o que quiserem. A história é tua e acabou!!!
ExcluirCerto dia me encontrei com o pardal Fabulino, e então ele me disse; poha a cidade está feia, ainda bem que fui pra Nova Serrana.
ResponderExcluirisso é verdade, pois aqui só fica quem lutar por essa cidade, COVARDE tem que sair ou se esconder.............vamos por mais MUITO mais pra vazar daqui : ITAPETINGA Ame ou deixe !
ExcluirKkkkkkk e Nova Serrana é linda né?
ExcluirTrata de um gênero textual: FABULA. Neste caso não tem nenhum cunho político.
Excluirsim,Márcio vc já disse.ñ precisa repetir.
Excluirestória é relativa ao conto, folclore, fábula, etc.. Seu uso no texto está adequado.
ResponderExcluirE eu que encontrei a andorinha ninha, ela mim contou uma historia que Itapetinga iria se acaba pensei que era brincadeira...
ResponderExcluirEssa historia e para o boi dormir...
ResponderExcluirAte hoje o vaqueiro esta procurando esse boi mas a vaca..
ResponderExcluirAinda bem que nao e o boi da cara preta o que faz a careta...
ResponderExcluirVc ja foi para nova serrana e eu fui a muito tempo.
ResponderExcluirThiago conta a historia do jumento tambem.. do rondelli
ResponderExcluirNão postou a resposta pelo erro de português seja inteligente
ResponderExcluirVC é burro viu, duma está certo , estude
ExcluirTAMBÈM ENCONTREI O FABULINO E ELE ME DISSE : ESSE CARA MENTE MUITO KKKK, E DISSE TAMBÈM QUE A CIDADE ESTÀ JOGADA E QUE PRECISA DE UM NOVO PREFEITO QUE NAÕ SEJA LADRAÕ IGUAL ESSE!
ResponderExcluirCerto dia,eu sentei no banco e vi que a cidade tava feia,e vazei para sobreviver.
ResponderExcluirCada um com sua rotina de vida, eu vivo perfeitamente bem nessa cidade feia e que amo e não precisei vazar. Só lamento por vc
ExcluirTrata de um gênero textual: FABULA. Neste caso não tem nenhum cunho político.
ResponderExcluirAs esculturas dos bovinos são lindas, porém, o mesmo representa a mentalidade inerte dos senhores rurais que por não saberem nada de arte, ou mesmo outra coisa que não o mundo bovino, acabam por discorrer da mentalidade quadrupede que é própria do raciocínio bovino dos senhores expropriadores que mataram os índios e os pardais, seja por isso que em Itapetinga a natureza, economia e os demais seguimentos sociais só se escuta ais.
ResponderExcluirSe fosse história de pescador, talvez dava para acreditar, mas como nasci aqui na cidade sempre vi essas estátuas, a única coisa que sei é porque devido a cidade ter o título de Capital da Pecuária fizeram uma homenagem, agora fábula, nem criança acredita mais.
ResponderExcluirNossa! Amo contos muito lindo esse, que bom que veio parar em nossa cidade rsrs... Amei muito.
ResponderExcluirInteressante essa praça, bem visitada por pessoas que chegam aqui, pena que está vazia á noite, as pessoas com medo de sair de suas casas; vamos ter esperança que as coisas melhorem ano que vem, que os eleitos possam resgatar os valores e a ordem ...
ResponderExcluirVc precisa sair mais na sextas. A noite ficam lotadas de pessoas divertidas....e nosso querido fabulino estara sempre a espera de um ombro amigo ...kkk
ExcluirVc precisa sair mais na sextas. A noite ficam lotadas de pessoas divertidas....e nosso querido fabulino estara sempre a espera de um ombro amigo ...kkk
Excluir