CONHEÇAM A HISTÓRIA E AS ATRIBUIÇÕES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ITAPETINGA
Por: G M de Itapetinga
HISTÓRIA: A Guarda Municipal de Itapetinga foi criada pela Lei 195 de 20 de novembro de 1967, e só foi regulamentada depois de trinta e cinco anos de sua existência, através da lei 951/04 pelo prefeito da época o Sr. José Otávio Curvelo, definindo suas atribuições e competências, dando uma melhor forma de atuação para atender as necessidades da comunidade Itapetinguense.
A Guarda Municipal de Itapetinga conta hoje com 59 homens e 10 mulheres no total de 69 Guardas Municipais.
COMANDO DA GCM DE ITAPETINGA: Passando pelo comando da Guarda Municipal de Itapetinga, sendo o primeiro Comandante o GM Edivaldo Pereira Santos no período de 83 a 89, o Soldado da Polícia Militar, SD. PM Jorge Luiz Maia (hoje sargento), Dr. Robson Marocci, Delegado de Polícia Civil, e os Soldados PMs Benilson Correia Leite (hoje vereador) e Reinan Neves Gusmão (atual coordenador da COMUTRAN), SD/PM – Jorge Luiz Maia novamente, sendo que o mesmo saiu, assumindo o GM José Carlos Pereira, exercendo a função de Coordenador da GM, após muita luta da corporação para que se cumprisse as exigências da Lei 951/04, que diz que o comandante da GM deve ser membro de carreira da própria Guarda Municipal, ocorreu na gestão do atual prefeito José Carlos Moura e então foi
escolhido pela corporação, através de lista tríplice o GM José Domingos Oliveira que ficou em primeiro lugar da referida lista.O COMANDANTE: O GM Oliveira entrou para a Guarda Municipal ainda com 19 anos de idade e já tem 23 anos de carreira, sendo nomeado em Janeiro de 2009 pelo atual prefeito como o Diretor do Departamento da Guarda Municipal,que responde também como comandante.
A Guarda Municipal de Itapetinga é primeira da Bahia e terceira do Norte-Nordeste a portar a Pistola TASER, arma não letal de controle de situações de conflito, serão criadas uma Ouvidoria e Corregedoria, uma vez que já se encontra em processo licitatório o Curso de Armamento e Tiro e Avaliação Psicológica para o porte de arma letal.
APARATO DA INSTITUIÇÃO: Já se encontra em tramitação no Setor Jurídico, o Estatuto que vem regulamentar os direitos e deveres da Guarda Municipal. A instituição hoje dispõe de 04 automóveis, 02 motos, 06 bicicletas e vários equipamentos que possibilitam a segurança e eficiência do serviço prestado à sociedade.
Na atual gestão foram formadas duas turmas de Guardas Municipais em 2009 e 2010, obedecendo a grade da Matriz Curricular do Ministério da Justiça.
ATRIBUIÇÕES DA GUARDA MUNICIPAL.
São atribuições da Guarda Municipal, norteadas pelos princípios legais, conforme diretrizes do Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Controlar e fiscalizar o trânsito de acordo a lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 do código de trânsito brasileiro.
Interagir com os agentes de proteção Ambientais, protegendo o meio ambiente; bem de uso comum do povo; patrimônio público municipal natural, por força do artigo 225 da Constituição Federal;
Poder de polícia no âmbito do município apoiando os demais agentes públicos municipais e fazer cessar, quando no exercício da segurança pública atividades que prejudiquem o bem estar da comunidade local.
