CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

8 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Bob Marley - Morreu com 36 anos, de Câncer no Pé
O câncer é uma doença triste e que assusta. Ao contrário do que muitos pensam, apenas 10% dos casos são genéticos. Os outros podem ser evitados, se soubermos levar a vida de forma mais segura e saudável. Prevenir não significa excluir a chance de ter a doença, mas, sem dúvidas, diminui as possibilidades de sua aparição.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 489.270 casos novos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil em 2011. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão
no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino.
A oncologista Clarissa Mathias explica que existem sete regras para um vida saudável visando diminuir o aparecimento do câncer. São elas: não fumar, evitar ganho de peso, praticar exercícios físicos, manter uma dieta saudável, moderar na ingestão de álcool, proteger-se de doenças sexualmente transmissíveis e proteger-se do sol.
Os tipos de câncer causados pelo cigarro são os de pulmão, cabeça, pescoço, pâncreas, bexiga e colo do útero. “É importante que as pessoas pratiquem pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia. Esse hábito é uma ótima arma para evitar o câncer de intestino. E o ganho de peso está associado ao câncer de cólon e endométrio”, afirma a médica.
A moderação nas bebidas alcoólicas são importantes. O álcool está relacionado ao câncer de mama, cólon, reto, boca e esôfago. O excesso de sol também é um dos grandes causadores da doença. “Todo cuidado com sol é pouco. Queimaduras com bolhas causam melanoma maligno, forma letal de câncer de pele”, alerta Clarisse.
Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis. O vírus do papiloma humano (HPV) é uma doença sexualmente transmissível que causa câncer de colo de útero, vagina, pênis e ânus”, afirma a especialista. Entre os parceiros de pacientes infectadas, 60% adquiriram a doença após um único contato sexual.
"O Brasil possui médicos oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos e radioterapeutas muito bem treinados do ponto de vista técnico e humanístico. Possui também praticamente todo o arsenal terapêutico aprovado em países desenvolvidos. Nos últimos anos, o Brasil vem se firmando como um centro de referência em pesquisas na área de oncologia", finaliza.

Um comentário:

  1. Não entendi um fumante inveterado e usuários de substâncias alucinógenas tanto quanto heheheheh ser a manchete da notícia! O caso é grave, cancer é o 'bicho' mesmo. Mas Bob Marley nunca foi exemplo de moderação em nada. Muito pelo contrário. Louvemos apenas as músicas dele e esqueçamos o resto porque não vale à pena nem pensar.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK