Depois de 42 anos, a era Muamar Kadafi terminou de vez nesta quinta-feira. O novo governo da Líbia anunciou que o ex-ditador, que tomou o poder em 1969 e estabeleceu uma brutal tirania no Norte da África, morreu pouco depois de ser capturado, oito meses depois do início de uma mobilização popular contra seu regime. De acordo com fontes líbias, ele ficou ferido na ação para prendê-lo. Uma foto divulgada pela agência de notícias France-Presse mostra Kadafi coberto de sangue. O corpo foi levado para um local mantido sob sigilo, por razões de segurança, disse uma fonte do novo governo.
De acordo com um comandante do Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT), Kadafi foi
capturado pelas forças rebeldes em sua cidade natal, Sirte. A informação foi revelada pela primeira vez pela emissora de televisão local Libya lil Ahrar, citando como fonte o Conselho Militar de Misrata. Pouco depois, a rede Al Jazira revelou ter informações de que Kadafi tinha sido morto. A informação foi confirmada em seguida pelo Conselho Nacional de Transição (CNT).Abdel Majid Mlegta, do CNT, afirmou à agência de notícias Reuters que Kadafi foi atingido durante um ataque de forças da Otan contra um comboio de forças do antigo regime. Kadafi tentava fugir escondido no comboio. Ele foi ferido nas duas pernas e também atingido na cabeça. Essa fonte já dava como confirmada a morte de Kadafi. "Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu", informou Mlegta. Um combatente do CNT disse que, ao ser capturado, Kadafi gritou: "Não atirem, não atirem."
Ao fazer o anúncio da prisão de Kadafi, o comandante do CNT disse que ele tinha sobrevivido, mas confirmou que ele tinha sido ferido. "Ele foi capturado e está muito ferido, mas ainda está respirando", afirmava Mohamed Leith. O representante do CNT afirmou que chegou a ver Kadafi e que o ex-ditador estava vestido com um uniforme cáqui e um turbante. Também nesta quinta-feira, um médico afirmou que Aboubakr Younès Jaber, ministro da Defesa do regime deposto de Kadafi, foi morto.
Muamar Kadafi morreu na mesma região onde nasceu. Sirte também foi o último reduto do antigo regime, que acabou de vez nesta quinta-feira. O CNT, movimento da rebelião que derrubou o regime de Kadafi em 23 de agosto, esperava a queda desta cidade estratégica, 360 quilômetros ao leste de Trípoli, para proclamar a "libertação total" da Líbia. "Sirte foi totalmente conquistada e, com a confirmação da morte de Kadafi, a Líbia está completamente livre", declarou Khalifa Haftar, funcionário de alto escalão do CNT. Fonte: Veja.com
+ 1 ponto p/ os U.S.A , não vai demorar muito p/ os U.S.A quer comandar o mundo inteiro, devemos ter muito cuidado com os acordos que os U.S.A impõe pois os queles bem sabe é manipular.
ResponderExcluirhttp://jotanetomaiquinique.blogspot.com/ Acessa aê galera!!!
ResponderExcluirserá que tem gente ainda que não saber que os Estados Unidos é a maior potência bélica do que qualquere país do mundo? esse negócio de ditadura tá por fora.
ResponderExcluirSó tem idiotas por aqui!
ResponderExcluirO MUAMAR KADAFI, TEVE SEUS DIAS DE GLÓRIA E PODER, POR DÉCADAS, PORÉM SUA OBSESSÃO FOI MAIOR, LHE CUSTANDO A VIDA !!! ELE TEVE A CHANCE DE RENUNCIAR, MAS NÃO O FEZ ! ATÉ QUE PONTO O PODER CORROMPE A MENTE DAS PESSOAS ???
ResponderExcluirTodos sobemos que na vida tem altos e baixos, + altos do que baixo, isso é um sinal que estamos nos últimos dias, os homens amantes do dinheiro, por ai em diante mantenham os olhos bem abertos.
ResponderExcluirESPERO QUE KADAFI SIRVA DE EXEMPLO PARA OMOGABE,JOSE EDUARDO DOS SANTOS
ResponderExcluir