SOMOS PRECISAMENTE "PÓ ESTELAR"?
Por: Leandro Martins de Jesus
Em pleno século XXI dizem os renomados cientistas, do campo da astrofísica, que o homem é pó. Ou mais precisamente “pó estelar”, no popular, “poeira de estatelas”.
Deduzem isso da explicação de que duma grande explosão tudo começou... a matéria concentrada numa inimaginável pequenez de repente ao acaso (quem tem fé atribui a Deus), “Big – Bang”! Expandiu-se de uma vez, criando estrelas, galáxias e planetas, sendo assim, a matéria existente, resquício das estrelas.
“Zilhões” de anos se passaram (quem contou?) e aqui estamos nós, a desvendar o ocorrido, criando teorias e derrubando mitos, graças a “deusa ciência”, que tarda, mas, não falha na explicação do acontecido... (será?).
Pois bem, incautos intelectos, tudo isso já estava escrito e muitos não perceberam, pois ignoram a verdade, por puro preconceito! (cientificismo fanático!)
Mas, onde está escrito? Explique-me, por favor! Ora Senhor doutor, na Palavra de Deus, é só abrir e
ler, entenderá o que quero dizer...
Na criação Deus mostra que o homem é pó, ao criá-lo do barro, assim diz a Palavra:
“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente (...) és pó, e pó te hás de tornar.” (Gn 2,7. 3,19b)
O Universo, a matéria, tudo o que existe foi criado por Deus, feito por amor, não ao acaso frio e científico:
"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Três coisas são afirmadas nestas primeiras palavras da Escritura: o Deus eterno pôs um começo a tudo o que existe fora dele. Só ele é Criador (o verbo “criar” - em hebraico, ''bara'' sempre tem como sujeito Deus). Tudo o que existe (expresso pela fórmula "o céu e a terra") depende daquele que lhe dá o ser . "No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus... Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito"(Jo 1,1-3). O Novo Testamento revela que Deus criou tudo por meio do Verbo Eterno, seu Filho bem-amado. Nele "foram criadas todas coisas, nos céus e na terra... tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de tudo e tudo nele subsiste" (Cl 1,16-17). A fé da Igreja afirma outrossim a ação criadora do Espírito Santo: Ele é o "doador de vida " "o Espírito Criador" ("Veni, Creator Spiritus"), a "Fonte de todo bem ". (CIC § 290-291)
A teoria humana parte do “Big Bang”... com uma “matéria preexistente”. Entretanto, Deus age antes disso... Já dizia desde o século II, S. Teófilo de Antioquia (?-186):
“Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer” (S. Teófilo de Antioquia, Autol. 2, 4 : PG 6, 1052 apud CIC § 296).
Infelizmente, as mentes brilhantes da ciência, não entendem que o “mundo foi criado para a glória de Deus”:
Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus ". Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória ". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt - Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram ". E o Concílio Vaticano I explica : Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição por meio dos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal (CIC § 293)
O termo final da Criação é o encontro derradeiro com o Criador, onde e quando Deus será tudo em todos, como pregava S. Paulo:
“E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos.” ( I Cor 15,28)
Por isso exclamava S. Agostinho, após conhecer a Verdade, no fim de sua vida:
“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz...” (Confissões X, 27,38)
Sejamos mais que mera poeira estelar... Dotados de uma fé viva, que nos faça sonhar com um futuro melhor, em meio a luta árdua do dia-a-dia... Seja uma estrela, não uma poeira! Seja um verdadeiro Cristão!
(1) Cristão Católico, pecador, na caminhada para tornar-se “mais que mera poeira...”.
L.M.J.
Oficial de Justiça
Pedagogo - UESB
Parabéns, professor Leandro! Apesar de eu está mais para o 'Big-Bang', por eu ser agnóstico, achei o seu trabalho interessante e de muita profundidade, dentro dos escritos; das doutrinas e ensinamentos das nossas religiões, aqui no ocidente. (l.lyr)
ResponderExcluirGostei muito de sua colocação, foi de explicação maravilhosa, a palavra de Deus disse que o todo poderoso usa a propia ciência para provar que ele existe, porque a ciência vem de Deus,tudo foi feito por ele e sem ele nada existiria. Que Jesus te abençõe cada vez mais em conhecimento e em sabedoria, do seu amigo sd R. Quadros.
ResponderExcluirvocê tem todo direito de questionar, mais duvidar do que foi provado é burrice!
ResponderExcluir1 - “Zilhões” de anos se passaram (quem contou?)
R: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_do_universo
2 - criando teorias e derrubando mitos, graças a “deusa ciência”, que tarda, mas, não falha na explicação do acontecido... (será?)
R: Definição de ciência: corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
A Ciência, nem a igreja, ainda descobriu o significado da vida, mais é fato que a razão vale mais que a emoção, como disse Carl Sagan
"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."
