quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ANISTIA: AMPLA, GERAL E IRRESTRITA

Por: JOSÉ NUNES NETO/
ESTUDANTE DE JORNALISMO/UESB
BLOG DA RESENHA GERAL
No ano de 2007 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro os Jogos Panamericanos, o maior evento olímpico das Américas. Numa prática que se tornou comum em eventos esportivos, dois atletas cubanos, os boxeadores Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux, de 24 e 26 anos respectivamente, saíram da Vila Olímpica numa tentativa de pedir asilo político. Sabe-se das condições de vida em Cuba e os atletas não queriam retornar à ditadura Castrista.
Através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, os dois campeões mundiais foram localizados em menos de 48 horas e deportados para a ilha de Fidel Castro. A amizade entre Lula e o ditador cubano é pública e notória, mas não se sabe até que ponto essa amizade influenciou o ex-presidente Lula a extraditar os atletas.
No dia 31 de dezembro de 2010, último dia de seu mandato na Presidência, numa situação semelhante, Lula decidiu por não expulsar o ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, condenado em seu país por quatro
assassinatos nos anos 1970. Antes de chegar ao Brasil em 2004, Battisti havia sido expulso do México e da França. Aqui no Brasil recebeu asilo político de Lula, que rompeu um antigo pacto de extradição entre os governos italianos e brasileiros. O rompimento unilateral do acordo de cooperação causou a indignação do povo e do governo da Itália.
Nos últimos dez dias aqui na Bahia vemos uma greve promovida pelos Policiais Militares, que reivindicam o cumprimento da lei por parte do governo do estado para que possam ser ampliadas suas gratificações e
benefícios. Além disto, pedem a anistia dos PM’s participantes. Como se percebe, a origem do movimento é para o cumprimento de uma lei que não é aplicada pelo estado.
A presidente Dilma declarou que os policiais devem ser punidos e não receberão anistia. Causa estranheza a posição da Presidente, ela própria, juntamente com Lula, foram beneficiados pela Lei da Anistia de 1979. Pelo visto os policiais baianos receberão o mesmo tratamento dispensado aos cubanos e não ao italiano, e como se vê, a anistia no Brasil não tem funcionado de forma ampla, geral e irrestrita.

6 comentários:

  1. Texto com argumentos fraquíssimos!
    O caso do italiano Cesare Battisti envolve questões políticas e é uma forma de proteção ao ex guerrilheiro. O caso da PM da Bahia é uma situação que envolve um total descaso da organização para com a sociedade, além de atos de selvageria e formação de quadrilha. (Rodrigo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porra nenhuma seu puxa saco,com certeza vc nao é funcionarioo publico e nao sofre na pele o descaso desse governo corrupto de bandidosa comear de lula e essa catropia dos infernos que se instalou no brasil

      Excluir
  2. vc é muito lindo e convenhamos escrevemos o que pensamos os textos são escritos mais tem o entendimento e argumentação são amplas e diversas é para isso que aprendemos a interpretação cada um tem sua maneira de entender isso respondendo ao Rodrigo ....concordo com o segundo leitor vivemos sim uma ditadura encubada se analiosarmos somos refez do poder...e a vc JOSÉ LINDO PARABÉNS por sua atitude.

    ResponderExcluir
  3. VOCÊ TEM PLENA RAZÃO NO QUE DESCREVEU SE REALMENTE HÁ ANISTIA NESSE PAÍS TEM QUE HAVER IGUALITARISMO PARA TODOS.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAÇAS A DEUS A HISTÓRIA NÃO É UMA CARROÇA ABANDONADA. AO CONTRÁRIOS DO QUE TODOS OS POLÍTICOS PENSAM, O POVO BRASILEIRO TEM MEMÓRIA SIM. A SEMELHANÇA ENTRE O BRASIL DA DITADURA E PÓS DITADURA É IMENSA. UM MOVIMENTO LEGÍTIMO DOS POLICIAIS, SIM, PQ NÃO É A CONSTITUIÇÃO QUE DIZ: TODO O PODER EMANA DO POVO?
      AH, MAS LEMBREMOS QUE MUITAS LEIS SÃO FEITAS DA MESMA FORMA COMO SE FAZEM SALSICHAS... SE VC VER FAZER, POR CERTO NÃO A ENGOLIRIA...
      FORÇA POLICIAIS MILITARES. VCS REPRESENTAM A VOZ DO POVO.

      Excluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.