O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) publicou no Diário Oficial da Bahia, em 14 de março último, a Portaria nº 2253 liberando a Licença Prévia (LP) do processo de ampliação da Veracel Celulose S.A., autorizando a expansão do plantio de eucalipto em diversos municípios do Sul e Sudoeste da Bahia.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14/03), a licença concedida pelo
Inema tem validade de 4 (quatro) anos para ampliação da unidade fabril de celulose branqueada de eucalipto, com capacidade nominal de produção de 1.500.000 tsa/ano, ao lado da atual linha de produção da Veracel, e uma base florestal com efetivo plantio de 93.000 hectares distribuída nos municípios Belmonte, Canavieiras, Encruzilhada, Guaratinga, Itabela, Itapetinga, Itagimirim, Itarantim, Itapebi, Maiquinique, Macarani, Mascote, Porto Seguro, Potiraguá, mediante o cumprimento da legislação vigente e dos condicionantes constantes da íntegra da Portaria que se encontra no referido processo.Em 2011, o Inema promoveu as Audiências Públicas, onde foi apresentado e discutido o Estudo de Impactos Ambientais, sob os protestos de ambientalistas e movimentos sociais ligados ao MST. Os manifestantes alertam para os efeitos devastadores do plantio de eucalipto sobre o meio ambiente e geração de empregos, prejudicando, também, o desenvolvimento da agricultura familiar nas regiões onde o plantio é implementado.
Fonte: ITAPETINGA REPÓRTER
isto é muito importante para nosos municipios principalmente para itapetinga onde os fazendeiros so pensam em bois e mais nada sem nem uma visao empresarial.parabens governador pela iniciativa.
ResponderExcluiralguem sabe me dizer quais funçoes existiriam caso venham?
ResponderExcluirIRA EXTRAIR A CELULOSE,QUE SERVE PARA FABRIÇAÇAO DE PAPEL ENTRE OUTROS...E ISSO QUE FALAM POR AI QUE ACABA COM O SOLO PENSO QUE SEJA UM MITO POIS,
ExcluirO plantio pode muitas vezes enriquecer ou
restaurar um solo, pois a grande quantidade de
material que esta planta deposita sobre o solo vai
protegê-lo e aumentar sua matéria orgânica
Será? Os estudiosos dizem que o eucalipto é uma planta que destroi outras tantas ao seu redor. Mas, como a cidade está passando por uma intensa crise, que venham as empresas!!! Afinal, não demorará muito para a volta de Cristo e o consequente concerto do que é errado.
ExcluirSr. Anonimo, que funções quer saber? Será em relação a empregos que a Empresa Veracel possa oferecer ou em relação ao plantio e uso do eucalipto na região? Honestamente, nao entendi o teor de sua pergunta no comentário!
Excluirisso não gera emprego não, é uma pessoa para fazer o plantio atravez de maquina que faz o trabalho todo depois vem outra maquina e faz o corte depiis de muitos anos
ResponderExcluiré de ddar risada
eh isso mesmo, enganação
Excluirtemos que pensar que empregos serão gerados, graças à Deus.
ResponderExcluiro ''eucalipto'' acaba com os ''lençoes freaticos''
ResponderExcluirprincipal fonte de alimento e desenvolvimento do mesmo!
*mais uma jogada desse (pilantra) desse (governador), e que em cojunto c/ esse mosca morta desse (prefeito)'jcm' ou (zé mané)
que ao invés de solucionar o caso da (pista da vila) a avenida 'julio jose rodrigues' que anda esquecida pelas autoridades executivas e ate mesmo judiciais.
no caso do (MP) 'ministerio publico', que ao invés de investigar anda visitando estalações ''militares''.
ai bottino... *se o seu blog for demogratico mesmo gostaria que publicasse!
'a principal entrada de nossa cidade esta uma (VERGONHA)'
seu prefeito não brinque com a inteligência do povo!
ATT: senhor (DEZ RESPEITADO)
senhor anônimo se nao desse emprego quem estaria atras das maquinas. sou itapetinguense tenho um irmao que hoje mora em eunapolis e que trabalha na veracel a mais de 6 anos e que nao pensa mais em vim para itapetinga a não ser a passeio porque ele esta bem na fabrica. e pór essa razão que eu posso afirma que fai dar serto
ResponderExcluirnao vai gerar emprego,pois vai apenas plantar,nao vai estalar a fabrica,pois a fabrica ja estar estalada entre os municipio beomonte e eunapolis....depois nao que estava errado.se enforma premeiro antes de fazer qualquer comentario.
ResponderExcluir"quando a última árvore estiver caido;quando o último rio estiver secado;quando o último peixe for pescado a hulmanidade vai entender que dinheiro não se come".Essa é a prova maior de que o governador wagner ama a nossa região deixando claro a sua cidadania "bahiana".Mas como eu sou bahiano e itapetinguense deixo bem claro a minha discordia sobre este assunto.Imaginem a nossa cidade(região)daqui dez,vinte,trinta anos como vai estar?o solo?os rios?
ResponderExcluirO QUE POSSO FALAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA É COMPROVADO QUE O EUCALIPTO SUGA A AGUA DO SOLO CHEGANDO A SECAR RIOS AO SEU REDOR.
ResponderExcluirITAPETINGA VAI VIRAR DESERTO, NAO QUE EU DESEJE ISSO, MAS GANANCIA DE EMPRESAS ESTRAGEIRAS QUE FORAM EXPULSAS DE SEUS PAISES PORQUE LÁ ELES JÁ ACABARAM COM O SOLO.
QUE DEUS NOS AJUDE.AMEM.
o amigo anonimo estar serto nao vai gerar muito emprego por que as fabricas ja estao estaladas em eunapolis , vai ter poucos empregos so no começo ai depois meu. so quando as arvores estiverem grandes
ResponderExcluirAriomar, otimo recurso para a cidade e para o povo itapetinguense
ResponderExcluirespero q seja prospero a vinda dessa nova empresa para itapetinga em breve.....
E VEM AÍ O SÃO JOÃO!!! PREPAREM-SE....
ResponderExcluirNossa isso será uma tragedia ao meio ambiente.Fico indignada como foi aceito esse procedimento.Infelizmente as questões financeiras sempre é o alvo.É valido ressaltar que a conscientização ambiental ainda é precaria no mundo.Acorda! Como vocês querem um futuro melhor pra vcs e para a geração futura se ainda fica abitolado na ignorância.
ResponderExcluirtamos ferrados agora com o nosso solo....
ResponderExcluir