VENDER PICOLÉ, SONHO, TRABALHAR EM LOJAS, OFICINAS, NA FEIRA... HOJE É PROIBIDO PELO ECA. TRAFICAR DROGAS, FURTOS, ESTUPROS, ROUBOS... ISSO PODE!
Felipe Moura - VEJA
No Brasil, menor pode roubar e matar tranquilo, com o regulamento do ECA – o Estatuto da Criança e do Adolescente – debaixo do braço, que pega no máximo três anos de recolhimento na Fundação Casa, como vimos aqui e aqui. A partir dos 10 anos, pode decorar as cartilhas sobre sexo e masturbação distribuídas nas escolas públicas e tentar colocá-las em prática no banheiro. Aos 16, já pode votar para decidir os rumos do país. Mas trabalhar para ganhar dinheiro? Ah, isso não. Nem pensar! O Ministério do Trabalho não deixa. Aplica multa ao empregador, como fez com o empresário Marcio Silva Almeida por pagar R$ 300 por mês ao menor Wesley Lopes, de 14 anos, para ajudar em sua oficina mecânica, o que permitiu que Wesley comprasse tênis e bicicleta, tivesse mais de R$ 500 na poupança e ganhasse até material escolar de um cliente, conforme relatou Marcio ao site Primeira Hora, em matéria por cuja indicação agradeço ao meu compadre Alexandre Borges. E os “humanistas” da esquerda ainda legitimam moralmente a criminalidade falando da falta de oportunidades para os pobres, do sofrimento de ver os ricos com tênis da moda, relógios bacanas, carros do ano, aquela “ostentação” toda…
“Só no Brasil que isso acontece. Um jovem estudioso, filho de uma família pobre é impedido de trabalhar, ter seu próprio dinheiro e quem oferece oportunidade, ao invés de ser incentivado, é
punido”, desabafa o empresário, que não considerava Wesley um empregado, mas quase como um filho adotivo.
punido”, desabafa o empresário, que não considerava Wesley um empregado, mas quase como um filho adotivo.
Vai que todos os menores resolvem trabalhar, não é mesmo? Podem não querer mais ir à escola aprender a ser militantes, ao shopping fazer rolezinho, às ruas cometer crimes contra a população… A esquerda precisa se precaver contra esta perda irreparável. Já imaginou o trabalho que daria mudar todo o discurso de exploração do ressentimento alheio? Das “vítimas da sociedade”? Abandonar chavões não é um esforço terapêutico para qualquer um.
Quem compartilha da indignação do empresário é a mãe de Wesley, dona Odete que sempre apoiou o filho que faz o 1º ano do Ensino Médio no período matutino e a tarde ficava na oficina. Ela chegou a pedir
autorização do Conselho Tutelar para que ele trabalhasse na oficina.
“O patrão não deixava que ele fizesse serviço pesado. No máximo lavava alguma peça ou entregava aos mecânicos alguma chave leve. O trabalho nunca atrapalhou os estudos. Pelo contrário, ele gostava, porque tinha seu próprio dinheiro”, revela. Agora, com a proibição da Justiça do Trabalho, Wesley segue a rotina de estudar pela manhã e à tarde fica em casa assistindo televisão.
Talvez acabe assistindo às propagandas de aborto e de livro do Che Guevara das nossas novelas, atividades decerto mais instrutivas do que trabalhar em oficina, na cabeça dos legisladores brasileiros. Não que eles tenham sido sempre assim. “A velha Consolidação, na redação original, era mais inteligente e socialmente correta do que a atual, fruto de mudanças ditadas pelo oportunismo populista”, como escreveu Almir Pazzianoto em 2012, em artigo - reproduzido na Veja.com por Augusto Nunes – que mostrava como, em nome das “boas intenções”, a legislação foi mudando para pior até a apoteose do absurdo no fim da década de 1980. Dizia Pazzianoto, antecipando o caso Wesley: Crianças e adolescentes de famílias dotadas de bom poder aquisitivo frequentam as melhores escolas, aprendem inglês e a usar computador, praticam esportes, vestem-se bem e se alimentam no mínimo três vezes por dia. À medida que o poder aquisitivo dos pais se reduz, a criança torna-se dependente do ensino público e, depois de poucas horas diárias de aula (quando os professores não se encontram em greve), nada tem para fazer; ficará horas diante da televisão, ou nas ruas, no exercício do discutível direito de ir e vir, e de vadiar em logradouros públicos, como lhe assegura o Estatuto. Creio ser desnecessário examinar a situação em que os adolescentes se encontram. Os relatos diários sobre a violência e o tráfico de drogas são suficientes. Ora um dos envolvidos é menor de 18, ora é maior, mas nascido após a promulgação da Constituição de 88, e da Lei n. 8.069/1990.
