segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DROGAS: DOR E SOFRIMENTO

CLÉBIO LEMOS
CONSELHEIRO TUTELAR 
A alguns dias recebemos o convite para escrever um artigo para esse importante site de Itapetinga, fiquei pensando o que escrever, mas diante da situação caótica que estamos vivendo em nosso município, em nosso estado e em nosso país, torna se necessário manter os nossos leitores informados do que está acontecendo com nossa juventude que a cada dia se aprofunda no mundo do crime. Lembro-me da época que tinha meus 12 (doze) anos, ainda com rosto de criança, cheio de sonhos, morava no bairro primavera estudava na escola Dona Lúcia no turno vespertino, mas acordava 06:00hs da manhã todos os dias para treinar futebol
com os meus grandes amigos no campo Juraci Nunes, tempos maravilhosos que não irão voltar, praticava esportes, estudava, ajudava meu irmão na reformadora de sofá, mesmo com tanta dificuldade que passávamos naquela época foi um tempo que jamais esquecerei, pois, foi uma época de alegrias constantes na minha vida. Meus pais sempre de olho em tudo que eu fazia ou deixava de fazer, corrigia quando eu estava errado (eu tomava umas boas palmadas). Uma família composta por 04 (quatro) irmãos e 02 (duas) irmãs, mas nenhum se perdeu no mundo tenebroso das drogas, como eu disse tínhamos tantas dificuldades, porém não abaixamos a cabeça, conseguimos vencer essa batalha e continuamos lutando nessa guerra e a certeza é que iremos vencer.
Caro Leitor citei esse exemplo para podermos fazer uma comparação, até pouco tempos atrás vivíamos momentos de paz, tranqüilidade, quando acontecia um homicídio todos ficávamos espantados, hoje tornou se rotina vermos estampado nas capas de jornais a banalização do crime, quando falávamos que alguém era maconheiro a pessoa abaixava a cabeça e ficava com vergonha, hoje eles dizem: -fumo mesmo e daí?
O que mais mim deixa perplexo é ver a quantidade de adolescentes e crianças envolvidos nesse mundo de dor (é o que a maldita droga traz: dor), eu não tinha noção da quantidade de jovens e crianças que estavam envolvidos com droga. No ano de 2010, fui eleito Conselheiro Tutelar de Itapetinga, então passei a conviver com a triste realidade que vivem nossos adolescentes e crianças. Gente estamos vivendo em nosso município uma situação lamentável, crianças e adolescentes se drogando, sendo usados como aviãozinho, meninos e meninas que perderam o interesse pelos os estudos, que não respeitam mais os pais e que infelizmente fugiram de casa para morar com traficantes. Precisamos nos organizar para juntos tentarmos resolver essa problemática.
Uma mãe desesperada foi a sede do Conselho Tutelar pedir ajuda, pois, os dois filhos adolescentes dela estavam envolvido com o trafico e consumo de droga, conversando com aquela senhora percebi o desespero e a dor que ela demonstrava em sua fala e no seu semblante triste, lagrimas corria dos olhos daquela senhora enquanto falava comigo, ela queria ir embora com os filhos para outra cidade, pois, os adolescentes estavam ameaçados de morte, resultado: a família foi embora de Itapetinga, esse é apenas um de dezenas de casos que acompanhamos no Conselho Tutelar de Itapetinga. Sem falar que muitas adolescentes estão fugindo de casa para ir morar com traficantes, meninas de 11 até 17 anos que deixam o conforto do lar para viver ao lado de criminosos.
O Vício
O grande problema é que a maioria dos usuários de drogas não reconhece que tem necessidade de fazer um tratamento, preferem afundar cada dia mais nesse mundo de trevas e acaba levando a família junto.
Os nossos governantes têm que investir em segurança publica, educação e saúde, temos um grande numero de setores que poderiam ter mais investimento do governo, mas eles preferem pegar o dinheiro dos nossos impostos e colocar na cueca, na meia e só Deus sabe onde mais. Só vai melhorar quando eles destruir o mal pela raiz, pegar os miseráveis que tem destruído famílias, ou seja, os grandes traficantes que ficam em seus belos palácios comandando o traficam. O pior é que tem vários políticos envolvidos com esse negocio ilegal, por isso muitos estão pouco se lixando com que agente pensa em relação à droga (tem uns que tem a cara de pau de dizer que é a favor da legalização da droga), já pensou? O cara vai ao mercado e fala pra o comerciante: - me dê um quilo de maconha. Isso é uma piada.
Lugar de criança e adolescente é na escola, mas será que temos escolas suficientes para a demanda da nossa cidade? Itapetinga tem crescido bastante nos últimos anos, porém, não vemos escolas serem ampliadas nem construídas. Tenho visitado algumas escolas em nossa cidade, fico triste, as salas estão superlotadas com 35 (trinta e cinco) e até 40 (quarenta) alunos, não entendo como um professor consegue ensinar em um ambiente desse, muito menos como uma criança consegue aprender, sem chance, não dá. A educação é uma porta para o sucesso, mas para que esse sucesso seja alcançado é preciso investimento.

