COM O FECHAMENTO DAS FÁBRICAS E SE OS FUNCIONÁRIOS DA REGIÃO NÃO ACEITAREM ACORDO, SERÃO ESTIMADOS EM QUASE 4 MIL DEMISSÕES.
O GLOBO
A DIRETORIA DO SINDICATO |
O Ministério Público do Trabalho instaurou procedimento para apurar as causas das 1,5 mil demissões na matriz da fábrica da Vulcabras/Azaléia, no município de Itapetinga, sudoeste baiano, a 560 km de Salvador, em pouco mais de um mês. Antes mesmo de uma audiência pública marcada com representantes da fábrica e sindicalistas, nessa sexta-feira, visando debater o assunto, na sede do MPT, o presidente da empresa, Milton Cardoso, anunciou o fechamento das filiais dos municípios de Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí, Iguaí e Itati, onde atuavam 1,8 mil colaboradores.
Caso este contingente de operários não acate a proposta de relocação da empresa para outras unidades da região, as demissões entre novembro e dezembro chegariam a 3,3 mil. Até então a matriz baiana da
maior fabricante de artigos esportivos da América Latina e maior empregadora do setor no continente, com 40 mil empregados mantinha, 18 mil colaboradores, distribuídos na sede e em 18 unidades, incluindo as que foram fechadas. A assessoria de comunicação da empresa disse que o volume global de demitidos informado não está consolidado já que, segundo a contesta o número de demitidos por acreditar que alguns dos operários desligados aceitem a proposta de retornar á linha de produção em outras unidades baianas a convite da própria Azaleia.Por meio de “fato relevante” divulgado aos investidores nessa sexta-feira, a direção comunica que as demais filiais baianas, num total de 12, serão mantidas e que os operários oriundos das que foram fechadas foram convidados a se transferir para a matriz ou outras unidades. Ainda conforme a empresa, “a decisão foi tomada com base em um estudo para reduzir gastos para que a companhia recupere as condições para fazer frente à concorrência no mercado interno, especialmente com os produtos importados”.
A direção da empresa disse que ofereceu aos colaboradores a possibilidade de transferência para as demais unidades fabris da companhia que continuarão em atividade, nos municípios de Itapetinga, Itambé, Macarani, Firmino Alves, Itaiá, Itororó e Caatiba e nos distritos de Bandeira do Colônia e Rio do Meio. Para Sidney Mendes, secretário geral do Sindicato de Verdade, o anúncio do fechamento surpreendeu toda a região pelo fato de a empresa ter aceitado se reunir na audiência para debater as demissões anteriores. “Por enquanto não sabemos informar se os companheiros que trabalharam nas unidades fechadas querem mudar de cidade, mas é provável que poucos aceitem ficar longe da família”.
Em nota, assinada pelo presidente da Vulcabras/Azaleia, Milton Cardoso, o grupo sustenta que irá disponibilizar transporte diariamente para estas localidades. “Aos que não optarem pela transferência, concederemos uma gratificação financeira de dois salários mínimos, além do pagamento de todas as verbas rescisórias”, prosseguiu. “Investimos, nos últimos quatro anos, R$ 207 milhões nas fábricas da Bahia, sendo grande parte em segurança do trabalho, o que resultou recentemente na marca de acidente zero no complexo de Itapetinga. Vale ressaltar que esta decisão não tem relação com a abertura da unidade fabril na Índia, que ainda está sendo viabilizada”, disse. Ainda em nota, o presidente fala que compreende a importância da empresa enquanto atividade econômica para estas comunidades, mas ressalta que “esta difícil decisão se faz necessária para a manutenção das condições de operação”.
Ele atribui a “razões de ordem econômica” a decisão da empresa. Dentre as razões, explica, estão o baixo volume de produção, elevados custos logísticos e concorrência de calçados importados. “As seis filiais têm baixo volume de produção, o que não permite ganhos de escala para melhorar a competitividade. Nessas seis unidades eram produzidos cabedais de calçados esportivos e feito sua montagem final, utilizando componentes da matriz de Itapetinga”, frisou. Ainda sobre o fechamento, o executivo ressaltou que as filiais estão distantes da matriz, o que, segundo ele, “onera os custos com manutenção de máquinas e equipamentos de informática, custos de conexão de dados e, sobretudo, transportes”. Feitas as contas, Cardoso informou que, apenas em termos de materiais e produtos acabados, a empresa deixará de realizar mais de 10 mil km mensais em viagens. Em relação a concorrência de calçados importados, divulgou, também em nota, que o comportamento da taxa de câmbio amplia a concorrência de calçados importados. “Nossos produtos têm que disputar o desejo do consumidor brasileiro ao lado de concorrentes cujos custos não evoluem como os nossos”, frisou no documento.
Em comunicado ao mercado, a companhia afirma que a decisão foi tomada após "detalhado estudo econômico, financeiro e administrativo" e teria como objetivo reduzir custos para competir no mercado interno, especialmente com produtos importados.
