sexta-feira, 4 de março de 2011

COMO MORREM OS ANJOS? MORTE DE CRIANÇA AFOGADA CHOCOU ITAPETINGA.

UMA CRIANÇA INTENSA, ALEGRE, CONTAGIANTE... UMA MORTE TRÁGICA, TRISTE E SOLITÁRIA NO MEIO DE UM RIO.
Por: TIAGO BOTTINO J. BRIGE
JOÃO VITOR SANTOS DA SILVA, 12 anos, aluno do 3º ano do Colégio José Otávio Curvelo e morador da Travessa Bertolino Gonçalves, no Bairro Américo Nogueira, faleceu na tarde de quarta (03), afogado no Rio Pardo em Itapetinga.
“Vitinho” como era conhecido, foi Inspetor Mirim do PREVE no Colégio José Otávio. Ele era muito intenso. Dessas crianças que não param quietas, que sempre estão alegres, brincando e gritando perto da gente, de tal maneira que temos que chamar a atenção delas o tempo todo. – “Psiu silêncio João Vitor, êta menino zoadento!”
No mês de dezembro estivemos em sua casa fazendo uma matéria sobre um alagamento causado pelas chuvas, e ele lá estava, com a boca escancarada
gritando na rua “Tiaaaaaaaaaaaaaaagoooooo”, os pés descalços, cheios de lama, e a cara limpa. Com uma vassoura na mão retirava a água de dentro de casa, com uma alegria tão grande que parecia que ganhara na loteria. Coisas de menino, coisas de criança. Acabamos fazendo um link pra Rádio Fascinação, falando dos problemas dos moradores do Américo Nogueira, e o som praticamente era tapado pelos gritos de João Vitor no meio da chuva.
Talvez no meio daquela lama em sua casa ele tivesse sonhos, desejos, vontades... porém o que mais chamava a atenção era a sua paz e felicidade, de uma completude tamanha que nos faz repensar aquilo que apregoamos valores.
A sua morte na tarde de quarta (03) foi trágica. Ele havia ido até a casa de sua tia, na fazenda de marotinho com alguns amigos e familiares, tomou banho de rio, ajudou na mudança de um amigo, comeu frutas, brincou e aprontou bastante, depois retornou para sua casa. No caminho encontra o pai e se lembrou que havia deixado um frango dele na casa da tia, retornam e ao atravessar o rio, juntamente com o pai, desaparece sua vida eternamente embaixo das águas.
Morto, seu corpo foi encontrado na manhã de quinta (04) em um poço em uma das margens do rio. Ele foi conduzido para o IML de Vitória da Conquista onde foi necropciado e deverá ser sepultado por volta dás 10:00 h. de sexta (05) no Cemitério Parque da Eternidade, na Nova Itapetinga.
Descanse em Paz meu pequeno grande amigo.

17 comentários:

  1. Gostaríamos de saber o nome dos seus pais.Obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Eu fui colega de sala dele no colégio Jose Otavió Curvelo,ele era muito alegre,brincalhão e etc.,essa morte dele me deixou tão triste por que ele já foi o meu melhor amigo mas eu mudei de colegio e passei a so comprimentar ele comum aperto de mão.A morte dele me deixou muito muito triste xauuu

    ResponderExcluir
  3. AQUI QUEM FALA É ROBSON,AMIGO ,PESSOA COMO VC FAZ MUITA FALTA PRA TODOS NOS ,DESCANCA EM PAZ EU SEI Q VC VAI ESTAR NESTE MOMENTO AO LADO DE DEUS,Q ELE CONSOLA A SUA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  4. muito tristr Thiago,sou mãe esei o qnto doi,que Deus te ilumine em seu caminho de luz,e forças pros seus pais

    ResponderExcluir
  5. saudades eterna amigo .que deus te dé um bom lugar
    v c deichou saudades qui o tempo ja mais ira apagar ...vitinho...