Droga=Prisão e Morte

Gente é de conhecimento de todos que a droga só leva a dois caminhos: Prisão e Morte, se o camarada parasse um pouco e pensasse antes de experimentar droga, ele simplesmente iria desistir, pois, não tem beneficio algum. Um exemplo a pessoa começa a usar drogas por influencias de “amigos”, começa com a maconha, depois passa para a cocaína e infelizmente dá um salto para o crack, pronto, vida destruída, família acabada e conseqüentemente morte.
Seja esperto não use drogas  

ClébioLemos                                                                                  
Conselheiro Tutelar de Itapetinga

14 comentários:

  1. Olá Clébio!

    Concordo com quase tudo que você disse! Tem razão, em outros tempos falar que alguém era maconheiro, tanto trazia pavor pra quem sabia quanto era muito escandaloso para quem fosse chamado de maconheiro. Mas como você mesmo disse: " Meus pais sempre de olho em tudo que eu fazia ou deixava de fazer, corrigia quando eu estava errado (eu tomava umas boas palmadas)."
    Só lembrando meu caro amigo: NAQUELA EPÓCA TAMBÉM TINHAMOS POLICIA, TINHAMOS DROGAS E DROGADOS (CLARO QUE EM QUANTIDADE BEM MENOR), mas também tinhamos o AMOR DE NOSSOS PAIS, eles se preocupavam conosco, ao contrário de hoje. Que ainda temos drogas e drogados, policiais corruptos (obvio em quantidade maior) e mais lamantável: NOSSOS JOVENS E ADOLECENTES DE HOJE NÃO TÊEM O AMOR DA FAMÍLIA, O ACOMPANHAMENTO, A PREOCUPAÇÃO, que eu e você e outros da nossa época tinhamos quando criança, adolecente, jovem!
    Só simplificando o que quero dizer: O QUE OS NOSSOS JOVENS PRECISA HOJE É O AMOR, PROTEÇÃO, CARINHO,AQUELA FANTÁSTICA EDUCAÇÃO FAMILIAR E AQUELA VELHA PREOCUPAÇÃO DA FAMÍLIA ! Ou seja eles precisão de FAMÍLIA que é a base da sociedade. Não devemos esperar que policiais e ou políticos vem educar nossos jovens e adolecentes! issop tem que partir de casa. Políticos e Policiais apenas nos oferecem meios de educação e segurança, a responsabilidade de educar e mater nossos filhos é ÚNICA E EXCLUSIVA NOSSA! Nunca devemos esperar que lá fora alguém vai educar meu filho (a), coisa que cab e a mim, o mundo lá fora nada mais é do que uma continuidade daquilo que nasceu dentro do lar. O avião foi feito para voar e voar muito bem, se um dia ele cai é por que alguma coisa falhor quando não devia! Assim é as crianças e adolecentes que entram no mundo do crime e das drogas. Se isso aconteceu é por que alguém falhou na educação! E eu acreidto muito que em quase todas as vezes é CULPA DA FAMÍLIA !

    Abraços a todos! Esse é o meu ponto de vista !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade o Estado ñ deve se envolver na educação familiar, nos é que devemos ensinar o caminho que os nossos filhos devem andar.
      no passado havia traficantes e etc em menor escala,
      ganhamos liberdade e muitos confundem com libertinagem. os jovens e adolescentes de hoje são rebeldes sem causa.
      Não acho que é só responsabilidade dos pais tenho experiencia de conviver com drogados e um bem de perto ( que é meu cunhado)
      Ele teve amo uma familia que o amava que sustentava e mesmo assim ele se envolveu com drogas .
      os adolescentes tem muita proteção e poucas responsabilidades podem matar, morar com traficantes,roubar e etc e fia por isso mesmo sem punição.
      Os pais hoje ñ podem nem dar uma bronca no filho piada só pode.
      Mas o mais importante de tudo é que o homem abandonou Deus e o mundo e a humanidade virou esse caos que todos estamos vendo.

      Excluir
    2. INão coincordo com vc Ramom, acho q não devemos generalizar.Uma coisa vc po0de ter certeza,a mãe, principalmente,sofre pelo filho(a),e vai morrendo aos poucos à cada dia,por ver seu filho nessa situação e nada poder fazer,a não ser orar sem cessar p que Deus tenha misericòrdia.Alguèm q nunca passou ou passa por por isso não tem o direito de julgar e condenar a famìlia.,sem saber realmente o sofrimento de cada uma.A famìlia è tão vitìma q o filho.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho que Clébio analisa com muita propriedade a questão da inércia governamental em prover os aparatos necessário para atender os menos favorecidos, em certos casos o estado não tem nem como aplicar a legislação, punir os pais irresponsáveis, pais negligentes que querem transferir suas responsabilidades para terceiros: creches, escolas, Conselho Tutelar, parentes, Juizado e outros. Enquanto o estado é lento, o tráfico é altamente eficiente. Famílias pobres, sem perspectivas, adolescentes com tempo ocioso, e a oferta do dinheiro fácil, a inimputabilidade dos menores que são pagos até para assumir o que não praticaram em troca do dinheiro fácil e a sensação de segurança que induz as mentes ainda em formação a enveredar pelo caminho do crime e da prostituição. Diante disso questiona-se: Como será nossa sociedade daqui a 20 anos, quando o país estará entregue a esses adolescentes que serão: os juízes, advogados, comandantes, delegados, prefeitos, governadores e até Presidente da República?

    ResponderExcluir
  4. eu não concordo q seja culpa da familia pq tenho certeza q nenhuma mãe gostaria de ver seu filho no meio das dorgas isso e uma ingnorancia da sua parte ,so quem passa e q sabe o tamanho do sofrimento!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo, quando disse ser culpa da família não quis dizer que MAE/PAI algum gostaria ou empuraria seus filhos para o mundo das drogas.Quando me referir a familia ser culpado é por falta de acompanhamento, muitos dos pais acham que dá alimentalção, roupa e mandar seus filhos para a escola, estão educando. E se esquecem de se infiltrarem na vida de seus filhos, independente da clase social, ou você acha que só filho de pobre se droga ?!!!
      Meu caro inumeras das vezes encontrei crianças entre 08 e 12 anos ai na lagoa, fazendo uso e tréfico de drogas, triste, muito triste essa situação, realmente me comoveu, incluse uma das vezes cheguei até bater um papo com uma delas, e para certeza minha, pela nossa conversa, foi mais uma vez culpa da familia, ela não se dava nem com o pai nem com a mãe, triste mas é verdade!
      Talvez vc esteja passando ou já passou por uma situação dessas com seu filho (a) e hoje não que assumir que faltou algo de você...Tenho uma filha e ela só vai pra o lado das drogas e prostituição se ela quizer, pois durmo com conciência tranquila quanto minha responsabilidade de pai.

      Abraços. Cuide de seus filhos para que o mundo não os abraçe !

      Excluir
  5. Gostei muito dos comentários! Eu também sou daquela época comentada nos seus dois primeiros parágrafos. Ontem e hoje, a família foi a base de tudo, porem, o setor público está deixando de cumprir com o seu papel de sustentabilidade desses jovens fora da sua residência. Pois, a dignidade, humana para os olhos do setor público está ficando em último plano, quando deixa de propocionar: educação, lazer, saúde, segurança pública de boa qualidade e exercer suas funções para a população, independente de posição social, raça, cor e religião. O COMPROMISSO coletivo da família e da administração pública, é a única arma eficaz que pode criar a sustentação de dignidade de vida para os cidadãos e em especial aos nossos filhos. Um outro dia, eu assistia a uma entrevista na TV em que a ex-daçarina do bolinha, JOANA PRADO, dizia que: "antes dizíamos que as crianças eram o futuro do Brasil, hoje, o futuro do Brasil são os pais". Concordo. Hoje os pais precisam andar lado a lado com seus filhos, mas, encontrapartida, o estado lado a lado com os cidadãos. Pois, O caos que vivemos, só a união de todos nós para resgatarmos os verdaderios valos da vida. Que bons tempos: (soltar pipas, brincar de pião, de pega-pega, salva-vidas, de gude, boca-de-forno e ainda ouvir as histórias dos nossos pais.)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Clébio pelo excelente artigo! Li e chorei muito com suas colocações, sendo sua irmã mais velha lembro perfeitamente da vida difícil que tínhamos, quantas vezes levamos uma trouxa de roupa pesada na cabeça, quantas vezes ajudamos nosso pai na profissão de pedreiro, quantas vezes levamos uma boa surra para sermos bons cidadãos, porém diante de tanta miséria que vivíamos, lembro da nossa mãe indo todo semana à escola para saber do nosso rendimento, do nosso comportamento, sempre com muita cobrança. Éramos obrigados a dar sempre o melhor em tudo. Nossa mãe e nosso pai mal sabiam fazer o nome, mas sabiam o valor do afeto, sabiam o valor do cuidado, sabiam o valor que a vida tem. E hoje, todos os nossos irmãos, ou seja, os seis filhos são bons cidadãos por conta do cuidado que recebemos. Assim como o Ramon, eu também acredito que a solução está na família. Acredito que precisa de políticas públicas voltadas para orientar as famílias, apontando qual sua importância para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças e dos adolescentes. A escola pouco pode fazer se não contar com o apoio da família.É preciso um trabalho de conscientização da sociedade para cobrar dos órgãos competentes ações que ajudem as famílias a oferecer uma ambiente seguro para nossas crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc ramom e cleber tbm gente ainda tem populaçao ai em itapetinga que ainda critica o que as pessoas fala realmente antigamente nossos pais vigiava nos sim mais hoje tem pai e mae que ate apoia esse tipo de coisas meu deus hoje nos temos e que ter mais amor ao proximo isso sim que ta faltando hoje as pessoas juga fala mal critica de vez de da a mao ir ate essa pessoas crianças adolecente e dizer eu te amo da ajuda em palavras hoje nimguem mais faz isso so critica vamos populaçao se uni pois e isso que precisamos criticar e facil agi e diviciu pr deus nada e impossivel basta cre e confiar em deus vamos busca mais ao senhor vamos ter mais amor no nosso coraçao hoje coloca e publica no site uma pagina de presao roupo morte ai vem um monte a critica e jinga fala mau de vez de da mao da uma palavra de apoio de força de amor a deus e assim que age agora vi no dia que colocou sobre o swoh gospel ai em itapetinga ai guais nimguem comento agora colocar ai sobre drogas morte ai vem um monte a critica e isso ai clebe ramom e varios outras populaçao que se junta e luta pela essa pessoas e adolecente pois deus esta com vcs hoje aqui vejo coisas impossivel aqui no rio de janeiro cracoladia e tem pessoas humanas que entra sem medo e ajuda pessoas que vc ver nao tem mais jeito mais ai vem a mao de deus e coloca tem jeito sim pois deus e o deus do impossivel as vez tem as pessoas por que nao tem um pra ajuda so critica e nao e assim vamos ter mais amor ao proximo e confia r em deus pois so ele muda o cativeiro

