terça-feira, 3 de maio de 2011

ATO ARBITRÁRIO: UM ATENTADO À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

WAGNER, O MONARCA BAIANO EM DIA DE CASAMENTO REAL, COMO UM MONARCA INGLÊS, IMAGINOU QUE SEUS SÚDITOS VOLTARIAM AO TRABALHO COM O RABO ENTRE AS PERNAS.
Por Itamar Pereira de Aguiar
Prof. Dr. DFCH/UESB
No dia mundial da Dança, 29 de abril de 2011 o governador Wagner nos retirou pra dançar e recebeu uma “mala”. Sem qualquer aviso prévio, em um dos seus delírios encaminhou à imprensa baiana um comunicado dando conta das realizações do seu governo, do quanto tem feito pelas Universidades Estaduais, pelos seus servidores, numa tentativa desastrada e autoritária de justificar o corte dos salários dos professores da UESB, UEFS e UESC. Tal medida, no entanto, não atinge apenas aos professores, mas, a toda economia do Estado, uma
vez que os docentes com os seus salários covardemente cortados, não terão como honrar os compromissos assumidos com as instituições financeiras, comerciais, com os planos de saúde, os seus sindicatos, além das dificuldades para pagar aluguel e manterem suas famílias.
O “monarca” baiano, em dia de casamento na “Família Real”, delirando de felicidade como se fosse um lord inglês, imaginou que os seus súditos retornariam ao trabalho de “rabo entre as pernas” e obedecessem as
ordens do seu dono. Ledo engano, tentativa vã de nos aterrorizar. Os delirantes geralmente avaliam inadequadamente situações que contrariam os seus devaneios e, o chefe do Executivo baiano, pode ter “rasgado a boca no arame”, ao não levar em consideração uma greve que não é apenas de professores, mas também dos estudantes que, diga-se de passagem, de modo independente, consciente e corajoso paralisaram as atividades da UESB, levando os professores a decretarem a greve. Agora em greve, professores e estudantes, vamos acordar o Governador para, enquanto dirigente de um “Estado Republicano, Democrático e de Direito”, respeitar a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Exigir que retire as suas garras da autonomia das Universidades, entendendo de uma vez por todas que elas são autarquias e não órgãos da administração direta do seu governo.
No dia mundial do trabalhador, 1º de maio de 2011, o governador nos presenteou com o corte dos salários. A medida contou com o total apoio dos seus comandados, dentre eles professores velhos conhecidos da UESB, que abandonaram os seus serviços irregularmente, para ocupar cargos de confiança na administração estadual. Os outrora sindicalistas, militantes do PT e de partidos coligados obedeceram cegamente as ordens do seu chefe e, em nenhum momento, pronunciaram-se em defesa das Universidades Estaduais. Muito pelo contrário, através de decreto institucionalizaram a intervenção, desrespeitando a autonomia universitária. Juntos agiram como ditadores de uma republiqueta qualquer para, pragmática e objetivamente, “poupar recursos visando à copa do mundo de 2014”, absurdamente retirados das áreas de Educação e Saúde.
A greve dos estudantes e dos professores das Universidades Estaduais baianas é necessária. Por isso, vamos resistir às arbitrariedades do governo Wagner, em defesa da autonomia universitária, da não ingerência político-partidária nos destinos da UESB, do voto universal, da reforma dos Estatutos da Instituição e, principalmente, da suspensão do Decreto que inviabiliza o livre funcionamento das Universidades.

14 comentários:

  1. É ISSO AÊ, O BRASILEIRO TEM QUE ACORDAR, TEM QUE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS

    ResponderExcluir
  2. FORA WAGNER!
    mas isso é bem feito... as coisas estão assim por causa de nós mesmos que elegemos essa peça pra nos governar...
    está na hora do povo brasileiro acordar e cobrar seus direitos!

    ResponderExcluir
  3. é impressionante como o pt pinta um pais cor de rosa,pais infelizmente de pessoas preguiçosas que se vendem por misero bolsa familia,mas vamos lutar contra essa quadrilha que se instaurou no pais,ditadores mentiroso,e a divida so que aumenta

    ResponderExcluir
  4. Vagner deixou milhares de jovens morrer na bahia eu sei q e indiretamente mas ele nao fez e nao ta fazendo nada pela segurança publica ele e pior que bin laden

    ResponderExcluir
  5. Esta história de preocupação com a educação é balela. Os professores estão preocupados apenas com o corte temporário da possibilidade deles fazerem mestrado ou doutorado por conta do Estado, recebendo o salário e a bolsa, para depois irem dar aulas em Universidades particulares. Por isso manipulam os alunos e a sociedade do sudoeste. Basta receber um reajuste, ou incorporação da gratificação, que voltam e esquecem a falta de livros, as salas sem condições em Jequié, os cursos que estão deficientes, as outras necessidades dos alunos e funcionários.

    ResponderExcluir
  6. que nada.. essa greve adianta porra nenhuma.. Wagner tá cagando e andando pra vocês!

    ResponderExcluir
  7. Os políticos nos privam de uma boa educação para que continuemos votando nos mesmos!! É uma pena a Bahia ser governada por uma pessoa que trata a educação como um lixo! Não entendo como ele conseguiu se reeleger a governador!! Tenho nojo desses políticos.

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS PELA LUTA, NÃO DESANIME.NÃO DESISTEM NUNCA.MAS PRECISAMOS APRENDER VOTAR.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS........temos que reagir,e correr atras dos nossos direitos e colocar esse governador no seu devido lugar:fora da Bahia.

    ResponderExcluir
  10. a bahia ta dodói, tira Wagner que passa....

    ResponderExcluir
  11. Eu só lamento que no final, os alunos manipulados estarão muito prejudicados e os professores manipuladores estarão com as contas bancárias bem gordas.
    Vão trabalhar professores...
    Vamos acordar alunado, vamos cobrar o retorno das aulas.
    Do governador cuidaremos depois.

    ResponderExcluir
  12. qui nada rapa vs so querem fumar fazem de conta q estudam mais na verdade so fazem gasta o dinheiro do pai ou da mae so salva alguns^^

    ResponderExcluir
  13. Democracia neste país, é só nas eleições... É só na hora do voto! Depois que ela passa, eles fazem o que querem; o povo não tem participação nenhuma; e aí, óh, depois das eleições, "pículas" pro povo!!! Não temos segurança;não temos educação de qualidade;(e nem sem qualidade!) não temos saúde;Alías... por falar em saúde, dê um pulinho no Hspital de Base em Vit da Conquista, pra vc ver a "merda" que é lá... Humens, mulheres, adolescentes.. são atendidos nos corredores do hospital!!! Uma verdadeira calamidade!!! FORA!!! esse governador que tá aí!!!

    ResponderExcluir
  14. Verdade! Muitos professors só querem se aproveitar das prerrogativas de fazerem doutorado por conta do estado; e depois óh...! Tchauzinho pra a universidade!!! migram tudo para as particulares!!!. O governo deveria adotar uma medida, para que, depois do doutorado, eles retornassem para a mesma universidade de onde saiu, para no mínimo, mais 4 anos de magistério!!!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.