Segundo a empresa, as seis unidades fechadas seriam de pequeno porte. Na nota, informa que os empregados dessas seis fábricas terão a opção de serem transferidos de forma definitva para outras 12 filiais da companhia na Bahia. E acrescenta que os funcionários que não queriam ser transferidos para outras filiais receberão “uma gratificação financeira de dois salários mínimos, além do pagamento de todas as verbas rescisórias”.Ontem, no entanto, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito para investigar demissões nas unidades da empresa em 11 municípios no interior da Bahia. A Vulcabras foi convocada a prestar esclarecimentos sobre o caso hoje na Procuradoria do Trabalho de Vitória da Conquista.
Segundo o sindicato da categoria, de novembro deste ano até ontem, a Vulcabras já teria demitido cerca de 1.500 trabalhadores. Isso representa quase 10% da força de trabalho da empresa, de 16 mil empregados, segundo o sindicato.
Sobre as demissões, a Vulcabras reconheceu que “foram desligados cerca de 1.500 colaboradores”. E justificou que as demissões teriam ocorrido em toda a indústria calçadista brasileira ao longo de 2011.
De acordo com a empresa, a produção total do estado da Bahia não será reduzida. E o complexo de Itapetinga continuará sendo a principal unidade da Vulcabras.
Nossa que triste Tiago, acabei de assistir uma matéria aqui no Jornal do SBT mencionando este assunto...enfim ficou muito ruim...a salvação é que nossa cidade agora é a matriz se não o estrago iria ser bem maior!
ResponderExcluirRepercussão nacional!
Culpa de alguns funcionários que querem faltar o mês todo e ainda continuar trabalhando, os trablhadores de verdade é que pagam o pato.
ResponderExcluirAmanhã a rede globo estará em cima da fábrica. VI essa notícia mais cedo no. Jornal o globo
ResponderExcluirnão era vantagem pra azaleia manter essas filiais. Daqui um dia ela vai sair daqui
Lamento muito por todos os funcionarios da azaleia q Deus possa abrir novas portas para todos
ResponderExcluirSou d macarani e trabalho na azaleia lamento pelo q aconteceu com meus colegas d trabalhoo fiquei muito triste
ResponderExcluirRAPAZ JA TRABALHEI NA VULCABRAS/AZALEIA E AINDA TENHO PESADELOS COM AQUELE LUGAR SAO MUITAS COISAS QUE NAO ME SAEM DA CABEÇA COMO SALARIO MINGUADO, HUMILHAÇAO DE FUNCIONARIOS DENTRE OUTRAS COISAS VO FALAR A VERDADE A EMPRESA E A CIDADE DE ITAPETINGA TAVA BEM MELHOR ANTES DA "AZALEIA" SER VENDIDA DESDE DE QUANDO A EMPRESA FOI COMPRADA EU SABIA QUE ISSO QUE ESTA ACONTECENDO AGORA HA MUITO TEMPO ATRAZ NINGUEM FALAVA NISSO ACHAVA QUE TUDO IRIA MELHORAR MAIS TA AE A REALIDADE PLENO NATAL E MUITAS PESSOAS VAO ESTAR DESEMPREGADAS COM FILHOS PARA DAR COMIDA E OUTRA JA PENSANDO EM 2012 EM ARRUMAR UM NOVO TRABALHO QUE COISA NAO ? cOMO EU NAO FUI BESTA ASSIM QUE SAI DA EMPRESA PAGUEI VARIOS CURSOS DENTRE OS QUAIS SO FALTA UM PARA EU FINALIZAR GRAÇAS A DEUS PRA QUE ? ORA MUITO SIMPLES PARA IR EMBORA DAQUI DE ITAPETINGA NAO QUE A CIDADE NAO SEJA BOA I TAL MAIS NAO TEM OPÇAO DE TRABALHO E VEJO QUE LOGO LOGO MAIS PESSOAS ESTARAO SAINDO DAKI ASSIM KOMO EU. OS "PATROES" DA AZALEIA SO PENSA EM UMA COISA "DINHEIRO" ESSAS DEMISSOES SAO APENAS UM PRETEXTO PARA ENFIM CONTRATAR FUNCIONARIOS NA INDIA PENSA AE UM OPERADOR AKI NO BRASIL PAGA 2,5 LA NA INDIA E ASSIM E A VIDA MUITAS EMPRESAS DE CALÇADOS ESTAO INDO PARA ESSES LUGARES ONDE NAO PAGAM JUROS E NADICA DI NADA. OLHA SO EU ACHO QUE LOGO LOGO E QUESTAO DE TEMPO PARA A EMPRESA AQUI NA CIDADE ESTA TRABALHANDO COM 3,000 A 5,000 TRABALHADORES NO MAXIMO GENTE VAMOS ABRIR NOSSOS OLHOS VAMOS ESTUDAR E EM BREVE SAIR DAKI POIS INFELIZMENTE LOGO LOGO A CIDADE DESCULPE FALAR ESTARA EM SERIOS "APUROS" QUE DEUS ABENÇOE A TODOS FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO....
ResponderExcluirPrecisamos ter uma visão mais global do problema. Não culpem os funcionários faltosos. Esta estratégia de demitir quem mais falta não é justificativa suficiente para tantas demissões. O problema é nacional e não regional, apesar dos governantes estarem ainda tímidos em suas ações ou a total falta delas. Não se iludam se em pouco tempo a matriz em Itapetinga também não fechar. Só agora estão vendo que não é "tempestade em copo d'água". Itapetinga abra os olhos.
ResponderExcluirESSA VULCABRAS VEIO PR/ DESTROIR A AZALEIA QUE O SR. LAURO FEZ COM TANTO AMOR E RESPEITO PELO SEUS FUCIONARIOS A VULCABRAS SÓ VER BENEFICIOS PR ELA MESMO NÃO PR NIGUEL QUE TRABALHA LA.
ResponderExcluirO q/ aconteceu e ainda irá acontecer a Itapetinga e região beira a tragédia,sim tragédia,o q/ será de tantas pessoas sem trabalho,sem outra opção na cidade e região,o pior é q/ essa crise na área de calçados não tem fim,os importados entraram com tudo no pais e o q/ o governo faz p/ impedir isso,nada x nada.
ResponderExcluirNão tem empresa q/ suporte essa concorrência,isso é uma pena, pq quem sofre são os pais de família q/ tem sua única fonte de renda seu trabalho na fabrica.
Agora veremos realmente aquele velho ditado: ruim com ela e pior sem ela.
GENTE VCS ESTÃO VENDO QUE ESSA EMPRESA VULCABRAS É CAMUFLADA, PARA OS DE FORA ELA MOSTRA UMA COISA, PARA QUEM ESTAR LA DENTRO É OUTRA, ADORA ESTAR NA MIDIA PARA MOSTRAR SÓ O QUE CONVÉM A ELA, OS COITADOS DOS TRABALHADORES QUE DÃO A VIDA, DERRAMAM SUOR NAQUELE LUGAR O QUE RECEBE É SO A NOTICIA DE QUE ESTAR DEMITIDO,QUANTA CRUELDADE COM O SER HUMANO.
ResponderExcluirA crise não é só nas industrias de calçados,tantas outras estão passando por isso,graças a CHINA q/ invadi o mundo todo,com seus produtos baratos,as empreas não tem como concorrer,essa raça ja chegou ate aqui em nossa cidade,mais um pouco e Itapetinga vai tá pistiado deles,vai quebrar o comercio daqui tb
ResponderExcluirNA EPOCA DA AZALEIA AS PESSOAS ERAM TRATADAS COMO MERECEM OU SEJA COMO GENTE, AGORA DEPOIS DESSA VULCABRAS AS PESSOAS OU SEJA OS TRABALHADORES SAO TRATADOS COMO CAES DOMESTICADOS, NÃO TEM DIREITO NEM SE QUER EM SE MANIFESTAR (FALAR), QUEM FIZER ISSO TA NA RUA, ESSA EMPRESA VISA APENAS SEUS LUCROS E SEUS INTERESSES.A REGIAO TODA IRÁ SOFRER COM ESSAS DEMISSÕES AFINAL SÃO MUITAS PESSOAS SEM EMPREGO, SEM RENDA FIXA,O PIOR MESMO SERA QUANDO FECHAR AS DEMAIS FILIAIS QUE NÃO VAI DEMORAR MUITO PARA ISSO ACONTECER, NA VERDADE A INTENÇÃO É PERMANECER APENAS A MATRIZ,ANOTEM O QUE ESTA ESCRITO.
ResponderExcluir-MILITANTE-
ResponderExcluirEU SÓ ACHO QUE SE ITAPETINGA NÃO TIVESSE CEDIDO TERRENO SEM IMPOSTO PRA AZALÉIA ELA NÃO VIRIA,ELA NÃO VINDO A POPULAÇÃO ESTARIA HJ COM OUTRA COISA MELHOR AQUI NA CIDADE,MAS COMO VEIO SEM PAGAR NADA,SUGOU O OURO DEPOIS JOGOU A CARCAÇA PARA TERCEIROS,A CULPA É DE QUEM MESMO HEIN.
HJ ITAPETINGA ESTÁ CHEIO DE FUNCIONÁRIOS QUE CHEGARAM A CIDADE PARA TRABALHAR NA EMPRESA,*ÊXODO RURAL*,ISSO TROUXE UMA URBANIZAÇÃO PRECÁRIA A ITAPETINGA,PESSOAS SENDO EXPLORADAS EM UMA CIDADE ABANDONADA,CAOS TOTAL.
QUEM SERÁ A SALVAÇÃO DE ITAPETINGA,OS PREFEITOS COITADOS,NÃO ENXERGAM A UM PALMO DE UMA MÁ REPUTAÇÃO.
É BOM LEMBRAR A TODOS: OS 65 MILHÕES TÃO DIVULGADOS PELO GOVERNADOR WAGNER NÃO FORAM LIBERADOS PARA A AZALÉIA, O MOTIVO? UMA ANALISE DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO, QUE DEVERIA ENVIAR UM RELATÓRIO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA AMPLIAÇÃO DA FÁBRICA EM ITAPETINGA E NÃO ENVIOU O RELATÓRIO.
ResponderExcluirA CULPA DISSO TUDO? JAQUES WAGNER GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA!
ELE SABIA QUE SEM OS 65 MILHÕES A EMPRESA IRIA DEMITIR, POIS ISSO FOI O ACORDADO ENTRE ELES, O DINHEIRO EM TROCA DAS DEMISSÕES, NÃO LIBEROU O DINEHIRO GANHOU AS DEMISSÕES.
PARABÉNS WAGNER E O PT, A BAHIA MAIS UMA VEZ AGRADECE.
tudo isso se dar por conta dos nossos governantes, so se preocuparem com seus altos salarios,,e nós pais de familias,pobres e que suamos pra colocar o pao e o leite de nossos filhos na mesa..so é lembrado nas eleicoes,,nao se mexe pra impedir esses produtos que estao entrando sem pagar impostos e contribuindo pra que empresa demitam pessoas que precisam,,apesar de que tem muitos que estao la, e nao estao nem ai,, falta mais que tudo e depois fica queixando de desemprego
ResponderExcluirai agora esse povo fica triste, pq ñ ficava triste quando ñ dava póroduçaõ e fica chorando na frente da fabrica acho e bom ñ quer trabalhar pede para sair.
ResponderExcluirMEUS QUERIDOS IRMÃO BAIANOS,É COM MUITA TRISTEZA NO CORAÇÃO Q LHES DOU ESSA NOTICIA;SEI Q DE NOTICIAS RUINS VCS JÁ ESTÃO CHEIOS,MAS INFELIZMENTE TENHO O DEVER DE LHES PREVENIR.TENHO LIVRE ACESSO AQUI NO SUL COM OS PLANOS DA EMPREZA E O PRÓXIMO PASSO É TIRAR A FILIAL DAI DE ITAPETINGA.SEI Q ISSO PODE SER DESESPERADOR,MAS ACHO Q POR CARATER E PELO AMOR Q SINTO POR TODOS OS ITAPETINGUENSE DEVERIA AVISÁ-LOS.E NÃO É SÓ A VULCABRAZ Q IRA SE RETIRAR DE ITAPETINGA,OUTRAS TMB A SEGUIRÃO.JÁ HAVIA COMENTADO COM ALLGUNS AMIGOS QUANDO MORAVA AI,MAS INFELIZMENTE NÃO ME DERAM OUVIDOS E POR ISSO TANTAS PESSOASSENDO PEGAS DE SURPRESA.PREPAREM-SE MEUS QUERIDOS.OS PLANOS DESSES MALDITOS PRA IREM PARA ÍNDIA JÁ ESTÁ TODO ACERTADO.FIQUEM COM DEUS Q ELE LHES DE FORÇAS.GRANDE ABRAÇO E TENHAM A CERTEZA Q SE POSSIVEL FOSSE FARIA ALGO PRA AJUDÁ-LOS.É COM GRANDE LAMENTO Q DOU ESSE AVISO.
ResponderExcluirconcordo com vc wagner,a cupa disso tudo é de Jaques Wagner.
ResponderExcluiro FIM DESSA FÁBRICA AKI É O COMEÇO DE UM NOVO TEMPO DE + BÊNÇÃOS SOBRE O NOSSO POVO!
ResponderExcluirNUNCA ABAIXAMOS A CABEÇA.CONTINUAREMOS A LUTAR PELO MELHOR E O MELHOR DE DEUS ESTÁ POR VIR.
Dizem q querem reduzir custos porq ainda contratam gaúchos e cearenses???Ganhando o triplo q nós baianos ganhamos ou mais????E não fazem nada,tem deles q nem perfil para coordenador não tem e já são até supervisores???Só explorando d nós,porq não muda a cara Vulcabrás???Deixa os baianos q vcs vão ganhar bem mais.Tem supervisores q ficam em salinhas ganhando pra ficar dando aula,estamos la para trabalhar ou o q??è por essas razões q não saem as produções,temos q trabalhar e ainda estudar.E enquanto esses q tao dando aula ganhando rios d dinheiro só no ar condicionado,água mineral e tal,nós baianos estamos lá ralando,sendo humilhados pelos q dizem ser supervisores,q nao sabem supervisionar nem a vida deles quanto mais pessoas,não sabem tratar nem animal...Gostaria muito q vcs q são chefes podessem ler todos comentários e observar melhor porq a vulcabrás está sendo diferente da azaléia.Muitas pessoas sem visão tomando conta d pavilhões,pra q supervisores????Só piorou!!!!!!!!!!Por favor essa é a realidade por isso poste o meu comentário.Obrigado...
ResponderExcluirCOM ESSAS DEMISSÕES O COMÉRCIO VAI SOFRER UM BAQUE. FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS E LOJAS DE UM MODO EM GERAL. SEM FALAR NAS EMPRESAS QUE VENDE MOTOCICLETAS QUE OS BANCOS APROVAM OS CADASTROS BASEADO NA INFORMAÇÃO QUE A AZALEIA FAZ PARTE DO PIB BRASILEIRO. CALOTE A DOIDADO AGORA VAI TER PARA 2012. QUE PRESENTE DE NATAL ITAPETINGA E REGIÃO ESTÁ GANHANDO NESTE FIM DE ANO.
ResponderExcluirJÁ ERA PARA OS DIRIGENTES DESTA CIDADE DESDE CEDO TER TRAZIDO OUTRAS INDÚSTRIA PARA NÃO FICARMOS DEPENDENDO SOMENTE DA AZALEIA. É A VERDADE, A AZALÉIA COM TODA AS DIFICULDADES VINHA DESPEJANDO UMA FATIA GRANDE NA ECONOMIA DA NOSSA CIDADE. PREFEITOS E VEREADORES CADÊ TODOS VOCÊIS, PROMETERAM MUITO E NÃO CUMPE NADA DO QUE FOI FALADO. POPULAÇÃO SEM TRABALHO AINDA SE FALANDO DE JOVENS, DESEMPREGADOS, OS ÍNDICES VÃO LÁ PRA CIMA: CRIMINALIDADE E VANDALISMOS. PREPAREM-SE.
ResponderExcluirA ESSA ALTURA NÃO ADIANTA ACHARMOS E FICARMOS PROCURANDO CULPÁDOS, TODOS SÃO CULPADOS E TEM PARTICIPAÇÃO NISSO. AQUELES QUE FIZERAM PARTE DO QUADRO E QUE NÃO DERAM VALOR, AS AUTORIDADES QUE ESTIVERAM ENVOLVIDAS DIRETAMENTE NO PROCESSO DA CIDADE DEVERIA TER A PERSPICAZ DE IR ATRAZ DE OUTRAS INDUSTRIA, ITAPETINGA LEVARIA UM BOM TEMPO PARA TER PERFIL INDUSTRIAL, INFELIZMENTE O PROCESSOS COMEÇOU UM POUCO TARDIO. VAMOS PROCURAR MEIOS AGORA PARA TENTAR RESOLVER O PROBLEMA DO DESEMPREGO QUE É O MAIOR MONSTRO QUE UM PAIOS PODE ENFRENTAR.
ResponderExcluirA bastante tempo que a Empresa luta em Absenteísmo zero,as pessoas de nossa cidade e regiões não dão o valor devido a Empresa,reclamam do salário,da comida da fila do banco,da carga Horária, resumindo de tudo e mais um pouco,por isso o reflexo da falta de valorização de muitos colaboradores é o fechamento de algumas filiais e concerteza o ano que vem vão fechar as demais,por isso orem a Deus para que as coisas melhorem em 2012 para a Vulcabras|azaléia se não ficaremos somente com uma filial, mas aqui em Itapetinga no lugar da matriz.E eu digo que é melhor o pouco com a Empresa do que concerteza o desemprego com a falta dela.
ResponderExcluirQUER DIZER QUE AGORA DEPOIS DE SER MANDADO EMBORA.TODOS AGORA ESTAO CHORANDO DEMORO DA FABRICA MANDA ESSES REBANHO DE FOLGADOS IR EMBORA.AGORA TODO MUNDO E PAI DE FAMILIA.E NA HORA DE FICA FALTANDO E DANDO ATESTADO NINGUEM LENBROU DISSO.DE QUE UM DIA O PVO DA FABRICA IA TOMA UMA ATITUDE.VC QUE SABER SO ESTAS CIDADE QUE FECHOU AS AFILIAS.POR FALTA DE PRODUÇAO.ENTAO FUCIONARIO QUE NAO PRODUS RUAAAAAAAAAAAAAAAAAA. NELES.SE NAO TEM PRODUÇAO NAO TEM VENDAS.SE NAO TEM VANDAS NAO TEM SALARIO.QUE ESSA DEMIÇAO SERVA DE EXEMPLO PARA OS QUE FICA.QUE TOME VERGONHA E TRABALHA NA DESCENCIA.ELES NAO PENÇA NA PRODUÇAO SO PENÇA NO SALARIO DO DIA CINCO.RUAAAAAAAAAAA PARA OS FOLGADO.REBANHO DE BESTA DEUS ABRE AS PORTAS DO EMPREGO.E DEPOIS FICA ABUSANDO. RUAAAAAAA NELESSSSSSSS.
ResponderExcluirEu quero que a azaleia vá embora mesmo. Esse povo é muito folgado
ResponderExcluirPara a fábrica deixar Itapetinga é só uma questão de tempo. O prefeito precisa urgentemente procurar opções para a cidade sob o risco de virar uma cidade fantasma, sem emprego para a grande maioria da população.
ResponderExcluirConcordo com o colega acima, Supervisor por enquanto só atrapalha.
ResponderExcluirSindicato só ganha o nosso dinheiro, o que conseguem de bom??????????
ResponderExcluirNA EPOCA DA AZALEIA AS PESSOAS ERAM TRATADAS COMO MERECEM OU SEJA COMO GENTE, AGORA DEPOIS DESSA VULCABRAS AS PESSOAS OU SEJA OS TRABALHADORES SAO TRATADOS COMO CAES DOMESTICADOS, NÃO TEM DIREITO NEM SE QUER EM SE MANIFESTAR (FALAR), QUEM FIZER ISSO TA NA RUA, ESSA EMPRESA VISA APENAS SEUS LUCROS E SEUS INTERESSES.A REGIAO TODA IRÁ SOFRER COM ESSAS DEMISSÕES AFINAL SÃO MUITAS PESSOAS SEM EMPREGO, SEM RENDA FIXA,O PIOR MESMO SERA QUANDO FECHAR AS DEMAIS FILIAIS QUE NÃO VAI DEMORAR MUITO PARA ISSO ACONTECER, NA VERDADE A INTENÇÃO É PERMANECER APENAS A MATRIZ,ANOTEM O QUE ESTA ESCRITO.
ResponderExcluiressa Bahia precisa de um bom governante. não só a Bahia mas o brasil. eu morro em Itarantim.
ResponderExcluirO problema está na nova administração que pegou um barco andando e não sabe remar. Supervisor não acrescenta em nada. Mais revisor e técnico de segurança que operador produzindo com qualidade.
ResponderExcluirnâo sou colaborador da azaleia mais fico preocupado com a saida dela porque muitos pai de familia garante o se pâo de cada dia e de lar e afrta todos nos mais ela vai comtinuar porque DEUS e maior.
ResponderExcluirDizem q querem reduzir custos porq ainda contratam gaúchos e cearenses???Ganhando o triplo q nós baianos ganhamos ou mais????E não fazem nada,tem deles q nem perfil para coordenador não tem e já são até supervisores???Só explorando d nós,porq não muda a cara Vulcabrás???Deixa os baianos q vcs vão ganhar bem mais.Tem supervisores q ficam em salinhas ganhando pra ficar dando aula,estamos la para trabalhar ou o q??è por essas razões q não saem as produções,temos q trabalhar e ainda estudar.E enquanto esses q tao dando aula ganhando rios d dinheiro só no ar condicionado,água mineral e tal,nós baianos estamos lá ralando,sendo humilhados pelos q dizem ser supervisores,q nao sabem supervisionar nem a vida deles quanto mais pessoas,não sabem tratar nem animal...Gostaria muito q vcs q são chefes podessem ler todos comentários e observar melhor porq a vulcabrás está sendo diferente da azaléia.Muitas pessoas sem visão tomando conta d pavilhões,pra q supervisores????Só piorou!!!!!!!!!!Por favor essa é a realidade por isso poste o meu comentário.Obrigado...
ResponderExcluirja fui coordenadora na azaleia matriz,o povo pede pra ficar sem trabalho, pois grande parte deles quer salario e nao trabalho, bora povo se vcs nao trab nao sai produçao e nao vende e dindin nao cai do ceu nem pros donos da azaleia,a azaleia veio pra dar trab pra vcs, nao deram valor, nao foi a azaleia que explorou vcs, foi ao contrario, quantas pessoas por dia tava em casa de ´`atestado´´em vez de ta trab, pois e tudo e prejuiso,tem mais e que deixar certas pessoas de la voltar pra rossa pra dar valor ao dinheiro facil que ganhavam, porque se eu vi moleza foi la, nao sei do que o povo reclama,tem que ir embora mesmo prum lugar de gente que gosta de trab e valorisa nao so fala mal da onde tiram o sustento. foi tarde, assim aprendem a gostar de trab hahah acho que vao ficar feliz nao precisam trab ne povo,mas pau que nasce torto......nao tem geito.........
ResponderExcluirCADE O SINDICATO DE VERDADE QUE DE VERDADE NÃO TEM NADA, E NADA FAZ PELOS TRABALHADORES; SO FAZ POUSAR PRA FOTOS E NIMGUEM VER FAZER NADA, O SABADÃO QUE DISSE QUE IA TIRAR ATE HOJE; NOS ESPARAMOS VCS NA PROXIMA POLITICA ;QUERO VER TODDOS ATRAS DAS MAQUINAS OU DEMITIDOS JA PENSARAM NA IDEIA?
ResponderExcluiroi ja trabalhei nesta empresa eles não tem pena de ninguein eles visam muito o bolso deles, e depois fala q isso e a concorrencia de calçados importados.inventa outra mais convincente.
ResponderExcluirfaço minhas todas as palavras da Lívia.
ResponderExcluirnunca vi tanta gente reclamando, um povo que deveria dar graças a Deus por ter uma fábrica deste porte por aqui, que empregou tanta gente, um povo que hoje cospe no prato que comeu. a fábrica hoje passa por momentos difíceis e sendo assim alguém tem que pagar o pato e esse alguém somos nós, um povo que para entrar para trabalhar parece que está cansado, morrendo de preguiça entra arrastando uma cadela, mas quando é pra ir embora falta arrastar e levar tudo que está em sua frente não tem o mínimo de educação.
sou filho desta terra, já morei muitos anos fora daqui tenho uma bagagem nas costas e sei o que eu estou falando. vcs tem que meter o pau é nos governantes que vcs elegem, governantes esses que não tá nem ai pra vcs, não fazem nada pra vcs e vcs ficam ai lambendo e vendendo seus votos por qualquer barganhas.
bom dia a todos trabalho na empresa a a mais de 12 anos so tenho 2 atestado e 2 despensa por motivo maior infelismente aqui na matriz tem muinta gente que nao quer nada com a voz do brasil esta na fabrica e falando mau da empresa e contaminando os outros hoje eu observo a cada 10 funcionarios 7 falam mau e 3 falam bem ja passou da hora de passar o rodo e esse sindicado que diz ser de verdade tinha que tar do lado da fabrica nao do lado de quem nao quer nada obrigada.
ResponderExcluira azaleia tem que demitir esses cordenador que so quer chupar o sangue do cpitado do funcinario so presta pr ficar encostado nas maquinas e nao poe a mao em nada foras os aventais de bege bando de pucha sacos
ResponderExcluirParabéns Itapetinga, a culpa não é do calçado chinês, porque as outras fabricas de calçados não estão fechando? Essa é apenas uma alternativa legal para selecionar alguns poucos que conseguem ajudar a empresa. Para os que reclamam, já atrasaram seu pagamento? Já atrasaram a entrega da sua sesta básica?
ResponderExcluirOremos a Deus para que não os tempos da Itapemirim para São Paulo, não volte a ser uma rotina.
primeira coisa a ser dita sou funcionario da vul/aza, eles tem toda razão em fazer essas demições pois se pod observar claramente a pessima qualidade na produção dos matèriais,trabalho na expedição e là chega diariamente no minimo 3 carretas cheias de devolução e tudo por motivo de qualidade com defeito, se alguem ja teve o privilègio de observar um OLK produzido no CEARA saberà do que estou falando a qualidade não se compara, não è atoa que o REEBOK somente è produzido là...
ResponderExcluire outra coisa se não querem ser escravizados pela empresa estudem que com certeza consiguirão algo melhor, pois eu estou no paraiso kkkk apesar de não ser um salàrio alto não tenho do que reclamar.....vamos demonstrar interesse pessoal emprego esta dificil....abraço
Aquí e m Itati é só tristeza...São 75% dos funcionários que optaram pela demissão , apenas 25% serão transferidos. È muito triste o que está acontecendo. O pior é que não tem outra opção de trabalho para toda eesa gente.Só Deus na causa!
ResponderExcluirrapaz eu fico imaginando o que esses pessoais falam ae em cima um fala qui tem 12 anos de fabrica e esta sastifeito com o que fais abra seus olhos meu filho 12 anos nao e 12 meses e nen 12 dias nao para pra pensa e reflita ae e tao bom que vc tem 12 anos ae e ganha o mesmo salario de quem entra hj e mais tu quando sair dae so vai receber 5 anos dos seus tempos o resto a empresa leva com ela larga a mao de ser puxa saco e procura algo melhor deus me livra passa 12 anos nessi lixo de empresa nao sei como guentei 5 anos abra o olho jovem
ResponderExcluirNão sejamos inocentes.
ResponderExcluirhttp://blogdoparrini.blogspot.com/2011/04/bomba-vulcabras-compra-fabrica-na-india.html
Ela recebeu 374 milhões do governo em 2007 e quer mais para investir na Índia. Para produzir aqui ela não precisa de investimentos, a fabrica está pronta.
A solução é parar de dar dinheiro a ela para não investir na Índia, e taxar os cabedais e calçados oriundos da Índia.
Segundo nota da empresa Vulcabras, sobre o fechamento das fábricas ela afirma que “Nessas seis unidades eram produzidos cabedais de calçados esportivos ”
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/06/vulcabras-comeca-transferir-para-india-parte-da-producao-de-tenis.html
…ora os cabedais estão sendo produzidos na Índia e a Vulcabras precisa de mais dinheiro para investir lá.Veja as notícias.
“… investimentos nos primeiros dois anos, serão US$ 50 milhões de investimento.”
http://www.exclusivo.com.br/Noticias/59827/Vulcabras+Azaleia:-f%C3%A1brica-na-%C3%8Dndia.eol
“Publicada em 18/4/2011 - Agência Estado
A Vulcabras/Azaleia vai produzir na Índia os cabedais do tênis – parte superior do produto feita de tecido, couro e materiais sintéticos. Essa etapa exige a maior contratação de mão de obra para a costura do tênis.
Os cabedais serão embarcados para Brasil e Argentina, onde ocorrerá apenas a colagem da sola.
A unidade de Chennai (na Índia) emprega hoje mil pessoas e a Vulcabras|azaleia pretende aumentar esse número para 5 mil em um ano e meio.
Não sejamos inocentes.
A Azaleia já demitiu toda sua gente no Rio Grande do Sul, que é sua terra, agora como Vulcabrás está apenas seguindo a mesma filosofia na terra dos outros.
A solução é parar de dar dinheiro a ela para não investir na Índia, e taxar os cabedais e calçados oriundos da Índia.
Essa Vulcabras é mau carater, gananciosa e ainda pretende culpar o povo sofrido de Itapetinga por sua decisões movidas exclusivamente pela ganancia.
Só tenho a deixar os meus parabéns à Vuscabras|Azaleia... Só acho que deveria ter feito isso a mais tempo!!!
ResponderExcluirAnalisando os fatos as filiais que foram fechadas são as que estão com as estradas em piores estado de conservação, o prejuízo é simplesmente logístico sendo que a empresa não quer criar atrito com o estado devido o empréstimo concedido pelo governo... daí eles colocaram essa desculpa de PRODUÇÃO BAIXA...
ResponderExcluirgostaria de parabenizar o governador da bahia por ñ ter feito nada,deixou nossa única fonte de trabalho fechar agora são varios pais de familia desempregado,as eleçoes estão chegando nessa hora lembra do povo para pedir voto,mas estamos espertos para vcs...ORAR A DEUS para enviar outra empresa para nossa região...
ResponderExcluirQue noticia triste que a azaléia esta indo embora da Bahia sai da Bahia a quinze anos atrás já voltei outras vezes a passeio e estava pensando em volta em definitivo para minha cidade Itororó mais depois dessa noticia vou é ora por quer quem conheceu o sul da Bahia antes não quer ver o que eu vir a quinze anos atrás a calamidade pública que era a Bahia muitos mendigos a fome era constante e avia a zona rural e hoje que ninguém quer saber da zona rural e aqueles que conseguiram um emprego na azaléia e deixaram de estudar vão querer e embora para outras cidades e vão sentir na pele a falta dos estudo que deus não deixe a azaléia ir em borá da Bahia.
ResponderExcluirpois é galera, sou de macarani e trampo na vulcabrás/azaléia e sinto muito pelos meus colegas, tomara que não fechem as duas fábricas daqui, aqui tem muita gente que depende desse emprego e muito afim de trabalhar.
ResponderExcluiradeus empresa lixo assim o povo se toca e procura coisa melhor lixo de empresa tem que ir embora mesmo tomara que o governo cobre absurdos para os produtos dela que entra aqui no brasil adeus lixao
ResponderExcluirGente, o mundo não vai acabar não, da mesma maneira que o rei da prosperidade(JEsus)trouxe a Azaleia,ele trará outras empresas melhores...porque foi ele que trouxe esta,então outras virão...
ResponderExcluirNão desanimem não, ajam por fé,porque a fé é coisa que não se vê, mas se sabe que vai acontecer uma hora ou outra...
creiam em DEus, creiam que tudo vai ar certo, mas saibam que empresas grandes assim entram e saem mesmo,sao coisas do capitalismo,somente não deixem de agradecer a DEus por todas as coisas,porque haverá momentos dificeis,mas os momentos felizes serão maiores...esta azaleia serviu até agora,principalmente para DEus nos ensinar a servi-lo na adversidade,porque nao é facil trabalhar la naquela opressão,mas depois que entramos nós melhoramos nosso carater,Deus tem nos ensinado muito lá dentro,por isso agradeça a DEus por até aqui ele ter nos amparado , e sei que fara coisas ainda maiores.
Jesus ama cada um de nós, não se esqueça ,tudo vai dar certo!
Relaxem,Deus vai dar a vitória, se a azaleia sair ,e ela vai sair daqui alguns anos, é porque Deus tem algo ainda melhor,creiam servos, pois o senhor vive e reina em nossas vidas...tudo no fim se encaixa perfeitamente...Jesus trouxe a azaleia e vai trazer muitas outras,somente creiam no Deus que traz a existencia aquilo que nao existe!abraço, e nao desanimem,sejam valentes porque os covardes do caminho voltam!
ResponderExcluirñ acredita nesse ai ñ...é B.O...
ResponderExcluir