Luciana Machado é responsável por esculpir estátua de Caravaggio. Direção do santuário faz campanha para arrecadar fundos para obra.
No caminho ao santuário, lá está ela: a "santa feia". A estátua é dedicada à Nossa Senhora do Caravaggio e fica em Farroupilha, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. Mas, desde que foi inaugurada, há seis anos, está dando o que falar. Os devotos não se identificaram com a imagem. A direção do santuário começou uma campanha para arrecadar dinheiro e construir uma nova, que vai custar R$ 80 mil.
Eles reclamam que a santa, que fica na rótula Estrada dos Romeiros, na RSC-453, não lembra em nada a original, que está no santuário e existe há mais de 200 anos. A inspiração veio de um quadro trazido por um imigrante italiano na época da colonização. Com a polêmica, a “santa feia” já passou até por uma "plástica". Alguns traços do rosto, como o nariz, foram retocados. Mas, nem assim teve jeito.
"Além de fazer uma nova imagem com outro tipo de material e com feições diferentes, o nosso compromisso em torná-la bela é muito grande", contou a artista Luciana Machado.
Este é o protótipo da nova imagem da santa, que será colocada na rodovia. Por enquanto, os artistas trabalham para finalizar a obra, que deve medir 7 metros e pesar mais de 25 toneladas e que só sairá aqui do santuário quando tiver 99,9% de aprovação da comunidade.
"Tão logo ela vá ficando pronta, nós vamos deixar exposta. E, se tivermos uma aprovação, assim de 99,9% dos devotos, dizendo assim: 'ah, essa está bem'. Este sentimento, quando eles conseguirem passar isso pra nós, então sim, nós vamos providenciar que ela esteja lá", contou o padre Silnei Fronza, reitor do santuário.
Por enquanto, ninguém sabe o que vai ser feito com a "santa feia" depois que a nova imagem ficar pronta.
Fonte: G1