Indecisos levam candidatos a expor propostas no último encontro antes do segundo turno.
No último debate da campanha presidencial, nesta sexta-feira à noite, na TV Globo, a troca de acusações que marcou a campanha veio logo no início do embate entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves(PSDB). O tucano, em sua primeira intervenção, disse que era alvo de boatos, como o de que tiraria do cadastro beneficiados pelo Bolsa Família, e lembrou o escândalo da Petrobras, com as denúncias veiculadas esta semana pela revista “Veja”, segundo as quais o doleiro Alberto Youssef acusou Dilma e e o ex-presidente Lula de saberem dos desvios na estatal.
"Essa campanha vai passar para a História como a mais sórdida. A calúnia e a infâmia foram feitas não só em relação a mim, em relação a Eduardo Campos, a Marina. Isso é um péssimo exemplo. A
revista publica que um dos delatores disse que a senhora e Lula tinha conhecimento da corrupção na Petrobras. A senhora sabia da corrupção na Petrobras?"
Em resposta, Dilma acusou o tucano de fazer uma campanha “extremamente agressiva” contra ela e negou as denúncias. Afirmou que a revista faz “oposição sistemática” aos governos petistas e promove um “golpe eleitoral”. "A “Revista Veja” não apresenta nenhuma prova do que faz. Manifesto a minha inteira indignação porque a revista tem hábito de, na reta final das campanhas, tentar dar um golpe eleitoral e isso não é a primeira vez. Fez em 2002, em 2006, em 2010 e agora faz em 2014. O povo não é bobo e sabe que está sendo manipulada essa informação porque não foi apresentada nenhuma prova. Irei à Justiça para me defender".
COMPARAÇÕES ENTRE GOVERNOS
Aécio manteve a ofensiva e, ao abordar os problemas de infraestrutura do país, criticou o governo federal por ter investido R$ 2 bilhões na construção do Porto Muriel, em Cuba, quando, disse, o país carece de investimentos em ferrovias e portos. Na resposta, Dilma usou a estratégia, repetida ao longo do debate, de comparar os governos petistas com os de Fernando Henrique Cardoso. Disse que a iniciativa será benéfica para empresas brasileiras e afirmou que o ex-presidente também financiou empresas para “colocar produtos em Cuba e Venezuela”.
Nas seguidas comparações que fez com governos tucanos, Dilma acusou o PSDB de ter deixado o Banco do Brasil com uma “grave dívida” e de ter quebrado a Caixa Econômica Federal e o BNDES.
"Vocês reduziram (os bancos) ao tamanho que achavam que devia ter ", disse Dilma. A presidente ouviu então de Aécio a acusação de que o PT aparelha a máquina pública.
"O Banco do Brasil tem 37 diretorias, um terço delas ocupadas por filiados do PT".
No debate econômico, Dilma disse que não era verdade que ela é a primeira presidente a a entregar um governo com a inflação maior do que recebeu: "No últimos dez anos tivemos dentro dos limites da meta. Quem não mantinha (a meta) era o governo Fernando Henrique".
" Quer dizer que foi o PT que controlou a inflação e não nós? Tenho orgulho de ter um aliado como o Fernando Henrique, a quem a senhora teceu elogios".
PARTICIPAÇÃO DE INDECISOS
No segundo bloco, em que, pela primeira vez, eleitores indecisos fizeram perguntas diretamente aos candidatos, a discussão se voltou para a vida real, tornando o debate menos agressivo e mais propositivo. Logo na primeira pergunta, sobre os altos aluguéis, Dilma e Aécio foram obrigados a discutir a inflação, sem acusações mútuas.
Dilma aproveitou a pergunta para falar de um de seus principais programas, o Minha Casa Minha Vida, destacando que ele contempla quem ganha até R$ 5 mil, com faixas de subsídio. A candidata disse que seu compromisso é fazer mais três milhões de casas, ampliando as faixas de renda.
"Tenho certeza de que você poderá ser contemplado caso seja uma das pessoas sorteadas", disse Dilma, dirigindo-se ao eleitor.
Aécio procurou desconstruir os números oficiais. Disse que foi entregue apenas metade das três milhões de casas anunciadas. O tucano prometeu ampliar os programas de habitação no país.
A pergunta sobre educação proporcionou um confronto de realizações entre Dilma, no governo federal, e Aécio, no governo de Minas Gerais. No entanto, os candidatos convergiram sobre a necessidade de mais creches, melhora no ensino médio e na valorização dos professores.
Sobre o tema da corrupção, levantado por uma eleitora de Minas, Dilma concordou que a lei é branda para punir corruptos e corruptores e enumerou propostas que fez para endurecer a lei. Aécio disse que a eleitora expressava o sentimento de indignação de milhões de brasileiros com a corrupção e afirmou que algumas propostas listadas por Dilma tramitaram no Congresso, mas sem empenho do governo em aprová-las. "Existe uma medida acima de todas as outras para combater a corrupção, tirar o PT do governo", afirmou o tucano.
‘MEU BANHO MINHA VIDA’
No terceiro bloco, em que os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, Dilma alfinetou os tucanos ao falar sobre a importância do planejamento e em seguida lembrou a falta de água em São Paulo, governada pelo PSDB. Aécio disse que faltou planejamento, mas do governo federal, que, segundo ele, não teria colaborado com o governo paulista. Citou o Tribunal de Contas da União (TCU), que teria acionado o governo federal por isso. Dilma procurou ser irônica e, após, dizer que água é responsabilidade dos governos estaduais, citou o humorista José Simão: "Vocês estão levando o estado para ter o programa “meu banho minha vida”.
Aécio, que já havia citado o “Petrolão”, referência ao escândalo da Petrobras, lembrou o julgamento do mensalão e voltou a criticar o PT por tratar os petistas condenados como “heróis nacionais”. E perguntou a Dilma o que achava da condenação do ex-ministro José Dirceu. Sem responder diretamente ao tucano, a presidente lembrou o mensalão mineiro, no governo do tucano Eduardo Azeredo (a quem chamou de Renato Azeredo): "O mensalão do meu partido teve condenados. No mensalão do seu partido, não teve condenados nem punidos", disse Dilma, lembrando outros escândalos envolvendo tucanos que, segundo ela, não tiveram punição, como Sivam e pasta rosa.
Aécio contra-atacou e disse que um dos principais envolvidos no mensalão mineiro é ligado ao PT: "Walfrido Mares Guias foi coodenador de sua campanha em Minas", afirmou Aécio.
Fontes: correio24horas
Aécio é o cara, eu vou de 45
ResponderExcluirLamentável o nível da campanha fazendo com que os indecisos fiquem cada mais indecisos, votando sem muita convicção, mas deve dá Aécio...
ResponderExcluirMINHA GENTE HOJE NEM NAO TEM MAIS NINGUEM COM NEM UMA DUVIDA, VEJA COMO ERA O BRASIL ANTES DO PT, E E VEJA AGORA, VEJA COMO ERA COM OS TUCANOS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, INFLAÇÃO MAIS DE 100% O BRASIL FOI QUEBRADO TRE VESES ) PEDIU DINHEIRO EMPRESTADO AOS ESTADOS UNIDOS ) E AGORA TENHO CASAS, PRATICAMENTE DE GRAÇA, OU FINANCIADA COMO A CLASSE MEDIA PODE PAGAR, TEMOS O PRONATEC, TEMOS PRONAF, TEMOS IFB, BA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, TEMOS FIES, TEMOS CONDICOES DE COMPRAR UMS MOTO OU ATE UM CARRO, O DESEMPREGO DIMINUIU QUASE 50%, ENTAO AINDA TEM DUVIDAS, EU NAO TEMHO MAIS, MINAS GERAIS O 2 PIOR SALARIO DOS PROFESSORES, ESTADO ESTAGNADO REGREDIU INVES DE CRESCER. ENTAO, É TANTO QUE O AECIO NAO FEZ O GOVERNADOR LA E PERDEU PARA SUA CONCORRENTE DENTRO DE CASA SERA QUE ESSE CARA É BOM QUANDO ELE PROMETE E PORQUE NAO RESOLVEU OS PROBLEMAS DO SEU ESTADO, VAI TER COMPETENCIA PARA RESOLVER OS DO BRASIL, QUE É TRINTA VEZ MAIORES, ENTAO , AMANHA É 13 13 13 13 1 3 TENHO CERTEZA QUE VAI CHEGAR ,AIS DE 10% A VANTAGEM , TENHO 10 MIL REAIS QUEM QUERER ME PROCURA TA 81122424 BERTOUDO BRESH.
