A ADAB - AGÊNCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA - apreendeu nesse final de semana 07 NOVILHAS, pesando cerca de 2.000 kg, no Matadouro do Rio do Meio, Distrito de Itororó.
Segundo informações dos agentes, a carne estava sendo abatida de forma irregular, comprometendo a saúde dos pretensos compradores.
Os fiscais afirmaram ao Itapetinga AGORA que o gado pertence a JAILTON AÇOUGUEIRO, O mesmo adquiriu o gado na fazenda de MARCO BRITO, prefeito de Itororó.
Toda a carne apreendida foi inutilizada e posteriormente cremada no ATERRO SANITÁRIO de Itapetinga.
A operação realizada pela ADAB contou com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizou policiais para protegerem os agentes ao realizarem a apreensão.
Tantas familias carentes ao redor ai e vcs pegam esse tanto de carne e cremam.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' veeeerdade viiu .
ExcluirLegal! É um pena mesmo que tanta fonte de proteína nobre esteja sendo cremada, mas acho interessante antes de expormos nossa opinião sobre algo, poderíamos nos informar mais sobre a responsabilidade, sobre as atribuições legais de determinados órgão que prestam serviços de defesa agropecuária animal e defesa sanitária.Isso que houve aí , trata-se tbm de uma questão de saúde pública!!! Já parou para pensar que muitas dessas pessoas carentes poderiam contrair inúmeras enfermidades (Exemplo: Teníase, Brucelose,Tuberculose e outras mais causadas por agentes etiológicos de infecções gastrointestinais, entre outras) consumindo a carne desses animais sem saberem qual a procedência? Vc já parou para pensar nos custos, nos transtornos que isso traria para essas pessoas carentes e consequentemente para a saúde pública? Visto que, algumas zoonoses são perigosíssimas para a saúde do homem e algumas não possuem cura! Vc comeria essa carne ?
ExcluirA ADAB , Meu Senhor ou Minha Senhora Anônimo(a) ,dentre as suas atribuições inspeciona, fiscalizara controla aspectos higiênico-sanitário dos produtos, bem como cadastra e credencia estabelecimentos que comercialização e realizam as atividades de produção, armazenamento, beneficiamento e produtos de origem animal, conforme Decreto nº 9.023/2004, garantindo assim, uma oferta de produtos de origem com qualidade apropriada ao consumo humano.Portanto, seria muita irresponsabilidade desses Profissionais que trabalham nesse órgão disponibilizar essa "carne" de procedência duvidosa para pessoas carentes. Muitos desses profissionais diga-se de passagem, passam anos na faculdade estudando, se dedicando para garantir não só a saúde dos nossos rebanhos ,mas também a saúde de toda a população, portanto, devem honrar seus diplomas, suas profissões!!!
São pensamentos como esses que ainda dão base, para a saúde brasileira ainda ser tão ridiculamente apenas hospitalocentrica e curativa (não que esses métodos sejam de pouca importância), mas compreendo que a prevenção (profilaxia) de enfermidades são bem mais importantes, e saem bem menos custoso para os cofres públicos! Abraços, Saudades da minha terrinha!
Não é por que elas são carentes que vão comer carne de origem duvidosa. A Adab faz certo.
ExcluirVOCÊ QUE FEZ ESTE COMENTÁRIO IDIOTA TERIA CORAGEM DE COMER ESTA CARNE? ESTAS CARNES PROVEM DE ANIMAIS SEM CONTROLE DE DIVERSAS DOENÇAS. O CORRETO É REALMENTE QUEIMA-LAS PARA QUE NÃO VENHA OCORRER DANOS A SAÚDE PUBLICA. ESTE ESCLARECIMENTO DO SEGUNDO COMENTÁRIO PROVAVELMENTE É DE ALGUM TÉCNICO DA ADAB E NOS DEIXA BEM CLARO A IMPORTÂNCIA DE TAL PROCEDIMENTO.