    ResponderExcluir
  6. O meu nome è micaele eu fui a amiga dele ele era muito brincalhao eu gostava dele muito eu moro vizinha a casa da tia dele que cjama se dete ele ia para la com a irma dele eu e a prima dele e a sua irma nos brincavamos.Quando eu sube que ele merrei eu chorei muito.Vitor que deus te ilumine bjosss...XAU ♥♥♥ TE ADOLO

    ResponderExcluir
  7. Thiago parabéns,que materia bem feita emocionante ;) meus sentimentos a familia..:/

    ResponderExcluir
  8. Professores, funcionários e direção do colégio José Otávio sentirá muita falta de João Vítor.Que DEUS conforte a sua família.

    ResponderExcluir
  9. conhece esse menino ainda recem -nascido lembro da felicidade de seus pais em velo descanse em paz♥♥Vitinho♥♥pesames a sua familia

    ResponderExcluir
  10. victor vc foi um menino feliz que todo mundo gostava de voce eu mesmo gostava muito de vc eu nunca vou esquecer de vc e das carinbadas vc deixou soldade em nosso bairro americo nogeira vai em paz meu grande amigo beijinhossssssssssssssss assinado sua amigona jessica
    te amo!

    ResponderExcluir
  11. qual o nome dos pais dele heim tiago?

    ResponderExcluir
  12. MLK ZICA PASSOU DESSA PRA MELHOR FICA COM DEUS .... MANINHO

    ResponderExcluir
  13. É, tudo passa, mas as lembranças vêem com freqüência, deixando saudades pra sempre!

    ResponderExcluir
  14. Essa pergunta no inicio da materia, é interessante e milhões de pessoas fazem hoje e não sabe a resposta. Como crianças inofensiva morre pq? A biblia sagrada ela da a resposta em Romanos 5:12 por causa de Adão e Eva. Sabemos que Deus ele criou a humanidade reta, mas as pessoas procura seu proprio caminho. E todos nós somos pecadores por isso morremos , por causa do pecado... Mas a biblia nos da uma esperença de quando a vontade de Deus estiver sendo feita aqui na terra como no ceu, a morte vai acabar Apocalipse 21:4 e vamos viver em paz aqui na terra Salmo 37:11. Podemos confiar na biblia pq é a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Tiago esta ai a reposta que vc fez no inicio da materia.

    Que Esperança Há Para Entes Queridos Falecidos?

    “Morrendo o homem, porventura tornará a viver?”, perguntou Jó muito tempo atrás. (Jó 14:14, Almeida) É possível que você também já se tenha perguntado a respeito. Como reagiria se soubesse que é possível um reencontro com seus entes queridos, aqui mesmo na terra, sob a melhor das condições?

    Ora, a Bíblia promete: “Os teus mortos viverão . . . eles se levantarão.” E ela diz também: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Isaías 26:19; Salmo 37:29.

    Para termos verdadeira confiança nessas promessas, temos de conhecer a resposta a certas perguntas básicas: Por que as pessoas morrem? Onde estão os mortos? E como podemos estar certos de que poderão viver novamente?

    A Morte, e o que Acontece ao Morrermos

    A Bíblia esclarece que Deus originalmente não intencionava que as pessoas morressem. Ele criou o primeiro casal humano, Adão e Eva, colocou-os num paraíso terrestre chamado Éden, e instruiu-os a terem filhos e a estenderem seu lar paradísico até cobrir toda a terra. Eles morreriam apenas se desobedecessem às instruções de Deus. — Gênesis 1:28; 2:15-17.

    Carecendo de apreço para com a bondade de Deus, Adão e Eva realmente desobedeceram, e fez-se com que pagassem a penalidade prescrita. “[Voltarás] ao solo”, disse Deus a Adão, “pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás”. (Gênesis 3:19) Antes de ser criado, Adão não existia; ele era pó. E, por causa de sua desobediência, ou pecado, Adão foi sentenciado a voltar ao pó, a um estado de inexistência.

    Portanto, a morte é a ausência de vida. A Bíblia traça o contraste: “O salário pago pelo pecado é a morte, mas o dom dado por Deus é a vida eterna.” (Romanos 6:23) Mostrando que a morte é um estado de total inconsciência, a Bíblia diz: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) Quando a pessoa morre, diz a Bíblia: “Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos.” — Salmo 146:3, 4.

