sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

VOLTA DE LUIS CALDAS EMOCIONA FÃS DOS ANOS 80 EM ITAPETINGA

LUIS CALDAS, 24 ANOS DEPOIS EM ITAPETINGA, UM TEMPO QUE DEIXOU SAUDADES.
Por: MARCOS ROGÉRIO (Marquinhos do CD)

(Luis Caldas no Chacrinha - postado por Rubinho Nova)
Marquinhos e esposa
ITAPETINGA AGORA - Foi no dia 11 de dezembro de 1987, aquele jovem rapaz descalço, roupas brancas e sua Banda Acordes Verdes, formada com sua família: Andreia Caldas, Carlinhos Caldas, Marquinhos Caldas, Durval Caldas, sua Mãe Zuleika Caldas, Silvinha Torres e o percussionista, que tempos mais tarde iria ser uns dos melhores percussionistas do Brasil, Carlinhos Brown, agitaram a Praça Dairy Valley.
Eu Marquinhos, com apenas 14 anos de idade, vendia pipocas em carrinho, quase morrendo apertado tamanha a agitação do povo para ver o Rei da Axé Music.
Hoje estou aqui, 24 anos mais tarde, contando essa história, parece que foi ontem. Um dos melhores momentos que eu vivi em itapetinga.
Lembro até a primeira música que ele cantou foi AJAIÔ as 23:30 h. da noite.
Valeu Luiz Caldas estaremos lá na Lagoa para recordar os tempos em que brincávamos e nos divertíamos sem violência, apenas por diversão e paixão. Os belos anos 80, que ficarão eternizados como os melhores anos das nossas vidas.
Luiz César Pereira Caldas, 49 anos, multiinstrumentista, compositor e cantor brasileiro universalmente reconhecido como "O Rei do Axé .
Biografia

Quando garoto, de origem humilde, começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical. No início dos anos 70 o então Luiz Caldas foi morar em Vitória da Conquista-BA e ganhou a vida trabalhando em alguns comércios da cidade (Panificadoras, supermercados e bares) exercendo a função de serviços gerais, mas nas horas vagas tocava no ¨conjunto¨ musical de um famoso músico da época, chamado João Faustino.
Foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de Deboche - e que evoluiu para outros tantos modismos lançados no Carnaval baiano.
Luiz Caldas foi um dos cantores que, misturando ritmos baianos introduziu nos trios elétricos uma nova sonoridade através de novos instrumentos (como o teclado), inaugurando uma nova era na cultura musical da Bahia, embrião da Axé Music.
Conhecido no Carnaval baiano, tem 12 álbuns lançados e foi presença constante nos principais programas de televisão da década de 1980. Ganhou a Coroa de Prata no programa Rei Majestade, do SBT.
Em 2009, Luiz Caldas preparou para lançamento um conjunto de 10 CDs, com 130 músicas no total. O projeto envolve vários estilos, como o pagode, o forró, a música romântica, o hard rock e a música instrumental, sendo um dos álbuns dedicado aos povos indígenas, com letras inteiramente em Tupi.
As músicas estão sendo primeiramente lançadas no site oficial do cantor. Todo o projeto foi lançado em 2010, mesmo ano que o cantor inicia a divulgação como cantor também de heavy metal, como pode ser visto no portal R7:
Um dos grande companheiro s de Luiz Caldas Carlinhos Brow, em 1979, tocou na banda de rock Mar Revolto, em sua primeira gravação profissional. Carlinhos tornou-se um dos instrumentistas mais requisitados da Bahia no início da década de 1980. Em 1984 tocou na banda Acordes Verdes, de Luiz Caldas. Foi um dos criadores do samba-reggae e, em 1989, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro. Nesta participação, sua composição "Meia Lua Inteira" fez muito sucesso o Brasil e no exterior. Ainda em em 1985, o próprio Luiz Caldas gravou “Visão de Cíclope”, primeira composição de Carlinhos Brown e um dos sucessos mais tocados nas estações de rádio de Salvador.

14 comentários:

  1. Concordo com vc marquinhos, Luis Caldas também fez parte da minha infância na década de 80, porém não me esqueço da música HAJA AMOR e MAGIA, que é a minha preferida.
    Vivam os anos 80, me lembro que a gente saia correndo atrás do trio DEBOCHE pelas ruas da nova itapetinga, primavera, e até na vila a gente ia correndo atrás do trio... era muita loucura aqueles tempos...
    O trio saia da Praça Dairy Walley com a BANDA UM lotado de gente atrás, crianças, adultos e até velhinhos, todo mundo curtindo pra caramba.
    Saudades mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Que saudades de tudo isso tiago, saudades da nossa amada e velha bahia que com a morte de ACM também morreu junta.

    ResponderExcluir
  3. Falar de Luiz Caldas é falar de coisas boas eu estava lá quando ele cantou pela primeira vez em Itapetinga em 1987 nessa época eu começava minha carreira de locutor, hoje eu tenho os melhores sucesso de Luiz Caldas e curto até hoje,naquela época não tinha tanta violência as pessoas iam pra praça e sabiam que iriam voltar para suas casas.

    ResponderExcluir
  4. eu estava presente naquela epoca com o DIMENSOM sonorizando,e hoje e um previlegio muito grande termos de volta o rei da axe music.parabéns Itapetinga mais uma vez

    ResponderExcluir
  5. valeu mauricio, acertou em cheio com luis caldas, vamos matar saudades mesmo. aproveito e sugiro trazer artistas como clemilda, amelinha, sandro becker. São muito melhores que essas porcarias que aparecem hoje no são joão.
    parabéns prefeito zé claudios

    ResponderExcluir
  6. realmente uma nostalgia muito grande! época boa k se brincava micareta, sem drogas sem violência todo mundo se divertia até o dia amanhecer e ficava torcendo para k o ano passasse logo já na expectativa para o próximo ano, pena k aqueles tempos não volta mais.

    ResponderExcluir
  7. SAUDADES DOS TRIOS NA DAIRY WALLEY , TRIO ESPACIAL , TEMPO BOM QUE PUDE PRESENCIAR O INICIO DOS ANOS 90, ME LEMBRO QUE EM 93 RICARDO CHAVES ESTICOU UM LENCOL DA JANELA DO GOITACAZ PRA O GARÇON AMARRAR UMA CERVEJA PRA ELE PUXAR .. O SAUDOSO AMERICO NOGUEIRA ESTAVA NA MESA COM MEU PAI E MINHAS IRMAS , E EU NEM TINHA FEITO 10 ANOS DE IDADE . junior sp

    ResponderExcluir
  8. wiliam funcionario hotel goitacaz.sexta-feira, 09 dezembro, 2011

    realmente sao temops que nao voltam mais o axe sem violencia baixando amao embaixo e ep/cima
    vai ser muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Que milagre não apareceu um crente aqui pra falar asneiras!!!

    ResponderExcluir
  10. è com grande satisfacao que men lembro do micareta de itapetinga dos anos 90.isto que era infancia mesmo?que saudades de ademar , banda papaleguas,banda pinote, ricardo chaves,cheiro de amor , etc....

    ResponderExcluir
  11. COM CERTEZA ME LEMBRO COMO HOJE TRIOS NA PRAÇA DAIRY WALLEY AGENTE IA , CRIANÇAS JOVENS E OS IDOSOS ,TODO MUNDO BRINCAVA ,CORRENDO ATRAS DO TRIO, NAO TINHA BAGUNÇA NEM BROGAS IGUAL HOJE, BADERNAS TUDO ISSO Q VEMOS HOJE .
    AS MUSICAS NAÕ ERA COMO HOJE ESSAS PORCARIA Q METE VERGONHA ,MUSICAS Q NAÕ TEM CULTURA ,AS MUSICA BAIANA HOJE DEIXA A DESEJAR ,PRINCIPALMENTE A IMAGEM DA MULHER NAS LETRAS DAS MUSICAS BAIANAS ,É MUITA IDIOTISSE.
    QUEM LEMBRA DA BANDA DE BOCA IN BOCA AQUELE CARA BONITAO Q ARRAZAVA EM CIMA DO TRIO HEM?
    EU ME LEMBROQ GUANDO CHEGAVA O DIA DA MICARETA GUANDO EU ERA UMA MENINA DE 14 E 15 ANOS EU FICAVA A SEMANA TODA PEDINDO MINHA MAE E MEU PAI PRA DEIXAR EU IR ,AI´ ELES IAM LEVAR AGENTE UM POUQUINNHO AGENTE SE DIVERTIA PRA VALER EU E MINHAS IRMÃS ,AS VEZES ELES DEIXAVA AGENTE IR COM NOSSAS AMIGAS ,NO NOSSO TEMPO AS MOÇINHAS NAO ERA IGUAL AS DE HOJE Q COM 10 ANOS JA´ VAI ONDE QUER SOZINHA NAÕ. ERA A COISA Q MAIS NOS CHATEVA NA NOSSA INFÂNCIA , MAS MESMO ASSIM ERA BOM , TINHA MAIS RESPEITO ,TODO MUNDO SAIA SEM MEDO, IA E VOLTAVA EM PAZ. NAÕ ERA VIOLENTO COMO HOJE.
    TRAZER LUÍZ CALDAS PRA ITAPENTINGA É´UMA GRANDE SASTIFAÇAO , TEMOS O PRAZER EM MOSTRA AS CRIANÇA DE HOJE UM POUQUINHO DE NOSSA INFANCIA,
    ESPERO Q SEJA COM PAZ. VALEU.

    ResponderExcluir
  12. Joao campos de jesussábado, 10 dezembro, 2011

    quando Luiz caldas cantou a primeira em itapetinga eu estava la lembro me de passei mal os seguranca mim socorreram mim colocou no pauco ao lado dos musicos eai fiquei bem pertinho do Luiz lugar onde tds queriam ficar. Morro de saudades daquela epoca.joao campos de jesus Sao Paulo SP.

    ResponderExcluir
  13. tbm me lembro desse dia histórico...
    eu tinha 7 anos e fui com minha mãe e meu pai p/ ver o rei do axé!!!
    que tempos bons aqueles das boas micaretas,da maizena e farinha de trigo na cara do povo.
    hj a "farinha" que eles levam as festas é outra!
    mas concertesa vou rever o luiz caldas.
    que a paz esteja no parque da lagoa.

    ResponderExcluir
  14. vamos prestigiar o rei do axe no parque da lagoa hj

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.