    ResponderExcluir
  8. Janise** você já ouviu falar em transmutação de valores ou inversão de valores???????

    Fique sabendo que nunca existiu um mundo sem drogas,o problema nao é as drogas mas o sistema que criminalizou as drogas.Vai estudar um pouco meu amor,mulher tem que ser mais que uma bundinha e um rostinho bonito.

    ResponderExcluir
  9. TUDO ISSO É VERDADE ,CONCORDO PLENAMENTE.MAS UMA COISA NÃO PODEMOS ESQUECER O PRÓPRIO SER HUMANO EXPULSOU JESUS DE SUAS VIDAS,DAS FAMÍLIAS E DAS ESCOLAS. NA NOSSA ÉPOCA SE FALAVA DE JESUS NAS ESCOLAS ,TÍNHA-MOS AULAS DE RELIGIÃO E EM CASA COM NOSSA FAMÍLIA FREQUENTAVA-MOS A IGREJA. E QUEM NOS EDUCAVA ERA NOSSOS PAIS COM A DIREÇÃO DE DEUS.HOJE CARO COLEGA INFELISMENTE COM ESSAS LEIS CRIADAS POR PESSOS QUE NÃO TEM O TEMOR DE DEUS SO PODEMOS TER ESSES RESULTADOS, SO NOS RESTA NOS ARREPENDER E VOLTARMOS PARA DEUS.

    ResponderExcluir
  10. olha so tem gente usando meu nome e colocando em comentarios ai espero que nao seja falando com a intençao do meu nome pois gostaria que vc apagase esse comentario com meu nome ai janise

    ResponderExcluir
  11. INFELISMENTE AS DROGAS TEM SIM ENTRADO DE UMA FORMA ESTRAGADORA EM NOSSO MEIO NAO SEI COMO SERA O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS MAS DE UMA COISA SEI DEUS ESTA NO CONTROLE DE NOSSAS VIDAS E TENHO MUITA FE NELE QUE VOLTAREMOS AO TEMPO EM QUE PODEREMOS VER NOSSAS CRIANÇAS SEM ENVOLVIMENTOS EM DROGAS E PRA VOCES PAIS QUE SOFRE COM FILHOS NO MUNDO DAS DROGAS TENHA CERTEZA QUE DEUS VAI ENTRA COM PROVIDENCIA CONFIA NO SENHO JESUS E SERA SALVO TU E A TUA CASA A TODOS VOCES UM ABRAÇO E FIQUE NA PAZ TIAGO BOTINO TE ADMIRO MUITO E PEÇO A DEUS QUE TE GUARDE E PROTEJA SEMPRE E PARABENS PELO BELO TRABALHO DEUS TE ILUMINI SENPRE .

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.