    Contudo, visto que apenas Adão e Eva desobedeceram àquela ordem no Éden, por que todos nós morremos? É porque todos nós nascemos após a desobediência de Adão, e assim todos nós herdamos dele o pecado e a morte. Conforme a Bíblia explica: “Por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens.” — Romanos 5:12; Jó 14:4.

    Mas, talvez alguém pergunte: ‘Não têm as pessoas uma alma imortal que sobrevive à morte?’ Muitos têm ensinado isso, até mesmo dizendo que a morte é uma passagem para uma outra vida. Mas, essa idéia não se origina da Bíblia. Em vez disso, a Palavra de Deus ensina que você é uma alma, que a sua alma é realmente você, com todas as suas faculdades físicas e mentais. (Gênesis 2:7; Jeremias 2:34; Provérbios 2:10) Também, a Bíblia diz: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) Em parte alguma a Bíblia ensina que o homem tem uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo.

    ResponderExcluir
  16. *** T-16 pp. 4-5 Que Esperança Há Para Entes Queridos Falecidos? ***

    Como as Pessoas Poderão Viver Novamente?

    Depois que o pecado e a morte invadiram o mundo, Deus revelou que seu propósito era que os mortos tornassem a viver, por meio de uma ressurreição. Assim, diz a Bíblia: “Abraão . . . achava que Deus era capaz de levantá-lo [seu filho Isaque] até mesmo dentre os mortos.” (Hebreus 11:17-19) A confiança de Abraão não era mal colocada, pois a Bíblia diz a respeito do Todo-poderoso: “Ele é Deus, não de mortos, mas de viventes, pois, para ele, todos estes vivem.” — Lucas 20:37, 38.

    Sim, o Deus Todo-poderoso tem não somente o poder mas também o desejo de ressuscitar pessoas por ele escolhidas. O próprio Jesus Cristo disse: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão.” — João 5:28, 29; Atos 24:15.

    Não muito depois de ter dito isso, Jesus deparou-se com um cortejo fúnebre que saía da cidade israelita de Naim. O morto era o jovem filho único de uma viúva. Percebendo a extrema tristeza dela, Jesus se compadeceu. Assim, dirigindo-se ao cadáver, ele ordenou: “Jovem, eu te digo: Levanta-te!” E o jovem sentou-se, e Jesus o entregou à sua mãe. — Lucas 7:11-17.

    Como no caso dessa viúva, houve também grande êxtase quando Jesus visitou a casa de Jairo, um presidente da sinagoga judaica. A sua filha de 12 anos falecera. Mas, quando Jesus chegou à casa de Jairo, aproximou-se da criança morta e disse: “Menina, levanta-te!” E ela se levantou! — Lucas 8:40-56.

    Mais tarde, Lázaro, amigo de Jesus, morreu. Quando Jesus chegou a sua casa, Lázaro estava morto há quatro dias. Embora profundamente contristada, sua irmã Marta expressou confiança, dizendo: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Mas, Jesus foi até o túmulo, ordenou que se removesse a pedra, e clamou: “Lázaro, vem para fora!” E ele veio! — João 11:11-44.

    Agora, pense no seguinte: Qual era a condição de Lázaro durante aqueles quatro dias em que esteve morto? Lázaro nada falou sobre estar num céu de bem-aventuranças ou num inferno de tormentos, o que ele certamente teria feito, caso tivesse estado num lugar desses. Sim, Lázaro estava totalmente inconsciente na morte, e teria permanecido assim até ‘a ressurreição no último dia’, se Jesus não o tivesse trazido de volta à vida.

    É verdade que esses milagres de Jesus trouxeram benefício apenas temporário, visto que aqueles a quem ele ressuscitou morreram novamente. Contudo, 1.900 anos atrás ele deu provas de que, com o poder de Deus, os mortos podem realmente voltar a viver! Portanto, por meio de seus milagres, Jesus mostrou em pequena escala o que ocorrerá na terra quando esta for dominada pelo Reino de Deus.
    Flavio (flavio_novaes1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  17. esse pivete era meu pacerão, nois sempre brincava, e trocava altas ideias, mas ele foi mora com Deus. Eu nunca vou te esquecer meu pivete
    doido vc estará sempre no meu coração.
    é nois Victor, vc é meu pacero!!!

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.