EDUCADORES E MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLHERAM NO ÚLTIMO DOMINGO(15) 0S 05 NOVOS REPRESENTANTES PARA O CONSELHO TUTELAR.
Tiago Bottino - Editor/Diretor I.A.
O Conselho de Itapetinga foi eleito num momento em que a cidade se encontra extremamente deficiente no tocante ao amparo à criança carente. Itapetinga não possui uma casa de acolhimento para menores, e o mais grave disso tudo é que as crianças abusadas sexualmente, crianças abandonadas, crianças espancadas... acabam retornando para a casa de seus genitores, pois não existe um local onde possa ser “guardada”. Isso acaba tornando o conselho um orgão fragilizado em nossa cidade. Fato comprovado recentemente na Nova Itapetinga onde uma criança foi encontrada dormindo na rua e o conselho não teve para onde conduzí-la. A briga que os novos conselheiros e a comunidade precisam travar agora é pela urgente criação de uma casa de acolhimento em Itapetinga, sem isso o conselho irá caminhar com pés de barro.
Na eleição do domingo foram escolhidos 10 conselheiros, 05 classificados e 05 suplentes, sendo eles:
Conselheiros:
1.Jorge Bigode
2.Pastor Márcio Gil
3.Clébio
4.Eusébio
Suplentes:
1.Eliene
2. Mência
3. Carla
4. Elisângela
5. Sheile
CONHEÇA O CONSELHO TUTELAR
Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei, é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade" (art. 2º).
No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município,e reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior.
Junto com a comunidade de Itapetinga vamos buscar soluções para melhorar o atendimento as nossas crianças e adolescentes. Vamos trabalhar para que as melhorias chegue ao nosso município.
ResponderExcluirClebio Lemos
Email: clebio.lemos@yahoo.com.br
Quero ver se agora vão dar jeito num pedófilo do Quintas do Sul!
ResponderExcluirJá levei o caso ao Conselho Tutelar e até agora nada foi feito!!!
E quero ver também se vão montar campana aqui no Parque da Lagoa nos finais de semana,onde muitos jovens,menores de idade usam e abusam das drogas(lícitas e ilícitas).
Ficar "socados" numa sala é fácil,quero ver sair nas madrugadas da cidade!!!
hora extra pessoal o negócio aqui ta feio.
Assim espero Clebio e desejo sucesso e espero como cidadao que paga TODOS OS IMPIOSTOS DEVIDOS E CONSEQUENTEMENTE PAGO SEUS SALARIOS, que essa nova equipe do Conselho Tutelar faça alguma coisa, pois a equipe anterior era um bando de preguiçosos, mentirosos e que so queriam saber do dinheiro que ganhavam e nada mais. Não trabalhavam, se escondiam quando solicitados e não so pela populaçao, mas tambem pela policia. Uma vez fui testemunha de uma crianca abandonada em cas pela mae e a PM os procurando e todos se escondendo. So sabiam ir para as radios dar entrevistas e dando uma de bonzinhos.
ResponderExcluirChega de revolta, sucesso a todos voces.
Precisávamos mesmo de pessoas comprometidas com as nossas crianças e adolescentes q sofrem o descaso dos governantes...Parabéns a todos em especial à minha amiga Aline,q tem um sonho de fazer algo e sei q vai correr atrás...acredito no seu potencial...
ResponderExcluir