A gasolina vai ficar mais cara nos postos pela primeira vez em quase dez anos. O governo federal deve reajustar em 7% o preço do combustível. O óleo diesel também vai subir, mas em nível um pouco menor – entre 4% e 5%. A expectativa é a de que o anúncio seja feito na semana que vem. O reajuste será sentido de imediato pelo consumidor, mas para amenizar, no futuro, esse impacto e evitar uma piora nos índices de inflação do ano, a equipe econômica estuda medidas que poderão ser
adotadas nos próximos meses.
Uma delas é o aumento da mistura de álcool anidro (etanol) na gasolina. O governo deve anunciar a elevação do teto da mistura, dos atuais 20% para 25%, com o reajuste dos combustíveis. Mas o aumento só será efetivado quando a colheita de cana-de-açúcar estiver no auge, o que deve ocorrer em junho.
Demanda antiga dos usineiros, o aumento da mistura pode, no futuro, representar um desconto no preço da gasolina. Além disso, a medida alivia a necessidade de importação de gasolina,que tem contribuído para o déficit da balança comercial no início deste ano.
A decisão de conceder o reajuste já está tomada no Ministério da Fazenda e recebeu o aval do Palácio do Planalto. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também é o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, só vai bater o martelo sobre o aumento e a fórmula que será adotada para amenizar esse repasse ao consumidor quando voltar das férias, na semana que vem.
Fonte: EM
é cara vai ficar difiçio noosá viagenziha em junho ...
ResponderExcluirPOXA COM É DIFICIL
ResponderExcluirO SALARIO AINDA NAO ALMENTOU
E O PREÇODAS COISAS JA SUIUBIU
IGUAL AVIAO.
mas a gasolina já esta cara e ainda vai subir mais??? Pior que se subir sobe tudo, pois como o Brasil é um país atrasado que só usa caminhão para transportar os alimentos, vai ficar mais caro as coisas. Só não fica caro para os políticos.
ExcluirA gasolina de itapetinga não são de boa qualidade eu só abasteço em conquista toda a semana, lá a gasolina rende muito mais.
ResponderExcluir