BRUNO RAMOS
Prezado Bruno,
ExcluirObrigado por seu comentário.
Não estou "duvidando" de nada do que foi "provado".
Meu texto é apenas uma reflexão. Tem a função de fazer com que as pessoas pensem sobre esse assunto.
O grande cientista LOUIS PASTER da Universidade de SORBONE dizia que "A POUCA CIÊNCIA AFASTA DE DEUS, MAS A MUITA CIÊNCIA APROXIMA DE DEUS".
O grande cientista Francis Sellers Collins passou a crer em Deus quando desenvolveu o projeto GENOMA em que mapeou o DNA HUMANO.
Recomendo a todos a leitura dos seguintes livros:
A Linguagem de Deus. Collins, Francis S. (SARAIVA)
LIVRO CIÊNCIA E FÉ EM HARMONIA. Professor Felipe Aquino (Editora Cléofas)
Att,
Leandro.
OBSERVAÇÃO: Não pedi que publicassem o meu texto aqui. O autor do blog que me solicitou para publica-lo. Obrigado Bottino.
Parabéns Leandro, cada dia mais orgulhosa de você!!! Lizia
ResponderExcluirEstamos vivendo em uma época de grandes transformações num âmbito geral.porem temos que ter a certeza de que Deus e único e criou tudo o que ha no universo e sabemos também que ele e o único caminho a seguir e a se espelhar.E ele disse eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguém vem ao pai se não por mim.Gloria a Deus nas alturas.
ResponderExcluira ciencia e a religiao nao deveriam se misturar nessas questoes..no passado sempre terminou mal esse casamento...teorias sao teorias...o método cientifico só funciona nos laboratorios terrestres(alguem conseguiu uma amostra de buraco negro?...parece só vontade...)entao ..á Deus o que é de Deus e aos doutos..seu saber minusculo,em um planeta minúsculo..em uma galáxia insignificante no universo e bláblábláblá...
ResponderExcluirGostei do texto.Muitos tentam achar uma explicação cabível para o surgimento do universo, do homem..., e tantos outros tentam colocar Deus em um tubo de ensaio apoiados em teorias, ideologias vãs, tem tentado provar a "inexistência de Deus" ou então explicar de modo que lhe apetece a criação.
ResponderExcluirOutros, apoiados numa concepção, em que Deus deve ser moldado ao seu bel prazer.
Deus nao pede licença á nenhum intelectual de plantao..pré-existente á tudo e á todos..o resto...só bufa de gato...
ResponderExcluirA biblia ja dia a milhões de anos atras que o homem veio a ser feito do pó Gênesis 2:7, não era melhor eles recorrer a biblia sagra para ver a verdade sobre a vida? Muito mais simples e confiável, e verdadeira a biblia a palavra de Deus!
ResponderExcluirSalmos 83:18
a Bíblia sagrada já dizia a milhões de anos atras isso mesmo, concordo com o comentário acima
ResponderExcluirPARABÉNS CADA HISTÓRIA CONTADA FAZ VALER DE ACORDO O PONTO DE VISTA DE CADA SER...E O SENHORIO COLOCOU MUITO BEM CADA PALAVRAS, MAIS UMA VEZ MEUS SINCEROS PARABÉNS.
ResponderExcluirMero formalismo e, um tanto, fanatismo religioso. Se pararem para pensar, a Bíblia não representa nada para a grande maioria da população mundial (apenas 31% da população mundial é cristã) sejam um pouco mais sensatos e parem de impor a Bíblia como um manual para as pessoas, quando na verdade, ela é um manual para você!!
ResponderExcluirSem querer avaliá-lo (e nem posso fazê-lo) o texto é bom, mas peca com relação à interpretação científica do que é ser fruto de "poeira estelar", típico de quem é da área de humanas e envolvido, fortemente, com a religião...resultado (dois pontos) totalmente tendencioso.
Abraço
Parabéns Leandro que as bençãos e as vitórias do Senhor Deus possa ser contigo !!
ResponderExcluirDesde quando acreditar em Deus nos faz tendenciosos.Acreditar em Deus nos torna seres humanos melhores e capazes de amar, perdoar, viver, lutar, questionar, distribuir e renunciar, nos faz mais corajosos e menos peversos ( natureza humana animal),acreditar em Deus nos faz enxergar o outro como alguém de valor, mesmo que sua conta bancária não seja recheada, creio verdadeiramente que Deus é o ser criador e que tudo que somos, desde o momento da formação no embrião até a última instância da nossa passagem nesse mundo é de extrema importância para nossos atos com o nosso próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo, não é fácil, mas torna-se capaz aquele que renuncia aos prazeres carnais que o leva a cometer abominações.
ResponderExcluir