CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

POLÍCIA MILITAR REALIZA DESOCUPAÇÃO DE FAZENDA OCUPADA PELOS SEM TERRA.

A FAZENDA, EM MACARANI, FAZ PARTE DO ESPÓLIO DO FAZENDEIRO PEDRO CANGUSSÚ (FALECIDO). A DESAPROPRIAÇÃO FOI COMANDADA PELO MAJOR FERREIRA LOPES. FOI UTILIZADO UM EFETIVO DE 100 POLICIAIS MILITARES. 
Fotos: PAULO VITOR/PM
O Major Ferreira Lopes, durante a desapropriação.
O Comandante da 8ª CIPM de Itapetinga, MAJOR FERREIRA LOPES, comandou um efetivo de cerca 100 policiais militares que atuaram na manhã dessa quarta-feira (11) na reintegração de Posse da FAZENDA JURU, localizada na entrada de Macaraní, de propriedade do finado pecuarista PEDRO CANGUSSÚ. 
A Operação de desocupação, realizada pela Polícia Militar, teve início às 06:00 h. da manhã e terminou às 23:40 h. da noite de quarta (11). Além da PM DE ITAPETINGA, teve também apoio do 15º Batalhão de Itabuna e da CIPE SUDOESTE (Ex Caesg). 
O mandado de reintegração foi expedido pela Juíza da Comarca de Macaraní GISELLE DE FÁTIMA CUNHA GUIMARÃES RIBEIRO. 
MAJOR FERREIRA LOPES: DESOCUPAÇÃO PACÍFICA.
Para o Major Ferreira Lopes, a reintegração ocorreu de forma totalmente pacífica: “A Polícia Militar tem como preceito maior proteger e zelar pela vida do cidadão, então a nossa postura com os SEM
TERRAS é de diálogo. Dessa forma que foi desenvolvida a desocupação: dialogando. Todos os participantes do movimento entenderam a nossa função no dia de hoje e amigavelmente saíram da fazenda ocupada.”
SEM TERRAS DENUNCIAM FAZENDA COMO IMPRODUTIVA! 
A briga entre os sem terra e os herdeiros de Pedro Cangussú parece não ter fim. Os trabalhadores reivindicam do INCRA a imediata desapropriação das fazendas JURÚ, INGAZEIRA E ALEGRIA, localizadas nos municípios de Maiquinique e Macaraní. 
Para os trabalhadores rurais sem terra, na fazenda nada se produz, sendo totalmente improdutiva.
CONFIRAM COBERTURA FOTOGRÁFICA:











12 comentários:

  1. Alguém errou aqui, ou foi o redator ou os sem terra. Se a terra é improdutiva, o que estes querem lá? Se é para reivindicar terras improdutivas que vão ao deserto, tem muita lá. O termo correto seria "terras devolutas". Nesse caso o MST pode reivindicar quase que a microrregião de Itapetinga inteira, pois o que não falta são gigolôs de vacas que se intitulam "produtores rurais".
    Profº Perecles Batista
    IF Baiano - Campus Srº do Bonfim/BA
    Doutorando em Zootecnia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Improdutiva no sentido de não estar sendo usada para pecuária ou agricultura,improdutiva no sentido de não estar sendo utilizada no momento.Não no sentido de terras ruins para produção.

      Excluir
    2. muinto sem ideia vc cara

      Excluir
  2. BOTTINO quem roubou a moto de placa NZS 0755 foi o safado do PERINA irmao de joao Paulo o Joaozinho matador e ele ta na cidade ainda com a moto. Ele tava escondendo aqui atraz da caixa dagua.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Perecles,
    Terras Devolutas são aquelas pertencentes a União, ocupadas ou não por particulares.
    Terras Improdutivas são aquelas, segundo classificação do INCRA no contexto da reforma agrária, que não atingiram os índices de produtividade agropecuária de sua região.
    Logo, as terras em disputa, são improdutivas, pois tudo lá produzido (principalmente farinha de mandioca) foi obra dos ocupantes.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo, veja no pai dos burros a palavra "IMPRODUTIVO". Vejo que você, assim como alguns burocratas do INCRA desconhecem o AURÉLIO. Disponha sempre.
    Profº Perecles

    ResponderExcluir
  5. Passou no BATV de sábado a noite(14/07/12). Os sem terra invadiram área da UESB. Noticia e posta o vídeo.

