quinta-feira, 6 de maio de 2010

O CIRCO: POLICIA REALIZA OPERAÇÃO DE GUERRA EM CONQUISTA PARA PRENDER POLICIAIS ACUSADOS DE MATAR "BANDIDOS".

Secretaria de Segurança Pública realiza operação com mais de 40 viaturas em Vitória da Conquista para prender 10 acusados. A operação foi um verdadeiro CIRCO para a televisão, uma vez que os 06 pms acusados já haviam se apresentado durante o inicío da manhã na delegacia e os outros quatro já se encontravam detidos em Salvador.

Cerca de 150 policiais de Jequié, Itapetinga e Brumado, em 40 viaturas, foram às casas dos PMs a fim de cumprir os mandados de prisão de 10 políciais e outros de busca e apreensão expedidos na última terça-feira, 4. Seis dos acusados já haviam se apresentado à polícia e já devem estar a caminho de Salvador. Os outros quatro já estavam na capital cumprindo prisão administrativa na Corregedoria da Polícia Militar.
Os policiais também realizaram buscas nas casas dos acusados, onde foram apreendidos computadores e documentos que possam comprovar a participação deles no crime.

ACUSADOS - Os acusados são o tenente PM Arlande Ribeiro de Almeida e os soldados Anderson Maciel Silva, Ronildo Vieira da Silva, Emerson Caires Novaes, Adailson Machado de Castro, Marcelo Carvalho Santos, Evandro Andrade Costa, Cristiano Meira Santos, Dilsolon Meira Santos, Handerson Menezes Santos. Os policiais são lotados no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Vitória da Conquista) e na Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg/PM).
Os assassinatos atribuídos aos PMs ocorreram entre os dias 28 e 29 de janeiro, em sequência à morte do soldado Marcelo Márcio. O policial foi assassinado no bairro do Alto de Conquista, na periferia da cidade, por onde passava na garupa da motocicleta de um colega. Os dois estavam à paisana e alegaram que estavam indo para a casa de outro militar, quando foram atacados por um bando de traficantes.
O policial que dirigia a moto conseguiu escapar e acionar colegas que estavam de plantão. Logo em seguida, guarnições da PM, policiais civis e equipes da Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação no bairro para tentar localizar os autores do assassinato.
FONTE: JORNAL A TARDE
ENTENDENDO A AÇÃO DE HOJE EM CONQUISTA
"Dos 10 PMs que estavam sendo acusados seis se apresentaram à polícia e os outros quatro já estavam na capital cumprindo prisão administrativa na Corregedoria da Polícia Militar." A pergunta que fica é se os PM´s já haviam se apresentado o que justificou todo aquele aparato utilizado em Conquista?
O uso eleitoral da situação envolvendo os crimes em Conquista está latente. Para o Governo do Estado a violência na Bahia não existia antes da morte do SD MARCELO MÁRCIO, a violência só teve inicío para o governo após a morte desse policial , tanto que o caso vem sendo tratado pela mídia como "A ONDA DE VIOLÊNCIA EM CONQUISTA OCORRIDA APÓS A MORTE DO SOLDADO", ou seja, antes não havia violência. Ou o Governo é ignorante ou acha que a população da região sudoeste é.
Caros amigos leitores do Itapetinga Agora, é preciso abrirmos os olhos para não ficarmos cegos diante da enorme crise ao qual nos encontramos na Segurança do Estado. O tráfico de drogas está ditando a ordem em várias cidades da região. Em Conquista os envolvidos na morte do Soldado praticavam o terror no bairro das Pedrinhas, 01 Polícial Civil, 01 sargento dos bombeiros e várias outras autoridades foram baleadas ao passar por aquele bairro, e nada foi feito para tentar coibir a ação daqueles traficantes.
Concordo que, caso sejam comprovados, os políciais envolvidos devam ser presos, porém, não dessa maneira, não dessa forma teatral. A justiça deve imperar, e os que comprovadamente erraram tem que pagar, seja com a prisão ou mesmo a expulsão da polícia.
Na região temos homícidas envolvidos na morte de 05, 06, 10 pessoas (como o caso do jararaca) e que vivem soltos, sem sequer uma operação ser realizada pela polícia no intuito de prender esses marginais. Em Itapetinga temos bandidos e traficantes de drogas que fazem o terror, matam e mandam matar quando querem, e que ficam soltos, sem que sequer uma autoridade, seja juíz, promotor, policial... se prontifique a parar suas ações.
Hoje fiquei feliz com a ação dos Companheiros da Polícia Civil, várias viaturas saiam em comboio, isso foi uma coisa extraordinária, e, chegamos a pensar que fossem invadir a casa de algum traficante da cidade ou mesmo da região. Para nossa constatação se encontravam indo para Vitória da Conquista: POLÍCIA PRENDER POLÍCIA! Essa desenvoltura seria aplaudida se fosse realizada contra algum traficante da cidade, que ficam rindo a tôa e passeando com seus carrinhos feitos do pó.

