Nova LEI 12.403/2011 foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em 05/05/2011 pela presidente Dilma Roussef.
Na próxima terça (05/07/2011) a nova lei entrará em vigor e a prisão em flagrante e prisão preventiva somente ocorrerão em casos raríssimos. Segundos alguns especialistas na área criminal, essa lei aumentará a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer homicídios qualificados, estupro, tráfico de entorpecentes, latrocínio, etc.
A edição da Lei nº 12.403, de 4 de maio de 2011, altera os dispositivos do Código de Processo Penal relativos à prisão processual, fiança, liberdade provisória e outras medidas cautelares. O texto foi publicado no Diário Oficial da União do dia 5 de maio e entrará em vigor dentro de 60 dias a partir desta data.
De acordo com a nova legislação, a prisão preventiva somente será determinada quando não for possível a sua substituição por outra medida cautelar, como comparecimento periódico em juízo, proibição de frequentar determinados lugares, recolhimento domiciliar no período noturno, monitoração eletrônica dentre
outras.Em casos de urgência, o juiz agora poderá requisitar a prisão por qualquer meio de comunicação, que antes estava restrito ao uso do telegrama. Caberá à autoridade requisitada tomar as precauções para averiguar a autenticidade da notificação. A medida também vale para os casos de captura, que até então poderia ser requisitada apenas por telefone.
A redação do art. 300 traz agora como obrigatoriedade a separação dos presos provisórios dos condenados, nos termos da lei de execução penal. Outra mudança é a inserção do Ministério Público no rol de entidades e pessoas que deverão ser imediatamente comunicadas sobre o ato de prisão, juntamente com o juiz competente e a família ou quem o preso indicar.
A Lei nº 12.403 introduziu uma nova possibilidade da decretação da prisão preventiva, quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando ela não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la. Quem for detido nesta circunstância deverá ser posto em liberdade após sua devida identificação.
O artigo 317 e 318 na nova legislação regulamentam a prisão domiciliar que não era tratada até então no CPP, somente na Lei de Execução Penal.
Quanto ao art. 318, ele prevê que pessoas maiores de 80 anos podem ter sua prisão preventiva substituída por domiciliar.
Também pode ser decretada a prisão domiciliar para quem estiver muito debilitado por motivo de saúde ou para quem for pessoa imprescindível para os cuidados de menor de seis anos de idade ou de pessoa com deficiência. Além disso, o juiz poderá decretar a prisão domiciliar para gestantes no 7º mês de gravidez ou em gravidez de risco.
A nova lei modificou também dispositivos que tratam sobre a concessão da liberdade provisória. Dentre eles, o artigo 322 estabelece agora que a autoridade policial poderá conceder fiança nos casos em que a infração praticada tenha pena prevista de até quatro anos.
Segundo a Lei 12.403 a fiança não será concedida para os crimes de racismo; tortura, tráfico de drogas; terrorismo, crimes hediondos; crimes cometidos por grupos armados (civis ou militares) contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Também não poderá ser concedida fiança para quem, no mesmo processo, tiver infringido fiança anteriormente concedida; em caso de prisão civil ou militar e quando presentes os motivos para a decretação da prisão preventiva.
No entanto, foi revogado o inciso IV e o V do art. 323, sendo que o inciso V previa a negativa da fiança para os crimes que provoquem clamor público ou que tenham sido cometidos com violência ou grave ameaça. Também foi revogado o inciso III, do art. 324 que proibia a concessão de fiança para quem estiver em suspensão condicional da pena ou livramento condicional. Houve também alteração no valor para a fixação da fiança.
O novo texto estabeleceu outros itens em que a fiança será considerada quebrada além do não comparecimento do réu intimado para ato processual, sem motivo justo. Também será quebrada a fiança quando o acusado praticar ato de obstrução ao andamento do processo; descumprir medida cautelar imposta; resistir ordem judicial ou praticar nova infração penal dolosa.
Olá amigos.
ResponderExcluirEntão a lei diz que eu não posso ser chamado de negão que o agressor vai preso, só que se o agressor decidir me dar um tiro ele poderá ir livremente para casa sem sofrer pena nenhuma?
que lei é essa?
A vida vale menos que uma agressão verbal?
É tia Dilma rateou nessa...
Isso é "bRASIL"
Caro amigo ANÔNIMO acima, vc foi clarissimo e bem preciso em sua opinião. É isso que vem acontecendo no país e só vai piorar ainda mais a partir de agora.
ResponderExcluirTenho medo pelos meus filhos e minha família, pois ninguém estará a salvo dos bandidos depois dessa nova lei.
Ela se junta a lei 11.343 que LEGALIZOU e LIBEROU o uso de drogas no Brasil. Ou seja aumentou ainda mais a impunidade.
O BRASIL VAI NA CONTRAMÃO dos paises desenvolvidos, que apertaram o cerco contra o crime com leis mais duras e severas.
A ÚNICA INTENÇÃO DESSA LEI É ECONOMIZAR DINHEIRO COM AS CADEIAS E PRESÍDIOS.
Nós temos que nos organizar e lutar contra leis como essa. A população tem que buscar a aprovação de leis mais duras contra o crime, o roubo, o uso/tráfico de drogas.
Eu sinto muito,hoje eu compreendo melhor a razão de Deus ter se arrependido de criar o homem,pois até o uso natural ele conseguiu perverter...só temos a lamentar por infelizmente morarmos aqui no Brasil onde somente os poderosos falam.E...nós temos que nos calar até perante as leis bíblicas,pois pra justiça comum ela não vale nada.Porém tudo isso vai passar,coitados de todos aqueles que contribuíram pra esse terrível fim da humanidade.Eu creio no Deus todo poderoso,criador e dono de tudo e tenho certeza na separação entre os bodes e as ovelhas.Louvado seja Deus!!!
