CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ATENÇÃO: NOTA DE ESCLARECIMENTO DO FRIGORÍFICO SUDOESTE

EMISSAO DE GASES E VAPORES
O Frigorífico Sudoeste vem, através da presente nota, esclarecer a população de Itapetinga sobre as providências tomadas pela empresa para o tratamento de gases e vapores emitidos pelo cozimento de resíduos provenientes de abates de animais. Tendo como prioridade não prejudicar a comunidade Itapetinguense, adotando todas as medidas necessárias e exigidas para eliminar a emissão de gases. Testemunhamos o empenho da 1ª Promotoria de Justiça de Itapetinga, na pessoa do Exmo. Sr. Dr. José Junseira Almeida de Oliveira, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, na pessoa do secretário Sr. Carlos Leoncio Souza Costa, na busca por uma solução definitiva para o problema de emissão de gases pelas indústrias de processamento de resíduos instaladas no Distrito Industrial de Itapetinga.
Para tanto foi firmado, conforme documento anexo, que tornamos conhecido neste ato, o compromisso das empresas emissoras de gases junto com a Promotoria, registrada em ata no dia 29/01/2013, em
solucionar o problema, no prazo de 4 (quatro) meses, a contar da data da assinatura da ata.
O Frigorífico Sudoeste, atendendo a demanda acima citada, formalizou, em 27/02/2013, a compra dos equipamentos para sistema de tratamento de gases e vapores, no valor de R$ 255.000,00 (duzentos e cinqüenta e cinco mil reais), conforme contrato de compra e venda firmado junto a empresa Prestatti – Altair Domingos Barazetti & Cia Ltda., sediada em Erechim/RS, especializada nesse seguimento, com prazo previsto de entrega em 90 dias úteis. O investimento total esta previsto na ordem de R$ 350.000,00 (trezentos e cinqüenta mil reais).
Quando em funcionamento, o aerocondensador (equipamento do sistema de tratamento de gases e vapores) eliminará a emissão de gases, não permitindo o lançamento na atmosfera e convertendo o efluente em água resfriada que será canalizada ao tratamento apropriado.
Todo investimento tem o único objetivo de trazer solução para o problema de lançamento de gases, não traz nenhum retorno econômico direto para empresa e ainda aumenta o custo de produção com a sua operação. Assumimos este ônus, a fim de preservar a permanência em Itapetinga, mantendo os postos de trabalho, a geração de renda e divisas para o nosso município e principalmente preservar o bom relacionamento com a comunidade. 
Por fim salientamos que o Frigorífico Sudoeste é uma empresa que cumpre seus compromissos e obedece à legislação, que cuida da origem da sua matéria-prima (resíduos de abate) que é recebida diariamente procedente de estabelecimentos inspecionados, e processada no mesmo dia da coleta, prestando um relevante serviço à humanidade transformando resíduos, fontes de poluição do meio ambiente em produtos nobres utilizados no dia a dia da população.
AGRADECEMOS A ATENÇÃO DISPENSADA E PEDIMOS A COMPREENÇÃO DA COMUNIDADE NO TEMPO NECESSÁRIO PARA IMPLANTAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS FRIGORÍFICO REGIONAL SUDOESTE LTDA

45 comentários:

  1. vc viu ai thiago eu nao estava mentindo agora t bem eles vao comprar o material mas teriam que fazer como a cooperfeira mandar o material deles ser industrializado em outro lugar nao ficarem noventa dias oumais apodrecendo a cidade so aqui nessa itapetinga que acontecem esssas coisas, o cara tem caminhoes bau e so da um frio no material e mandar pra uma outra graxaria, o tempo todo eu mandei tecados aqui que era a graxaria de marcos ribeiro costa e tebe alguns sites que nao divulgaram vc teve esssa coragem valeu tiago mas vcs viram que eu estava com razao e a graxaria de ze marcos ...................

    ResponderExcluir
  2. enquanto isso vamos ficar noventa dias a merce do fedo rsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês reclamam à toa...

      Excluir
    2. Não, vou lhe dar um pregador de roupa pra você colocar no nariz,tenha compreensão seu idiota .

      Excluir
    3. Eles dizem; Assumimos este ônus. Quem deveria assumir o ônus se não fossem vocês que tem o lucro com o frigorífico? Seria a população?Será que vocês acham que em Itapetinga só moram ignorantes? Acho que os donos do frigorífico é que não tem muita cultura e por isso é que falam tanta idiotice!

      Excluir
  3. Por tratar de problema que afeta a saúde pública, esse frigorífico teria que esperar o prazo de instalação das máquinas adequadas para neutralizar o odor e só a partir dai voltar a operar. É um contra senso instalar um empresa dessa, em plena área urbana, sem as devidas proteções, quando da suas atividades normais. Esse mecanismo teria que ser posto no ato da construção do frigorífico. Os empresários, desculpem-me, foram omissos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao existe contra senso, o que existe é o distrito industrial do municipio ter sido destinado naquele local.

      Excluir
  4. NOTA e para o senhor ze marcos ribeiro costa, senhor jose marcos manda sua materia prima queimar la na cooperfeiraa la tem uma graxaria toda legalizada o telefone de la ta no site da mesma senhor jose marcos e so noventa dias o senhor nao vai perder dinheiro nao e so para nao apodrecer a cidade porque estamos com dor de cabeça do fedor ............................

    ResponderExcluir
  5. eu tinha dito aqui anteriormente que em sao jose dos campos tem uma empresa de caldeiraria que que faz isso tudo e o valor do filtro la e 35000,00 reais e e rapidinho para colocar porque deixou cgegar a essse ponto

    ResponderExcluir
  6. Na verdade eu gostaria de saber o que estão fazendo nossos estimados Vereadores desta cidada, que esperam sempre pela promotoria, e nada fazem diante de tal calamidade pública

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sera que você quer que os vereadores fechem o frigorifico e coloca todos para rua e como fica os pais de família que ali trabalham, sera que você não enxerga que a promotoria e o meio ambiente ja esta agindo e a empresa ja começou a comprar os equipamentos.

      Excluir
  7. Para os desinformados acima é bom esclarecer que a empresa possui SIF e licenca ambiental, ou seja, a empresa é 100% legalizada. Quanto a localização não é culpa da empresa, ja que o local onde está instalada é o distrito industrial do municipio. Talvez o maior problema seja esse, ja que na epoca nao fizeram estudos antes de destinar essa area como distrito industrial. Ate onde eu sei, a empresa estudou a maneira mais eficaz para tratar dos gases e odores, nao apenas comprar qualquer filtro. Acho mais prudente procurar saber antes de fazer comentarios sem fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bom, nós itapetinguenses somos desinformados. Então vou fazer outro comentário sem fundamento, imprudente; evacua-se a cidade - 70 mil habitantes - e deixa só o 'distrito industrial' por causa de uma indústria fedorenta!!!!
      '''''Se orienta... estamos no ano 2013 DC...''''

      Excluir
  8. O problema do odor é proveniente das industrias que processam residuos animais, no caso o Frigorifico Sudoeste e JBS. Existe uma ata da promotoria que reza um acordo com essas empresas e deu um prazo para solucao.

    ResponderExcluir
  9. Itapetinga ta muito bem para gerar mais desempregos. E isso ai, vamos fechar empresas e aumentar o desemprego.

    ResponderExcluir
  10. Esse cheiro as vezes incomoda mas nao mata niguem.

    ResponderExcluir
  11. A Valedourado instalou uma caldeira a lenha e esse tratamento de gases e vapores tóxicos é feito muito bem; com graxaria é indispensável e o investimento tem sim retorno, é só pensar nos seres humanos, filhos netos...

    ResponderExcluir
  12. E melhor suportar por um pouco de tempo o odor do que gerar mais desemprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q cheiro eh esse do qual vcs falam??? aki no vila érika nao sentimos nada!!!

      Excluir
    2. É claro vcs moram na cidade vizinha o fedor não chega até lá kkkkkk

      Excluir
  13. Achei valido a nota de esclarecimento do Frigorifico Sudoeste. Pelo menos a empresa teve o cuidado em dar satisfação a nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  14. O povo tem que saber que as víceras que o frigorífico utiliza para o processo de queimação estão em estado de decomposição. Estão queimando carniça e isso é o cheiro imsuportável.
    Este é o mal cheiro em decorrência das víceras decompostas. Isso ninguém comenta.

    ResponderExcluir
  15. Falácia e mas blá blá, o maldito papel aceita tudo, soluções que é bom nada.

    ResponderExcluir
  16. desinformados estao vcs e eu pela pouca experiencia de 28 anos de graxaria sei que ai ta rolando alguma.....duvido que isso ai foi aprovado com projeto arquitetonico e amabiental sem uma........pelo meio vao contar isso pra outros pq ai nao ta esse odor causado por graxaris e simplesmente ...

    QUANTO À HIGIENE DO AMBIENTE

    6.1. O prédio, equipamentos e utensílios devem ser mantidos em bom estado de conservação e funcionamento.

    6.2. Os produtos de limpeza e desinfecção devem estar autorizados pelo DIPOA.

    6.3. Devem ser tomadas precauções adequadas para impedir a contaminação do produto final com água e detergentes utilizados na limpeza da área de manipulação e estocagem.

    6.4. As vias de acesso e os pátios de estacionamento que fazem parte da área industrial deverão estar permanentemente limpos.

    6.5. O pessoal que trabalha na área da Graxaria deve ter pleno conhecimento do risco da contaminação por agentes externos e possíveis contaminações cruzadas.

    6.6. Deve ser impedida a entrada de animais em todos os locais onde se encontre matéria primas, material de embalagem e produtos acabados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai...... os defensores da ilegalidade podem argumentar contra a lei?.....

      Excluir
  17. QUANTO AO PRODUTO FINAL

    4.1. O produto final deve ser proveniente de matéria prima de uma única espécie animal.

    4.2. O produto final deve ser embalado e rotulado de acordo com a legislação vigente.

    4.3. O material empregado na embalagem do produto final deve ser armazenado em locais destinados à finalidade, e em condições de sanidade e limpeza. O material da embalagem deve ser satisfatório e conferir proteção apropriada contra a contaminação.

    4.4. O produto final deve ser estocado de maneira a evitar contaminação e evitar a possibilidade de contaminações cr

    ResponderExcluir
  18. B) INSTALAÇÕES:

    1.4. Os prédios e instalações deverão ser de construção sólida e sanitariamente adequada. Os materiais usados na construção e na manutenção deverão ser de natureza tal que não transmitam nenhuma substância indesejável ao produto final.

    1.5. O fluxograma deverá permitir uma limpeza fácil e adequada, e facilitar a devida inspeção de higiene ideal do produto final.

    1.6. O prédio e instalações deverão ser de tal maneira que impeçam a entrada ou abrigo de insetos, roedores e/ou pragas e de contaminantes ambientais, tais como fumaça, poeira, vapor e outros.

    1.7. O prédio e instalações deverão ser de tal maneira que permitam separar, por dependência, divisória e outros meios eficazes, as operações susceptíveis de causar contaminação cruzada.

    1.8. O prédio e instalações deverão garantir que as operações possam realizar-se nas condições ideais de higiene, desde a chegada da matéria prima até a obtenção do produto final assegurando, ainda, condições apropriadas para o processo de elaboração e para o produto final.

    1.9. Os pisos deverão ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes não podendo apresentar rachaduras, e devem facilitar a limpeza e a desinfecção. Os líquidos deverão escorrer para os ralos (sifonados ou similares), impedindo a acumulação nos pisos.

    1.10. As paredes deverão ser construídas e revestidas com materiais não absorventes e laváveis.

    1.11. Os tetos ou forros deverão ser construídos e/ou acabados de modo que se impeça a acumulação de sujidades.

    1.12. As janelas e outras aberturas deverão ser construídas de forma a evitar o acumulo de sujidades e as que se comuniquem com o exterior deverão estar providas de proteção contra insetos.

    1.13. As portas deverão ser de material não absorvente, de fácil limpeza e com dispositivo de fechamento automático (tipo vai-vem).

    1.14. As escadas, montacargas e estruturas auxiliares, como plataformas, escadas de mão e rampas deverão estar localizadas e construídas de forma a não causarem contaminação cruzada.

    1.15. Os alojamentos, lavabos, vestuários, sanitários e banheiros do pessoal deverão estar completamente separados das áreas de manipulação, sem acesso direto e nenhuma co

    ResponderExcluir
  19. :

    1.1. As graxarias deverão estar situadas em zonas onde a produção de odores indesejáveis, fumaça, e outros contaminantes não afetem a área de elaboração e/ou preparação de produtos comestíveis.

    1.2. As vias de trânsito interno deverão ter uma superfície compacta e/ou pavimentada, apta para o tráfego de veículos. Devem possuir escoamento adequado, assim como meios que permitam a sua limpeza.

    1.3. As novas instalações de graxaria deverão estar separadas, observando distância regulamentar, dos prédios da indústr

    ResponderExcluir
  20. espero que os meus 28 anos de graxaria os senhores nao venham me dizer que sou mal informados leia ai muito obrigado.........................

    ResponderExcluir
  21. As novas instalações de graxaria deverão estar separadas, observando distância regulamentar, dos prédios da indústria. vcs tem serteza que vcs estao dentros das normas ou isso ai e mentira rapaz isoo ai so aqui em itapetinga graxaria nao pode nunca na galaxia ser perto de onde esta se abatendo o gado nao sou mal informado nao e pq aqui nao tem lei e isso.............

    ResponderExcluir
  22. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 001/2001/DOI/DIPOA

    ASSUNTO : PRÁTICAS DE ELABORAÇÃO EM GRAXARIAS

    REFERÊNCIA: RIISPOA, CAPÍTULO V, GRAXARIA, SEÇÃO I E SEÇÃO IV.

    Visando harmonizar os procedimentos a serem observados pela Inspeção Federal e a responsabilidade da indústria, no cumprimento das condições preconizadas no capítulo e seções de referência, devem ser cumpridas as seguintes condições:

    ResponderExcluir
  23. Apelação Cível. Ação de Reparação por Danos Morais. Agro Industrial Brejinhos. Atuação no ramo de graxaria. Danos causados ao meio ambiente. Incômodos causados à população residente na área circunvizinha. Emissão de gases fétidos. Provocação de vômitos, náuseas, dores de cabeça, falta de ar, às pessoas residentes na área. Relatórios técnicos que comprovam que as medidas tomadas pelos requeridos não foram eficazes para controlar os odores. Configuração do ato ilícito. Danos causados à população que reside na região. Nexo causal. Dever de indenizar que se impõe aos demandados. Redução do quantum indenizatório. Incidência dos juros de mora a partir da citação em razão da impossibilidade de se precisar a data do evento danoso. Provimento parcial do recurso. Decisão Por Maioria.

    ResponderExcluir
  24. A liberação de grandes quantidades de cargas orgânicas trazem odores muito fortes, juntamente com poluentes em níveis acima do permitido pela legislação. Tratamos tanto fuligem e gordura quanto o odor

    ResponderExcluir
  25. se aqui no primavera somos projudicado e magina ai perto das vilas

    ResponderExcluir
  26. Esse povo de Itapetinga é um povo muito do idiota, não é a tôa que essa cidade se destaca na região pela enooooorrrme lingua do povo dela. É um povinho sem cultura, fofoqueiro e mesquinho, então é melhor que a empresa vá embora por causa de um cheirinho de osso queimado???
    Somente uma cidade Fofoqueira e de gente mesquinha para ter uma mentalidade dessa.
    Graças a Deus que já não moro nesse inferno chamado itapetinga.
    Saiam dessa merda enquanto é tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você foi, heim, Luiz? Pq afinal de contas, vc não faz isso de falar do povo... quanto rancor da cidade! Que as outras pessoas como você saiam enquanto é tempo MESMO... Quem sabe assim, restam pessoas de bem!

      Excluir
  27. Itapetinga ja estar cendo conhesida como a cidadi de gente metida, marruda. Em São Paulo esses comentários não faltam. É uma pena que esse povo tenha uma mentalidade tão ruim e gosta de ver desgraça. O frigurifigo ta empregando, gerando renda, ajudano o meio anbiente... e o povo por maldade e muita ruindade, querendo destruir sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO LEITOR(A) NÃO PUDE DEIXAR DE LER O SEU COMENTÁRIO. POR FAVOR ESCREVA CORRETAMENTE, TEM MUITAS PESSOAS LENDO O SEU COMENTÁRIO ESCRITO DE FORMA ERRADA. POR EXEMPLO:
      1- JÁ ESTÁ SENDO CONHECIDA COMO A CIDADE;
      2- CORRETO É FRIGORÍFICO;
      3- ANTES DE B E P SE USA M E NÃO N;
      PORTANTO É AMBIENTE;
      POR FAVOR SE NÃO SABE ESCREVER NÃO COLOQUE COMENTÁRIOS COM EXCESSSO DE ERROS DE PORTUGUÊS.... FAÇA ESSE FAVOR PARA NÓS... AGARDECEMOS A SUA COOPERAÇÃO....

      Excluir
    2. não é agardecemos.. o correto é Agradecemos. ENTENDEU???

      Excluir
    3. Rapá.....é muito erro pra consertar....Isso nasceu num corpo errado....era pra vir como burro ou jumento.....e morar no pasto.

      Excluir
  28. Quero ver o cumprimento da nova NR destinadas aos frigoríficos!!!

    ResponderExcluir
  29. ja faz tanto tempo que a população de itapetinga vem sofrendo com esse mal cheiro ainda vamos ter que suportat mais 90 dias nossa será que sobreviveremos pois aqui na nova itapetinga o mal cheiro parece estar dentro de casa

    ResponderExcluir
  30. poxa agora mesmo dia 17/04/2013 está um fedor da porra não dar nem pra fazer um lanche!!!

    ResponderExcluir
  31. GENTE DEIXA DE SER BESTA ESSA EMPRESA GERA TANTOS EMPREGOS PARA PESSOAS QUE ESTAVAM AI SOFRENDO, CLARO QUE O MAU CHEIRO ENCOMODA MUITO MAIS COMO FOI ESCLARECIDO ISSO VAI ACABAR VAMOS SER MAIS COMPREENCIVOS !!!

    ResponderExcluir
  32. Acho que a reclamação era pertinente sim e que a empresa está fazendo o possível para se consertar! Quem continua reclamando pelos próximos 90 dias é porque não tem nada mais útil e produtivo pra fazer da vida... Se aguentamos tanto tempo, o que são 90 dias, perante uma mudança positiva? Agora é cobrar que após este prazo as coisas realmente estejam funcionando... e partir a lutar por causas mais úteis à sociedade Itapetinguense! Sejam produtivos, ao menos...

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK