terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SINDICATO DE VERDADE, DA AZALÉIA, SE REUNIU EM BRASILIA NO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E INDÚSTRIA.

O SINDVERDADE, DOS TRABALHADORES DA VULCABRÁS/AZALÉIA,  ESTEVE EM BRASÍLIA PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DA EMPRESA E A MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS EM ITAPETINGA. 
Texto: ASCOM

 No dia 05 de fevereiro o diretor do Sindicato de Verdade James Alves, juntamente com o advogado da entidade, Bel. Bráulio Ferraz, em companhia ainda do representante da CNTV/CUT, João Batista, representando também a Sra. Cida Trajano – presidente na CNTV, estiveram na capital federal, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, para tratar da preocupação da entidade com a Empresa Vulcabrás Azaléia e a manutenção dos postos de trabalho da empresa na cidade de Itapetinga. Representaram o Governo Federal a Sra. Heloísa Regina Guimarães de Menezes – Secretária
do Desenvolvimento da Produção, Sra. Márcia Blanc – representando a Secretaria Geral da Presidência, Sr. Marcos Otávio – representando o MDIC, além de técnicos do Departamento de Negociações Internacionais.
 No início das abordagens o diretor sindical, assim como o advogado da entidade, expôs a preocupação em relação à permanência da empresa Vulcabrás Azaléia na região, onde foi traçado o panorama dos postos de trabalho a partir de outubro de 2011, quando a empresa contava com 16.855 postos de trabalho (10.546 na matriz); fevereiro de 2012, quando a empresa contava com 14.142 postos de trabalho (10.180 na matriz); agosto de 2012, quando a empresa contava com 12.222 postos de trabalho (8.019 na matriz); novembro de 2012, quando a empresa contava com 11.440 postos de trabalho, e, por fim, apresentando o número da última semana de janeiro de 2013, quando a empresa apresentava 7.779 postos de trabalho, todos na matriz Itapetinga. A preocupação da manutenção dos postos de trabalho foi exposta como meta principal da entidade neste ano de 2013, assim como foi solicitada uma maior atuação do Governo Federal na questão, uma vez que a cobrança da sociedade se explica pelo alto índice de financiamento da empresa por parte de agentes ligados ao Governo Federal, como o BNDES. Pelo Sr. Marcos Otávio (MDIC) foi colocado que todos os incentivos possíveis foram disponibilizados à empresa, como redução do IPI e do Imposto sobre Exportações, além de outras concessões; o que significaria que o Governo Federal pouco poderia fazer em relação à atual situação da empresa. O representante da CNTV/CUT, João Batista, afirmou, com propriedade, que a empresa deveria apresentar uma contra partida em compensação aos tantos incentivos lhes proporcionados, assim como informou o histórico da empresa em agir de forma a “sugar” estes incentivos e a mão de obra dos Estados onde se instalam e, sem preocupar com a sociedade e com os trabalhadores, repentinamente esvaziam a produção e se descola para outros Estados.  
 O advogado da entidade, Bráulio Ferraz, ainda apresentou números apresentados nas demonstrações financeiras da empresa, assim como repassou a grande queixa da empresa, que é a entrada de calçados importados por meio da triangulação industrial, com participação de países como Vietnam, Indonésia e Malásia, que servem para escoar a produção chinesa, segundo os diretores da empresa. Sob este assunto os representantes do Governo Federal afirmaram que quaisquer medidas impeditivas das importações devem partir de reclamações formais junto ao Departamento de Negociações Internacionais, órgão ligado ao MDIC; especialmente apresentando indícios e provas da “falsa origem” dos calçados importados. Continuando com as abordagens o Bel. Bráulio Ferraz ainda colocou que está ocorrendo verdadeira desindustrialização da região, sem que o Governo Federal e Estadual se mostrem “no mínimo para dá uma explicação à sociedade”. 
 O diretor sindical, James Alves, informou ainda que existem fortes indícios da transferência de linhas de produção da matriz Itapetinga para o estado do Ceará, o que significa que a empresa poderia estar enfraquecendo na região com intuito de definitivo encerramento das atividades, com manifesto deslocamento de toda a produção. Os representantes do Governo Federal afirmaram que será iniciado um processo de investigação, junto mesmo com o Governo do Estado da Bahia, para buscar da empresa uma resposta sobre os indícios suscitados pelo representante dos trabalhadores.  
Ao encerramento da reunião os representantes do Governo Federal se comprometeram a contatar o Governo do Estado da Bahia, especialmente o Secretário da Indústria e Comércio, Sr. James Correa, para envolver o estado no assunto tão delicado, que é a manutenção da empresa e dos postos de trabalho no nosso estado, em especial na cidade de Itapetinga.
 Para o Sindicato de Verdade a reunião ocorrida em Brasília serve para trazer ao assunto – Vulcabrás Azaléia – o Governo Federal, o Governo Estadual e, por correlato, os Governos Municipais. Também já foi encaminhada solicitação de reunião na capital do Estado, junto ao parlamentar Rosemberg Pinto, para serem colocados todos os pontos abordados pela entidade para parlamentares estaduais e federais, e o próprio Governo do Estado. O Sindverdade mostra que está agindo em defesa da manutenção dos postos de trabalho, e mais do que nunca necessita do apoio dos trabalhadores e trabalhadoras, além de toda a sociedade de Itapetinga e municípios vizinhos nesta luta que se aproxima.    

