sexta-feira, 10 de maio de 2013

UESB DIVULGA NOTA E ABRE SINDICÂNCIA PARA APURAR DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA EM TROTE

UMA ESTUDANTE, CALOURA E AGRONOMIA, ACUSOU COLEGAS DE FORÇAREM ELA A CHUPAR UM PÊNIS DE BOI E OS TESTÍCULOS.
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em publicação do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9), abriu uma sindicância para apurar a responsabilidade dos atos praticados por veteranos do curso de agronomia durante um trote contra calouros, que resultou em lesões de ordem física e moral a uma aluna de 22 anos. A estudante denunciou ao Ministério Público Estadual os maus tratos e constrangimento
que sofreu no dia 26 de abril, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A jovem afirmou ter sido obrigada a colocar testículos e pênis de boi na boca durante o trote, além de ter que bochechar um produto usado em bovinos chamado "mata bicheira", composto entre outros líquidos, de urina animal.
LEIAM A NOTA PUBLICADA PELA UNIVERSIDADE
“A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) informa que, segundo a Resolução 07/2008 do Conselho Universitário (Consu), o trote é expressamente proibido em todos os campi da Instituição.
Entende-se como trote, de acordo com a Resolução, toda e qualquer manifestação estudantil que configure agressão física, psicológica, moral ou outra forma de constrangimento ou coação do aluno ingressante. Ao infrator desta Resolução, serão aplicadas sanções disciplinares. As medidas administrativas vão desde a suspensão por 100 dias letivos ao desligamento dos quadros da Universidade, caso haja violência ou utilização de qualquer meio ou produto que cause ou possa causar danos pessoais, psicológicos, lesões corporais, entre outros. Além das penalidades previstas pela Resolução, o infrator será denunciado ao Ministério Público para responder criminalmente pelos atos cometidos. Pensando nisso, a Universidade incentiva formas alternativas ao trote desenvolvendo ações como a Semana da Integração Estudantil, que oferece aos alunos recém-chegados atividades como oficinas, cursos e rodas de conversa. Este ano, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Uesb realiza também a campanha #TroteDoBem, para incentivar os alunos da casa a promoverem momentos de integração sadia e divulgá-los nas redes sociais oficiais da Instituição”.

21 comentários:

  1. SÓ LAMENTO POR ELA, SE FOI RUIM O TROTE PIOR AINDA SERA A CONVIVENCIA DA MESMA JUNTO À TURMA E AOS VETERANOS. É SABIDO POR TODOS QUE CALOUROS QUE : NAO PARTICIPAM DOS TROTES, RECLAMAM OU DENUNCIAM SOFRE UMA ESPÉCIE DE BOICOTE DENTRO DO CURSO OU DA TURMA...
    EXISTE UMA SAIDA PARA SE LIVRAR DO TROTE E DA MARCAÇÃO DOS COLEGAS, A SAIDA É NAO PASSAR NO VESTIBULAR. ME POUPE, ENTRAR NA FACULDADE E NÃO SOFRER TROTE É A MESMA COISA DE SER CAMPEÃO E NAO LEVANTAR A TAÇA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículo este comentário, além de infeliz. Nada tem a ver ingresso numa instituição de ensino superior com trote. Isso é extremamente ultrapassado, grande prova de insanidade, quiçá de ignorância. Há brincadeiras saudáveis pra marcar a entrada de pessoas em mais uma etapa da sua vida acadêmica que não seja selvageria. Isso nos inspira a crer que os seres humanos estão realmente beirando, em larga escala, a irracionalidade.

      Excluir
    2. Para UESB/IT

      Infelizmente tem que se lamentar mesmo, enquanto houver pessoas ou melhor "irracionais" no meios de pessoas que buscam o conhecimento, haverá sim esse papel RIDÍCULO, como disse o nosso Anônimo acima em seu comentário ! Acredito que você e os demais delinquentes que fizeram essa e outras insanidades estão em lugares errados, se relacionando com seres humanos que querem e buscam algo melhor para si e para a sociedade!

