quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SE AUTO AVALIE ANTES DE CRITICAR.

AS VEZES CRITICAMOS O MUNDO INTEIRO E ESQUECEMOS DE NOS CRITICAR, NOS AUTO-AVALIAR, ANALISAR NOSSAS ATITUDES... A MUDANÇA QUE QUEREMOS COMEÇA EM NÓS MESMOS.
Por: TIAGO BOTTINO J. BRIGE*
Todos nós temos o poder para transformar a realidade ao qual estamos inseridos, o meio ao qual moramos e vivemos, porém apenas ficamos nas criticas. Muitas vezes criticamos a violência excessiva no país, criticamos a miséria intensa, criticamos o aumento exacerbado do uso de drogas por crianças e adolescentes... criticamos e criticamos e criticamos, apenas isso, nada mais.
Não que as criticas não tenham valor, elas não apenas tem valor como devem existir continuamente, como um processo de levante social por alguma mudança que seja. Porém as criticas por sí só não salvam o país ou mesmo o meio em que se vive. Na verdade, o que temos observado no País é que as pessoas que vivem a criticar são as primeiras a não cumprirem seus deveres, exigindo o cumprimento dos deveres pelos outros e querem apenas ter acesso aos seus direitos.
É o professor sindicalizado que exige um bom salário, mas se recusa a ministrar uma aula com qualidade, faltando continuamente. É o funcionário que vive a reclamar do chefe, mas com o virar das costas nunca
cumpre com os serviços determinados. É o morador que reclama das ruas sujas, mas sempre joga papel pela janela do carro... são variados os exemplos.
Um exemplo que me chama a atenção é de um amigo professor que sempre devia carga horária nas escolas onde atuava, no momento em que se viu na direção passou a sugar o sangue dos seus subordinados e a falar de sí na 3ª pessoa, como zeloso cumpridor das obrigações nas unidades por onde passou. Ou seja, enquanto cumpridor de deveres nota 0, enquanto detentor de direitos nota 10.
Diante do exposto fica a certeza: Se cada um cumprisse com suas obrigações, e não apenas exigissem os seus direitos, tudo seria totalmente diferente, o país seria diferente, o estado seria diferente, a cidade seria diferente  a nossa vida seria diferente.
Devemos nos entender como seres INTERDEPENDENTES, estamos interligados, como uma enorme fonte
de sustentação da harmonia ou mesmo da desintegração social. Para tanto necessitamos criticar muito, mas antes disso, ter uma auto - critica constante e também nos avaliarmos continuamente: será que o errado que criticamos não é antes de tudo uma ação que praticamos?
O começo para qualquer mudança no sistema passa, inicialmente, por uma mudança em nossas próprias atitudes, um olhar para dentro e uma auto-avaliação constante. Cada pessoa, individualmente, tem  a responsabilidade com a transformação que queremos no mundo, em nossas pequenas atitudes temos o inicio  ou o fim de tudo.

Tiago Bottino J. Brige
Pedagogo/ Uesb
- Diretor do Itapetinga Agora.Com
- Coordenador do PREVE
- Coordenador Pedagógico SMED
- Técnico em Segurança Pública




21 comentários:

  1. ISSO MESMO TIAGO,PRINCIPALMENTE MUITOS POLICIAIS QUE TEM EM NOSSA CIDADE QUE QUEREM CORRIGIR A BANDIDAGEM E SÃO OS PRIMEIROS A NÃO DAREM EXEMPLO.A SOCIEDADE NÃO É BURRA.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Tiago, sou fã assidua deste site. E hoje ao ler este seu texto veio assim como uma certeza de que não só eu mais vc e tantos outros que irão ler este texto tb tem reparado, nas criticas que tem ocorrido na sociedade na qual vivemos, na qual meus subrinhos, nossos filhos estam começando a notá-la, criticas de pessoas como este seu amigo, pessoas que a alguns anos atrás cometeram erros para com os seus munícipes e hoje ao ver uma outra pessoa cometer os mesmos erros, estam aos 4 ventos criticando, julgando como se nunca tivesse os mesmos (erros) cometidos. Professores que não fazem seu trabalho direito, não cumprem a carga horária do dia corretamente,não sabem nem preencher as cadernetas de sua turma, não conseguem trazer novos recursos que a escola tem pra dentro da sala, mas que dizem que tem compromisso, responsabilidade, não buscam inovar, fazer por merecer, mas... dizem que o seu salário é muito baixo, se conseguissemos que o nosso salário de professor melhorasse claro que seria bom! Mas será que eu estou merecendo? Será que Deus está feliz com os resultados das minhas aulas? Paremos nós(professores) e analizemos. Pessoas que mudam como vc mesmo disse, se é professor faz do jeito que quer, quando questionados sobre o bom trabalho dizem apenas: ah o que importa é que no final do mês eu vou receber meu dinheiro, e se falta 10,00? Nossa Senhora viram uma verdadeira onça. Sou professora, não consigo em sala fazer tudo o que deveria, mas com as condições que me oferecem, tenho conseguido fazer o melhor que posso, tenho feito muitas coisas além de meu alcance, isso eu não tenho dúvidas, preciso melhorar? sim preciso, e o que ganho graças a Deus tem sido o suficiente para o meu sustento e daqueles que de mim dependem. Obrigada pelo texto, por ter me feito refletir sobre o meu papel, sobre a minha responsabilidade. Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto caro Tiago,
    Na verdade isso tem acontecido muito, principalmente na educação onde os professores exigem muito do aluno e nada dão em troca, com aulas péssimas e falta de comprometimento,e ainda querem brigar por um bom salário.
    Muito bom o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Poxa!!! Adorei este texto seu. estou passando por um momento meio que dificil, acabei de me separa, e achei que foi por uma coisa tão futil~e infantilidade de minha ex esposa.
    Esse texto me mostrou que eu posso estar errado e não vi os erros que pratiquei.
    Eu ainda a amo, mas infelizmente ela nao quer reconciliar, to mal!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Um lindo texto. Assim somos todos nós, mas apenas poucos conseguem nitidamente enxergarem a si mesmps assim.

    ResponderExcluir
  6. O texto retrata nada mais que nossa realidade,pois a sociedade a caba se tornando "falsos moralistas"

    ResponderExcluir
  7. Concordo ,muitas vezes as pessoas são tão falsas que amam criticar incluse com criticas destrutivas aqueles que nos deu a mão .Acabei percebendo que amigo só temos um só Deus

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto e bem elaborado.parabéns Tiago

    JOSÉ LOPES SOBRINHO (São paulo capItal)

    ResponderExcluir
  9. Tiago sou solidário com seu posicionamento, mas ainda defendo a tese de que a humanidade tem se distanciado de DEUS, independente de qualquer crédulo religioso. O que está evidente é que as pessoas estão cotidianamente correndo atrás do pão nosso de cada dia, preocupado com o sustento seu e de sua família, com sua realização pessoal, com as diversões e prazeres, mas é raro vc ouvir alguém se manifestando a respeito da necessidade de se buscar a DEUS. A verdadeira mudança do homem num sentido genérico, começa de dentro para fora, e é necessário JESUS na vida do homem para que isso de fato ocorra, JESUS em nossas vidas opera a verdadeira transformação.

    Robson
    Contabilista - Amargosa-BA

    ResponderExcluir
  10. É verdade Tiago! Muitas vezes exigimos muito dos outros principalmente quando se trata de pessoas que prestam serviço para a sociedade e ocupam um cargos publico. Eu mesma já ouvir inumeras vezes pessoas dizendo: "Tal prefeito não vale nada" "o Brasil não tem jeito". "Eu quero distância da politica". Enquanto o Brasil só precisa de pessoas atuantes compometidos com a ética e o progresso. Tem gente que não tem coragem de ir até a urna votar, e no entanto passa a vida toda criticando politicos que não conhece e ainda tem raiva de quem conhece algum politico. É muito fácil criticar!

    ResponderExcluir
  11. SHOW,SHOW ISSO AI LEMBRE-SE CRITICAS CONSTRUTIVAS VALEM A PENA,,COM DESDEM NAO...arcade.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto falou tudo. Parabéns! Que cada um possa meditar e refletir.

    ResponderExcluir
  13. É isto aí! " A mudança começa de dentro para fora"! Precisamos começar a mudar a nós mesmos e, os que estão ao nosso redor, ao constatar esta mudança, é muito provável que sigam o exemplo. Oportuno suas colocações. Por sinal, voce escreve bem. Parabéns, Tiago!

    ResponderExcluir



  14. Adorei essa nota, realmente os professores que mais reclamam do baixo salário não valem o salário que ganham, pois os mesmos cometem barbaridades fazendo de conta que trabalham, enquanto os alunos ficam a mecer de cópias imensas sem orientação nenhuma.

    ResponderExcluir
  15. legal! vc arrasou com essa nota, parece até que vc trabalha na mesma escola que eu, onde a maioria dos professores fingem que trabalham e os alunos fingem que estudam, só pra vc ter uma ideia amigo, alguns colegas só coleciona caderno de planejamento, porque usar que é bom nada!

    ResponderExcluir
  16. na verdade não existi auto critica critica só gera defesa quer exemplo critica a beleza de uma menina ela vai se defender, critica um garoto que tira notas baixas ele vai se defender também ninguém se auto critica na verdade o que as pessoas fazem não é por mal por que elas são burras demais para saber o que é o bem.

    ResponderExcluir
  17. PEDAGOGO DA UESB, QUE VERGONHA, VAI ESTUDAR JORNALISMO NA UFBA, AI SIM , MAS QUE TEXTO QUE QUALQUER CRIANÇA FARIA ?

    ResponderExcluir
  18. engraçado que parecem esquecer que muito pior que nao cumprir a cagra horarai é agir como os PMs na greve, atuando como marginais, colocanod em risco pessoas inocentes, destruindo patrimonio publico, fazendo algazarra e matando gente. Posta isso que eu quero ver.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.