28 comentários:

  1. É vamos esperar, pois vemos que o sindicato tem feito o que lhes cabe, a a vulcabras é quem decidirá se fica ou não.

    ResponderExcluir
  2. eu tive no ceara e vir que tem grandes galpoes da vulcabras operando emvarias cidades la e infelizmente ela vai embora mesmo ela sugou tudo aqui agora vai sugar por mais dez anos la e melhor o governo desde ja procurar outra fabrica pra instalar aqui

    ResponderExcluir
  3. Quero saber é de resultados concretos,isso sim.

    ResponderExcluir
  4. a vulcabras/azaleia está indo em bora aos poucos q vcs nem vai perseber.todos os dias eles estão embalando maquinas para irem em bora. eu falo porque sei e ajudo ha embalar.no deposito de itapetinga 2 tem varias caixas de maquinas para ir para horizonte está fazendo o mesmo q fez quando ela saiu do sul pra vim pra bahia. logo logo vcs vão ver o resultado. tchau mamae

    ResponderExcluir
  5. CARLOS ALBERTO ( EU ESTIVE NO ESCRITÓRIO DA VULCABRAZ AZALEIA NA CIDADE DE JUNDIAÍ E UM DOS FUNCIONÁRIOS ME DISSE A VULCABRAZ SO TA ACERTANDO OS ÚLTIMOS DETALHES PRA SAIR DE ITAPETINGA MUITO TRISTE ISTO EU QUE NASCI EM ITAPETINGA E TRABALHEI NA EMPRESA AZALEIA)

    ResponderExcluir
  6. FIQUEI SABENDO QUE A AZALEIA ESTÁ CHAMANDO OS EX-FUNCIONÁRIOS PRA PREENCHER FICHAS,ISSO É APENAS UMA ESTRATÉGIA DELA SOMENTE PRA TER A BOA IMAGEM,MAS NA REALIDADE O DESEMPREGADO ESTÃO SENDO FEITOS DE TROUXAS POIS ELA NÃO VAI PEGAR É NINGUÉM MAIS,TEM POUCOS GAUCHOS AQUI MORANDO NA CIDADE E MESMO SE CONTRATASSE ALGUÉM SERIA OS DO SENAI PORQUE QUEM PAGA A VERBA PRA ELES É O GOVERNO.

    ResponderExcluir
  7. E muito triste v a vulcabraz azaleia indo embora mais acredito q nada o governo pode fazer porq e decisao dos donos da fabrica muitas pessoas so acordaram depois q ela feichou as filiais fiquei desempregada mais sei q dei o melhor de me se ela ta indo e porq teve operadores q contribuiram tambem para esse desfecho.












    ResponderExcluir
  8. Moro aqui em Itambe e ja estou morrendo de saudade dos meus colegas do meu trabalho,sei q ela vai nos fazer muita falta mais foi bom o quanto durou se ficar em Itapetinga fico feliz porq vai ser muitas pessoas com seu trabalho garantido.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhei na Azaléia durante quatro e sete meses gostei muito de trabalhar lá, e estão investindo mesmo é no Ceará e Sergipe, mas também muitas pessoas ficam dando atestados sem estar doente, exceto algumas, ouviam muitas pessoas falar que ia no Cristo Redentor pegar um atestado para ir as festas, viajar,salão, poxa pessoal a Azaléia todos nós sabemos que é uma fonte de renda para toda população geral de Itapetinga , seja comércio, alugueis de casas , as pessoas deveriam valorizar mais o trabalho porque todos nós sabemos que emprego está dificil , Itapetinga não tem muita opção e o pessoal ainda não da valor o trabalho não esta nem aí, não tem firma que aguente tanto atestados a fábrica quebra mesmo, gente acorda pra vida e enxerga a realidade vocês dão valor o trabalho ou bom ou ruim vocês estão dependendo dela como eu também já dependi,Deus ajuda que ela permaneça aqui em Itapetinga isso também vão depender de vocês funcionários da Vulcabrás.

