Deu entrada na Santa Casa de Itambé, na manhã deste sábado (05), o Sr. Adalto Souza Rocha, de 58 anos, com diversos ferimentos por todo corpo, provocados pelo ataque de uma porca em fúria, com cria. O Ataque aconteceu no quintal da residência da vítima no Distrito de Catolezinho, conhecido como CASSILÂNDIA, pertencente ao município de Itambé.
Seu Adalto, que mora sozinho em uma residência, localizada na Praça Osório Ferraz, no Distrito, cria uma porca com dezesseis filhotes, com aproximadamente um mês de nascidos, em um chiqueiro ao fundo do quintal da casa. Segundo informou à vítima, às 5:30h, seguindo a rotina diária, ele foi trocar
a água dentro do chiqueiro, quando a leitoa, em um momento de fúria, surpreendeu seu dono e o atacou, lhe desferindo inúmeras mordidas.
De acordo com seu Adalto, ao tentar se defender com as mãos à frente, ele teve parte da mão arrancada e em seguida parte do antebraço ferido gravemente por mordidas do animal. Ainda segundo o relado da vítima, ele foi jogado no chão pela porca enfurecida, que lhe aplicou inúmeras mordidas por todo o seu corpo.
Dois homens que passavam pelas imediações no momento do ataque, escutaram os gritos de socorro do seu Adalto, adentraram na residência e o socorreram. Segundo o filho da vítima, os homens que salvaram o seu pai da morte, tiveram que bater na porca com uma pá, até ela desfalecer. Segundo o rapaz, se não acontecesse a intervenção, o seu pai teria morrido, pois a porca não iria parar de atacar.
Seu Adalto se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Itambé, se recuperando dos ferimentos.
Recentemente o Blog publicou reportagem sobre a criação de porcos nos quintais e ruas de Catolezinho, abordando o perigo de proliferação de doenças como dengue e leishmaniose visceral, leptospirose, além de causar incômodo à população, como mau cheiro, através das fezes e urina, água parada, barulho, etc. Segundo informações, inúmeros moradores do distrito tem esse costume de criar porcos em chiqueiros improvisados nos quintais de suas residências, sendo que boa parte do tempo, os animais são soltos pelas ruas. Da mesma forma que essa porca com cria, ao se sentir ameaçada por quem chegar perto de seus filhotes, atacou o seu Adalto, também, na condição de serem criadas soltas pelas ruas do Distrito, poderá atacar pedestres, inclusive crianças no trajeto da escola.
A criação de animais como galinhas, cavalos, porcos, carneiros e outros, é proibida no perímetro urbano, sendo permitido somente em áreas rurais, distante no mínimo 3 km da zona urbana. Esses animais podem colocar em risco a saúde da comunidade, ocasionando doenças como dengue e leishmaniose visceral, leptospirose, além de causar incômodo à população, como mau cheiro, através das fezes e urina, água parada, barulho, etc.
A Vigilância Sanitária do município, responsável pela fiscalização e controle dessas irregularidades havia informado que no dia 26/11/2015, que está no cronograma da Secretaria de Saúde para Catolezinho, ações de identificação dos donos desses animais, posterior notificação com prazo para a extinção desta prática e até notificação judicial – caso necessário, para os proprietários que descumprirem a legislação do código de postura do município.
(Redação e fotos: Itambeagora)
me parece que aqui em Itapetinga ja aconteceu um caso semelhante onde um porco (a) dilacerou os orgaos genitais de uma crianca que estava sentada sobre as proprias fezes, na Vila Isabel.
ResponderExcluirÉ descaso total, muita porqueira, sujeira
ResponderExcluirMal cheiro e desordem em cassilandiaa
So vão tomar as cabíveis providência quando acontecer uma tragédia
esses animais atacam quando recem paridos e por qual motivo vossa excelençia estaria criando porco no quintal de casa?...sao o errado e o esperado juntos.. eta povo ignorante..
ResponderExcluirTu tava aprontando o quê vei com essa porca? kkkkk conta essa história direitinho kkkkk
ResponderExcluirVc é um imbecil de primeira qualidade.Respeite a dor e o sofrimento desse senhor.
ExcluirImbecil e pouco pra uma pessoa que tem um pensamento desse..
ExcluirSUÍNO WINS ><
ResponderExcluirEm Cassilândia tem um senhor q cria porcos soltos na rua dia e noite então cabe as autoridades competentes tomar uma iniciativa.pq além de correr o risco desses porcos atacar alguém na rua,e pode até causar um grave acidente pois esses porcos transitam livremente na saída de Cassilândia pra Itapetinga.
ResponderExcluirEm Cassilândia tem um senhor q cria porcos soltos na rua dia e noite então cabe as autoridades competentes tomar uma iniciativa.pq além de correr o risco desses porcos atacar alguém na rua,e pode até causar um grave acidente pois esses porcos transitam livremente na saída de Cassilândia pra Itapetinga.
ResponderExcluirsenhor ja viu uma vaca parida ela é pior do que uma cobra peçonheta,a porca agiu certo sentiu o seu habitar ameaçado que manifestou seu extinto de defesar para proteger os seus filhote,assim são o comportamento dos humanos quando alguem bate no seu filho como o pai ficar com muita raiva na hora foi assim que a porca agiu para proteje_lo a sua cria.
ResponderExcluirTava pensando bem nisso! Kkkkkk
ResponderExcluirTava pensando bem nisso! Kkkkkk
ResponderExcluiras mordidas nao foram mais graves porque os dentes do porco nao sao proprios de um animal carnivoro.
ResponderExcluirPessoas ignorantes pensam só idiotices igual aquele cara que fez o comentario la emcima.O que aconteceu aí com o meu pai poderia ter acontecido com qualquer um, realmente as autoridades tem que tomar providências meu pai errou por criar esse tipo de animal próximo a ele sim mas isso n da o direito de ninguém está fazendo esses tipos de comentários até Pq isso foi muito sério.E uma Salma de palmas pra vc António Coutinho pensamento podre esse seu...
ResponderExcluirmandem a porca aqui paras minha casa..vamos conversar com ela,tomar o depoimento,ouvir as versoes e minha excelencia decidirá quando faremos o churrasco (carne á 22 reais o kilo...)o resto é balela...
ResponderExcluirEspera só apertarem os filhotes que logo logo ela estará no forno e vc será convidado (a) rsrsrs
ExcluirEu gostaria que proprio site Itapetinga Agora e ou alguem, pudesse me imformar, se Cassilandia e a mesma que antigamente era conhecida como Biscoito Duro?
ResponderExcluirSeu adapto rancor os dentes
ExcluirSeu deixou a porca sem dente
ExcluirSeu adalto deixou a porca sem dente
ExcluirESSE TIOZINHO TENTOU FOI ENCHERTAR A PORCA SO QUE ELA NÃO TAVA A FIM
ResponderExcluirPor que o brasil nao exporta todos os suinos para a china popular??
ResponderExcluirCriar porcos envolta de aeroportos e crime??
ResponderExcluirSera que dar para transformar gordura de porco em combustivel de carro??
ResponderExcluir