" O grande número de viaturas, cerca de 40, e de profissionais, como a tropa de choque, Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais), COE (Comando de Operações Especiais), ROTAMO (Ronda Tático Motorizada), chamou a atenção da população que se encontrava próximo ao local.
Várias pessoas que conversaram com a equipe da Resenha Geral reclamaram e gostariam que esse forte esquema fosse implantado na cidade para coibir a violência que tem tirado a tranquilidade da comunidade. “Eles querem chamar a atenção. Não precisava fazer esse grande espetáculo. Os policiais poderiam muito bem virem ao Disep, serem ouvidos e simplesmente se dirigirem a Salvador. Estão fazendo muito barulho”, disse uma pessoa que estava acompanhando todo o trabalho e preferiu não se identificar. "
Herzem Gusmão - Rezenha Geral
O Advogado da JUZ/PM Davi Salomão se disse enojado pela ação praticada hoje em conquista: "Toda a ação teve a intenção única e exclusiva de chamar a atenção da imprensa. Os advogados dos políciais não puderam acompanhar o processo, não tiveram acesso aos mandatos de prisão e nem mesmo puderam conversar com os seus clientes. O que estão fazendo é um verdadeiro circo, um teatro, isso é inaceitável em um estado de direito."

21 comentários:

  1. Caro Bottinho, estou preocupado com a situação de Vitória da Conquista. E a situação seria pior se o MP tivesse dado ouvido à pressão política estatal e ao interesse da promoção eleitoral diante dos fatos. Numa hora dessa de dificuldade dos nossos companheiros, resta para nós, que somos formadores de opinião da blogosfera policial, minimizar a dor dos companheiros e tentar entender o q está se passando.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a prova que faltava para definir como um policial militar deve agir me suas atividades, ou seja, ser omisso mesmo. Não vale a pena ser policial e defender nada nem ninguem com a própria vida. A sociedade e os "chefões da segurança pública" querem mostrar justiça utilizando do militarismo repressor, mesmo que seja de forma errada como tal. Como policial militar eu confirmo minha ideologia:"o negócio é só passar o cartão no fim do mês, o resto não vale a pena".

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o que está sendo feito a fim de averiguar a autoria do homicídio e tentativa de homicídio aos policiais. Queria ver todo esse aparato buscando traficantes, ladrões, assassinos. O que não acontece e a droga impera.
    Nancy.

    ResponderExcluir
  4. Isso é um verdadeiro teatro, e quanto ao efetivo policial, estão apenas cumprindo determinações superiores. Parabéns Ministério Público, espero que vocês nunca sejam vítimas desses marginais.Na verdade vocês são uns montes de "mauricinhos", que infelizmente foram aprovados em concurso para promotores,vão pra área pra vocês vêem o que é ser policia.

    ResponderExcluir
  5. Olha aí colegas vibradores (Ageílson e cia.)tomara que isso sirva de lição, não vale apena se matar por essa sociedade hipócrita.

    ResponderExcluir
  6. Que vergonha desse parasseh. Que palhacada.
    aff.

    ResponderExcluir
  7. Esse grupo de policiais deveria ser usado para acabar ou para diminuir o trafico de drogas e a bandidagem tanto em V.da conquista quanto aqui em Itapetinga isso é ridículo tanto policial para prender policiais, enquanto para prender bandido de verdade não se ver isso!!!

    ResponderExcluir
  8. que boom saber que a lei
    punir a todos ii nao
    soó a alguns...

    ResponderExcluir
  9. Desculpas aos comentários, mas sou contra qualquer forma de atuação truculenta e sanguinária da Polícia Militar. Poder de polícia é poder de execução dos ditames da justiça. Não se deve condenar qualquer indivíduo a balas sem que haja uma forma de resistência por parte dos envolvidos "bandidos" ou atuando com julgamentos prévios.
    A PM não deve adquirir respeito matando pessoas que estão no circulo de bandidos, afinal nos bairros periféricos também existem pessoas de bem. Não devemos vestir a carapuça que "reinava" no período de Ditadura ou mesmo, no período dos governos de ACM em que haviam grupos de execução dentro da própria polícia. As polícias para terem respeito têm que atuar dentro do que manda a constituição e, por conseguinte o que assegura os direitos individuais inclusive para os próprios policiais. Quanto a questão política é triste que tudo tenha acontecido em ano eleitoral porém, essas ações têm que acontecer, afinal, não são apenas doze mortes mas também,a própria credibilidade da PM que está em jogo trazendo como conseqüência a insegurança crescente da população. Afinal, as famílias dos "bandidos", dos policiais e de todos os cidadãos também fazem parte dessa população.

    ResponderExcluir
  10. Vou pedir a Deus pra que ninguem nunca seja assaltado e violentado como eu fui por bandidos que estao soltos, Jacques Wagner foi o pior governador de todos os tempos, acabou a segurança na Bahia espero que o povo veja isso.!Itapetinga nao se pode sair mais de casa..Putz nao acredito ver policiais presos e um "Joao Paulo da vida" Solto..
    quer dizer que Joao Paulo pode matar e ninguem fazer nada???
    Cambada de frouxos administrando a cidade e/ou estado!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Campos disse...
    É impressionante. Á PM e a Civil de Itabuna JÁ SABIAM de um suposto grupo tramando roubo a banco na região Sul da Bahia. Daí vem a indignação maior: enquanto a "nata" da segurança pública baiana (GOE da Policia Civil, COE da PM, Rotamo da PM, GRAER da PM, Policia Civil em peso, Ministério Publico, Comandante Regional Sul- Cel Ivo e muito mais) estavam se divertindo em Vitoria da Conquista para "prender" 06 PM's que se apresentaram espontaneamente, a população de Ibirapitanga estava entregue a própria sorte. Se este Greco que se diz "INVESTIGADOR DO CRIME ORGANIZADO" DEVERIA se interessar realmente em investigar o crime organizado. PARABÉNS a cúpula da segurança publica baiana e ao PIOR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PUBLICA DE TODOS OS TEMPOS, CESAR NUNES, pela facilidade que os bandidos estao achando em nosso Estado.

    CONCORCO COM ESSE CARA AÍ

    ResponderExcluir
  12. é por isto que perdi a motivação na policìa militar, não tenho mais ilusões e esperanças, só vejo falta de motivação e falta de reconhecimento a quem merece respeito e consideração, tantos policiais para prender colegas de profissão, e a bandidagem o tráfico de drogas impera neste estado que para mim é o pior em segurança pública, a pior educação do Brasil, a justiça mais lenta do País, a Bahia vive de propaganda, infelizmente no estado da Bahia têm que ser ver para crer! por isso que digo que enquanto o militarismo existir na segurança pública, os politicos fazem o que querem com a falida policìa militar, onde falta tudo! por que não fazem força-tarefa para melhorar as condições de trabalho dos policiais, onde o policial não venha trabahar com coletes vencidso, e armas enferrujadas, onde policiais são humilhados e perseguidos, não a liberdade de expressão, não podemos ter sidicato, não podemos fazer greve, outros orgãos do estado da Bahia, paralisam no momento que decidirem! a PM se para sofre ameaças! perdi a motivação, quem sabe um dia melhore! só vejo mentiras, humilhações, falsidade, descaso, cobranças. para o estado os policias militares são massa de manobra!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Tiago Bottino!!!!! Como mudou seu discurso hein? Você AGORA achando que os PM's realmwente envolvidos devem ser "punidos". Esse não era seu discurso, ou era? PM que faz justiça com as próprias mãos se iguala ao bandido!! Só concordo em uma coisa com você: Que eles tenham um julgamento justo e que respeitem o contradiitório e a apmla defesa.

    ResponderExcluir
  14. Me pergunto o que estar acontecendo com nosso PAIS ou com nossa BAHIA.
    Vou só dizer em legiveis palavras
    JOGO POLITICO, VAGABUNDAGEM, INJUSTIÇAS, enfim deixo minha pergunta para esses (maiorais intelectuais) Porque não usa esse aparato todo para combater o trafico de drogas em VIT. da CONQUISTA? MEU DEUS esse bairro das pedrinhas é uma afronta a moral da policia e da justiça esses traficantes mandam de verdade em conquista, OOh ministerio publico,Oh senhores Oficiais, Enfim Oh comunidade, Esses bandidos mataram um policia sem qualquer defesa, eles matam pais de familia diariamente, eles colocam o terror em conquista sem pena sem Dó,Mais ai vem esses incompetentes da elite militar e promotores querendo punir policiais que são ACUSADOS de crimes.
    Senhores acordem o que aconteceu foi que traficantes aproveitaram a oportunidade para eliminar alguns rivais,e se houve morte acorridas por policiais se tais vitimas realmente tivessem algo haver com crime ja era.
    o que nao pode é a policia de conquista levar nome de incapaz e frouxa como tava sendo.
    agradecido

    ResponderExcluir
  15. Olá caro Botino,meu nome é Ludymilla e não sou policial apenas sou uma moradora de itapetinga ,porem ando muito triste com a policia de nossa cidade ,que de uns meses pra car quem comanda são os bandidos e o trafico a unica guarnição que os bandidos temiam foi desfeita e os roubos em itapetinga aumentarão os arrombamentos nas casa de trabalhadores de nossa cidade sendo arrombadas e a policia nada faz .Porque ? Porque os grandes preferem patilhar com o crime ?Olha os pobres dos policias militares tem mais é que passar so o cartão no banco e tirar o misero dinheiro no final mes mesmo.Sabe porque, porque alem de não serem reconhecidos pelo que faz,quando faz por amor a profissão é condenado pelos proprios comandantes, ainda correm riscos e poe suas familias que nada tem a ver com tudo isso em risco tambem.Gostaria que o major acordasse pra vida e persebesse que aumentou a criminalidade desde que saiu o major Roswellth de nossa cidade.É uma pena que esse dignissimo major Macelo magalhães nunca tenha sentido na pele a tristeza de ver um filho ou uma esposa sendo lesada pelos novos donos de nossa cidade os bandidos e os traficantes ,pois infelismente é eles que estão tendo vez em nossa Itapetinga que um dia foi um paraizo .

    ResponderExcluir
  16. Engraçado como essa Ludymilla (ultimo comentario) conhece tanto de policia e diz que nao é policia.

    ResponderExcluir
  17. Não é prescizo ser policia pra saber que a criminalidade em nossa cidade aumentou ,basta residir aqui ,pra saber que essa cidade não é mais a mesma, e que faz medo até madar os nossos filhos pro colegio sozinho por que nossa cidade se tornou perigoza.Gostaria de saber onde estão querendo chegar o nosso dignissimo prefeito que parece estar com os olhos vendados para tudo isso e o nosso dignissimo Major que estar vendo de camarote nossa bela itapetinga ir pro buraco .Pois na verdade quem estar realmente cantando de galo são os ladroes os traficantes os bandidos.E nois que somos sidadões de bem estamos presos em nossos lares correndo riscos de ter nossas casas arrombadas e quando chamamos a policia nada faz ,quando vamos a delegacia prestamos apenas uma queixa e nada é feito pra recuperarmos e que nos foi levado ,oq é fruto de nosso trabalho do nosso suor .Na verdade ninguem se importa até o dia que sentir na pele a dor de lesado .Até onde vai a violencia de nossa cidade e até quando vão fechar os olhos e fingir que nada estar acontecendo.Amo itapetinga e não gostaria de ter que ir embora daqui pra mim sentir segura .ASS Ludmylla.

    ResponderExcluir
  18. INJUSTIÇA ,INJUSTIÇA E DEMAGOGIA É ISSO QUE TEM POR DEMAIS NO NOSSO PAIS ...ATÉ QUANDO ? ATÉ QUANDO ?

    ResponderExcluir
  19. POR FAVOR GOSTARIA DE SABER DESDE QUANDO MATAR BANDIDO É CRIME ? ME DESCULPE, NÃO QUERENDO SER GROSSA MAIS JA SENDO, PRA MIM ISSO É UM FAVOR QUE SE FAZ PRA SOCIEDADE, QUE JA ANDA CANSADA DE TANTOS CRIMES EM NOSSO PAIS.PRENDE UM BANDIDO, LADRÃO, ASSALTANTE E TRAFICANTE, HOJE AMANHA TA NA RUA PRATICANDO AS MESMAS COISA .SINTO MUITO LUGAR DE BANDIDO É NO CEMITERIO ,DEVERIA TER PENA DE MORTE NO NOSSO PAIS ...CHEGA DE CONDUZIR O POVO A UMA FALSA SITUAÇÃO .

    ResponderExcluir
  20. a promotora nao deve morar perto d uma boca de fumo, ninguem imagina mas na minha rua é uma das mais procuradas pelo trafico e pessoas que procura isso nao parece com traficante é tudo de boa aparencia, esses dias atiraram em um aqui perto que mais parecia uma reuniao de trafico, nunca vi tanto bandido junto e para a palicia nao passava de amigos e familiares da vitima , que de vitia nao tinha nada

    ResponderExcluir
  21. parabens a policia militar de itapetinga e de todo o brasil eu fico emoncionado quando fala q policiais morreram abraços a tododos os pms

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.