    ResponderExcluir
  10. é verdade muita gente dava muito atestado mais ali dentro rola muita injustiça pos partes doos regentes e supervisores discarados

    ResponderExcluir
  11. Isso é para a população de Itapetinga aprender, pois muitos e muitos funcionarios da Azaleia ficava amaldiçoando o proprio emprego e o salario que ganhava e se esquecendo que era dele que se sustentava e sustentava a familia, a biblia nos ensina que as nossas palavras tem poder, entao da proxima vez ao inves de amaldiçoar a empresa e o salrio que ganha faz o contrario e ABENÇOA.
    Agora não adianta chorar pelo leite derramado.









    ResponderExcluir
  12. azaleia , nao tem mais o nosso saudoso acm no poder, para falar de fica ou se sai...

    ResponderExcluir
  13. James, o sindicato de verdade esta de parabens, mostrou e continua mostrando que é um sindicato atuante, pois capital e trabalho não anda juntos, sempre o capital é perverso, não tem consideração a nenhum trabalhador, e o sindicato de verdade continua na luta para manter os postos de trabalho. vamos a luta companheira, a luta continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica: Após vç ser demitido olhe com atenção quem serve o lanche no sindicato e de onde vem . KKKKKK

      Excluir
  14. Fernanda Coelho e e comentarista,então que dizer que Fernanda foi uma das pessoas que não deu valor ao seu posto de trabalho,observa que ela só fala mal dos funcionarios sem cortes,os que estavam doentes em função da fabrica e em função natural e os que figiam tambem,então não é justo só falar dos funcionários,que a empreza visa só lucros sem pensar no bem estar do funcionário,exemplo um doente passa pelo médico especialista no diagnostico e o próprio atesta 5 dias de recuperação e vem depois o médico da fabrica que é médico do trabalho altera para 2 ou 3 dias só,e com isto a recuperação do rabalhador diminui.
    Em relação da perca do posto de trabalho e e pensamento do deslocamento da empresa para o Ceará ou Horizonte,não é só ensentivo por quer teve,creio eu que eles diretores esperão um perdão de boa parte de divida que tem ao BNDS,que o gorverno perdoe.Mas se todos eu digo todos mesmo ,governo municipal ,governo estadual,governo federal população e trabalhadores da vulcabras azaleia se unir e focar em na empresa e trazer outras empresas o mas rapido possível,E que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha anonimo, eu trabalhei na Azaleia quase cinco anos e dei muito valor , a questão que falei tem muita gente que dar atestados sem estar doente , exceto algumas pessoas saiba interpretar meu comentário, eu tinha uma ficha limpa , já fui trabalhar doente, fui dar atestado lá porque infelizmente adoeci, entendeu?inclusive eu sair no corte que teve , os coordenadores mesmo fizeram reunião que a fábrica ia demitir quem queria e quem não queria,olha eu ouvi o rádio só em janeiro foi 1500 atestados, imagine no carnaval agora, Deus ajude que traga mesmo mais empresas para cá, porque a cidade está carente, bottino pulblique meu comentário, obrigado...

      Excluir
  15. tenha calma gente itapetinga está crescendo a todo vapor não se precipitem em sair da cidade ou tomar qualquer decisão antecipada pois podemos observar que construções estão se alastrando e a quantidade de habitantes já é muito grande os homens que estão a frente das grandes construções também tem conhecimento da possível crise porém continuam investindo alto pode ter aí alguma coisa que a gente não está sabendo. em redor do 12 de dezenbro contruções ,entada da exposição de um lado e de outro construções e em vários outros lugares grandes construções e outras mais que nem dá para citar todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itapetinga está sim crescendo você falou certo mas o desemprego também, o comércio parado, é as casas algumas estão vendendo , muitas pessoas indo embora, quem vivia de aluguel o aluguel de casa caiu muito,algumas pessoas investiram muito em construções de prédios, sobrados, com o desemprego como fica a situação da cidade? a crise afeta toda a cidade, vamos orar para Deus que venha mais empresas para Itapetinga.

      Excluir
  16. O meu filho minha resposta para você anônimo de cima que não quis se revelar, como tinha falado trabalhei quase 5 anos na Azaléia e dei muito valor ao meu trabalho, gostei muito de trabalhar lá e tem mais eu já trabalhei doente com febre, dor de barriga, mal mesmo, fui dar um atestado depois de dois anos de fábrica porque adoeci entendeu amigo, e eu inclusive fui junto com o corte infelizmente , os coordenadores já tinha avisado para gente nas reuniões que se preparassem porque ia demitir quem quisesse e quem não quisesse , e tem mais eu falei o que ouvi as pessoas dizendo que ia pegar atestado mesmo para as festas, viajar, entendeu pessoas que não estavam doentes, porque tem gente realmente prescisa pegar um atestado ta doente , mas tem pessoas que não estão nem ai , você saiba interpretar as coisas que falei no meu comentário simplesmente , tinha uma ficha muita limpa nas fábrica meu amigo mas a fábrica não quer saber , porque os bons tem que pagar pelos ruins , ouvi no rádio que o pessoal já tinha dado só agora em janeiro 1500 atestados, e no carnaval ouça só o rádio , fiz minha parte lá não até quando mim quiseram , não quiseram tudo bem , Deus tem abre outra porta para mim e para as demais pessoas que sairam tem que correr atrás e ter força de vontade, Deus ajude que ela permaneça aqui.

