VÁRIOS TIROS MATARAM UM HOMEM NO CENTRO DE ITAPETINGA, ELE DEIXOU DE EXISTIR OU JÁ NÃO EXISTIA?
por: TIAGO BOTTINO J. BRIGE
Tiago Bottino J. Brige |
Ontem a tarde dirigia pela Avenida Cinqüentenário em Itapetinga, nas proximidades do Hospital Santa Maria. Naquele local um crime, no início da manhã, não parou a cidade, não foi motivo de comentários nos barzinhos, não foi alvo da curiosidade, nem tampouco teve importância.
Um homem foi morto naquele local com 03 tiros, restava no chão apenas o seu boné velho, com um pequeno buraco proveniente de uma bala que perfurou sua cabeça, uma de suas sandálias, e um cobertor, que ele trazia consigo e era o seu grande companheiro nas noites de frio.
O cobertor velho, o boné e a sandália |
Uma vida foi retirada naquele local, deixou de existir, desapareceu eternamente.... Uma vida cheia de sonhos, que talvez fosse marginal, inteligente, que escrevesse poemas ou mesmo que tivesse nas cáries de sua boca uma história impregnada de sorrisos ou mesmo tristezas. Um ser humano, em alguns segundos deixou de existir, e ali restava como resto de sua passagem por esse planeta 03 pequenas peças: o boné, a sandália e o cobertor.
Muitas vezes nós reclamamos por não ter aquilo que queremos, muitas vezes ligamos o ar condicionado e ficamos chateados por não termos feito aquela viagem que queríamos... E a única coisa que aquele homem tinha era um boné, a sandália e o cobertor... É redundante dizer isso, porém, imaginem em sua vida o quanto isso é pequeno, o quanto isso é sem importância, e aquele homem morto perfurado por
balas de revólver não tinha nada além disso, além de três insignificantes coisas.
balas de revólver não tinha nada além disso, além de três insignificantes coisas.
Essas pessoas transitam invisivelmente ao nosso lado, nós sequer percebemos a sua existência. E o pior de tudo, elas vivem e morrem como se nunca tivessem existido... Ninguém liga, ninguém olha, ninguém vê... Elas nascem, trabalham conosco, trabalham em nossas casas, em nossos quintais, lavam nossos carros, conversam conosco... E simplesmente não existem, vivos ou mortos não existem para nós.
Passei o dia sentindo isso, uma dor me vem latente desde a madrugada e me fez chorar a morte de Valdicélio, e de centenas de outros jovens de Itapetinga. O que eles tem? O que eles tinham? Como eles viviam? Tiveram oportunidades para sair da vida marginal, ou mesmo da miséria massacrante que os destroem a vida? Tiveram uma vida digna e foram respeitados pelo sistema?
Precisamos abrir nossos olhos e ver essas pessoas, elas existem. São escravas desse sistema vampiresco, arbitrário e elitista em que vivemos. São vitimas de toda essa segregação histórica de um país escravocrata, que relegou aos limbos sociais e a marginalização filhos, netos e descendentes das senzalas.
Vivemos um teatro de continuas injustiças.
Texto:
Tiago Bottino J. Brige
-Pedagogo /UESB
-Pedagogo /UESB
-Coordenador Pedagógico
-Coordenador do PREVE - Programa de
Prev. a Violência e o Uso de Drogas
-Editor e diretor Itapetinga AGORA.com
-Especialista em Gerenciamento de Crises e
Mediação de Conflitos - Ministério da Justiça
------------ ADICIONEM TIAGO BOTTINO J. BRIGE-----------------
MSN/email: itapetingaagora@hotmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/tiagobottino
------------ ADICIONEM TIAGO BOTTINO J. BRIGE-----------------
MSN/email: itapetingaagora@hotmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/tiagobottino
É VERDADE TIAGO, NOS NÃO NOS PREOCUPAMOS REALMENTE COM OS OUTROS,ESQUECEMOS DO AMOR DE DEUS ATRAVEZ DE JESUS CRISTO, QUANDO DISSE EM UM DOS SEUS DISCUSOS, AMAI AO PRÓXIMO COMO A TE MESMO.SO NOS IMPORTAMOS COM O NOSSO BEM ESTAR, QUANTAS PESSOAS INVISÍVEIS ANDAM PELA CIDADE DE ITAPETINGA,SEM SEREM NOTADOS. É MUITO TRISTE ISSO.(mc kall)
ResponderExcluirE verdade botino nos dias de hj as pessoas so pensao em si mesmo,n ligao mais pro prosimo e sim em ficar criticando a vida dos outros muitos destes jovens que forao mortos n teve a chanse de viver ma vida boa muitos perderao os pais e forao esnobados pelas familia e so restarao a eles entrarem na vida do crime...a verdade e que todos iremos ter o mesmo destino que e a morte e muitos n persebem esto q deus tenha pena de muitos que vivem na vida do crime e que andao pelas ruas durmindo de esquina e esquina parabens pelo teu trabalho tiago bottino...
