13 de julho: Dia Mundial do Rock - Em Itapetinga bandas como A MATRIZ, MINGAU DE PERU, CRONICH DEATH, KING LIZARD, AJUDANTES DE PAPAI NOEL... marcaram a história do Rock and Roul da região Sudoeste da Bahia. A FACI era o palco do Rock oficial da região e jovens de toda a região vinham na década de 90 para curtir os shows dos roqueiros Itapetinguenses.
No vídeo a banda A Matriz (C/ Tiago, Heavy, Gean, He-man e Neto) em show na FACI no ano de 2001.
CONHEÇA O DIA MUNDIAL DO ROCK
O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Entre as atrações do festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.
Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).
Em 2005,o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. O festival pedia para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome.
Entre os artistas que participaram do festival em 2005 estavam: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.
Velho Bottino só você mesmo pra trazer à memória grandes eventos acontecidos na nossa querida FACI. Gostei de rever "heevi" e "He-Man". Parabens mais uma vez por este brilhante site policito-sócio-cultural. A Matriz retorna à atividade quando?
ResponderExcluirParabéns Brother, tua tava magrinho e afinadinho, belo show!
Maurício Gomes
Foram bons tempos do rock n roll em Itapetinga. O primeiro evento realizado em Itapetinga foi Underground festival em 1993 organizado por Gean Bocão, Bobô, Gilberto, AM (Simeone) e Vagner Baldin. Depois vieram os shows organizados por Alan da chronic death e por Tiago Bottino. Tivemos varios festivais, vinha gente de toda a região para curtir os shows com bandas locais e da região. Eramos uma juventude idealista e guerreira, todos com idade entre os 16 e os 20 anos organizando eventos e fazendo um som de qualidade para o publico. Apartir desse movimento e dessas bandas de rock locais foi que a musica em Itapetinga começou a se expandir e muitos jovens se interessaram em aprender a tocar um instrumento. Da galera do rock foi que se originou a banda de axé cannabis com Ricardo, joão Paulo, Andrick e Guga. antes da Galera do rock em Itapetinga só existia banda Status, banda Shama, Juarez Rocha e edigar mão Branca. O movimento underground de Itapetinga contribui bastante para a formação e a diversidade musical hoje existente em nossa cidade. Viva o Rock and Roll e a cultura em geral. Abraço a todos os músicos do rock Itapetinguense (Alex, Vagner Baldin, Bobô, Clebão, João Paulo, Clebão, Tiago Bottino, Gean Bocão, Gilbertão, Gean, Alan, Ramon, Heawy, AM, Elik, Ricardo, Guga, Tibiba, Andrick e toda a turma do movimento. Foi uma época de ouro em nossas vidas, vlw
ResponderExcluircARAMBA! BONS TEMPOS DE rOCK IN´S ROLL, LEMBRO BEM DESSE TEMPO, DA GALERA , DOS DISCOS DE VINEL RSRS!!! VALE LEMBRAR AAINDA GALERA QUE FAZIA ARTE NESSE TEMPO, GILBERTÃO E aLEX ROCHA, QUE ACHO EU, CONTINUA PINTANDO, BARABÉNS BOTINO
ResponderExcluirNunca, Nunca, Nunca deixe alguém te dizer que aquilo que você acredita é babaquice, que de repente o teu sonho não vai dar certo...
ResponderExcluirRenato Russo.
BONS TEMPOS AQUELES EM BOTTINO KKKK
VALEU DOIDO
ATT: CAETANO