    ResponderExcluir
  17. Ficar pensando se ela sai ou se fica ? Eu nem penso nisso procuro é outros meio de trabalho parar no tempo n ajuda em nada....

    ResponderExcluir
  18. O problema não é só da vulcabras, e sim todos próprios funcionarios onde o indici de atestados é autíssimo só no mes de janeiro deste ano já ultrapassa mais de mil. E o que dizer com isso o problema está na empresa ou nos funcionarios na maioria dos atestados são comprados. não tem que culpar a empresa pois a empresa que ficar na Bahia mais o problema está no povo que não quer nada com nada não gerenalizando a todos, por que ali tem muita gente que tem compromisso com a empresa. essa não pode ser a sua, mas é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  19. Realmente,uma boa parte de culpa do que esta acontecendo é dos proprios funcionarios que não queria nada e estava na empresa oculpando a vaga de quem realmemte queria trabalhar,so que muitas vezes presenciei pessoas que queriam ser demitidos e a fábrica não mandava embora,no lugar deles colocava pra fora pessoas que não queriam sair,essas pessoas que querem sair da fáfrica e ela não demite dão o pior de si,fazem as coisas do jeito que querem sem qualidade pra prejudicar a fábrica,dão atestado por nada, faltam mesmo e prejudica o trabalho dos colegas que estão fazendo o melhor...tenho certeza que se eles procurassem saber quem relmente queria sair e os demitissem,muitas coisas poderiam ser diferentes,porque tinha muita gente querendo entrar na fábrica...conheço pessoas que até hoje lamenta que a fábrica demitiu as que trabalhavam certo e ficava com os sem compromisso la dentro,não estou dizendo que a culpa do que esta acontecendo é do trabalhador,mais parasse e ouvisse um pouco mais as opiniões dos funcionarios,as coisas poseriam esta acontecendo diferente....trabalho e não do que queixar,gosto do meu trabalho e o faço com muito amor...devemos agradecer a Deus pelo que temos!!!!!

    ResponderExcluir
  20. kade o governo da bahia??? itapetinga ta um desenprego tremendo vulcabraz indo em bora iagora o que vai acontece ,o povo volta pras predeiras, ou sonha no comcurso que nuca sai ,o governo so lembra de salvador ,pra ele a bahia so e salvador ,o povo do interior e que sofre .

    ResponderExcluir
  21. ATE QUANDO A AZALEIA VAI CONTINUAR COM ESSA MENTIRA?PORQUE ELA NAO ABRE ESPAÇO LOGO PARA OUTRA FABRICAS VIREM PARA NOSSA REGIAO.

    ResponderExcluir
  22. E VERDADE, OS TRABALHADORES TEM UMA PARTE DE CULPA POR DAR TANTO ATESTADOS E FALTAREM MUITO, SOU EX FUNCIONARIA ÍNFELÍSMENTE FUI DEMITIDA, MAS SAIR COM A CABEÇA ERGUIDA PORQUE NUNCA FALTEI. FICO MUITO TRISTE EM SABER QUE MUITOS PAIS DE FAMÍLIA VÃO PERDER SEUS EMPREGOS!!!!

    ResponderExcluir
  23. se o gorverno ñ trazer outra empreza p aq vai rola
    uam onda de asalto e eu vo mata um bucado de ladrão
    vo meter bala

    ResponderExcluir
  24. sou de Macarani e trabalho na VulcabrasAzaleia a 9 anos, e só tenho 2 atestados.não foi por que não fiquei doente, mas sim por que existe casos de doenças q não é preciso faltar ao trabalho,existem pessoas q se sentir uma dor na unha já é caso de atestado esse é um dos motivos q a empresa não aguenta.Esse tipo de pessoa q falta por nada no trabalho são pessoas preguiçosas q não tem responsabilidade e são as q mais precisam. Eu sei q a fabrica tem suas injustiças mas não é por isso q devemos faltar achando q ela vai se ferrar porque quem se ferra é quem mais precisa.

    ResponderExcluir
  25. Fiz 9 meses de senai num dei um atestado , porém fui contratado e ao 3° mês contrair uma dengue trabalhei 2 dias doente .... Temos q fazer nossa parte....

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.