sábado, 19 de julho de 2014

GREVE NA EDUCAÇÃO - SECRETÁRIA MUNICIPAL PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO: " ESCOLAS ESTÃO FUNCIONANDO!"

"Lamentamos a situação, pois entendemos que infelizmente o maior prejudicado é o aluno. Contudo informamos que as escolas estão abertas, por isso os pais e responsáveis devem se comparecer a unidade escolar que o filho estuda e verificar o funcionamento ou não da mesma." diz Sibele Nery
-- NOTA DE ESCLARECIMENTO --
A Administração de Itapetinga, representada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), tem desempenhado a sua função, trabalhando desde 2009, com o intuito de melhorar a qualidade da Educação da Rede Municipal, procurando estabelecer o direito do professor da sua melhoria salarial, por compreender que estes são os parceiros imprescindíveis na busca de uma escola e ensino público de qualidade do nosso município. No entanto, neste momento, viemos a público, declarar toda negociação ocorrida entre a SMEC – Itapetinga com Sindicato APLB acerca do reajuste salarial dos professores e coordenadores da Rede Pública Municipal de Ensino, que teve início no dia 24/04/2014. Entretanto, estamos percebendo a inoperância do Sindicato – APLB, pois o mesmo é conhecedor da Lei do FUNDEB que possibilita o pagamento das categorias representadas por este Sindicato, que deve ser de no mínimo 60% e que na presente data o município já efetua a aplicação deste recurso em 72,05%. No entanto, na última reunião acontecida no dia 10-07-14, entre SMEC, Administração e Sindicato, foram lançadas três novas propostas, sendo uma
delas feita pela SMEC que contempla 1% retroativo de janeiro a junho, mais 2% de julho a setembro e de outubro em diante mais 3%, outra proposta realizada pela Secretaria de Administração seria 2% retroativo de janeiro a agosto e 5% de setembro em diante e a terceira proposta foi feita pelo próprio Sindicato que indica um percentual retroativo de janeiro a julho de 2% e de agosto em diante seria pago um percentual de 5%, sendo todas que todas estas propostas estão sendo apreciadas pelo setor contábil da Prefeitura. Vale ressaltar que estas propostas mesmo causando um grande impacto nos percentuais aplicados em folha de pagamento estão sendo analisadas, porém as categorias representadas pelo Sindicato não quiseram esperar o resultado da análise contábil das propostas feitas e deflagraram a greve sob a alegação inverídica de falta de negociação entre Sindicato e SMEC.
É preciso dizer que a atual Administração representada pelo Prefeito José Carlos Moura tem cumprido a Lei do Piso no tange ao pagamento de pessoal, pois se tem efetuado o pagamento do professor acima da proposta determinada anualmente pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.  
Importante registrar que não negamos o aumento do salário a categoria, contudo precisamos ter os pés no chão e fazer as coisas com responsabilidade, pois trabalhamos com uma receita que é prevista, a qual nem sempre é a receita executada, a fim de não prejudicar ou engessar o recurso e trazer problemas futuros aos servidores e a administração, uma vez que com os recursos do FUNDEB também se efetua o pagamento dos outros servidores vinculados à Secretaria de Educação e ainda se pode melhorar a situação física e de funcionamento das escolas.  
 Pela greve ter sido deflagrada sem as negociações serem concluídas, a Administração acionou a Justiça para julgar procedente ou improcedente o movimento grevista, bem como analisar a possibilidade de reajuste ou não, visto que os índices da Secretária Municipal de Educação são atrelados aos índices gerais da Prefeitura referente ao pagamento de pessoal, como uma forma de definir a situação, uma vez que nos tiraram todas as chances de negociação para reajustar o salário dos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. 
 Lamentamos a situação, pois entendemos que infelizmente o maior prejudicado é o aluno. Contudo informamos que as escolas estão abertas, por isso os pais e responsáveis devem se comparecer a unidade escolar que o filho estuda e verificar o funcionamento ou não da mesma.  
Por fim, tenham certeza do nosso compromisso e zelo com a Educação do nosso município. 
  
Sibele Shirley da Silva Moura Nery 
Secretária Municipal de Educação 

23 comentários:

  1. UÉ, THIAGO, PORQUE VOCÊ TAMBÉM NÃO DIVULGOU QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ´TRATA OS EDUCADORES COMO CRIMINOSOS? CHAMOU A POLÍCIA PARA COAGIR OS PROFESSORES QUE ESTAVAM LUTANDO POR ALGO QUE TEM DIREITO, DISTRIBUINDO CARTAS E PEDINDO APOIO À COMUNIDADE. INFELIZMENTE A GRVE TEVE QUE SER DECRETADA, POIS. O DESRESPEITO POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL E DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARA COM OS PROFESSORES É VERGONHOSO. SECRETÁRIA, OS EDUCADORES EXIGEM RESPEITO,ESTÃO COBRANDO O QUE É SEU POR DIREITO E NÃO ESTÃO COMETENDO NENHUM CRIME, AO CONTRÁRIO DE VOCÊS. SE É PARA CHAMAR A POLÍCIA QUE SEJA PARA VOCÊS QUE ESTÃO DESCUMPRINDO A LEI. O QUE OS PROFESSORES ESTÃO EXIGINDO, FOI O AUMENTO DADO PELO GOVERNO FEDERAL. OUTRO CRIME COMETIDO PELA ADMINISTRAÇÃO É O DESVIO DAS VERBAS DESTINADAS A EDUCAÇÃO. AGORA DIGA SECRETÁRIA, QUEM SÃO OS CRIMINOSOS E MERECEM SER PRESSIONADO E COAGIDO PELA POLÍCIA?
    INDIGNADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.....

    ResponderExcluir
  2. isso e uma vergonha se deus nao te mizericordia as portas das ecolas vao fechar para sempre agora ospais e as mae deixa de compra o que comer para compra os materiais escolar e depois fica nessa cachorrada isso e uma vergonha altoridades de itapetinga e depois querem queas crianças vao estudar no sabado esm escola sem matinha sem trabalho sem limpeza na cidade sem um prefeito de sangue no olho isso e uma vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, em 30 anos essa é a primeira greve dos professores, e nesse tempo todo, você não aprendeu a escrever, então não será um período de greve (QUE POR SINAL É MUITO JUSTA), que vai atrapalhar suas crianças, ainda mais se elas saíram a você!

      Excluir
  3. Essa secretaria esta de brincadeira,nunca ouve uma greve desse nivel em nossa cidade,nota-se a incompetencia da secretaria e prefeito de nossa cidade,sem falar no descaso com nosso professores

    ResponderExcluir
  4. irresponsáveis são vcssábado, 19 julho, 2014

    a senhora secretaria está por aí dizer q tem escolas funcionando normalmente…isso é uma inverdade. gostaria q a imprensa fizesse esse levantamento indo até as escolas e verificando essa inverdade. o nós queremos é apenas o q é de direito 8.32%.
    informe senhor blogueiro a população q a greve continua… por favor caro blogueiro seja imparcial e publique os comentarios.

    ResponderExcluir
  5. AGORA TIAGO BOTTINO, COMO SEU BLOG É MUITO SERIO, DÊ DIREITO DE RESPOSTA AOS PROFESSORES POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  6. á parte o respeito ...secretária gata.....

    ResponderExcluir
  7. o ensino em todos os niveis já morreu..nao é novidade a greve ..no rio de janeiro o prefeito resolve com tronfa,gás de pimento.,choque(o elétrico tambem..)e outras mimosidades mais do estado....aqui é questao de papo..se tudo ficar laranja..tudo bem...é só dar o jeitinho brasileiro...que por sinal a gata tem....

    ResponderExcluir
  8. É uma pena que nós professores estamos querendo nossos direitos e secretaria eficiente. Bem vestida é ficar gata, mas eficiente tem que ralar muito!

    ResponderExcluir
  9. muito linda essa mulher!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito gataaaaa, maravilhosaaaaaaa, muito INTELIGENTE...... quem vem aqui falar mal dessa secretaria sao pessoas recalcadas...... rebanho de invejosos!!! Sibele vc arrasa no seu visual e é competente no que faz!!!

