O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vota nesta segunda-feira (3) a criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra, para pesquisar episódios relativos à escravização de africanos e seus descendentes e fazer um "resgate histórico e social" do país, revelando fatos que passaram ao largo da história oficial. Entre eles, o protagonismo em revoltas e insurreições e a contribuição da população negra para o desenvolvimento do Brasil. A proposta da OAB é instalar uma comissão nacional, no âmbito da entidade, e também encaminhar ao governo federal a sugestão de criar a Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra, nos moldes da Comissão
Nacional da Verdade (CNV). Por dois anos a CNV pesquisou violações de direitos humanos pelo regime militar, entre 1964 e 1985. O trabalho termina em dezembro de 2014, com recomendações ao governo para passar a limpo o período. “A OAB deve ser instrumento a favor da igualdade. O século passado abraçou a ideia da liberdade, agora precisamos promovê-la. Não podemos ter medo de olhar para o nosso passado. Precisamos revisitá-lo e entendê-lo, para que atrocidades contra a população negra não se repitam”, disse, em nota, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Se for aprovada pela OAB, a comissão começará a trabalhar em 2015, ano que marca o início da Década Internacional de Afrodescendentes, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), até 2024. Segundo a ONU, apesar de esforços, milhões de pessoas continuam sendo vítimas do racismo e da discriminação, “inclusive de suas manifestações contemporâneas, algumas das quais tomam formas violentas”, destaca a organização, em resolução. Informações da Agência Brasil.
Tem que propor uma comissão da verdade contra a inércia da OAB diante do interesse público de combater a corrupção dos governos, principalmente deste que está aí, nós estamos sendo escravizados aqui no presente, o que passou, passou. O que a OAB faz pelo povo do seu país? O que ela faz pelo seu país?
ResponderExcluirIsso mesmo o que ela tem feito? eu ti digo nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! de
ResponderExcluirKkkk.toma ai....falou tudo amigão.oab fica futucando coisa q ñ existe mais, enquanto coisas horriveis acontecem.
ResponderExcluir.As pessoas que sofreram foram estupradas nao so fisicamente mais mentalmente merecem sim,hoje nao sofremos nada em relacao a nossos pais avos e biza.Espero que seja VERDADE..MEU POVO MERECE..NEGO DRAMA.arcade250..
ResponderExcluir.Senhoras irritadas que matavam criancas que nasciam de negras estupradas pelos seus maridos.senhoras que tinham negros como escravos sexuais,criancas violentadas como animais.A LISTA E LONGA E TEMOS TEMPO POIS VIVEMOS MUITO MAIS TEMPO QUE BRANCOS..
ResponderExcluir.Desingualdade foi combatida hje estudamos mais conseguimos empregos melhores ja 30 por cento dos microempr. das capitais sao negros,falta sim,falta sim mais ja melhorou muito do que era.muito obrigado pela atencao.
ResponderExcluir.Racional Bicho Solto Longe Do Crime estudando profissionalizando vivendo amando sendo amado nao prescizo de com. da verd.de nada disso so paz amor e muita tranquilidade.Dinheiro sim pouco serve nao presciso mesmo de muito.
ResponderExcluir.esse 4 quarto parece comigo
ResponderExcluirOXE ESTE AI PARECE COM MEU PAI
ResponderExcluirque pena merecem mesmo
ResponderExcluira OAB é hilária...mas conseguiu se superar dessa vez..kkkkk tambem criar uma Oab só no brasil mesmo..kkkkkkkkk escravidao..kkkkkkkk
ResponderExcluirOS QUE LUTARAM E GANHARAM TIVERAM UMA COMISSAO..OS QUE APANHARAM PARA FAZER ESTE PAIS DE LADROES MAIS QUE MERECEM,MAIS QUE MERECEM.
ResponderExcluir