CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

terça-feira, 7 de junho de 2011

JUSTIÇA E REPARAÇÃO HISTÓRICA: GOVERNO DO RIO CRIA COTAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, assinou um decreto que criou uma reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros e índios. Os candidatos às vagas devem se declarar pertencentes aos grupos étnicos ao se inscreverem no processo seletivo. Contudo, a declaração não é obrigatória. Ou seja, se o postulante não desejar se utilizar do sistema de cotas, ele pode decidir ficar submetido às regras gerais do concurso.
COTAS: JUSTIÇA E REPARAÇÃO COM A ESCRAVIDÃO DOS NEGROS
Por: Tiago Bottino J. Brige
Para alguns "intelectuais da elite" as cotas não deveriam ser apenas para os negros, e afirmam que elas aumentam o preconceito, discordo desse argumento, em um país tão preconceituoso e extremamente racista como o Brasil torna-se necessário ampliar ainda mais as vagas para cotistas em concursos e universidades como uma forma de reparação por tudo que os pais e avós dos negros
passaram.
Até hoje parentes de Tiradentes recebem do estado uma pensão, até hoje parentes dos perseguidos políticos de 64 recebem pensão, por que então os negros, que foram humilhados, escravizados e mortos não merecem ter uma reparação por todo o sofrimento que passaram? Se estes negros que foram escravizados já não estão vivos, seus filhos e netos estão e sofrem o peso de uma herança histórica de exclusões, eles tem o direito de exigir uma reparação.
As cotas são o minimo que o estado pode fazer para reparar a escravidão histórica nesse país. Qualquer pessoa de bom senso apoia e luta por uma REPARAÇÃO para a raça negra.
Quer uma prova que existe racismo no Brasil? Procure no comércio  e vá contando a quantidade de negros que você vai encontrar, provavelmente você ficará surpreso. Porém,  procure também em qualquer casa onde exista uma empregada doméstica. A matemática é simples e os "intelectuais" preconceituosos não enchergam, quem vem de lares miseráveis, quem vem de lares explorados, quem vem de familias "escravizadas", matemáticamente, e com raras excessões, continuará como explorado ou escravizado. É uma idéia meio calvinista, porém que vem continuamente ocorrendo com os negros no Brasil.
As Cotas além da reparação representam libertação para o Povo Negro, tanto social, quanto educacional e financeira, e a chance de fazer JUSTIÇA.

10 comentários:

  1. Não concordo com isso,a escrevidão já passou a muito tempo e as pessoas que mereciam reparação pelo sofrimento causado pela burguesia(os escravos) já morreram, todos tem a mesma capacidade de passar em um concurso, é só estudar, essa atitude apenas gera mais preconceito, porque dá a impressão que os descendentes da raça negra não tem capacidade, que precisam dessas cotas para se inserirem no mercado de trabalho, sendo que isso não é verdade, além disso vai deixar todo mundo acomodado, e prejudicar as "pessoas não negras", que terão mais dificuldade ainda, já que alguma porcentagem das vagas estarão "reservadas" para os negros...Vagas para todos é direito de todos, negros, brancos, indígenas, amarelos, azuis...

    ResponderExcluir
  2. Para mim essas cotas são um novo começo de uma nova era de PRECONCEITO, vamos dar mais direitos e privilégios com a disculpa de reparação e prejudicar as outras raças, aqui no brasil td mundo é descendente de negro, independente da cor,meu avô é negro e eu sou clara, não há justiça alguma emfacilitar para alguma classe a entrada em nenhum tipo de serviço publico, continue governo deixando os cidadãos acomodados...Daqui a um dia só tem q estudar quem for de pele clara...

    ResponderExcluir
  3. Coitado de mim q tenho q me matar de estudar e nunca passo pq sou pobre e n posso pagar um cursinho, agora n vou passar pq sou branco tmb! hehehe! legal!

    ResponderExcluir
  4. DISCORCO ABSOLUTAMENTE!!!

