TRÊS ALUNOS , NA TARDE DE QUARTA (18), JOGARAM PEDRAS GRANDES NA CABEÇA E NAS COSTAS DA COBRA, QUE FICA EM UM POÇO. O ANIMAL POR POUCO NÃO TEVE A COLUNA PARTIDA E QUASE FOI MORTO.
Por: Elieneh Pessoa
O veterinário Robert e tratadores tentam socorrer o animal |
ITAPETINGA AGORA - O Parque Zoobotânico da Matinha em Itapetinga é uma unidade de conservação de grande importância histórica, mantida pelo Município de Itapetinga e possui uma área de Mata Ciliar conservada e uma coleção de animais silvestres brasileiros e exóticos, visitados por diversas instituições de toda a região. O parque disponibiliza sua área e seus recursos para realização de aulas práticas e teóricas à alunos de diversas unidades educacionais.
5 homens para medicar a piton |
A realização de práticas educativas em unidades de conservação é necessária e enriquecedora por proporcionar ás pessoas, a contemplação de animais selvagens e raros, todavia para que isso seja feito de maneira proveitosa e segura é preciso que os alunos tenham consciência da importância de se respeitar e conservar os animais que estão contidos e em exposição nos Zoológicos.
A Escola Municipal Noralice Gusmão nesta semana está realizando um brilhante e importante trabalho com os alunos do sétimo ano, sobre os animais em unidades de conservação, utilizando os recursos do Parque da Matinha para construção do conhecimento. Durante as visitações de instituições e realização de aulas práticas o parque disponibiliza alguns profissionais para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do público até a área do parque infantil. Quarta à tarde (18\05), após a explanação e acompanhamento dos professores e profissionais do parque, infelizmente, alguns jovens alunos retornaram ao recinto da Píton, sozinhos, e atiraram em cima da cabeça e das costas da cobra píton várias pedras grandes (mais de 20cm² e 700g). Atitudes como estas de poucos alunos podem prejudicar a educação de toda a sociedade uma vez que o parque da matinha é patrimônio para uso de todos. A cobra machucada, teve de ser contida e passar por exames veterinários, por pouco não teve que ser sacrificada.
A Piton de Itapetinga - 6,5 metros |
A píton é um dos mais importantes animais em exibição do Parque da Matinha e que, por causa do seu grande porte (6m de comprimento) chama bastante atenção dos visitantes. A manutenção deste animal é de alto custo e por ser um animal raro e exótico é difícil de ser reposto, caso morra.
O secretário do Meio ambiente Carlos Leôncio e a Biológa Heneile Carvalho |
Apedrejar animais indefesos é crime de maus tratos aos animais e uma cobra de grande porte alimentada, em processo de digestão e contida é um animal indefeso (LEI DE CRIMES AMBIENTAIS). Para que
possamos continuar utilizando o espaço da matinha para a construção do conhecimento de maneira segura e satisfatória é necessário o comprimento de algumas normas de visitação. Dentre estas normas está a conservação do ambiente (não jogar lixo no chão) e o respeito à integridade dos animais em exposição ( não alimentar os animais nem atirar quaisquer objetos nos mesmos). As escolas, durante a visitação deverão trazer profissionais para acompanhamento de seus alunos, fazendo o calculo do número de alunos e de professores ou acompanhantes adultos, numa proporção de 10 alunos para cada um adulto para evitar este tipo de transtorno. Para que seja possível existe a participação da equipe do PREVE, que está sempre disponível para acompanhamento destes alunos e realiza, junto aos professores, um importante papel de conscientização e educação dos nossos jovens. As normas de visitação do parque da matinha serão revisadas e estarão á disposição de toda a comunidade a partir da terça-feira no Blog da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Semaitbahia.blogspot.com.br
Foto: Tiago Bottino
Foto: Tiago Bottino
SÓ UNS RETARDADOS MSM, PARA PODER FZR ISSO, COM UMAS DOS ANIMAIS MAS BONITOS NA ZOO/MATINHA.