      Excluir
    3. ridículo é pouco para este comentário, porque sofrer boicote ou qualquer outra espécie de danos, o certo seria do início expulsar imediatamente quem começou essa integração de forma errada que vicia pro mal, que humilha e desonra a moral e os bons costumes, se eu passei no vestibular, sou campeã, porque fiz por merecer o melhor e não o pior, se fosse com meus filhos ou sobrinhos, descobriria quem teria feito e daria um jeito na situação, porque não fazer um trote do bem, vai dar sopa e alimentos para os pobres, vá visitar escolas públicas e mostrar o quanto foi importante vc ter estudado para alcançar seus objetivos, se acontecesse comigo ou família minha eu vingaria, com certeza, não iria fazer falta nessse mundo esses futuros universitários do mal.

      Excluir
    4. Sofrer um trote como esse, em que se obriga alguém a chupar o pênis e os testículos de um boi ou seja lá o que for só me faria desejar não conviver com os agressores. Portanto, sofrer biocote não seria o pior. Pois o pior, é ver que para ser aceito pelos outros colegas, deve-se passar por um constrangimento desses.
      Entrar numa universidade não é passar por um trote violento como o descrito acima.
      Quem concorda com trotes violentos e constrangedores é digno de vergonha, não é gente, é um animal mais ignorante do que o boi que utilizaram os órgãos para constranger a estudante.

      Excluir
    5. Meu querido UESB/IT,você é universitário,e escreve com tantos erros de português?Nossa senhora....

      Excluir
    6. NÃO TEM NADA A VER COM SER RIDÍCULO OU IRRACIONAL MEU COMENTÁRIO, APENAS NÃO USO DE HIPOCRISIA. O QUE EU DISSE NO MEU COMENTÁRIO É APENAS A REALIDADE DOS FATOS EXISTENTES NO INGRESSO UNIVERSITÁRIO. NÃO DISSE QUE SOU A FAVOR DOS TROTES """" VIOLENTOS """", APENAS DISSE QUE O TROTE FAZ PARTE DESSE NOVO CAMINHO, PASSEI POR TROTE, DEI TROTE E ISSO PERPETUARÁ. ABRAÇOS E ESPERO QUE TENHAM COMPREENDIDO.

      PS:QUANDO PASSEI NO VESTIBULAR HOUVE CORTAR CABELOS, BOCHECHAR VIOLETA, ANDAR DE "ELEFANTINHO" COLADO, COLA, PÓ DE SERRA, TINTA, BORRA DE CAFÉ, LAMA, AGUA, OVO, FARINHA, ESSÊNCIAS DE QUEIJO E ROSAS, UNHAS COM AZUL DE METILENO.

      QUANDO FOI MINHA VEZ DE APLICAR O TROTE FIZEMOS A MESMA COISA, OUTRAS COISAS E CONSTRUIMOS O TROTE SANGUINEO, QUE É A DOAÇÃO DE SANGUE PARA O HEMOCENTRO.

      Excluir
    7. AO ANÔNIMO - APONTE OS ERROS DE PORTUGUÊS POR MIM COMETIDOS QUE FAÇO QUESTÃO DE CORRIGIR ! SE NÃO TEM O QUE COMENTAR, NÃO INVENTE !

      Excluir
    8. Meu caro UESB/IT, ou você não sabe o que está dizendo (que duvido que não saiba) ou você está subestimando a capacidade de raciocínio dos outros, eu nõ seu lugar ficaria calado, quanto mais você tenta justificar a MERDA que voce comentou, mais se complica e diz quem é você. Reveja seu conceitos, princípios e moral, se é que os possui, pois no meu intendimento um ser como você não passa de IMORAL, ou até mesmo AMORAL.....

      Excluir
  2. Eu acho esse tal de Trote, uma falta de respeito com as pessoas...
    Os responsáveis devem ser punidosss.

    ResponderExcluir
  3. Pergunte ao Sr. UESB/IT, se ele houve falar que em Harvard que pelo conheço e tenho informação é uma das mais conceituadas universidades, se lá existe trote. Por isso é que temos cada vez mais alunos com mentalidade de vandalos do que estudantes. Quer fazer trote, faça um trote beneficiente, ajude uma instituição de caridade, doem sangue para o hospital. Façam uma feta para dar as boas vindas aos alunos e explicar como funicona o curso e campus.
    Sem mais....

    ResponderExcluir
  4. FAÇA O TROTE SAUDÁVEL DEIXEM DE SER BURROS, LIGUEM PARA OS CALOUROS E DIGAM A ELES QUE O ALMOÇO VAI SER ALFACE, CENOURA, TOMATE, BATATINHA,E UM COPO DE SUCO DE ACEROLA, AÍ SIM É UMA BRINCADEIRA SAUDÁVEL, VAMOS DEIXAR DE BRINCADEIRA E FALAR SÉRIO, TENHO NÍVEL SUPERIOR E NUNCA PARTICIPEI DESSAS IDIOTICES CONSTRANGEDORAS E NEM PASSEI POR ESSE ATO DE SELVAGERIA, E O MAIS CONVENIENTE FOI TER PROCURADO O MINISTÉRIO PÚBLICO MESMO, PARABÉNS A ALUNA, AGORA ENFIA UM "P" NA "BUN" DOS IDIOTAS

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, pessoas que tem a mente pequena acreditam que trote deve acoplado a inscrição na instituição de Ensino Superior.
    Pensar que estes podem e na maioria são chamados de reflexivos.Acredito os alunos que cometeram tal dano a jovem e aos que não denunciaram, possam ser fanáticos por sexo bizarro ou então possuem alguma patologia, de modo que em situações semelhantes a esta percebem-se que estes infratores não rezam por normas institucionais e não respeitam o direito da coletividade.

    ResponderExcluir
  6. essa uesb é mesmo o lixo de pseudo intelectuais nda Bahia..nem de trote consegue se livrar...dinheiro publico desperdiçado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinheiro público desperdiçado é o governo da Bahia construir um campo de futebol as custas da saúde, da educação, da segurança e do povo da Bahia. Seu comentário é muito infeliz ao se referir a UESB. Vc deveria dar gaças a Deus por Itapetinga ter um campus universitário em que muitas cidades brasileiras, não tem o que Itapetinga tem. Procure se esclarecer melhor depois você escreve. É com este dinheiro público que a universidade forma os profissionais.

      Excluir
  7. Não sei para que essa porcaria de trote,isso é coisa de gente sem que fazer e que não respeita os outros,e as pessoas que passam por isso assim que chega na faculdade,precisa ter autonomia e negar uma situação dessa,ninguém é obrigado a fazer nada forçado,é uma falta de respeito,estudo na universidade,e assim que me ingressem não passem por isso,pq não deixei e se fizesse,meteria um processo. E o pior que são pessoas adultas,e só querem realizar o trote de uma forma grosseira, ridícula e sem limite...As universidades tinham que proibir qualquer tipo de trote..Só no nosso Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Se todas as pessoas se conscientizassem de que o seu direito termina onde começa o do próximo, certas irresponsabilidades e falta de respeito aconteceriam em menor escala. Infelizmente, a chamada EDUCAÇÃO ainda não conseguiu alcançar a todos, o que é uma pena. Mas fica o alerta: apesar da justiça no nosso país ser lenta, ela existe. E nem todas as pessoas são leigas quanto aos seus direitos. Portanto, pessoas desprovidas de bom senso, reflitam antes de praticarem certas aberrações, pois as mesmas podem trazer consequências com as quais vocês não contavam.

    ResponderExcluir
  9. ESSA GALERA DE FACULDADE É UM BANDO DE ALIENADOS PSEUDO INTELECTUAIS....QUANDO EU ENTRAR NA FACULDADE NINGUEM VAI TRISCAR O DEDO EM MIM. EU METO A PORRADA EM TODO MUNDO,SE NAO DEH NA MAO EU VOU FACA OU NA BALA MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada pessoal jovem, um recado para os outros.
      Isso pode ocorrer em trotes na universidade, VETERANOS cuidado com o que fazem, podem gerar consequências como estas citadas acima...

      Excluir
  10. Tomara que os trotes na UESB não cheguem ao mesmo que ocorreu na USP em 1999. MORTE...

    ResponderExcluir
  11. Acho que as pessoas que vão para a universidade vão para aprender, essa coisa de trote é para pessoas que não tem interesse em aprender nada. Este tipo de coisa é tipico de pessoas insanas que no lugar de cérebro é igual a camarão, só tem merda na cabeça.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.