DE ITAPETINGA OS ROMEIROS SAIRAM EM CAMINHÕES E, ALGUNS, COMO O CONHECIDO "TOURÃO DA ADAB" FORAM DE BICICLETA, OUTROS SAIRAM DE SUAS CIDADES À PÉ PARA FAZER PROMESSAS.
A fé impulsiona um grupo de devotos que, este ano, completou 20 anos de peregrinação entre Barreiras e Bom Jesus da Lapa. O percurso de 365 km feito em 18 dias, com média de oito horas de caminhada diária por estradas de terra, é um desafio que eles enfrentam com coragem e um objetivo bem definido: entrar no santuário na véspera da festa cantando e rezando.
No início, lembra Uedi Castro Barbosa, 70 anos, o grupo era de 11 pessoas, acompanhadas por alguns animais que carregavam a comida. Ela diz que a ideia foi da sua amiga Dezinha, que se incumbiu de pagar a promessa feita por outra amiga. Por 15 anos ela cumpriu o prometido e só parou quando morreu, há cinco anos. Uedi continuou organizando a romaria, que este ano contou com 43 pessoas, inclusive com participantes do Rio de Janeiro, Brasília e Tocantins.
Em outubro do ano passado, Uedi sofreu um AVC
e desde então está em cadeira de rodas. “Mas eu
disse que viria de qualquer jeito e acompanhei o grupo de carro. De todos os momentos, o mais importante foi a nossa chegada na gruta. Entrei amparada, mas andando”, disse emocionada pela superação, atribuída “ao Bom Jesus”.
e desde então está em cadeira de rodas. “Mas eu
disse que viria de qualquer jeito e acompanhei o grupo de carro. De todos os momentos, o mais importante foi a nossa chegada na gruta. Entrei amparada, mas andando”, disse emocionada pela superação, atribuída “ao Bom Jesus”.
Nas paradas durante a caminhada, eles dormiram em salões de capelas, escolas e até mesmo ao relento. Por causa do calor, o grupo aproveitava as primeiras horas do dia, andando até por volta das 10 horas. Então organizavam o almoço e voltavam para a estrada por volta das 16h. Em noites de lua cheia, a caminhada era mais longa.
Das primeiras a integrar o grupo, a aposentada Deise Alves dos Santos, 76 anos, afirma que, no começo, passavam pela mata fechada. “Era muito difícil e dava medo, porque havia muitas onças e outros bichos perigosos. Mas, com fé e muitas orações, nada aconteceu”. Como a maioria, ela foi motivada por uma promessa. “Tive um ferimento grande na perna e consegui curar sem médico. Nem tomo meus medicamentos e não sinto problema algum”.
319ª romaria
Devotos do Bom Jesus da Lapa vieram de vários estados do Brasil e há mais de uma semana lotam a cidade para a 319ª romaria, que tem nesta sexta-feira, 6, o seu ponto alto, marcado por manifestações individuais de fé, orações, missas e procissão. Este ano, a novidade é a presença de pregadores que pela primeira vez vieram dos grandes santuários nacionais – a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, de Belém (PA); Nossa Senhora Aparecida (SP); e de Juazeiro do Norte (CE) – para reforçar a equipe do santuário local.
Distante 777 km de Salvador, Bom Jesus da Lapa é conhecida como o terceiro maior ponto de peregrinação católica do País, atrás de Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte. Este ano, a estimativa dos organizadores é reunir cerca de 450 mil pessoas durante o período da romaria do Bom Jesus. No ano passado, foram 300 mil pessoas.
Durante o ano, mais de 1,2 milhão de devotos passam pelo santuário, construído nas grutas de pedra calcária. O incremento no número de pessoas este ano deve-se, conforme o reitor do santuário, padre Roque Alves, à recuperação das principais vias de acesso à cidade.
As peregrinações na gruta do Bom Jesus tiveram início há mais de 300 anos, depois que o português Francisco de Mendonça Mar – que caminhou de Salvador até a margem do São Francisco com as imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora da Soledade – descobriu a gruta e fez dela morada.
se todos os seres humanos tivessem um pouco mais de fé e acreditasse mais em DEUS, com certeza o mundo seria bem melhor.
ResponderExcluiressa cidade e um santuario de Deus pois todos q ai estao esta pela fe ,e por acreditar em DEUS .estou triste por nao ter ido este ano ,mas em nome de JESUs muitos outros virao.vou porque acredito em um DEUS vivo q ali esta como em todo o momento da minha vida.sou catolica graças a DEUS.
ResponderExcluir