    ResponderExcluir
  6. Caro, Perecles
    A classificação de "IMPRODUTIVA" dada pelo INCRA as terras passíveis de desapropriação por interesse social deve ser entendida no contexto da não exploração econômica por seus proprietários e não pela não possibilidade de produção agropecuária nestas. Mesmo o deserto, com uso de técnicas adequadas, pode se tornar produtivo...como agricultores israelenses comprovaram.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Prezado Anônimo,
    Tô gostando desse debate de conhecimentos. Na época em que cursava zootecnia na UESB fui um bom aluno da disciplina "LEGISLAÇÃO RURAL" e fizemos uma boa discussão sobre o tema. 1°: A agricultura israelense se dá mais pela consolidação e afirmação de um povo do que para mostrar viabilidade econômica. Eles possuem as melhores vacas leiteiras do mundo produzindo num deserto porém é sabido por técnicos da área que aquilo não é viável e auto-sustentável. O que eles fazem em seus solos áridos tem a função de promover tecnologias e venda-las para países como o Brasil por exemplo.
    2° O termo DEVOLUTAS remete a época das SESMARIAS quando a coroa cedia lotes de terras aos colonizadores e estes tinham por obrigação cultiva-las, se não o fizessem teriam que devolver as terras à coroa, daí, DEVOLUTAS (DEVOLVER). Porém, a palavra também significa "DESOCUPADO" (TERRENO DESOCUPADO), o que é corriqueiramente usado pelo MST. O solo pode ser da UNIÃO ou não, basta estar desocupado em desuso.
    3°: IMPRODUTIVA quer dizer estéril, infecundo... esse termo usado neste contexto pelo INCRA é motivo de grandes discussões nos embates entre os advogados dos fazendeiros (produtores) e os advogados do MST, pois a legislação brasileira segue o método interpretativo nos moldes romano, se fosse na Alemanha por exemplo, cuja legislação (anglo-saxã) pouco permite sofismas, certamente o juiz iria orienta-los a cultivar num deserto.
    4°: o termo mais adequado seria terras sub-utilizadas ou em desuso, o que se encaixa muito bem às terras de Itapetinga tendo em vista o enorme potencial de produção de bovino, suíno, caprino, ovino, aves e outras espécies.
    De qualquer forma, valeu a discussão e acho que isto está longe nós resolvermos, mas serviu para aumentar meu conhecimento.
    PS: espero que se identifique, pois seria interessante conhecer meu interlocutor.
    Prof° Perecles Brito Batista
    CAMPUS - IF Baiano, Sr° do Bonfim/BA

    ResponderExcluir
  8. Caro Perecles,
    1º Reitero o que eu disse, mesmo o deserto pode tornar-se produtivo. A questão da viabilidade econômica é uma discussão a parte, apesar de Israel ser grande exportador de produtos agrícolas (http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts+About+Israel/ECONOMIA-+Os+Setores+da+Economia.htm).
    2º Continuo afirmando que terras devolutas são aquelas que pertencem ao Estado, ocupadas ou não por particulares. Exemplo dessa situação é o vale do Paranapanema em São Paulo e a disputa entre fazendeiros e sem-terras por terras assim classificadas.
    3º A questão dos embates jurídicos em relação a ser ou não improdutiva uma determinada propriedade rural envolve a discussão do cumprimento da função social desta (que abrange diversos requisitos).
    4º Acredito que o termo correto seria Imóvel Descumpridor da sua Função Social (que abrange não somente a produtividade agropecuária, mas também, respeito a legislação ambiental, trabalhista e tributária), nas quais as propriedades da região de Itapetinga se encaixariam, e muito.
    Com certeza, valeu o debate e saiba que a ampliação do conhecimento foi reciproca.
    Murilo Andrade
    Estudante

    ResponderExcluir
  9. Ok ! Ok! Péricles e Anônimo, os sem-terras que invadiram e foram posto pra fora, os coordenadores do movimento e eu gostamos do "culto debate" de vocês, mas agora tá na hora de "mimi"...boa noite. (improdutiva...devolutas...faça mil favores...)

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK