A GUARDA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA, EM SP, ACUSA OS SEM TETO DE TER ATACADO OS GUARDAS E AVARIADO VIATURAS.
O Itambeense FERNANDO NERIS FERRAZ, 23 anos, foi morto a tiros por uma guarda civil municipal de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, durante uma tentativa de ocupação de um terreno na madrugada de domingo (3). Fernando, foi atingido durante ação de agentes da corporação para impedir a ocupação.
O tumulto no Jardim Record entre cerca de 100 sem-teto e 12 guardas municipais ocorreu por volta da 1h30. A Prefeitura disse que os sem-tetos reagiram e atacaram os guardas, mas que ainda apura a origem do tiro. Testemunhas negam confronto e disseram que a corporação reprimiu a ocupação e que o disparo partiu de uma agente.
Em nota, a administração explicou que outros 11 GCMs foram ouvidos nesta segunda-feira (4) pelo
secretário de Segurança Pública, Gerson Brito, e pelo Comandante da Guarda, Leonel, além do prefeito. Em depoimento, eles relataram que um guarda foi atingido e duas viaturas foram avariadas, após um ataque dos manifestantes com paus e pedras.
A Guarda Municipal relatou que se sentiu acuada e três agentes confirmam ter efetuado disparos, para cima, com pistolas calibre 380. Depois disso, foi informado que havia uma pessoa baleada. A Prefeitura disse que a vítima foi socorrida pela própria GCM e levada ao pronto-socorro municipal, onde morreu.
A guarda municipal, única mulher que participou da operação, está detida na delegacia, onde foi feito flagrante por morte decorrente de intervenção policial. O nome da agente não foi divulgada.
Os outros 11 GCMs, que também participaram da ação estão à disposição da Corregedoria da Guarda, que iniciou a apuração dos fatos em uma sindicância administrativa.
O corpo de Fernando está sendo aguardado, a sua chegada, ainda no final da noite de hoje e será velado na Igreja Quadrangular, localizada próximo a Rádio Luz Fm em Itambé.
Informações: G1
Beba água de sua própria cisterna!
ResponderExcluirDepois a guarda civil ainda quer andar armada...
ResponderExcluirJá morei em são Paulo ;numa reintegração de posse sai tanta polícia que parece que vai invadir a siria; sem falar a truculência; as vezes sem necessidade.
ResponderExcluirFamoso jardim Record,la quem manda pe a polia os guardas......
ResponderExcluirBOTTINO faz uma matéria sobre o estado de saude de bira doido ai. Um cidadão itapetinquense que foi agredido covardemente. Eis cunhado de chiquinho e gean policial.
ResponderExcluirA qui é zica parça
ResponderExcluirsobre o comentario de Pedro Antonio:é de costume acontecer fatos como esse com policiais militares tambem.nao é porque é guarda municipal que é despreparado,acho q vc é muito preconceituoso!saiba q para os Gcms serem armados todos passam por treinamentos e por psicologos da PF.se fosse assim;os militares q invadiram o carandiru nao poderiam usar armas...
ResponderExcluir