ResponderExcluirÉ revoltante este fato,tenho vergonha desta presidente,do supremo e dos deputatados que vem acabando com a intituição FAMÍLIA e com a segurança,...do nosso País.
ResponderExcluirMediante esta situação, começo a sentir saudades do regime militar que eliminava toda essa corja de bandidos, fechava congresso e depunha presidentes.
Lamentavelmente, a liberdade que tanto sonhamos está sendo anarquizada pelos criadores e sancionadores das LEIS.
Que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!
O que me chama a atenção é que na campanha de DILMA ROUSEFF a população foi alertada de que se ela ganhasse a eleição nós teriamos casamento gay, aborto e leis que na verdade deveria se chamar de colher de chá,mesmo assim escolheram ela para governar o BRASIL.
ResponderExcluirLula o ex presidente o povo de baixa renda diz que é o grande presidente porem pga divida externa e se atola na divida interna, as pessoas que o redeiam todas flagradas em desvio de dinheiro publico envolvidos com mensalão ou em outra falcatrua no entanto todos estavam coladinhos com Dilma como é o caso de GENUINO E PALLOCCI é uma vergonha . Daí ele dar 100 reais de bolsa enganação e saude, saneamento, segurança e dignidade deixa de lado compra a pobreza e direitos de nós Brasileiros com mixaria.
Por ultimo inventam uma lei onde dar total livre comercio de arma entre outros delitos, ao inves de endurecer amolecem nossas leis.
Depois ficam cobrando da policia um trabalho excelente, como acreditar em governantes que levam o ano todo para aumentar 20 reais no salario de um trabalhador e levam apenas 5 minutos para triplicar o salario deles e mais a meia noite as escondidas.
Que DEUS tenha pena de todos os Brasileiros pois até eu resolvi comprar um 38 pois nao vou ficar esperando que bandido venha me matar, ja que se eu atirar nele ou me pegarem com arma nao fico preso mais mesmo.
Olha Tiago,eu ia comentar uma coisa sobre essa reportagem,mas teve uma parte que vc fez das suas palavras as minhas,infelizmente enquanto tiver o Bolsa Prostituiçao ou Enganaçao,para enganar o estomago do pobre e encher a barriga das adolescentes de filhos,essa presidenta,ou o proprio Lula,se quiser voltar nas proximas,vao continuar ai,por que apesar de nao ter sido Lula ou Dilma que criaram o tal beneficil,mas ele modificou pra "melhorar" para quem ganha,mas esses programas enganadores,e que levam a prostituiçao infantil e adolescente é que sao o carro chefe das campanhas dessa corja que esta ai,o povo menos esclarecido,que so pensam com o estomago ou com a cabeça de baixo vao continuar votando nela,ou em Lula por medo de mudar o presidente e alguem acabar com essas esmolas,pois nao sei se vc concorda,a maior aprovaçao desse governo,ou é por parte de quem recebe ajuda do governo,os banqueiros,ou os famigerados e prostitutas,que engravidam para receber o beneficio,entao eles sempre vao querer continuidade disso ai,nao importa em qual situaçao de moral,ou de desenvolvimento ou subdesenvolvimento que o Brasil se encontra ou vai parar,o que importa é ter uma presidente,ou um presidente que continue enriqueçendo banqueiros,enganando estomago de pobre e enchendo barriga de adolescente de filhos,sem pai,e essa bagaçeira que esta ai em Brasilia,dirigindo o nosso Brasil para o abismo kda vez mais fundo vai continuar e piorar,infelizmente,para melhorar e resolver os problemas,so se Deus descesse do Ceu e governasse o Brasil,ou o Mundo.
ResponderExcluirÉ MINHA GENTE O JEITO AGORA É FAZER JUSTIÇA COM AS PROPRIAS MÃO QUE DEUS MIM PERDOE.... MAS
ResponderExcluirESSA É A UNICA SOLUÇÃO!!!
NÃO DA PRA MORAR NUMA CIDADE SEM LEI...
ResponderExcluirACIDADE JA TA RUIM AGORA QUE VAI FIKAR PIOR....
COM ESSES CARAS SOLTOS... HUM... TEREMOS QUE FAZER JUSTIÇA COM NOSSAS PROPRIAS MÃO..
Sim...todos sabem do problema,mas quem vai tomar a frente e organizar um movimento como foi os dos cara pintadas q tirou a presidência de Fernando Collor?
ResponderExcluirO Pastor Silas Malafaia e outros tomaram a frente contra a PL 122 e contra essa lei?
Vamos aceitar quietinhos e ver o país virar um bang-bang ou expressar as nossas opiniões?
Somos livres e temos o direito de expressão como nos garante a Constituição Brasileira.
Avante Povo Brasileiro!
Que presidente e essa que colocamos no poder que aprova uma lei absurda dessa isso e um absurdo.
ResponderExcluiranonimo.tudo isso e um absurdo ,e os hospitais esta uma vergonha.nos que pagamos tantos impostos inclusive o INSS e quando vamos ao hospital publico somos tratados pior do que cahorro. se tiver dinheiro vai no particular e quem nao tem. PRA ONDE VAI TANTA VERBA QUE O MUNICIPIO GANHA ITAPETINGA MOSTRA A SUA CARA .
ResponderExcluir