O governo da Bahia decidiu, nesta terça-feira (17), cortar o ponto dos professores grevistas da rede estadual de ensino, paralisada há seis dias. A recomendação partiu da Procuradoria-Geral do Estado, devido ao julgamento de ilegalidade do movimento, conforme sentença expedida na última sexta (13) pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Ricardo D’Ávila. “A própria Lei da Greve prevê que, uma
vez reconhecida a ilicitude da mobilização, o empregador está autorizado a cortar o ponto”, pontuou o procurador Caio Druso.Embora a APLB – sindicato que representa os docentes – tenha recorrido da decisão na Justiça para manter o efetivo de braços cruzados, para o jurista não cabia à categoria desobedecer ao chamamento de retorno aos postos de trabalho. “O descumprimento é uma violência aos princípios estruturantes do Estado Democrático de Direito. O fato de recorrer não significa desobedecer a uma determinação judicial e prejudicar a vida de uma centena de milhares de pessoas. É uma indignidade e um egoísmo muito grande”, definiu Druso. O impasse é referente ao pagamento de um reajuste de 22,22% acordado para este ano: a Secretaria de Educação nega descumprimento e pretende pagar o valor parcelado em duas vezes (novembro e abril de 2013); já a APLB requer o benefício imediatamente. Ao todo, as escolas administradas pelo Estado empregam cerca de 37 mil professores, responsáveis pela educação de 1,2 milhão de baianos. Fonte: BAHIA NOTICIAS
Eu gostaria muito que o nosso governador tentasse, um dia, sobreviver com o salário de um professor e depois dissesse se é justo o que ganhamos depois de tudo que tivemos que estudar, de todo o preparo e carregando nas costas a responsabilidade de "educar".
ResponderExcluirCLARO ESSE GOVERNADOZINHO TEM O SALÁRIO DELE GARANTIDO TODO MÊS, CERTAMENTE PARA ELE NÃO FOI DIFÍCIL TOMAR ESSA DECISÃO!
ResponderExcluirÉ por isso que tem enfermeira colocando glicerina em lugar soro, advogado que não consegue passar pa prova da OAB, entre outros absurdos. Tudo isso é reflexo do descaso que os políticos fazem com a educação no país inteiro. Uma educação de qualidade vai além de um aumento de salário. Os professores estudam o tempo todo para darem aulas decentes, mas muitos trabalham das 7 da manhã às 10 da noite para conseguir um salário decente, e assim não tem tempo para prepararem aulas melhores. Sem contar que enfrentam alunos envolvidos no tráfico, com graves problemas emocionais e precisam estar preparados para lidar com cada um. Não gostaria que meu filho fosse ignorado em suas dificuldades, emocionais ou de aprendizagem, porque o professor tem tanto aluno que nem saberia o nome dele. Por isso apoio a greve sim. Penso na educação que meu filho deve receber e cobro isso dos professores. Então, por que eles deveriam ganhar mal? Quero que meu filho seja um bom profissional e para isso é preciso uma educação de qualidade. Acorda povo!!!!!!
ResponderExcluirGente, um professor tem trabalho o tempo todo: fim de semana, feriado, de madrugada.... Conheço pessoas que tem conseguido até passar em vestibulares de universidades públicas, mas não acompanham as aulas e desistem dos cursos! Isso acontece porque chegam lá sem base nenhuma, alguns nem saber ler direito. Colocar o aluno numa faculdade a qualquer preço, é apenas uma forma que o governo achou para camuflar a má qualidade da educação no país, mas não resolve o problema. O professor do ensino básico deveria ter uma carga horária menor e um salário maior para que os alunos chegassem na faculdade preparados para enfrentar seu curso e ser um bom profissional e não ficar matando criança por aí como tem acontecido com muitos enfermeiros, por exemplo.
ResponderExcluirÔ Ô Ô Ô Ô Ô GOVERNADOR ARRETADO, SANGUE NOS OLHOS, SEM MEDO, PARABÉNS JAQUES WAGNER
ResponderExcluiridiota só entra no site pra falar merda, ñ é vc q está perdendo aula seu imbecil lugar de sem noção é lá na jaula do zoológico da matinha com os macacos.
ExcluirEstamos diante de um governo ditador, que não cumpre com a palavra. A frase: Educação é prioridade" virou clichê. Na realidade, pouco se importam com o que realmente está acontecendo. Os professores têm o direito sim de lutar pelo o que é justo, pelo o que é lei. A classe não deve ceder as chantagens e permanecer na luta.Ele não está nem um pouco preocupado se os nossos alunos estão sem aula.Toda a sociedade é prejudicada quanto enchem nossas escolas com pessoas que não têm vinculo nenhum com a mesma,( nada contra a essas pessoas, mas elas não tem vínculo, termina o contrato e vão embora.), quando os depósitos de merenda estão cheios mas não tem quem os faça, quando um professor entre de licença médica ou maternidade e não há substituto. Isso é necessário que a sociedade enxergue, que seja solidária com a categoria.Um governo que veio de um partido onde tudo foi conquistado a base de muitas lutas, se mostra intransigente e autoritário. Nós o colacamos, nós também o tiraremos.
ResponderExcluirEsse governador está passando dos limites, ele está pedindo para sair isso sim.... POVO, ACORDEM, SAIBAM ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES...
ResponderExcluirÉ por essas e outras que muitos estão desistindo dessa profissão, inclusive eu que me graduei em letras,passei 03 anos dando aula e vi que não valeu apena.Se o próprio Estado não da valor ao professor, quem vai dar!
ResponderExcluirMuito parcial esta materia!!!!
ResponderExcluirQuer dizer que a APLB e os professores tem que cumprir a lei, mas o governador pode infringi-la sem problema nenhu,m?
Alei do piso é lei federal. é uma vergonha pra Baahia o que este governador faz com todos os funcionarios publicos!
manda ele reduzir o salario dele so para ver se ele sobrevive safado !!!!!!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiresse governador esta muito folgado estou sem aula e nao estou gostndo e tem mais ainda se nao volta as aulas rapido quem vai pagar o pato somos nos estudantes nao voto mais nesse pt
ResponderExcluirEle desvalorizou a policia agora tá desvalorizando uma das classes mais importantes da nossa sociedade!é uma vergonha esse governo!vamos dar a resposta na hora de votar!
ResponderExcluircortar salario do professor em wagner do jeitinho que pt gosta, dai direto para o bolso de vcs, depois dizem que ptistas não são ditadores....
ResponderExcluirÉ AVIDA ER JUSTA PRA QUERM Ñ MERECE MAIS UM DIA ISSO VIRA AOCONTRARIO VIU TUDO TEM SEU TEMPO ,AGORA NOIS ESTUDANTES FICAMOS SEM AULAS PORCAUSA DELE,,FICAMOS SENDO PREJUDICADO MAIS ER ASSIM MESMO SEU DIAS ESTARAÕ VINDO
ResponderExcluirESSE É GOVERNO PETISTA QUE SE DIZ O GOVERNO DOS TRABALHADORES. IMAGINE SE NÃO FOSSE DO LADO DO TRABALHADOR, MANDARIA ELIMINAR OS PROFESSORES. O PRÓPRIO PARTIDO DOS TRABALHADORES O PT ESTÁ SENDO OS VERDADEIRO DITADOR. BEM MINHA GENTE, OLHA A DITADURA VOLTANDO AI! VAMOS DAR A RESPOSTA PARA ESSE GOVERNADO NAS URNAS. VQMOS MOSTRAR QUE OS BAHIANOS NÃO SÃO BURROS DE DEIXAR ESSA CUPULA MANDANDO E DESMANDANDO EM NOSSO ESTADO QUE FOI E TEM SIDO CONSTRUIDO COM OS BRAÇOS FORTES DOS MENOS FAVORECIDOS!!!!!
ResponderExcluirDIGA NÃO A PETULANCIA DESSE HOMEM QUE PENSA QUE É DEUS.
O poder pode podar!...
ResponderExcluirPROFSSORES VCS DEVERIAM TER FEITO A GREVE NA HORA CERTA, COMO A POLÍCIA FEZ. ALIÁS A POLÍCIA ESTA DE PARABÉNS. PROFESSORES FAZEREM GREVE AGORA NÃO VAI ADIANTAR NADA!!! A NÃO SER O CORTE DE SALÁRIOS DOS PROFESSORES. PORQUE OS PROFESSORES NÃO ENTENDEM QUE O JAQUES WAGNER SÓ CONSEGUIRÃO PEGAR ELE NA CURVA? ALIÁS A POLÍCIA PEGOU ELE NA CURVA. DESISTAM E VOLTEM AO TRABALHO. A GREVE DE VOCEIS VAI SER INÚTIL. E COM PREJUÍZO PARA OS ALUNOS.
ResponderExcluirVOTARAM NÃO VOTARAM? AGORA AGUENTA.
Cortar o ponto... Essa é a ameaça. Bem, e os 200 dias letivos??? Com corte de ponto não há cumprimento da carga horária anual... E então, senhor governador???
ResponderExcluirÉ de admirar PT cabeça de greve ...
ResponderExcluirLembre governador quem colocou o senhor no trono foram os professores e os policiais. Ou, a cachaça fez o senhor esquecer?????????
antes de ser professor vocês sabiam quanto era o salário ou não? parabéns Governador,joga duro nesses come dorme!!
ResponderExcluirGrilo falante!!!!!!!!!!kkkkkkkkk!!!!!So podia sair uma asneira mesmo!!!!!!!!!!
ExcluirAcorda puxa saco o governador nem sabe que vc existe, mas na sua familia com certeza aluém conhece e precisa de um professor!!!
Ah, desculpe, talvez não, grilo não estuda!!
Por isso só fala mmmm!!!!!
aposto que vc é aluno ainda , escreve mau pr karalho rsrs
Excluircoloca esses come e dorme pr trabalhar meu governador...
Parabéns governador Jaques Wagner, você acaba de assinar a sua derrota nas urnas. Acredito eu que o governador evadia-se das aulas nunca apreciou a ordem pública, essa é a única maneira de punir aos educadores e ao policais o qual tenta conduzir a todos no caminho da decência. Mas essa é a verdade, gostaria de ser politico ou Professor? É claro que escolheu o caminho mais fácil de conseguir valores, claro que esse caminho não é o da educação. Queridos professores, aguarde mas um pouco porque a casa desse político de beira de estrada está acabando.
ResponderExcluire os alunos fika como? estamos todos prejudicados com essa greve!!!!
ResponderExcluirse cortar o ponto o dia de aula não precisa ser reposto, ele desse jeito assina seu atestado de burrice agora se os professores retornarem as aulas por causa desta ameaça serão covardes e burros(covarde por correr no momento que o adversáario gritou mais alto e burro por ter entrado em uma briga sabendo que não aguentaria). A barrigueira foi arrochada quero ver quem vai peidar agora.
ResponderExcluirÉGUA DO CARA MEU
ResponderExcluirSinceramente caros colegas estou de pleno acordo com a greve pois o nosso sálario é uma vergonha lutamos tanto para chegar onde chegamos e agora ser desvalorizado por este Governado corrupto ninguém merece, só Deus na causa para resolver e tocar nesse coração de pedra que só pensa em se e que os outros se dane. Aida bem que ele já saindo e que vá pra bem longe de nós. Que saudade do tempo que João Durval era governador bem poucos trabalharam nesse tempo mais eu tive o prazer de trabalhar com ele pra mim ele foi o melhor governador que os professores já teve. É uma pena mais agora fazer o que, acredito que jamais teremos alguém que nos valorize. Não podemos amedrontar com as ameaças dele pois é isso que ele quer. Vamos lutar a hora é essa. Que Deus nos ajude.
ResponderExcluir