ExcluirSensacional o artigo, parabéns Tiago Botino!
ResponderExcluirVamos gente fazer algo, mesmo sem termos cargos públicos, mesmo sem sermos credenciados, que sejamos pela sensibilidade, pelo dever cristão, pelo repúdio ao cotidiano tão sombrio...
Quando vi a reportagem tive sentimento parecido com o teu, penso nisso constantemente, chega de ser mera expectadora... cada pessoa pode fazer algo pelo próximo, é só querer," ... nada muda se não mudarmos.."
Chega de só lamentar, vamos por em prática o cristianismo que vive dentro de quatro paredes dos inúmeros templos, uma fé vazia, sem frutos( com raras exceções).
Estou me encluindo e me questiono nesse momento, vamos parar só de ler notícias estaganados jovens morrem e as famílias são esmagadas, impotentes e ainda ficam á mercê de preconceitos, marginalizadas por esta sociedade hipócrita!
Desculpe, um desabafo...
Tem uma pessoa dormindo na porta da maçonaria no relento, é um trabalhador de rua(lava carro0 ele tá doente será que alguém irá fazer algo por ele?
ResponderExcluirNão vamos esperar que o pior aconteça, é um ser humano, vou procurar ajuda pra ele antes que seja tarde...
Prefeitura, órgãos competentes façam algo, se mobilizem não deixe só pra véspera de eleição...
A BIBLIA DIZ QUE NOS ULTIMOS DIAS O AMOR DE MUITOS DE ESFRIARÁ,MUITOS DE ITAPETINGA JA PERDEU O AMOR DE DEUS JA FAZ TEMPO AGORA TUDO É OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE ATE BAIRRO COM O NOME BROGODÓ A CIDADE AGORA TEM, UMA CIDADE SEM LEI POR ISSO QUE DESDE DE 2007 EU NAO MORO + EM ITAPETINGA E SIM NO INTERIOR DE SAO PAULO EM CIDADE PACATA, FICA OS MEUS ABRAÇOS PRA TDS VCS DE ITAPETINGA, E OUTRA ( EU SOU VOU AI A PASSEIO AGORA )....
ResponderExcluirDesculpe a palavra correta é " incluíndo"
ResponderExcluirfoi o nervosismo, desculpem, obrigada por publicar Tiago.
po tiago valew mesmo pelo testo ai mano vc e um cara humano sucesso em sua carreira torço por vc quero te ver um dia na redaçao da globo parabens ,ass; correia.
ResponderExcluirParabéns Tiago pelas suas palavras,pena que apopulação da nossa cidade estão acomodada estão levando isso com normalidade!!!E não é isso que apalavra de Deus disse:"amai ou teu proxímo,como e si mesmo"Vamos acorda, e procurar ajudar esses pessoas,São pessaos que precizar de amor ,carinho oportunidade de começar de novo,de uma palavra de aféto,que na maioria das vezes passamos,olhamos e nós calamos,por falta de humildade.Vamos deicharar de lado as divergências da vida e amar ums aus outros assim como Jesus nos amou que deu seu filho para morrer por mim e por vc.A corde povo de DEUS!!!
ResponderExcluirTIAGO
ResponderExcluirPARABENS PELA MATERIA
TIAGO, FOI INTERESSANTE A SUA MATERIA, ONTEM A NOITE PASSAVA PELA CINQUENTENARIO COM A MINHA FAMILIA, PARAMOS E OBSERVAMOS AQUELE COBERTO ALI, CHOCOU E AO MESMO TEMPO MEIO QUE CONFORMAMOS COM AQUILO! AINDA COMENTEI COM MEU ESPOSO ATE ONDE VALE A VIDA HUMANA? COMO NINGEUM SE SENSIBILIZA COM AQUELA CENA? SERA QUE JA ESTA SENDO TÃO COMUM ASSIM? E COMO SERA DAQUI A UNS 10 ANOS? SERA QUE PISAREMOS POR CIMA DE CADAVERES E NÃO FAREMOS NADA? QUE OPORTUNIDADE FALTOU NA VIDA DAQUELA CRIATURA? QUEM VELOU AQUELE SER HUMANO?SERA QU UM DIA PODEREMOS SAIR NAS RUAS SEM MEDO? E SERA QUE NOSSOS FILHOS TERÃO A CHANCE DE CHEGAR AOS 30 ANOS? COMO NOS TEMOS HJ?DIFICIL NE...COM TANTA VIOLENCIA
ResponderExcluirinfelizmente o amor entre as pessoas estao acabando ,e tem pessoas que perderam a humildade ,e pelo simples fato de ele ser morador de rua ou se tem uma profissao menos favorecida as pessoas ja tratam diferente
ResponderExcluir(exemplo ser um gari),tiago certa vez estava na escola fazendo um trabalho escolar em grupo ,e tinha um rapaz que era gari e alguns alunos nao quiseram fazer o trabalho escola com ele ,eu fiquei indignada ,revoltada mesmo entao eu mesmo fiz questao de sentar ao seu lado e fazer o trabalho com ele ,o professor nem fala ficou revoltado edeu uma liçao de moral naquelas alunos 'ingnorantes e orgulhosos ,entao porque tratar as pessoas tao mal se quando morrer-mos iremos para o mesmo lugar ,creio que essa carapuça vai servir para muita gente ,que o senhor receba essa alma com todo seu amor ,porque aqui na terra ele nao teve ,,fique com DEUS ,e parabens pelo otimo e exemplar editor que voçe e' a paz de DEUS
Vamos ficar chocados mesmo mas com ação, senão vamos "por ovos de tanto chocar" parece que to brincando mas não estou na verdade revoltada com a inércia nossa e principalmente dos órgão públicos; quero saber sobre as igrejas evangélicas, que será que estão fazendo?
ResponderExcluirSaiam dos templos, da cantoria, de gritos e vão atrás dos caídos, marginalizados, se descobrir uma que faz isso, estarei junto pra ajudar na linha de frente, aguardo que alguém diga, qual a igreja evangélica que faz trabalho social? quero AJUDARRR!
Saia você de sua casa, do seu nicho e vá ajudar ao caído, ao marginalizado, vai dar a sua mão ao proximo necessitado. Quem disse que para agir e ajudar ao outro precisa ir atras das igrejas? Se as igrejas e as entidades públicas nao fazem isso, deixe de ser crítico e faça a sua parte! Devemos ajudar a quem precisa como pudermos, mesmo sem a necessidade de igrejas ou entidades estarem à frente. Como você pretende ajudar as igrejas no social, se já está desfazendo das cantorias e dos gritos de louvor a Deus!
ExcluirParabéns ao texto Tiago Botino e parabéns também a este anônimo(a), gostei do desabafo é isso mesmo assino em baixo e esses comentários estão de alto nível, percebo que logo aqeles tipos de comentários que alguns fazem , só pra denegrir xingar irão desaparecer, bom abolir palavras de baixo calão, obrigado pela oportunidade.
ResponderExcluirTiago eu passei na manhã de sabado proximo a este local mas ñ sabia do acontecido fiquei muito triste.afinal de contas era um ser humano
ResponderExcluir" O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons..."
ResponderExcluirMartin Luther King
É NÉ DANDO UMA DE POETA!
ResponderExcluirPQ Ñ PUBLICA A MATERIA DA MENINA
Q FOI ENCONTRADA PROXIMO AO CLUB DA AZALEIA?
SE FOSSE MATERIA DE BANDIDO TAVA PUBLICADA,MAS TEM POLICIAS SUSPEITO AE ITAPETINGA TODA SE CALA. A LEI É PARA TODOS
Parabéns pela matéria Tiago, ontem eu também passei por ali e observei aquela cena e fiquei imaginando onde vamos chegar. estou enfrente a um lugar onde uma pessoa fria e cruel tirou a vida de um ser humano fico imaginando sera que alguém se lembrará de pedir justiça por ele? é fácil responder essa pergunta, ele simplismente foi só mais um.