ResponderExcluirvc deve ser do lado do prefeito de itapetinga pra ta apostando 10 mil ..pq so quem estar esbanjando dinheiro aqui sao vc q mama do nosso dinheiro como o da avennida jose rodriges q nunca acaba
ExcluirVocê tem razão sobre avenida mas o dinheiro da avenida meu caro quem comeu foi o PMDB de Michel.
ExcluirSinceramente, não tenho motivos "lucrativos" algum pra votar em Aécio, nem mesmo em Dilma, ambos nunca mim ofereceram nada, to indecisa, realmente não sei em quem votar, ou melhor tava, ontem no debate,mim perguntei,votar em corruptos que foram legalmente justiçado a favor do nosso povo, ou votar em corruptos que até hoje não pagaram, posam de bons moços?Realmente, entre tantas vidas e voltas, voto em Dima, ao menos votarei sabendo que se houver corrupção haverá punição.
ResponderExcluirem 2016 vc aposta esse 10 mil em jose carlos moura ..lembra da guliada 22 a 8 pra governador
ResponderExcluirpq aqui em itapetinga o pt vai perder pra tudo aecio ganho agora posta
MEU KARO SO PARA INLUSTRAR O QUE VC TA FALANDO AQUI EM NOSSSA CIDA DE, DILMA FEZ O ASFALTAMENTO, O PAC TROUXE UM CAMINHAO PIPA, UMA CAÇAMBA, 03 TRATIRES E RETRO ESCAVADEIRAS DE PRIMEIRO MUNDO, A PASSARELA QUE LIGA PONTO CERTO COM BEM QUERER, UPA, SAMUR, 10 ONIBUS PARA LEVAR OS ALUNOS DOS BAIRROS DISTANTES E ZONA RURAL, NICROTERIO, POSTO MEDICO NO CLOROALDO ,QUE ESTAR EM FASE DE TERMINO, IRA FICAR UM DOS MAIS BEM APARELHADO DA BAHIA, UTI, AGUA PARA PALMARES,IF-BA INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA, SEM CONTAR QUE TROUXE 4.800, CASAS E VAI TRAZER MAIS O DOBRO, ISSO É SO PARA SOMAR COM O Q VC FALOU TA, AGORA VERO QUE FOI FEITO EM MINAS . O MAIOR IMPOSTO DO BRASIL ESTAR EM MINAS, I PIOR SALARIO DE PROFESSORES TAMBEM ESTAR LA, MOREI LA E SAIR FORA DAQUELA FORCA, ROQUE. JORNALISTA
ResponderExcluirAMIGO É POR QUE A DILMA TROUXE UMA GRANDE EQUIPE DE RENOMEADOS MEDICOS OFTOMOLOGISTA DA EQUIPE RUY CUNHA, PARA FAZER O EXAME E CASO NESCESSARIO FAZZER A SIRURGIA DE CATARANA É DAI ESSES ELEITORES DO TUCANO AECIO NAO FEZ, E DAI ELES NAO ENXERGAM ESSAS GRANDES MELHORIAS, MAS A EQUIOE VAI VOLTAR NOVAMENTE , VE SE VCS TUCANOS , FAZ O EXAME E SE FOR NESCESSARIO FAZ A CORREÇÃO SIRURGICA TA.
ResponderExcluirChupa PT de itapetinga aqui vc perderam tudo vai arrumando a bagajem pq em 2016 vcs vai cair fora
ResponderExcluir