ResponderExcluirfiquei revoltada em ver esta materia, acho q os pais tem o dever de educar seus filhos, ensinando amar natureza, para q não creçam, com este instinto ruim, e no futuro não fazerem coisa pior
ResponderExcluirO ALUNO (A) OU OS ALUNOS (A) QUE FEZ ISSO COM A PITON ( A COBRA ) TEM QUE SER PUNIDO E OS SEUS PAIS TEM QUE PAGAR O TRATAMENTO QUE FOI GASTO PARA REPARA O QUE OS VETERINARIOS FEZ NA PITON. ALÉM DE SER PUNIDO DO NORALICE GUSMÃO, TEM QUE LEVA UMA PUNIÇÃO DE UMA SEMANA.
ResponderExcluirISSO É ATITUDE DE PESSOAS QUE EXPRESSAM A FALTA DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA.
ResponderExcluirAs crianças deve receber educação nao so em casa mas também nas escolas pois hoje as nossas crianças estao virando jovens marginais cometendo pequenos delitos sem punição e acaba achando que podem cometer qualquer barbaridade sem ser punidos
ResponderExcluirEsses mesmos alunos (ou seriam marginais?) que fizeram isso com a cobra, foram os mesmos que jogaram uma bomba no banheiro do Noralice que quebrou vários vazos sanitários.
ResponderExcluirSó por ter jogado essa bomba eles já deveriam terem sido expulsos, mas não, tomaram apenas uma advertência. E agora aconteceu esse caso com a cobra e novamente a diretoria do Noralice só deu uma suspensão pequena, isso é caso de expulsão!
O que é isso dona Nirvânia???
rebanho de desgraça, deveria pegar esses miseráveis e partir em pedacinhos e botar pra cobra comer.
ResponderExcluiresse alunos são um bando de monstro deveria ficar em uma jaula jumto com o leão pra ele ver com é bom ser machucado esse cara deveria ser apredejados com ele viseram com a cobra safados pilantras ordinarios sem pai e nem mãe sem coração doentes precisa de tratamentos de cabeça esse maulcos pilantras se descobrir que foi rara!!
ResponderExcluirtem q colocar esses marginais para limpa o parque todo coloca pra trabalha la pra pagar os gastos e estragos q fizeram
ResponderExcluirAcompanho seu site de perto, mesmo porque somos parceiros. Fiquei muito triste em ver essa matéria. Em nossa opinião isso é conseqüência de muita coisa, a exemplo da educação que os professores oferecem para os alunos no dia a dia em sala de aula. Trabalho no setor público há cerca de 10 anos, filho de professora, casado com uma professora e conheço a realidade da educação pública Nacional. Os governos tem lutado para valorizar a classe, mas infelizmente o que observamos é que “alguns” docentes sempre reclamam, colocando a culpa nos políticos. Está na hora de cada um assumir seu papel e lutar em busca de um resultado satisfatório. É necessário que sejam criadas políticas públicas voltadas para socialização entre escola e Família. Agora ficam apenas apontando. Vale lembrar que quando apontamos o 01 dedopara alguém ao mesmo tempo existem 04 nos apontando. Forte abraço Bottino, do amigo Anderson Bella WWW.midiareconcavo.com
ResponderExcluirconcordo em que eles prestem serviços comunitarios, preferencialmente na matinha, pois pelo visto eles não aprenderam nada no que diz respeito ao convivio com pessoas e animais.Resgatem esses e outros jovens antes que seja tarde demais!!!!!!
ResponderExcluirQue absurdo ,esses alinos tem que ser punidos,um unico parque que nós temos eles fazem isso,a escola tem que chamar os pais e puni-los.
ResponderExcluirque vergonha,isso que fizeram a cobra é uma desrespeito.esses alunos tinham que ser punidos e dizer para eles que tenham um pouco de educação pelo menos uma vez na vida.
ResponderExcluirPoxa no atual momento em que vivemos ainda existem gente que faz uma barbaridade dessas.
ResponderExcluirSerá que serão gente de bem no futuro ou serão mais uma tropa de vagabundos.
Sei que a escola e os professores não tem nada com a barbaridade cometida por esses marginais.
Era preciso punir esses marginais pois quem tem coragem de fazer isso com um animal, tem coragem de matar até a mãe
Para esse rapaz ai que citou que a culpa é da educaão e dos professores eu tenho uma coisa a dizer:
ResponderExcluirA culpa são dos páis meu amigo essas coisas se ensinam em casa, isso faz parte do dever de casa, pois meu pai era vaqueiro e sempre me ensinou a cuidar do espaço em que vivo.
Isso é falta de pulso e de disciplina dos páis
Esse é o nosso futuro! depois vem gente dizer que não pode ter policia na escola, se vacilar esses vândalos matam até os professores sem piedade.
ResponderExcluirEstou revoltada com isso, onde vamos parar com esses meninos já com esse prazer em cometer maldades?
Isso é revoltante, só Deus na causa.
ai nn podemos mais tolerar isso se eu fosse uma pessoa da direçao eu madava prestar trablho na matinha sabe como destribuino panfletos dizendo o seguinte eu errei mas todos vamus consertar como?? preservando o meio anbiemte e ajudando os animais
ResponderExcluirachei isso uma covardia, será que passava o que na cabeça desses individuos e por causa deles o colegio fica maul falado,eles merecem uma punição bem rigorosa
ResponderExcluirOs alunos responsavel por essa brincadeira sem graça devem receber um punição, agora por causa de uns outros podem ser prejudicados a diretora do noralice deveria fezer um levante para descobrir os autores dessa brigadeira e punilos.
ResponderExcluirtem que deixar eles amarrados junto com a cobra p ela comer eles...
ResponderExcluirPorra de conciência!
ResponderExcluirNão é primeira vez que isso acontece, quer dizer que os animais tem de ficar de forma exposta esperando conciencia de malandros?
Já devia no minimo ter reforçado a segurança da matinha. Quer ser zoologico mas n tem estrutura, n tem condições de dar segurança aos animais que estão expostos de forma indefesa a esses marginais.
isso é falta de Deus no coração. e não tem educação escolar.
ResponderExcluiracredito q a punicão para estes aluunos q é o termo representa (SEM LUZ) tenha uma punição q sirva como exemplos para todos q vão no Zoologico e trata mal os amimais...
ResponderExcluira escola nao pode pg o q 5 menino mau educados fez por calsa de 5 todos sao cupados
ResponderExcluireu como aluno do colegio acho que os alunos e professores não devem pagar por esse ato de vandalismo eles devem ser punido pele que fizerão
ResponderExcluiragora vem a noção são crianças e ja tão fazendo isso imaginem quando se tornarem adutos do tamanho q são ja considero pequenos monstrinhos imagina quando crescerem mas uma pergunta senhora professora olha as suas crianças bom era se voltasse o tempo da parmatora pra esses dai
ResponderExcluirtina que ser um pedao de tora ou rancar a mão seria legal direitos humanos existem mas me poupe nunca vi um pobre como o nosso agora falta quero ver a sociedade de proteão dos animais agora
eu foi e ñ gostei do q eles fizerão com a pobre cobra
ResponderExcluiressa cobra é uma das atrações do ZOOLÓGICO DA MATINHA
Acho que estes adolescentes deviam ficar confinados junto com a Python (com fome) por pelo menos 24 horas.
ResponderExcluirsou aluna do noralice e fiquei indignada com
ResponderExcluiressa atitude dos meus colegas eu concordo com a punição dos vandalos pois fizeram cconcientes
do erro q estavam cometendo,espero q os páis eduquem seu
filhos melhor.
São uma cambada de trombadinhas idiotas, sem o que fazer. Não sei pq estão frequentando a escola. Expulsão da sociedade.
ResponderExcluirUM SAFADO DESSE MERECE UM MURRO NA CARA,
ResponderExcluirENFIA UM FERRO QUENTE NA BARRIGA DELE PRA VER SE O
MESMO GUENTA.
FICO REVOLTADO COM UMAS COISAS DESSA, NÃO TEM NADA VER COM EDUCAÇÃO, ISSO É FALTA DE VERGONHA NA CARA,É UM SER HUMANO QUE NÃO TEVE A SENSIBILIDADE, DE TER UM CACHORRO,GATO,PAPAGAIO,PASSARINHO,GALINHA,HAMSTER...
POR ISSO FAZ ISSO, COM OS ANIMAIS PEGUE A COBRA LEVE PRA ESCOLA, PEGUE ELES E TRANQUE NA JAULA DA COBRA, AFINAL QUEM SÃO MESMO OS ANIMAIS INRACIONAIS?
Essa atitude tomada pelo aluno ou pelos alunos foi um absurdo, um animal que está preso, longe de seu abitat natural, a beira de estresse por estar ali, ainda receber varias pedradas, pelo amor de Deus, gente, aposto que os "causadres do problema" nem aqui vão passar pra ler, ja fui aluno do noralice, inclusive as professoras que levaram os alunos lá, foram minhas professoras também, e o que eu aprendí na escola com elas, foi a preservar o meio ambiente e não acabar com ele, eu tenho pra mim que a maldade ja vem da índole da pessoa, nem pai, nem mãe e nem professor é culpado por atitudes brutais iguais a essa não, o mesmo ensino que eu tive eles tambem estão tendo. Me chamo Alan, sou o tratador dessa cobra, existem pessoas que tem medo de cobra, nojo, etc... mas nem isso justifica jogar pedra em um animal indefeso ainda mais aquela cobra naquela situação. espero q os alunos se concientizem da burrada q fizeram e se for pra o parque outra vez pra jogar pedra denovo, que por favor, fiquem em casa.
ResponderExcluirPresidenta Dilma Rousseff:
ResponderExcluirOla caros internautas e internautos no que se refere a questão de pessoas que acessam a internet de todo o Brasil que moram aqui e os que nao moram aqui mas sao brasileiros, porque pátria agente nao escolhe, se eu podesse teria nascido na Europa, afinal de contas ia ganhar em Euro. Hoje Itapetinga ficou chocada, eu particulamente fiquei muito triste com essa matéria do meu querido companheiro Tiago Bottino. Meu Deus, que horror o atentando que esses jovens fizeram, meu Deus, como pode um peixe vivo viver fora da água fria, como pode jovens tentarem tirar a vida de um animal inocente, no que se refere a questao de animais que nao fazem mal a ninguem. Os pais desse jovens tem que tomar alguma providencia e puní los, de modo que nao voltem a fazer isso, quem sabe se eles ficarem ajundando a cuidar dos animais por 1 mês eles aprenderiam o quanto é dificil e gratificante esse trabalho, no que se refere a questao de trabalhar com animais. Bem, fica a dica e quero agradece e parabenizar o Tiago pelo belo trabalho no que se refere a questao de pessoas que trabalham bem, que todos fiquem com Deus e até uma proxima oportunidade. Tchau S2
Tiago faça m protesto aqui,queremos que esses animais "racionais" fique um mes cumprindo medida socio educativa,limpando, roçando aquele mato grande da matinha e capinando tudo ali, fazendi uma verdadeira faxina que ta precisando muito,para aprenderem
ResponderExcluirEsse cara deverião ser punidos com as piores punição pois isso que ele fizeram pode fazer facimente com uma pessoa esse cara é safados estou muito indiguinado com esse pilantra ele não pode levar nome de estudante por estudante de verdade não faria isso vamos torser pra que tudo de certo a cobra piton
ResponderExcluiruns peste desse.. afff!!!
ResponderExcluirEsses alunos deveriam sofrer medidas socioeducativas dentro do proprio parque, cuidando dos animais para aprenderem a dar mais valor aos seres vivos.
ResponderExcluirrebanho de retardado, deveriam ter jogado esses muleques discarados dentro do poço da piton, pra eles verem como e bom
ResponderExcluirO responsavel pela matinha tem que denunciar esses idiotas para que possam ser punidos pela justiça, cumprindo medida socio educativa, trabalhando de graça na matinha ou outro lugar para ver se eles aprendem a respeitar as criações de Deus, uma suspensão escolar não vai resolver eles devem estar gostando de ficar vagabundando sem ir a escola. Será que esses pais deram uma surra neles, pelo menos isso.
ResponderExcluirFico preocupada porque hoje foi umas pedradas num animal indefeso, amanhã poderá ser uma pedrada ou um tiro em uma pessoa como foi o caso do saldoso São Felix. Muitos responsabilizam a escola os professores, mas ninguém responsabiliza de fato a família que se perdeu no seu papel de primeira instituição dos principios de valores morais (de educação). E o popder público que não faz valer as medidas sócio educativas propostas pelo ECA. Coloque estes alunos para reparar o dano hoje para não fazer parte da superlotação dos presídios amanhã.
ResponderExcluireu como aluna do noralice gusmão acho que a escola não teve cupa do acontecido e sim os alunos(as) que cometeram o vandalismo de quererem tira a vida de um animal indefezo. Os profeessores estão desepisionados com as atitudes dos alunos e que eles tenham um castigo bem merecido
ResponderExcluirA CULPA É DESSE ECA QUE EM VEZ DE PROTEGER REALMENTE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTE, SÓ DEFENDE AQUELES QUE ESTÃO ERRADOS E COMETEM CRIMES. TEM QUE ACABAR COM ISTO DE QUE É MENOR. ESSES MARGINAIS DEVEM PAGAR COM NO MÍNIMO UMA PENA SÓCIO EDUCATIVA E NA PRÓPRIA MATINHA PARA SERVIR DE EXEMPLO A OUTROS COMO ELES E TAMBÉM PARA OS MESMOS APRENDEREM.
ResponderExcluirESSAS PORRAS NEM PRA CAIR NO BURAC E SER ENGOLID PELA COBRA PRESTA!
ResponderExcluirFALTA DE RESPEITO TAMANHA!!!!
Onde iremos parar?. O que esta acontecendo com o nosso povo “nossa sociedade”?. Cadê as autoridades desta cidade?. Estamos em uma terra sem lei? Estamos evoluindo para a época medieval?.
ResponderExcluirSão adolescentes e crianças em bares, bebendo, fumando, jogando; vagando pelas ruas roubando etc...
Nesta cidade existe juizado de menor?
E agora isto, a promotoria não pode punir este adolescentes, colocando ele para prestar serviço durante um determinado período ao Parque da Matinha para pagar o dano que o mesmo causou?
Que tipo de ser humano estamos criando?
Que porcaria de geração é esta?
????????????????????????????????
Não li todos os comentários, quero dizer apesar de não conhecer se onde fica a cobra tem condições de segurança, peço que os responsáveis pelo parque, coloque tela com furos pequenos para evitar que joguem qualquer material que possa prejudicar os animais que lá residem.
ResponderExcluirIsso é a educação que eles aprende la no Nora???
ResponderExcluira escola naum tem culpa ela esta fazendo aparte dela ensinando,,,se eles naum aprenderan problema deles....eles tem que ser punidos e os pais paga o tratamento da Piton...
Ass:Ramon Thyerre aluno do nora do 9ºE
esses menino é tudo mal educado
ResponderExcluiresse marginais ñ tem educação deveria botar eles para trabalhar lá no ZOOLÓGICO
ResponderExcluirpara eles verem o q é bom
e ser espulsso dá escola
Acho isso uma covardia!!Esses alunos diviam ter mais educação!!
ResponderExcluireu como aluna do noralice,acho que os alunos que fizeram esse vandalismo tem que pagar!!! muito lamentavel. suja o nome da escola cm esses atos!!!
ResponderExcluirA punição necessária seria fazer serviços à comunidade... Apesar do que fez, é um adolescente... Inconsequente, mais é um adolescente.
ResponderExcluirnoa pode mata os animais nao e crime ta se mautratar os animais de novo vou chama a policia
ResponderExcluirCONHEÇO QUEM FEZ ISSO E UM MENINO TAO ATENTADO MORRA AQUIR NO SEM TERRA AFEEEEEEEEEEEEE
ResponderExcluirTinha que ser essa gentalha.
ResponderExcluirnossa q crueldade com essa cobra acho q esse meninos vao receber uma boa poniçao por isso ne?!
ResponderExcluir:) bjs melhoras para a cobra píton kk
COM CERTEZA AS NOSSAS LEIS PRECISAM SER REELABORADAS. ABSURDOS ESTÃO ACONTECENDO A CADA MINUTO E NADA ESTÁ SENDO FEITO. ONDE VAMOS PARAR?
ResponderExcluirESTAMOS VIVENDO UM VERDADEIRO CAOS. GOSTARIA DE SABER QUAL FOI A ATITUDE DA DIREÇÃO DA ESCOLA EM RELAÇÃO A ESSES ALUNOS. O QUE FOI FEITO? A JUSTIÇA JÁ ESTÁ TOMANDO ALGUMA PROVIDÊNCIA?
ISSO NÃO PODE PASSAR EM BRANCO, SEM NENHUMA PUNIÇÃO.
SUGIRO QUE ELES FAÇAM UM TRABALHO DE PRESERVAÇÃO NA MATINHA ALÉM DO PERÍODO DE UMA AULA,NA PRÓPRIA ESCOLA, CONSCIENTIZADO CADA TURMA EM RELAÇÃO A PROTEÇÃO AMBIENTAL. ISSO É O MÍNIMO QUE PODERIA SER FEITO.
CASO CONTRÁRIO DEIXÁ-LOS ALGUMAS HORA JUNTOS COM A PITON BEM FAMINTA, PARA QUE ELA DÊ UMA ENROLADA BEM APERTADA NELES, NUM GESTO DE PERDÃO.
AS NOSSAS LEIS PRECISAM SER MUDADAS E CUMPRIDAS OU CASO CONTRÁRIO ESTAREMOS TODOS ACABADOS NAS MÃOS DESSES..., COMO EU PODERIA CHAMÁ-LOS?
Esses adolecentes tem que cumprir penas alternativas como varrer a Matinha, pintar guias, etc e seus pais seram chamados a responsabilidade para arcar com as despesas do tratamento do animal, como foi dito anteriormente.
ResponderExcluirinfelizmente o brasil tem penas muito leves pra certos erros q o ser humano comete.durante alguns anos morei ai nessa cidade e sempre q eu e minha familia aimos na matinha não podia faltar a visita a esse animal lindo q até q enfim foi trocada da casinha de vidro dela pelo foço.ela ficava magnifica lá;sempre q iamos tiravamos fotos dela,tenho várias e quando outros infelizes toacaram fogo no zoo eu e meu filho fomos de imediato ajudar,saiu até no jornal.oq me revolta muito com esse governo infeliz é q copiam tantas coisas,porq não copiam as leis dos estados unidos q condenam menores infratores não importa a idade.se eles tem idade pra matar,maltratar e cojitar maldades,eles tmb deveriam ter idade pra pagar por seu atos.sou super a favor a penas bem rigorosas(morte) inclusive;porq eles sabem muito bem q podem tudo nesse país de m.... por isso fazem os danos e ainda ficam achando engraçado...por favor a essas pessoas q se dedicam aos animais da matinha,cuidem bem da minha linda piton,ela é com certexa um dos animais mais importantes desse zoo,claro sem desmerecer nenhum dos outros.mas ela é pra mim uma eterna lembrança dessa cidade querida q trouxe embora no coração comigo.abraço.maura.
ResponderExcluirSou aluna do Noralice e estou revoltada com isso a nossa escola não admite esse tipo de comportamento desses alunos tem que ser punido!
ResponderExcluirque maudade fizerão esses adolesentes deveria compri pena
ResponderExcluirgente fikei muito decepicionada em saber dessa noticia nem os animais tem sucego
ResponderExcluirnossa este alunos de hoje esta dimais
ResponderExcluireu sou aluna do noralice mas eu achei isso muito errado os alunos que fizeram isso e por causa deles sujaram o nome da escola eles tem que ter um cartigo muito grande;por isso eu deixo esse comentario by;;
ResponderExcluirCerta vez, aqui no Amazonas, um aluno da rede pública de ensino, durante a vizitação da escola no Teatro Amazonas, danificou uma pintura do Século XIX com um canivete. Para punir tal ato de vandalismo, o Governo do Estado proibiu vitaliciamente que este aluno se matriculasse em qualquer escola ou universidade da rede pública estadual. Deveriam fazer o mesmo com estes três monstros.
ResponderExcluirCerta vez, aqui no Amazonas, um aluno da rede pública de ensino, durante a vizitação da escola no Teatro Amazonas, danificou uma pintura do Século XIX com um canivete. Para punir tal ato de vandalismo, o Governo do Estado proibiu vitaliciamente que este aluno se matriculasse em qualquer escola ou universidade da rede pública estadual. Deveriam fazer o mesmo com estes três monstros.
ResponderExcluir