ResponderExcluirThiago vc e dimas perabens. mas iai cade a reportagem do policial q estupro a menina to esperando alguma resposta
ResponderExcluirPensei a mesma coisa ao ver aquela três peças jogada ao chão, pessoas passando por cima sem pensa que naquele lugar um vida foi tirada pessoas hipocritas peferem ignorar e só pensar em seu propio umbigo pobres coitado o nosso caminho e a morte
ResponderExcluirPARABÉNS BOTTINO POR ESSA MATERIA!
ResponderExcluirO texto é bonito e profundo.
ResponderExcluirMás cada um está em determinada situação porque quiz, lá no passado, andar por este caminho. Lá na juventude, ou na adolescência, quando de fato toma-se decisões tais como as dele, com certeza teve alguem que tentou impedir que ele agisse, como qualquer um que inicia no mundo das drogas.
A decisão foi dele ao continuar...
Sabemos que o final do caminho do usuário de drogas é este.
Não tenho pena pois ele sempre quiz assim.
Foi ele, foi o mobilete, amanhã será outro e depois mais outro...
BOTTINO PARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA, PELO PROFISSIONALISMO A CADA DIA VOCÊ NOS SURPREENDE E SUPERA-SE EM SUAS QUALIDADES. AGORA VOCÊ PECOU POR OMISSÃO QUANDO DA SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, TALVEZ POR UM SIMPLES LAPSO OU ESQUECIMENTO, LEMBRE-SE QUE ALÉM DE PEDAGOGO, COORDENADOR, DIRETOR, PROMOTER, MUSICO... VOCÊ É UM ÓTIMO "POLICIAL MILITAR DA BAHIA", E ATRAVÉS DESTA PROFISSÃO HONRADA QUE O LEVOU A TER ACESSO AO: PREVE, GERENCIAMENTO DE CRISES E SER UM EXCELENTE EDITOR E DIRETOR DE UM BLOG POLICIAL TÃO ACESSADO NA REGIÃO NORDESTE. PARABÉNS PELO SUCESSO E QUE DEUS LHE ILUMINE E ABENÇÕE GRANDEMENTE.
ResponderExcluirTHIAGO QUE DEUS VENHA ABENÇOAR VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA PELA A CORAGEM,SINCERIDADE E HUMILDADE CONTINUE SEMPRE ASSIM..
ResponderExcluiroi THIAGO ESTOU IMPRESSIONADA NA NOITE DE SEXTA EU ESTAVA EM CEARÁ ESTE RAPAZ CHEGOU SANGRANDO ; DIZENDO QUE OS CARAS TINHAM BATIDO NELE E QUE ELE NÃO TINHA FEITO NADA.lOGO ELE SAIU CORRENDO E MAIS TARDE MORREU...PASSEI NO LUGAR E VI O COBERTOR...SÓ TRISTEZA...COITADO
ResponderExcluirThiago vc falar do andarilho, e quanto a moça q foi drogada, estrupada e deixa na rodovia pra morrer td isso feito pelo um policial q deveria nos protege porq isso não foi divulgado? porq não fazer sensacionalismo com isso a moça não merece justiça, e a populaça merece se livra de um policial desse Thiago gostaria q vc como pessoa da mídia divulgasse e pedisse justiça pois não pode fica a sim, hoje foi ela amanha pode ser minha filha pode ser a filha de qualquer outra pessoa então temos q perdi justiça, só porq ele policial não vai ser feito nada se fosse um coitado qual quer esta preso, isso é um absurdo e pior ele ainda continua trabalhando.
ResponderExcluirAlgumas vezes, cheguei a ajudar aquele rapaz, comprava pão e café para ele, por entender que ele nada tinha em alguns dias! Não o conhecia, nem mesmo sabia o seu nome (para mim pouco importava o nome). O que nós vemos é que a diferença na escala social é muito grande, será que cada vez que ele via uma pessoa passar feliz, dando risadas, ele também não sonhava que poderia ter a mesma vida. Agora por outro lado, muitas vezes as escolhas são feitas, sem nem mesmo nós entendermos porque. Os caminhos escolhidos são dois: o do bem e do mal e a escolha depende de cada um, não importando se voce é pobre ou rico. Éssa sua matéria provoca emoção momentânea, depois todo mundo esquece, é mais uma onda que passou no mar. As mudanças têm que ser constantes e permanentes, só assim renderão frutos!
ResponderExcluirFiquei muito supresa com suas palavras, pois sempre o via com um sensacionalista que não enxergava o outro lado da moeda,não justificando a marginalidade, mas por tras dela existe uma vida, uma história,será que não fariamos o mesmo se fossem nós os "protagonistas" das injustiças sociais? parabéns Tiago pela exelente matéria, e confesso senti a mesma coisa quando vi a história deste assassinato, também senti o dia todo por Hícaro um jovem que poderia ter outra história outro enredo.
ResponderExcluirmuito bom o texto Tiago, um pouco redundante mas a iedeia é muito boa.
ResponderExcluirAchei interessante nessa caso vc lembrar das pessoas q julgamos e que muitas vezes "São escravas desse sistema vampiresco, arbitrário e elitista em que vivemos. São vitimas de toda essa segregação histórica", suas palavras.
Porem vc se contradiz em seus outros comentarios sobre pessoas envolvidas no tráfico, e até mesmo usuarios de drogas q são vistos geralmente como tbm vitimas de problemas pessoais ou do sistema.
Parabéns,Thiago pelas colocações em palavras, que vc digitou há nossa realidade.Muitas vezes,nós temos tudo e ao mesmo tempo nada.Esquecemos de Amar ao Próximo e DEUS acima de tudo.Eu o conheci sempre o olhava e pensava, teve chance ,de buscar um outra jornada e procurou um caminho onde muitos pensam que é florido,mais é espinhoso e turvo.Esta cidade pertence ao SENHOR,NÃO AO CRAQUE E OUTRAS COISAS.FELIZ A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR.
ResponderExcluirtiago quando eu vejo algo assim eu mim poinho no lugar de mae e fico muita triste em quanto muitos critica.
ResponderExcluirESTOU AQUI HOJE TIAGO, PARA PARABENIZÁ-LO PELO SEU COMENTÁRIO. ERA TUDO O QUE QUERIA LER OU OUVIR. QUE DEUS TE ILUMINE, QUE ATRAVÉS DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO, VOCÊ NÃO SÓ DIVULGUE NOTICIAS DE POLITICOS OS QUAIS JÁ PERDERAM A CREDIBILIDADE DOS ITAPETINGUENSES(NASCIR, CRIEI E VIVO AQUI). MAIS DE ASSUNTOS QUE ANDAM TÃO A FRENTE DO NOSSO NARIZ E QUE AS VEZES NÃO VEMOS, OU FINGIMOS NÃO VER. AINDA EXISTE TIAGO MUITA GENTE NAS RUAS DA NOSSA CIDADE, PRECISANDO DE ATENÇÃO E AJUDA PARA SOBREVIVER. ESPERO QUE APROFUNDE MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO QUE COM CERTEZA É DO INTERESSE DO POVO ORDEIRO DE ITAPETINGA QUE AS VEZES NÃO TEM COMO AJUDAR. DEUS TE ABENÇÕE.
ResponderExcluirBelo texto, Tiago. Inclusive essa invisibilidade social já foi tema de tese de doutorado na UFPE. Um professor se disfarçou de gari, e todos os seus colegas entravam e nem sequer olhavam para o professor/gari disfarçado. Ou seja, essas pessoas menos favorecidas muitas vezes não recebem sequer um bom dia. São como um corpo invisível, um poste.
ResponderExcluirEu tenho tantas ideias, para o PREVE, quando eu encontrar vc,ou na rua ou na escola onde meu filho estuda te contarei,consigo até patrocinio.
ResponderExcluirEntra em contato comigo pelo face ou ligue : (77) 8825-0577
ExcluirParabéns Tiago, pelo seu texto, muito pertinente e bem escrito. É realmente a realidade fria em que vivemos, este mundinho de aparências, em que as pessoas são "coisificadas", e as relações são de puro interesse... Seu texto me lembrou a poesia de Manuel Bandeira:
ResponderExcluirO Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira)
Convido a todos a lerem nosso texto: GENTE É BICHO.
Em: http://www.recantodasletras.com.br/poesias/315684
Leandro
Muito interessante. Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirExatamente isso que acontece. Sintetizou a realidade em um texto de fácil compreensão, sobretudo, ainda assim todos que leram este texto (inclusive eu, porque sou ser humano, erro)farão o mesmo amanhã, quando pessoas assim nos cruzarem. É a vida, são conceitos de rápida absorção, porque é muito mais fácil ignorar.
ResponderExcluirParabéns, Tiago, pelo seu texto e pela argumentação desenvolvida.
Amigos leitores do itapetinga agora , venho dizer a vcs , que mim sencibilizei muito com a matéria que o TIAGO colocou , mais creio eu , que a intenção dele não é ser parabenizado pela matéria e sim que , primeiramente devemos orar a DEUS e pedir pra ele uma orientação , para mim poder fazer algo para que esta sintuação seje mudada, uma certa vez estava eu passando na rua e um morador de rua olhou para mim e víu eu tomando uma garrafinha de suco , ele simplismente mim pediu um pouco de suco e naquele momento eu tive um coração duro e neguei o suco a ele , mais uma coisa que o ser-humano tem é sentimentos, eu na hora em que ele mim pediu mim partiu o coração , pois a minha vontade era de poder comprar uma garrafinha de suco e dar pra ele , mais aquele momento passou e eu não pode dar aquele suco para aquele morador , quando pensei no que tinha feito parei pra observar como o ser-humano não é humano , tanta gente com dinheiro neste mundo e outros onde não tem nem o que beber , mais Deus é justo e ele mim deu a oportunidade de consertar aquilo que eu tinha feito de errado , e eu tive o prazer de poder ajudar aquele mesmo morador de rua que um dia eu tive oportunidade de ajudar e não o ajudei.
ResponderExcluirDeve ter acontecido com vc uma coisa parecida com essa historia que aconteceu comigo , mesmo que não seje naquele momento , procure ajudar o próximo , pois muitas pessoas estão necessitando de ajuda , eu não sou ninguem mais apartir daquele momento o que eu puder fazer pra ajudar alguem , se estiver ao meu alcance eu farei , se cada um fazer a sua parte , teremos um BRASIL DIFERENTE.
Tiago adorei sua atitude de publicar sua opinião quanto a situação em que se encontra os moradores de Itapetinga. violência que afeta crianças adolescentes idosos e moradores de rua, exceto a elite, por que essa encontra-se protegida desta devastação que culmina em tristeza, desesperança, insatisfação, frustração e indignação por que ninguém faz nada para mudar esta realidade que dói no coração de quem preza pela vida, de quem preza pelo colocar-se no lugar do outro e conseguir sentir o que o outro está sentindo. não sou mais moradora de Itapetinga mas se morasse, com certeza seria uma lutadora contra a violência. São vidas ceifadas monstruosamente como se aquele ser humano realmente não existisse para alguém, mas nós sabemos que existe e faz parte do cotidiano de todos como Tiago relatou, mas é mais comodo fechar os olhos para quem pede ajuda do que se envolver com a causa e tentar ajudar de alguma forma.Vamos pessoas se não podem mudar tudo mude seus gestos, sejam mais solidários com quem realmente precisa. quanto a elite a justiça tarda mais não falha. Principalmente a divina. Espero que vocês um dia consiga ao deitar suas cabeças em seus travesseiros refletir sobre suas consciências se é que vocês têm alguma. Está na hora de quebrarem esses paradigmas Itapetinguenses de que quem manda é quem tem mais, na verdade deter o conhecimento é saber livrar-se das situações dominantes que os aprisionam. Pobre também é ser humano e pode ser bem mais do que qualquer um que trabalha na prefeitura ou em qualquer lugar porque muitos Itapetinguenses têm o que poucos governantes tem que é dignidade, caráter,seriedade. Portanto abram os olhos, reflitam em quem irão votar, analisem as propostas oferecidas e não se deixem levar pela lábia descabida de muitos, porque no fundo estes são os piores, os menos instruídos e aptos a lutar pelo bem comum das pessoas que realmente precisam, mas visam ter o poder somente para favorecer e manter a elite que deseja predominante e constante.
ResponderExcluirParabéns Tiago, faça sempre isso, quem sabe vai despertando em muitos o verdadeiro sentido da vida, esta que é uma passagem, do que vale estarmos aqui se não fizermos o bem. Estamos ultimamente nos comportando mais com imortais ou intocavéis como se nada de mal pudesse nos acontecer. Há! senão fosse a misericordia de Deus em nossa vida o que seria de tantos pequenos querendo ser grandes e poderosos.
