ALGUMAS PESSOAS NO CENTRO ESNOBAM, OUTRAS FINGEM NÃO OUVIR... PORÉM, AS QUE PARAM PODEM CONHECER E SE DELICIAR COM A LEGITIMA CULTURA ANDINA, DURANTE A APRESENTAÇÃO DOS EQUATORIANOS NA ALAMEDA RUI BARBOSA NESSA SEMANA.
Tiago Bottino - Editor/Diretor - IA.Com
Vindo do Equador, o grupo musical indígena Sumac Kuyllur (que significa última estrela da manhã), tem conquistado o público brasileiro durante suas apresentações em várias capitais do país, agora os Itapetinguenses puderam também apreciar o som do grupo na Alameda Rui Barbosa.
Esse encantamento dos Equatorianos é facilmente justificado devido ao som tradicional, típico dos Andes, vale ressaltar a performance autêntica e cheia de energia.
O grupo tem na sua formação total 09 integrantes da mesma família, descendente de Rumiñahui. O Sumac Kuyllur é liderado por Franklin Morales Loza, 25, vocalista e instrumentista. Segundo loza, a música começou a fazer parte de sua vida, aos 9 anos, quando aprendeu escutando canções na própria família.
Flauta nativa, toyo, flauta chinesa, kinacho, kena, sampaya e flauta de pan são alguns dos instrumentos utilizados nas apresentações. A maior parte dos instrumentos são fabricados por familiares, de maneira artesanal e passados aos descendentes
O repertório é composto por músicas da cultura indígena dos Andes, como Ananau, Tatanka e Buffalo Blanco, que misturam sons da natureza, teclados marcantes e belíssimos arranjos de voz. “Essas músicas representam la tradición de todos indígenas del mundo. Foram incorporados sons del guitarra e violão, para que a música fique mais bonita”, explicaram.
Ao longo de sua carreira, o grupo gravou 8 cds de forma independente, entre eles, Meditación Capc-Situa, Ecuador e Spirit of Meditation.
Da performance do Sumac Kuyllur também fazem parte as apresentações das danças indígenas da águila, fuego e chuva. Essas danças, tem um significado especial para o grupo: é a forma de agradecer a “madre Tierra, ao solo e a Deus” por darem o que precisa para a sobrevivência do grupo.
AMEI A MATERIA!!!! AFINAL ELES NOS DEIXARAM UM GRANDE LEGADO.... VALEU INDIOS!!!
ResponderExcluirestou muito feliz de saber onde anda esse grupo maravilhoso que esteve aquir em Aracaju e deixou saldades no calsadão onde eles se apresentavam dou meus parabens a reportagem pelo apoio a essas pessoas que só querem mostrar que existem coisas belas para serem vistas alem do que estamos acostumados a ver por air parabens a todos vocês.
ResponderExcluirEstão atualmente em Camaçari/BA, são otimos, e vão deixar saudades...
ResponderExcluirmuitos talentosos.
gostei de eles trazer suas tradições, e origem para nós conhecemos....
É UMA CULTURA DIFERENTE DA NOSSA BRASILEIRA, POREM SE VE QUE É ALGO PROFISSIONAL, FAZEM BELÍSSIMOS SONS E GRANDES APRESENTAÇÕES. TIVE O PRAZER DE ASSISTIR ONTEM 17-01-2011 AKI EM IRECE BAHIA. GOSTEI MUITO.
ResponderExcluirEu me apaixonei pela música dos índios,ouço todos os dias, eu e minha filha Manuella. Estou muito triste, acho que eles já não estão mais aqui no Rio de Janeiro. Gostaria muito de saber para onde eles foram e se vão voltar algum dia.
ResponderExcluirEu também escuto sempre as mudicas que comprei aqui no RJ ,gravei até no meu celular, sinto saudades deles não sei se ainda estão RJ sempre estou vendo seus vídeos até no meu orkut tem vídeos .Um abraço e felicidades para todos. Joana D'arc.joanadarc.ramos@yahoo.com.br 24/8/2011
ResponderExcluirEu ví esta banda tocando Na Praça da Piedade Em Salvador - Bahia
ResponderExcluire achei interessante apesar de não entender muito o que significa, se é indios, ou uma religião, ou apenas uma amostra da cultura equatoriana, mas eu achei bonito. principalmente a serenidade demosntrada nos seus feitos, Comprei o CD mas não tem telefone site ou e-mail para contato e essa foi a parte que não gostei. o CD melhor do que eu esperava.
LINDO,MUY BELO,SI.Chega a parecer música celta-irlandesa,new age.LOS HERMANOS ABORÍGENES PUÑEN BELOS SENTIMIENTOS.
ResponderExcluirAtualmente o grupo Inkaico está em Alagoinhas, se apresentando no calçadão ao lado do Banco Bradesco. Suas apresentacões e musicas são maravilhosas. São pessoas simples e que vivem da musica. Que DEUS os abençõe e proteja.
ResponderExcluireles ja estão no ecuador. fiquei sabendo q eles vão estar no Brasil de novo em 2014, tem outros grupos q ja estão aqui no brasil em maceio e em manaus o grupo purik...
ResponderExcluirObrigada pela informação. Um abraço. Monalinne
Excluireles ja estão no ecuador. fiquei sabendo q eles vão estar no Brasil de novo em 2014, tem outros grupos q ja estão aqui no brasil em maceio e em manaus o grupo purik...
ResponderExcluirA muito tempo vi um show deles em Sao Paulo na Lapa. Tenho um cb deles o Meditacion como gosto de xamanismo eu gostei muito.
ResponderExcluirQualé!? O vídeo não existe mais! :(
ResponderExcluir"Este vídeo não está mais disponível pois a conta do YouTube associada a ele foi encerrada.
Desculpe."
Eu tive contato com eles Yako Emanuel todos os componentes.
ResponderExcluirVive perto fui no apartamento. Assistir comentários por onde eles passaram. Linda FAMILIA uniao e humildade entre eles. Tive uma experiência que ninca esquecerei
Eles vinheram p salvador ficaram na praca da Piedade no centro.
Amei fazer parte da vida de vcs. Deixou saudades. Amo vcs.
Oi meninos yako Emanuel Antonio vive com vcs e percebi a familia unida. Saudades amigos
ResponderExcluirOi meninos yako Emanuel Antonio vive com vcs e percebi a familia unida. Saudades amigos
ResponderExcluir