Os novos cursos de medicina autorizados pelo governo federal prevêem a abertura de 600 vagas na Bahia. As cidades contempladas no estado são Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro, anunciadas no começo do mês como parte do programa Mais Médicos. Em todo país, serão 3,9 mil vagas de graduação médica nos 39 municípios escolhidos, com estimativa de cem vagas para cada instituição de ensino. Todos os cursos serão particulares.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, o número de vagas tem essa previsão, mas ficará a cargo das instituições que vão dirigir os cursos, o que pode reduzir o número das vagas. Em visita ao
interior de São Paulo (Cubatão e Guarulhos), quando oficializou a assinatura para abrir as primeiras faculdades de medicina anunciadas no dia 4 de setembro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que os novos cursos devem iniciar as aulas até o segundo semestre de 2015. A Bahia foi o segundo estado com maior número de municípios escolhidos, com seis cidades apontadas. São Paulo, com 14 cidades anunciadas, é o que mais foi beneficiado. Ainda segundo o ministério, um edital será lançado nos próximos dias para que as empresas interessadas apresentem propostas para implantação dos cursos. Como pré-requisito, as instituições devem criar pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por aluno, além de unidade com potencial para hospital de ensino. Ainda de acordo com o ministério, todas as cidades escolhidas têm 70 mil ou mais habitantes e estão no interior dos estados.
-- Bahia Noticias
Infelizmente, os cursos serão abertos nas instituições privadas, que cobram um valor exorbitante nas mensalidades!!!
ResponderExcluirInfelizmente ,mas com o Enem , existe a possibilidade de fazer esse curso !
ExcluirA porra , como nossa cidade é atrasada !
ResponderExcluirMeu sonho é ser médico legista e trabalhar em nossa cidade.
Porém a prefeitura aqui é tão atrasada que não se inscreveu nesse programa.
Ah , eu irei detonar no Enem , e conseguirei uma vaga , seja onde for.
Concordo...essa cidade é atrasada mesmo.
ExcluirVai lá detona no Enem, boa sorte e muito sucesso...Concerteza você vaidar a volta por cima.
Na época de FHC e ACM, talvéz isto não estaria acontecendo na nossa Bahia bem como no nosso país. Lembra quantas décadas ACM mandou no estado, e nunca se preocupou com a nossa Educação? FHC acabou com os cursos técnicos profissionalizantes, porque não queria um povo sábio no país.
ResponderExcluir