domingo, 5 de junho de 2011

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

QUE FUTURO TEREMOS COM TANTAS CRIANÇAS ABANDONADAS?
Por: Tiago Bottino J. Brige*

Outro dia passava pelas ruas e vi uma quantidade enorme de meninos e meninas pedintes pelo centro, isso me deixou constrangido e entristecido. O que estamos fazendo?
O ECA foi aprovado para proteger as crianças e ao mesmo tempo proteger o país. Por quê? Uma criança protegida, educada, orientada e com as condições plenas para o desenvolvimento dificilmente se envolverá com a criminalidade, com drogas ou mesmo com a prostituição, e assim o futuro delas e do país ficam garantidos.
O ECA completou 20 anos recentemente, e a pergunta que devemos fazer é: o que de fato mudou? Cada dia milhões de crianças são jogadas para fora do útero e lançadas na sociedade sem sequer saberem o nome do pai, encontradas em lixos, esgotos, grotões... Tornou-se uma coisa tão comum encontrar BEBÊS jogados pelos cantos
que a matéria nem mais é publicada sobre o assunto. Tornou-se tão comum encontrar recém nascidos jogados em lixeiras que a notícia sequer é divulgada na TV, tornou-se desinteressante.
O governo só se lembra do ECA quando ocorre a prisão de um menor: ‘ÊPA! Prisão não, apreensão! E ele já foi liberado cumpade!” Todos os outros direitos das crianças são esquecidos.
Nossos governantes deveriam ser presos! Presidentes, deputados, senadores, vereadores, governadores, prefeitos... Todos são omissos diante da exclusão e conseqüente criminalização de milhões de vidas inocentes.
Essas crianças que hoje moram nas ruas, que são abandonadas pelos pais, criadas por famílias desestruturadas... Potencialmente estarão inseridas no mundo do crime. É A REGRA! Precisamos urgentemente buscar políticas públicas que venham a combater o abandono, a marginalização e o ABORTO SOCIAL das nossas crianças, como uma forma de proteger a própria sociedade de um mal maior no futuro.
Ninguém nasce com uma arma nas mãos, nem com um pito de crack na boca, nem traficante, médico ou policial... Fazemos-nos assim pela necessidade e pelas condições que tivemos na vida. Dá para você visualizar o futuro quando olhamos para uma criança abandonada?
No Brasil precisamos urgentemente APLICAR programas Sociais e de Planejamento Familiar VERDADEIRAMENTE EFICIENTES, comandados por pessoas especialistas e com competência, não MAURICINHOS e PATRICINHAS com indicação política. Temos que debater o ECA, buscando formas de obrigar o estado a cumprir todas as resoluções lá apresentadas, principalmente no que dizem respeito a Educação e ao amparo e proteção da criança.
Podemos começar isso agora, aqui em Itapetinga. Ficamos esperando que as coisas sejam feitas em Brasília, e nos esquecemos de cuidar de nossa própria cidade.
Iremos, todos nós, pagar um alto preso pela miséria em que as nossas crianças estão vivendo. Esse preço será debitado em nossos filhos ou mesmo netos. Acredita Nisso?


*Tiago Bottino J. Brige
- Pedagogo - Coordenador Pedagógico do Estado
- Inspetor do Preve - Programa de Prevenção à Violência e o Uso de Drogas
- Diretor do Itapetinga Agora
- Policial Militar

9 comentários:

  1. É... Eu e meu irmão fomos criados só com mãe, mãe guerreira! Ela adoeceu e teve em grave estado e graças a Deus em primeiro lugar foi acolhida por parentes em São Paulo, + aqui ficamos morando em casa de parente na piaba e estudei no colégio de lá, o Lunolândia, trabalhei na feira só para trazer umas poucas verduras murchas, resto de feira para casa(quando sobrava) e fiz muita amisade com pessoas que hoje estão aprisionadas nas drogas, ou em adeias, e muitos que estão mortos hoje devido o abandono, o Senhor não deixou que eu me envolvesse com esse vida vício, mas eu sei que nossas periferias estão esquecidas e por isso muitas crianças daqui vão pedir aí no centro!! "não há nenhuma ação social aqui" nem nas vilas ou no américo noguira, o que se tem é a nível de centro ou "bairros melhores" eu já mentí endereço até em currículos, pq no meu endereço verdadeiro sei que os empregadores nunca me chamavam para trabalhar!! era só botar" Lunolândia" E NUNCA SER ESCOLHIDO sequer para entrevista!! ABSURDO!!

    ResponderExcluir
  2. O país precisa discutir políticas publicas para a infância. Desburocratizar o processo de adoção é uma das alternativas, ao legislativo cabe legalizar adoção por pares homoafetivos (a jurisprudência já aceita), as crianças necessitam de um lar, e o Estado deve trabalhar proporcionando facilidade aos que buscam uma criança para encher de amor e carinho. Trabalhar mais intensamente com políticas de controle populacional. Acho que essas duas práticas irão reduzi bastante o número de crianças nas ruas.

    ResponderExcluir
  3. O PAÍS PRECISA MESMO É QUE NOS MUDE NOSSAS MENTE E BUSQUE COISAS BOA PARA NOS, ATE PQR É DE DIREITO NOSSOS NO MINIMO O BASICO!!

    ResponderExcluir
  4. Será que não esta na hora de se permitir a prática do aborto?
    Desde que bem regulamentado.

    Nossa presidenta sempre foi a favor, (só se posicionou contra para não perder votos, mas no fundo é a favor.)

    Eu acho que essa discussão deveria ser retomada, não adianta botar filhos no mundo para ficarem abandonados por aí e acabar no mundo do crime.

    Parabéns por levantar este tema.

    ResponderExcluir
  5. Maria Camargo, São Paulo SPsegunda-feira, 06 junho, 2011

    "Olá! Sou amiga de uma senhora de Itapetinga que está doente aqui em São Paulo. Ela saiu há anos da cidade, mas deixou seus filhos aí. Nunca mais os viu ou falou com eles, desde então. Agradeço muito se alguém puder me dar dicas de como de encontrá-los.

    Nome da minha amiga: DEJA - nome de batismo Dinorá Maria dos Santos

    Filhos: Maria Lúcia de Souza Neto, Josélia de Souza Neto, Eunélia de Souza Neto, Waldiki.


    Meu fone é 11-7220-8308. Muito obrigada!"

    Maria Camargo

    ResponderExcluir
  6. Thiago o primeiro comentário já diz tudo.A pessoa foi muito clara.Tudo que presenciamos aqui em nossa cidade,mostra o retrato do descaso dos nossos políticos.A omissão da sociedade que só enxerga seus interesses.E a desigualdade na distribuiçao de renda que já vem de muitos governos.Tudo isso somados a outros fatores como uma má educação,saúde pública de péssima qualidade,falta de segurança,emprego,salários dignos e tantos mais que nos deixam indignados.Tudo isso só vai trazer prejuízos a todos nós.Aqui em nossa cidade é comum ver garotas adolescentes entre 12 e 17 anos prostituindo por 10,20 e 30 reais para cheirar ,beber,fumar e etc.Todos nós somos cúmplices.Pois sabemos e nada fazemos.Acho que o estado jamais trabalhará para proporcionar uma vida digna á todos.Infelizmente vamos sempre conviver e acostumar com isto.Faz parte da cultura do nosso país e dos nossos políticos desonestos e ladrões que são os maiores culpados.E nós bobos ainda votamos...Pense nisso.Vamos acordar BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  7. Vivemos hoje num mundo em que realmente os valores éticos e morais têm se perdido...Olha o que falaram..."devemos pensar na prática do aborto,não adianta colocar filhos no mundo para ficarem abandonados por aí e acabar no mundo do crime",ok!Digamos que vc esteja certo ou certa, então o que é que adianta??Fazer filhos descontroladamente e matar todos??? Que Deus nunca permita que essa tragédia seja legal em nosso país, e que nossos governantes parem de encher seus bolsos de tanto dinheiro e procure pensar em soluções cabíveis, inteligíveis e sensatas para sanar esses e outros problemas, afinal de contas é pra isso que a gente paga esse bando de come feira!

    ResponderExcluir
  8. Proibido já aborta adoidado, se for legal aí danou-se!!!

    ResponderExcluir
  9. Em Taboão da Serra 23 pessoas ligadas a Prefeitura daquele lugar foram presas por corrupção, deveriam aproveitar o embalo e fazer uma varredura pelo Brasil todo.O nosso país é uma vergonha, apresenta o maior índice de políticos corruptos!!!O nosso povo tem sofrido em todas as áreas por conta disso!O pior que na hora do voto podemos mudar isso, mas fica realmente difícil saber quem presta e que não vale nada...A não ser que fosse instalado em cada um deles um identificador de caráter...kkkkkkkkk...vou deixar a sugestão!!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.