ResponderExcluirLINDO passo por lá quase todas as horas e está lá no mesmo canto só não vi mesmo foi a sandalia dele !;/
ResponderExcluirPARABENS THIAGO PELA EXELENTE MATERIA,MAS VEJO QUE HA MUITAS FALHAS EM FAZER POUCO CASO DE OUTROS ACONTECIMENTOS,POR EXEMPLO,DOS POLICIAS ENVOLVIDOS EM CRIMES...HA,CLARO,VC TAMBEM É POLICIAL ENTAO NAO PODE PREJUDICAR SEUS COLEGAS,MAS EU CREIO NA JUSTIÇA DE ''JEOVÁ'' E ESSE DIA JA ESTA PRA CHEGAR,QUEM FAZ AQUI PAGA AQUI MESMO!!!
ResponderExcluirconcordo...s2
ExcluirParabéns crônica !
ResponderExcluirO texto é muito bonito, mas não queira culpar a sociedade pelo que aconteceu com esta pessoa... não esqueça que cada um escolhe o caminho que quer seguir. Esse rapaz escolheu este fim quando resolveu seguir o caminho das drogas. Quando deixou de seguir o caminho de Deus. O salário do pecado é a morte! É óbvio que choca ninguém acha lindo o que aconteceu, mas não sejam hipócritas, alguém aqui se atreveria a colocar um viciado em drogas dentro de casa, juntamente com sua família e ajudá-lo? Duvido! Eu não faria isso jamais, pq na primeira oportunidade ele acabaria comigo e minha família para sustentar seu vicío. A biblía mesmo diz: Maldito o homem que confia no homem. Fatooooo! Povinho hipócrita demais!
ResponderExcluirparabens pela materia
ResponderExcluirOi Tiago, eu gostaria de saber se ele foi enterrado como indigente ou teve alguem que se preocupou com o veleorio dele?? pq por mais que ele tava vivendo nas ruas ,ele tinha familia aqui em Itapetinga...
ResponderExcluirPorem a culpa é da maldita droga, que esta com os jovens...
sua reportagem ta ótima...
Caro amigo Redator, até alguns minutos ainda se encontrava no mesmo local, estes referidos pertences, que pertencia a esse pequeno morador de Itapetinga, que sua vida foi interrompida dratiscamente.
ResponderExcluirPedimos as Autoridades que faça a remoção dos pertences deste jovem e entregue a familía.
tiago so sente isso quem realmente tem um DEUS vivo no seu coração
ResponderExcluirQUANDO É P/ CRITICAR EU CRITICO MESMO, MAS QUANDO É P/ ELOGIAR TAMBÉM ELOGIO...
ResponderExcluirESSA MATÉRIA FICOU SHOW..
NO DIA SEGUINTE NINGUÉM NEM COMENTAVA MAIS NADA SOBRE A MORTE DESSE RAPAZ...POR QUE?
SERÁ QUE ELE DEIXOU DE SER UM SER HUMANO PELAS CONDIÇÕES DE VIDA QUE LEVAVA?
Bacana! O texto e o sentimento que o motivou. Estamos todos anestesiados. Queremos estar anestesiados. Sabe por que? Porque o que há de humano em nós GRITA e nos obriga a tomar algum atitude, então, a gente evita ver, a gente nem quer saber que existe, e assume uma postura arrogante . Simples assim. Há saída, sim. Se quisermos e nos unirmos em ações, individuais ou em conjunto, se cada um fizer a sua parte e não se acomodar xingando governo, político, etc... cada um se tornar ator principal nesse palco da vida, cada um assumir seu papel, muita coisa mudaria.
ResponderExcluirThiago, parabéns pelo belo texto.
ResponderExcluirEstava em Itapetinga neste dia e não ouvi nada a respeito deste fato. Realmente vc está coberto de razão... esta pessoa não tinha posses para que sua morte tivesse repercussão.
Ronaldo Araújo
Padre Paraíso-MG
muito chocante esse seu comentario;quando ele tava vivo ninguem viu nada disso;as pessoas so ganham valor depois que morrem.
ResponderExcluirtbm vi na tarde de sábado os três itens ou rastros de mais um:POBRE, NEGRO, SEM TETO,INVISÍVEL que só incomodava nas suas poucas abordagens como pedinte e se assim não fizesse, continuaria invisível aos nossos olhos egoístas...
ResponderExcluirdepois tudo foi limpo e terminou ali o seu histórico sem brilho, sem fama, sem notoriedade em meio a tal "SOCIEDADE"
nosso preconceito é histórico é enraizado na alma!!!
a falta de amor ao próximo é maior dos males...