Exercitar sua ação de presença, prevenindo condutas como a)prender quem seja encontrado em flagrante delito,nos termos dos artigos 301 a 303 do código de Processo Penal,fundado no inciso LXI do artigo 5º da Constituição Federal; b)agir em legítima defesa de direito seu ou de outrem,mormente em defesa dos direitos assegurados pela Constituição Federal ressaltando-se os direitos a vida, a liberdade,a igualdade,a segurança e a propriedade,todos insertos no caput do art. 5º da CF;
Apoiar às atividades de socorro e proteção as vítimas de calamidades públicas, participando das atividades de Defesa Civil;Garantir o funcionamento dos serviços públicos de responsabilidade do município;
Exercer a vigilância sobre os próprios municipais, parques, jardins, escolas, teatros, museus, bibliotecas, cemitérios, mercados, feiras-livres, no sentido de: (a) protegê-los dos crimes contra o patrimônio;
(b) orientar o público quanto ao uso e funcionamento do patrimônio público sob sua guarda;
Desempenhar missões eminentes preventivas, zelando pelo respeito à Constituição, as leis e a proteção do patrimônio público municipal;
Prevenir as infrações penais;
Apoiar os agentes municipais a fazer cessar ,quando no exercício do poder de polícia administrativa as atividades que violem as normas de saúde, sossego, higiene, funcionalidade, estética, moralidade e outras de interesse da coletividade;
Praticar segurança em eventos, onde se encontrem as autoridades municipais;
Prestar pronto-socorro à vítimas de acidentes;
Garantir a proteção aos serviços de transportes coletivos e terminais existentes no município;
Desenvolver trabalhos preventivos e de orientação á comunidade local quanto ao uso dos serviços públicos e procedimentos para melhoria da segurança pública local;
Prevenir a ocorrência, internamente, de qualquer ilícito penal; d) controlar o fluxo de pessoas e veículos em estabelecimento público ou áreas públicas municipais;
Prevenir sinistros atos de vandalismo e danos ao patrimônio público;
Apoiar as ações preventivo-educativas; prevenção a violência, uso de drogas, ECA, transito etc.;Proteger funcionários públicos no exercício de sua função; e prestar assistências diversas;
Organizar o público em áreas de atendimento ao público ou congêneres;
Em conjunto com as policias locais devem; reprimir ações antissociais e que vão de encontro às normas municipais para utilização daquele patrimônio público; participar das ações de policia comunitária, ações de preservação da ordem pública, sempre que solicitado, realizar a fiscalização e o controle viário do transito das vias municipais.
Fonte: Guarda Municipal de Itapetinga
Parabéns para nossa Guarda Municipal que realmente nos últimos anos tem mostrado para que veio,o que não acontecia nas gestões e comandos anteriores,pois é visivel as ações de presença e de prevenção juntamente com as polícias que em muito tem contribuido com a nossa segurança.Pena que pelo que fiquei sabendo por um amigo da GM o Cmt OLIVEIRA,não está disposto a continuar mesmo que este venha ser o desejo da maio ria dos seus colegas.Em fim como pai que sou fico muito tranquilo hoje quando tenho a plena certeza de vocês ali nas portas das escolas e postos de saúde e projetos a cargo do municipio.
ResponderExcluirMuito bom o trabalho da GM. Por que motivo foi criada a Comutran? Ou pra que tantos ''coroneis'' no trânsito se os GMs podem realizar as mesmas atribuições dos funcionários da Comutran?
ResponderExcluirPoderiam pagar um pouco a mais aos GMs, e gastariam menos com tanta gente que não faz grande coisa...
O MAL DA GUARDA MUNICIPAL É ELA ACHAR QUE É POLICIA MILTITAR.
ResponderExcluirMUITOS SE ESQUECEM QUE O DEVER É ZELAR PELO PATRIMONIO PÚBLICO.
Parabéns a GM!!! enquanto tem muito funcionário publico com má vontade de trabalhar,a GM faz coisa que é além da obrigação dela,se expõe a risco,atuam até na segurança publica,com o intuito de ser reconhecida.Parabenizo os GMs pelo trabalho,e esforço!!!
ResponderExcluirPARABENS A GUARDA MUNICIPAL---GM NIVALDO SANTOS PARABENS POR FAZER PARTE DESSA EQUIPE CAMPEA....
ResponderExcluirA COMUNIDADE ITAPETINGUENSE AGRADECE...
FAMILIA S.DE JESUS...
GM Drio, o mai lindo e elegante dos Guardas Municipais. Te amo! Parabéns!
ResponderExcluir"O heroísmo pode salvar um povo em circunstâncias difíceis; mas é apenas a acumulação diária de pequenas virtudes que determina a sua grandeza. " (Gustave Le Bon)
ResponderExcluirSou filho de Itapetinga e PM em Minas e fico feliz com os comentários positivos da GM em nossa cidade,todo trabalho para o bem da cidadania é muito bem vindo .Parabéns!
ResponderExcluirÉ BOM LEMBRA QUE A GUARDA TEM O MESMO PODER DE POLICIA
ResponderExcluirCARO AMIGO QUE NÃO QUIZ SE IDENTIFICAR, MEUS RESPEITOS.
ResponderExcluirESSE NUNCA SERÁ NOSSO MAL, POIS SEMPRE SOUBEMOS QUE NÃO SOMOS PMs, TEMOS SATISFAÇÃO EM SERMOS GMs(COM MUITO RESPEITO AOS NOSSOS COLEGAS MILITARES), E PROTEGEMOS SIM O PATRIMÔNIO PÚBLICO(EDIFICAÇÃO), MAS, ARRISCAMOS A NOSSA PRÓPRIA VIDA PARA PROTEGER O MAIOR PATRIMÔNIO DE NOSSA CIDADE: "A VIDA HUMANA".
os guardas municipais deveriam ganhar melhor salário,para que possa exercer poder de polícia.
ResponderExcluirPra vc que disse: O MAL DA GUARDA MUNICIPAL É ELA ACHAR QUE É POLICIA MILTITAR.
ResponderExcluirMUITOS SE ESQUECEM QUE O DEVER É ZELAR PELO PATRIMONIO PÚBLICO.
FIQUE SABENDO QUE O MAIOR PATRIMÔNIO PUBLICO QUE UM MUNICÍPIO TEM É O PRÓPRIO MUNÍCIPE!!!
Só espero que um dia vc não venha precisar dos serviços da GCM de sua cidade... é triste saber que ainda exista pessoas com esse pensamento..
PARABÉNS GM DE ITAPETINGA, CONTINUEM BRILHANDO!!!!
parabéns a essa briosa instituição,só quem está ou já passou por ela sabe o que significa ser sangue azul...
ResponderExcluirA Guarda daqui poe muita gente no bolso, caetano, vando, juraci, são tudo pocado, pegam vagabundo na unha!!!
ResponderExcluirvaleu galera!
SANGUE AZUL NA VÊIA!!!!!!!!!!
não podemos deixar defalar aqui uma grande verdade e por favor me corrijam se por acaso estiver errado sem desmerecer nenhum desses colegas que foram citados por adriano,mas convenhamos este oliveira além de estar provando ser competentíssimo enquanto comandante é operacional todo e um cara de muita coragem,pois me lembro dele dos tempos de micareta em nossa cicade.e para finalizar meu comentário duas perguntas que todos nós cidadãos itapetingueses gostaríamos de fazer,porque o oliveira não pretende dar continuidade a este brilhante trabalho que vem fazendo a frente da nossa guarda e porque não coloca seu nome a disposição para um cargo eletivo a vereador,pois se expressa bem tem ideologia própria e goza do respeito das pessoas de bem eu e muitos outros amigos que o conhece e que viu o seu nome entre os possíveis candidatos a vice de zé carlos.
ResponderExcluirgostariamos de dizer a todos Itapetinguenses que a nossa gm tem muito a oferecer a nossa comunidade e fulturamente iremos sim pra rua com força total para axiliar a nossas policias civil e militar no combate a criminalidade mais infelismente a burrocracia acaba atrapalhando os nossos planos para defender a nosas comunidade de bem.
ResponderExcluirA GUARDA MUNICIPAL SERA UMA POLICIA QUE VAI ATUAR NA PRESERVAÇÃO DA SOCIEDADE ITAPETINGUENSE,COM APOIO DA (SENASP E PRONASP) QUE OFERECEM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO NA AREA DE ATUAÇÃO POLICIAL, PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE EM GERAL.
ResponderExcluirParabéns colegas GM de Itapetinga um abraço imenso do GM Cláudio.
ResponderExcluir