Adolescente pobre, em suma, não pode desenvolver habilidades e conhecimentos técnicos ganhando um dinheirinho ao mesmo tempo. Para não ser “explorado” pelo capitalismo, tem de ficar à toa sendo adestrado pelos socialistas e aliciado por criminosos.
este brasil e um pais de pilantras e de ladroes...
ResponderExcluirTenho 40 anos trabalho desde os 5 anos a colocar barraca nas feiras livres da região sempre apoiado pelos meus pais nunca tive vergonha do trabalho e sim de ver as crianças brasileiras não agravando todas a si perder no mundo do crime muitas vezes delas por não ter dinheiro ou vergonha de não ir a uma lanchonete com os amigos não ter condições nem mesmo de compra um lápis para ir a escola quem tem principio se da ao luxo de para de estudar para trabalhar outros arrumam a formula mais fácil de ganha a vida na forma mais desumana que é o trafico roubos já viu analfabeto ter oportunidade.
ExcluirBRASILLLLLLLLLL...
ResponderExcluirtrabalho desde 8 anos de idade e estou vivo egraças a deus hoje sou um cidadao de bem .si nao trabalhse morria de fome na capital paulista.
ResponderExcluirMas ele pode ser cantor, ator, modelo mirim, isso é trabalho também, isso pode se depender se seu filho tiver algum talento, se ele não tiver nenhum, nem pensar em ser vendedor de alguma coisa, ajudar a sua família porque o empregador pode ser punido.VAI ENTENDER!
ResponderExcluirE repugnante o estatuto da criança que so o leva ao caminho errado,gente como esse mecanico que deseja ver um brasil melhor para os nossos jovens,um caminho de honestidade, e julgado por ser um homem de bem e que faz o bem.QUEM TEM QUE SER JULGADO,E JUSTAMENTE QUEM CRIOU O ESTATUTO DA CRIANÇA DE FORMA TAO DESTORCIDA. NOS DIAS DE HOJE A CRIANÇA TEM QUE ESTUDAR E TRABALHAR, E DAR VALOR O QUE A VIDA TEM DE MELHOR.
ResponderExcluirtanto homem velho por ai sem emprego agora fica querendo aproveita das crianças lugar de c crianças e na escola
ResponderExcluirAnônimo idiota, do jeito que as coisas estão indo no brasil seria bem melhor se os jovens estivesse dividindo seu tempo entre escola e trabalho.
Excluirestamos fudidos com as leis brasileiras..nem há o que comentar...
ResponderExcluirisso e uma vergonha! quando eu era menor trabalhava,so que agora esses caras que se dis dono do brasil nao deixam menor trabalhar so que...pra votarem neles tem idade pra trampar nao.....BRASIL PAIS DA CORRUPÇAO...
ResponderExcluiresse paìs tem que ter muita vergonha na cara viu botinno,mais e muita mesmo porque pouco nao cabe nesses politicos.
ResponderExcluircade que o poder publico se esforsa pra tirar as crianças e os adoleccentes das drogas e impedem eles de traficar esse e obrasil da copa
ResponderExcluirNão! não pode TRAFICAR DROGAS, FURTAR, ESTUPRAR, ROUBAR NÃO!!!... Só que infelizmente alguns adolescentes fazem isso, mas não podem não! enganado quem disse que pode. E a Lei federal do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que não pode trabalhar, isso é Lei, portanto não pode! Devemos interpretar as coisas de forma mais clara!
ResponderExcluirÉ O BRASIL DO PT OU SEJA PARTIDO DOS TRABALHADORES OU PARTIDO DOS TERRORISTAS É UMA VERDADEIRA MAROLINHA
ResponderExcluiro brasil esta cada dia mais feinho
ResponderExcluirvergonha para quem multou o empresario.que absurdo quer dizer um traficante pode dar drogas para um menino de dez anos vender,isso vejo sempre,mas um empresario nao pode da um emprego honesto.issoé uma vergonha para o brasillllllll
ResponderExcluirÉ um abisurdo,enquanto tem adolescente querendo trabalhar para ajudar seus pais já tem outros no mundo das drogas e nimguém faz nada para ajudar que Lei é essa?
ResponderExcluirESSE É NOSSO GOVERNO!!!!!!!
ResponderExcluirEu queria que D. Dilma andasse sem segurança e um adolescente aprontasse com ela. Aconteceria o que/????
ResponderExcluirComer ela é que não iria, isso eu garanto!!! Ela é muito feia, ladrona, prepotente e arrogante!!! Além de corrupta e assassina da nossa tão querida patria amada Brasil!!!
ExcluirComer ela é que não iria, isso eu garanto!!! Ela é muito feia, ladrona, prepotente e arrogante!!! Além de corrupta e assassina da nossa tão querida patria amada Brasil!!!
ExcluirCom (5) cinco anos de vida, ganhei do meu amado e querido pai "in memória", um presente inesquecível: Uma pequena enxada; sempre trabalhei na roça, hoje sou Bel. em Direito e um profissional bem sucedido; agradeço, penhoradamente, ao meu saudoso e inesquecível papai. "O trabalho dignifica o homem".
ResponderExcluirConcordo com vc ,mente vazia é. Oficina do diabo
ExcluirLEI DO CARALHO !!! AGORA O MENOR PODE TRAFICA ROUBA PINTAR O 7 MAIS TRABALHAR NEM PENSAR LEI DO FDP
ResponderExcluirNão entende, se é jovens de menor idades que rouba, mata, comete outros delitos ficam em pune, fazem isso pra ganhar dinheiro fácil. Enquanto tem jovem que trabalham honestamente até mesmo pra ajudar os pais, jovens de boa índole, que visam uma perspectiva de vida melhor... É proibido pq a lei do Brasil ñ permite. Se a família ñ tem condição de manter, ñ pode trabalhar, qual a outra alternativa q resta para este jovem?
ResponderExcluirInfelizmente o crime. Será a lei do Brasil vai continuar influenciando a criminalidade?
Ou será, que estas famílias de baixa renda sobrevivam apenas da renda fornecida pelo governo?
Infelizmente é esse o BRASIL em q vivemos.
infelizmente o Brasil e isso ai uma fabrica de ladrões imposta pelos nossos governantes eu tive meu primeiro emprego em 1966 aos 15 anos e trabalho até hoje com muita honra devo ao trabalho o que sou estes imbecis é que não tem mais o que fazer fica inventando leis pra tomar dinheiro da população no meu tempo nos eramos incentivados pelos pais a aprender uma profissão hoje esta palhaçada ai
ResponderExcluirEsse governo é pu.... que pariu, oh raça que só inveta leis filho da pu.............. esse deputados ladrões.
ResponderExcluirLei de corno. Brasil país da copa, segura ...em busca do hexa, o resta fica pra depois..... PT , partido dos tolos...
ResponderExcluire a cara do Brasil e as crianças viver a sim roubando matando estuprado usando drogas sim prostituindo e e nada fãs para nossas crianças eles deveria trazer mais projetos para nossas escoas e por fim criança não morre se for trabalha não se fosse a sim eu meus irmaus tavam todos mortos
ResponderExcluire a lei do jovem aprendiz, cadê?
ResponderExcluirerrado nao é trabalho escravo é um trabalho para insentivá-lo,valorizar mais tudo o que se possuó com suor,os menores atrizes de tv nao deveriam trabalhar pois elas ganham para isso.mas eles querem falar e com essa atitude incentivar o menor a viver em trafico.eles mesmo so culpados por nao apoiarem.mas vejo muitos nas ruas pedidno os conselheiros passeando de caro pra cim e pra baixo.tomem vergonha na cara deixa o menor ganhar com diginidade.
ResponderExcluirA lei está cega ou não quer enchergar o que está bem na cara a criminalidade infantil aumenta a cada dia ,culpa de quem? Dos políticos que fazem as leis, vergonha....
ResponderExcluirserta mae como um pai nao ponde brigar nei dar um tapa mais palisia sim eles nei respenta mais ajente ele fais oque ele querem quando ajente falar ajente fala demais e tem outra de pois dos 13 pode viaja sosio ajente nao tem com trole nei um so quando ele entra em pepino que vei atras do pai ou da mae quando nao morre ganhia ajente cuidar os outros fasere oquer querem com ele
ResponderExcluir