      Excluir
  10. Senhora Secretaria se lamenta tanto essa situação porque não chama a APLB Sindicato para FINALIZAR o reajuste, simples assim: 2% retroativo a janeiro e 5% em julho. Reajuste é um direito.

    ResponderExcluir
  11. é gata mermo..nao adiantA MALHAR..É GATA..

    ResponderExcluir
  12. Posta ai Tiago, já mandei mais cedo e tu não colocou.
    Fiquei sabendo que a secretaria de Educação, vai mandar um guarda municipal para as escolas, espero que seja verdade.
    Eu ficarei muito agradecida, pois na sexta feira tive que ficar no portão, duas colegas estavam lá para convencer os pais, a levarem seus filhos pra casa. Dizendo que não haveria aula para ninguém, eu tive que ficar dizendo o contrário.
    Gostaria que o meu DIREITO de não aderir a greve fosse respeitado, assim como respeito quem resolveu aderir, sou servidora efetiva e igual a mim tenho outras colegas que também estão indignadas coma atitude das nossas colegas em querer nos barrar de dar aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você votou no 13 também, sem noção?Quem não luta por seus direitos não é merecedor deles...quando vierem as conquistas, por favor,abra mão delas,tá,pelega?

      Excluir
  13. O reajuste não vai chegar pra você também, não é cara colega? Problema seu se neste momento você decide vender ou reverenciar a postura dos nossos governantes. Repense a sua prática!!!

    ResponderExcluir
  14. Acho que deveríamos nos indignar é com a postura da atual secretária. O que estamos requerendo é o que é nosso de direito, um recurso repassado pelo governo federal ao FUNDEB. Não estamos pedindo desvio de verba para nos pagarem, esse recurso é DESTINADO aos professores, não para pagarem contas de outras secretarias. Tenham respeito a nossa categoria e sente na mesa de negociação senhora SECRETÁRIA e não divulgar em blog algo que a senhora não propôs a categoria...

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente ainda hoje, onde as pessoas estão mais esclarecidas, somos reféns do medo. Fiquem sabendo senhores e senhoras desta cidade que os professores apenas exigem o que é seu por direito. Engraçado é que ninguém fala que a secretaria de educação está apinhada de funcionário recebendo para fazer NADA enquanto os professores estão sujeitos as mazelas do sistema que nada faz para melhorar o ensino e ainda é apresentado um projeto que diga--se de passagem foi feito as pressas com o belíssimo título de : "Direitos Humanos e Cidadania". Onde está o direito? onde está a cidadania? Os professores querem ser respeitados e por isso lutamos. Bonito discurso de que o professor deve ser formador de opinião e que deve ensinar seus alunos a lutarem por seus direitos quando nem ele mesmo pode lutar sem ser chamado de irresponsável pela administração, deixo aqui meu pesar pela desvalorização de uma classe tão importante. Termino perguntando uma coisa: Quem forma as outras profissões se não for o professor?.

    ResponderExcluir
  16. POUCO ME IMPORTO COM OS TERNO DELA....EVITA PEROM ELA LINDA MAS E DAI? ELA PAGOU QUERO SABER CADÊ A POSTURA DELA ......DIANTE DESTE PROBLEMA

    ResponderExcluir
  17. ESSA SECRETARIA E MUITO GATA LINDA, SE QUISER VOU AI TRABALHA PRA VC..KKKKKK

    ResponderExcluir
  18. se ela quizer, pode mandar em mim, nao me importo nem um pouco. lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  19. COMO ESTAMOS NO ESTADO MAIS ANALFABETO DO PAIS A EDUCAÇAO NAO FAZ FALTA...DEIXEM A GATOZA EM PAZ...É GATA,É GATA.É GATA....O RESTO ....TUDO INVEJA...

    ResponderExcluir
  20. eva perom é do século passado ..estamos no século 21..e ela é gataaaaaa...só love,só love ,só love,só love.....

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.