Por: JOSÉ NUNES NETO/
ESTUDANTE DE JORNALISMO/UESB
BLOG DA RESENHA GERAL
No ano de 2007 aconteceu na cidade do Rio de Janeiro os Jogos Panamericanos, o maior evento olímpico das Américas. Numa prática que se tornou comum em eventos esportivos, dois atletas cubanos, os boxeadores Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux, de 24 e 26 anos respectivamente, saíram da Vila Olímpica numa tentativa de pedir asilo político. Sabe-se das condições de vida em Cuba e os atletas não queriam retornar à ditadura Castrista.
Através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, os dois campeões mundiais foram localizados em menos de 48 horas e deportados para a ilha de Fidel Castro. A amizade entre Lula e o ditador cubano é pública e notória, mas não se sabe até que ponto essa amizade influenciou o ex-presidente Lula a extraditar os atletas.
No dia 31 de dezembro de 2010, último dia de seu mandato na Presidência, numa situação semelhante, Lula decidiu por não expulsar o ativista de esquerda italiano Cesare Battisti, condenado em seu país por quatro
assassinatos nos anos 1970. Antes de chegar ao Brasil em 2004, Battisti havia sido expulso do México e da França. Aqui no Brasil recebeu asilo político de Lula, que rompeu um antigo pacto de extradição entre os governos italianos e brasileiros. O rompimento unilateral do acordo de cooperação causou a indignação do povo e do governo da Itália.
assassinatos nos anos 1970. Antes de chegar ao Brasil em 2004, Battisti havia sido expulso do México e da França. Aqui no Brasil recebeu asilo político de Lula, que rompeu um antigo pacto de extradição entre os governos italianos e brasileiros. O rompimento unilateral do acordo de cooperação causou a indignação do povo e do governo da Itália.
Nos últimos dez dias aqui na Bahia vemos uma greve promovida pelos Policiais Militares, que reivindicam o cumprimento da lei por parte do governo do estado para que possam ser ampliadas suas gratificações e
benefícios. Além disto, pedem a anistia dos PM’s participantes. Como se percebe, a origem do movimento é para o cumprimento de uma lei que não é aplicada pelo estado.A presidente Dilma declarou que os policiais devem ser punidos e não receberão anistia. Causa estranheza a posição da Presidente, ela própria, juntamente com Lula, foram beneficiados pela Lei da Anistia de 1979. Pelo visto os policiais baianos receberão o mesmo tratamento dispensado aos cubanos e não ao italiano, e como se vê, a anistia no Brasil não tem funcionado de forma ampla, geral e irrestrita.
Texto com argumentos fraquíssimos!
ResponderExcluirO caso do italiano Cesare Battisti envolve questões políticas e é uma forma de proteção ao ex guerrilheiro. O caso da PM da Bahia é uma situação que envolve um total descaso da organização para com a sociedade, além de atos de selvageria e formação de quadrilha. (Rodrigo)
porra nenhuma seu puxa saco,com certeza vc nao é funcionarioo publico e nao sofre na pele o descaso desse governo corrupto de bandidosa comear de lula e essa catropia dos infernos que se instalou no brasil
ExcluirDitadura encubada.
ResponderExcluirvc é muito lindo e convenhamos escrevemos o que pensamos os textos são escritos mais tem o entendimento e argumentação são amplas e diversas é para isso que aprendemos a interpretação cada um tem sua maneira de entender isso respondendo ao Rodrigo ....concordo com o segundo leitor vivemos sim uma ditadura encubada se analiosarmos somos refez do poder...e a vc JOSÉ LINDO PARABÉNS por sua atitude.
ResponderExcluirVOCÊ TEM PLENA RAZÃO NO QUE DESCREVEU SE REALMENTE HÁ ANISTIA NESSE PAÍS TEM QUE HAVER IGUALITARISMO PARA TODOS.PARABÉNS.
ResponderExcluirGRAÇAS A DEUS A HISTÓRIA NÃO É UMA CARROÇA ABANDONADA. AO CONTRÁRIOS DO QUE TODOS OS POLÍTICOS PENSAM, O POVO BRASILEIRO TEM MEMÓRIA SIM. A SEMELHANÇA ENTRE O BRASIL DA DITADURA E PÓS DITADURA É IMENSA. UM MOVIMENTO LEGÍTIMO DOS POLICIAIS, SIM, PQ NÃO É A CONSTITUIÇÃO QUE DIZ: TODO O PODER EMANA DO POVO?
ExcluirAH, MAS LEMBREMOS QUE MUITAS LEIS SÃO FEITAS DA MESMA FORMA COMO SE FAZEM SALSICHAS... SE VC VER FAZER, POR CERTO NÃO A ENGOLIRIA...
FORÇA POLICIAIS MILITARES. VCS REPRESENTAM A VOZ DO POVO.