Excluire por que não dao entao para os animais... a matinha ta ai extinguindo, os animais morrendo de fome, porq nao fazem uma checagem na carne e dao para os bichos? certamente essa carne nao eh ruim, porém por nao pagar imposto é apreendida e cremada. absurdo
ExcluirQuem deu essa resposta tão tecnica e educada deve ser algum carguinho de confiança preocupado com seu futuro certo!A rua! kkkkkk,essa galera tem que parar de brincar que trabalha! tanta propaganda por conta de umas novilhas, e o resto dos municipios?não acontece o abate clandestino?ou só em itapetinga foi erradicado?faz-me rir
Excluirvao trabalhar!parasitas sociais
o governo tem verba pra estádios, mas não tem verba pra abatedouros regionais que atendam às exigências da Portaria 304/96... :(
ResponderExcluirComenta em Itororó, que depois de instalada a fábrica de calçados e de roupas em Itororó e Bandeira, o prefeito Marco Brito vai conversar o governador Wagner, deputado Rosemberg e o deputado federal Sérgio Brito, a respeito da viabilidade do matadouro de Itororó vir a funcionar. O povo ansioso, aguarda por essa decisão.
ResponderExcluirO abate clandestino é uma prática criminosa de pessoas desonestas. Pois os consumidores podem estar comprando e comendo carne de animais doentes ou que foram roubadas de alguém.
ResponderExcluira politica de itororo esta de parabém pelo grande desempenho quer sempre eles fizero pelo povo . Nois temos aqui um contrução de um abatedoro de gado na cidade que e do FRG de itapetinga ,fica mais facio para a compra desta contrução quer sim torna mais facio ai faiz a pergonta pôquer não.
ResponderExcluirisso ai só pra dizer q ta trabalhando ,pq coisa pior eles fazem!!!!!!!!!!
ResponderExcluirCoisa pior a adab faz? Tipo oque?
Excluirconcordo
ExcluirUMA FISCALIZAÇÃO ASSIM TEM QUE SER FEITO EM POTIRAGUÁ, AQUI A SITUAÇÃO É FEIA!!!
ResponderExcluirMAS OS AÇOUGUEIROS TÃO TODOS BEM DE VIDA (seR bem de vida até que é louvável; sendo de forma digna e honesta). E SÃO TODOS CONTRA A FECHAR O LIXO QUE É O MATADOURO ,O PIOR MATADOURO DA REGIÃO AINDA EM PLENO FUNCIONAMENTO SE ENCONTRA EM POTIRAGUÁ .
mas o prefeito de potiragua não é do mesmo grupinho politico?
ExcluirA profissão de açougueiro é tão velha quanto o homem sobre a Terra. Então porque não adequar o ambiente e o local onde ele trabalha. Dinheiro no Brasil, inclusive pouco, não é problema. Veja os ESTÁDIOS, para rico e inglês ver. É tudo falta de vontade política, e os pobres que se lasquem. Passeatas nas ruas e não voltem neles em 2014, ai eles aprendem ligeirinho!
ResponderExcluireu acho que o problema nao esta na copa e nos estadio temos que ter uma paises mais pobres que o nosso fazem copa . o problema esta na corrupçao dos politicos so roubando os cofres publicos o famoso enriquecimento ilicito ladroes vote ja pena de morte p/ politico corrupto
ResponderExcluirCidadezinha nojenta e sem progresso essa Itororó.Só tem ladrão nesta merda...
ResponderExcluire por que não dao entao para os animais... a matinha ta ai extinguindo, os animais morrendo de fome, porq nao fazem uma checagem na carne e dao para os bichos? certamente essa carne nao eh ruim, porém por nao pagar imposto é apreendida e cremada. absurdo
ResponderExcluiro povo de itororo nao merece comer carne deste chiquero que estes acogueiro desonestos matam para por na mesa das pessoas adab vai continuar trabalhando em pro do povo
ResponderExcluirvoce que diz que adab faz coisa pior voce tem que continuar comendo paredao que voce e pior do a carne clandestina voce gostaria que seus filhos comese esta carne
ResponderExcluirÔ ADAB !!! SOCORRA O POVO DE POTIRAGUÁ. SE VC ANÔNIMO QUE POSTOU ALGUAM COMENTÁRIO (FISCALIZAÇÃO); OU VISITOU ESSA REPORTAGEM, e QUE TENHA INFLUÊNCIA (TRABALHA) VENHA EM POTIRAGUÁ no matadouro(se é que pode chama de matadouro)nos dias de:QUINTA, SEXTA E SÁBADO 3:OO HORAS DA MANHÃ.A DESORDEM,E A SITUAÇÃO CAÓTICA AQUI ABRANGEM TODOS REQUISITOS DE a-z.
ResponderExcluiressa hora estamos dormindo
Excluir