CERCA DE 200 PROFESSORES PARTICIPARAM DA EVENTO, QUE FOI REALIZADO PELO SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ALÉCIO CHAVES.
(ABAIXO: VÍDEO EXCLUSIVO DA ABERTURA DA SOLENIDADE)
Alécio Chaves |
O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção da escola.
Para o Secretário de Educação a implantação dos conselhos é uma grande conquista, “A comunidade escolar começa com essa iniciativa a participar da escola, é a família, a comunidade como um todo entrando para participar ativamente da gestão da vida da escola,. Nós entendemos educação como participação, com todos os segmentos envolvidos na melhoria de vida do aluno em todos os sentidos, e o conselho chega para apoiar a gestão da escola a fazer uma educação cada vez mais de qualidade” destacou o secretário.
CONFIRAM COBERTURA FOTOGRÁFICA
Texto: ASCOM
Fotos: TIAGO BOTTINO
CONFIRAM COBERTURA FOTOGRÁFICA
(Alécio Chaves fala sobre o sonho em aprovar o Conselho de Educação)
Tiago Bottino e o Itapetinga Agora cobrindo o evento |
Texto: ASCOM
Fotos: TIAGO BOTTINO
Senhor blogueiro, me permita acrescentar que esta conquista não é uma realização da Secretaria de Educação de nosso município, mas o cumprimento da LDB (Lei nº 9.394/1996), em seu artigo 14 que define a formação dos Conselhos Escolares. Vale ressaltar que cada Conselhe contribui em todos os aspectos, desde o pedagógico até o espaço físico. Grato.
ResponderExcluirMarnisio Silveira
Falando em Educação...
ResponderExcluirALei Orgânica de 1990 do nosso município em seu Art. 115, mostra o nosso antigo legislativo se preocupava com a questão dos cargos comissionados nas escolas municipais (diretores e vices). O Art. na íntegra afirma: “As diretoras e vice- diretoras serão escolhidas através de eleições diretas, conforme dispuser a lei complementar.” Hoje 21 anos depois da promulgação, a situação de indicação de diretores em sua maioria por compra do apoio político ainda continua. Não sei se esta lei ainda tem eficácia, ou foi substituída por outra Lei Orgânica. Entretanto, foi publicada em 02/12/2010 a Lei n°1.101 que trata do Estatuto do Magistério que traz em seu bojo um dispositivo que reafirma a necessidade de eleições para a Gestão Escolar. No Parágrafo Único do Art. 73 da referida lei expõe: “As funções gratificadas de Diretor e de Vice-diretor, providos por servidor integrante da carreira do Magistério, bem como os membros do Conselho Escolar serão eleitos em pleito direto pela comunidade escolar.” Este artigo concerne com a LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que prevê a gestão democrática do ensino. Está na hora de colocarmos isso em prática, tratando a educação como prioridade e não como curral eleitoral!
Desde 1996 a lei está em vigor e só com uma equipe competentíssima como essa pra cumprí-la e juntamente com toda a comunidade escolar formar e empossar os conselhos escolares das escolas municipais.
ResponderExcluirParabéns,ao meu querido Secretário de Educação e irmão em Cristo,Alécio Chaves,toda equipe da secretaria e todas as gestoras da Rede Municipal pois fazem a diferença ao cumprirem a LDB trabalhando e caminhando em direção ao alvo da mesma que é o sucesso dos nossos alunos e,de fato,contribuem,com o desenvolvimento da nossa cidade.
E deixo uma Palavra do Senhor para todos que fazem parte do setor de Educação da nossa cidade:
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis desmaiando em vossa alma." Hebreus 12:1-3
Paciência Clark Kent o Srº ñ quer q em apenas 4 anos mude o "curral eleitoral",como vc msm disse.
ResponderExcluirComo um bom conhecedor das leis e consequentemente da história vc deve ter a clara certeza de q ñ isso ñ vai mudar rapidamente.
Mas pelo q tenho visto e ouvido sobre a educação dessa cidade já teve uma grande mudança.
Como li a reportagem tenho a certeza q o conselho de educação está bem formado e a equipe da Secretaria tbm e isso vai ser cumprido.
Onde estavam os vereadores q ñ participaram desse momento histórico da cidade???????????????????
ResponderExcluirEsse é o valor q dá pra educação??????????
Caro Editor, estou aguardando a publicação de minha última postagem. Depois que submeti-a, outras matérias ja receberam comentário a posteriori.
ResponderExcluirSem sombra de dúvidas a educação da nossa cidade tem outra cara.
ResponderExcluir