    O racismo existe e tem q ser combatido sim, até aí td bem, mas oferecer cotas para pessoas de pele escura o cara pintada é uma verdadeira afronta a constituição onde diz que os direitos devem ser iguais para todos. Os erros do passado não podem ser corrigidos cometendo-os novamente no presente, ou seja, discriminado a raça oposta. Quando cometemos um erro, nos retratamos e não cometemos mais, isso já é feito. Quanto ao argumento de que a maioria dos trabalhadores de baixa rendo no Brasil são negros, é simples entender que este é um pa´si predominantemente negro, portanto os negros estão em todos os setores. Mas não me suspreende atitudes como essa, em breve haverá cotas para homossexuais, ex-presidiários, políticos, etc... E quem é honesto e "branco" vai ter que engolir mais essa palhaçada disfarçada de brincadeira colorida.

    Por: JP

    ResponderExcluir
  5. O problema das cotas é simples, como definir a raça de alguém? Como definir que um indivíduo é negro, branco ou índio?

    Justamente em um período onde não deveríamos definir mais raças.

    Eu sou contra cotas, pois existem brancos que são pobres e são tão necessitamos quanto negros e índios. Qual a solução para estes?

    Dar oportunidade a quem merece eu sou totalmente a favor, porém condicionar tais oportunidades a raça do cidadão eu sou totalmente contra.

    Agora um negro rico poderá ter uma vaga enquanto um branco pobre vai ficar chupando o dedo.
    Resumindo, a discriminação racial continuará. Temos de esquecer o termo raça e vivermos em harmonia, ninguém deve ter direito a mais ou a menos por ser negro, índio ou branco.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal
    o Negro só tem direito a cota se for estudante de escola Publica.
    Muito bem colocado o texto, REPARAÇÃO do erro, isso é realidade que atráves das cotas vão se alinhar.
    Parabéns Tiago

    ResponderExcluir
  7. Quer uma prova maior que existe racismo no Brasil? Pergunte as pessoas o que o dia 13 de maio representa para elas. Muitas não saberão o significado desta data. Em 13 de maio de 1888 foi sancionada a Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353)que extinguiu a escravidão no Brasil. Essa data deveria ser considerada feriado nacional. Entretanto por se tratar de um acontecimento referente aos negros, nem se quer é lembrada pelas pessoas. Se representasse algum acontecimento referente a guerra, ou a religião,com certeza o dia 13 de maio seria lembrado. Portanto, as acões afirmativas(COOTAS PARA NEGROS E INDIOS) devem existir sim com o objetivo de reparar as desigualdades historicamente acumuladas. SOU A FAVOR DAS COTAS!!!

    MARCELO MACEDO

    ResponderExcluir
  8. É bom salientar que escravidão foi uma prática imposta por povos dominantes sobre povos dominados.

    Quem conhece um mínimo de história sabe que além de brancos escravizarem negros, negros já escravizaram brancos (bárbaros), brancos já escravizaram brancos(roma e os cristãos), negros já escravizaram negros (aqui no Brasil mesmo), brancos escravizaram índios, negors escravizaram índicos etc.etc.etc.

    Escravidão sempre fez parte do mundo e não tem nada haver com raça, tem haver com dominantes e dominados.

    Quem Lê noticias sabe que escravidão ainda existe e é muito comum no interior, em fazendas etc.

    No Brasil brancos escravizaram negros e índios, e pasmem, negros escravizaram negros e índios também, portanto sou CONTRA, não se pode culpar uma raça por um mal que fazia parte da condição humana.

    Portanto sou CONTRA.

    ResponderExcluir
  9. A LEI ÁUREA QUE FOI SANCONADA NO DIA 13 DE MAIO DE 1988, VALEU MUITO PARA OS NEGROS NAQUELE TEMPO,QUE POR UMA GRANDE IGNORANCIA DOS PODEROSOS QUE ERAM RICOS OS FAZIAM ESCRAVOS, NÃO HÁ NESCESSIDADE NENHUMA DE SER LEMBRADA, É UM FATO HISTÓRICO, ATÉ PORQUE A PESSOA HOJE QUE NÃO É RICO E DEPENDE DO SALÁRIO MINIMO PRA VIVER É ESCRAVO SEJA NEGRO OU BRANCO. HOJE PRA NÃO SER ESCRAVO TEM Q SER POLÍTICO. "O NOSSO PAÍS EXISTE UMA NAÇÃO COM CAPACIDADE E INTELIGÊNCIA IGUAL"

    ResponderExcluir
  10. Discordo com as cotas para negros e índios!Todos somos cidadãos e possuimos os mesmos direitos.Na minha opinião isso gera ainda mais discriminação.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK