terça-feira, 6 de abril de 2010

LINDA DA IPAM: A SANTA DOS EXCLUÍDOS!

LINDINALVA SANTOS CARVALHO, a LINDA DA IPAM, foi uma guerreira que poderia ser facilmente canonizada, bastasse ser européia ou americana (já que pouco valem para o Vaticano os santos dos trópicos). Passou por Itapetinga como um anjo, tocando os invisíveis, lembrando dos esquecidos.
Era uma manhã, em alguns anos atrás, lembro-me que ía para a faculdade quando á avistei saindo da IPAM juntamente com o esposo em seu carro, um lenço sobre a cabeça, o olhar profundo e sereno... paramos, conversamos... era uma de suas voltas dos internamentos em Salvador. Deu aquele sorrisão na despedida e falou “Se cuida menino!”. Um tempo depois, já próxima da morte, conversei com Linda pelo telefone, ela se encontrava outra vez em Salvador hospitalizada. Dias depois faleceu...

Trabalhei alguns meses com Linda na IPAM como orientador do Projeto Zona Azul, linda fazia reuniões com os orientadores e falava daquele jeito manso: “Gente, vocês cuidam dos meus meninos... se alguém for bater apanhe junto, se a polícia prender, vão presos juntos... só que não deixem esses meninos sozinhos, eles já foram sozinhos demais na vida, aqui nós não podemos deixar eles ficarem sozinhos de novo.”

Na IPAM haviam crianças de todos os tipos e cores. Homicidas, assaltantes, prostituídas... Casos de meninas e meninos de 05, 07, 09 anos que já haviam sido estupradas ou abusadas sexualmente por familiares,ou mesmo de meninas de 08 ou 09 anos que se prostituiam por 1 ou 2 reais eram facilmente encontrados. Órfãos, que tiveram os pais assassinados, e outras histórias de crianças abandonadas e carentes... Linda aparecia para aquelas crianças com o sorriso estampado no rosto. Com uma paciência de Jó, abraçava um, beijava outro e quase sempre ficava acarinhando a cabeça de todos, como uma mãe a sua cria. Era a “TIA LINDA” o amor que eles não encontravam em nenhum lugar, nos braços de linda estava sempre à espera.

Lindinalva Carvalho era toda a representação do que é o verdadeiro e puro amor fraterno. Sentava com as crianças , ouvia as suas inquietações, os seus medos, as suas pequenas vitórias, seja num jogo de “gude” ou mesmo de “pipa”, para eles era uma grande vitória e ela fazia questão de sorrir junto e aplaudir seus pequenos feitos. Por incontáveis momentos me emocionei vendo-a acarinhando aquelas crianças “socialmente excluídas”, com tanto amor, tanto carinho que parecia que os anjos pairavam suas asas sobre eles naqueles momentos.

Ao morrer aos 52 anos, no dia 03/02/2003, Linda deixou um grande vazio em Itapetinga, que os políticos, ricos ou universitários não perceberam. Esse vazio só é sentido pelas crianças marginalizadas, pelos meninos abandonados, pelas meninas prostituídas, pelos excluídos e sofridos das esquinas... esses sentem, cotidianamente, a falta de Linda, pois com sua morte verdadeiramente ficaram órfãos.
.
.
Por Tiago Bottino
Diretor Itapetinga Agora.Com

9 comentários:

  1. PARABÉM!!!!ELA REALMENETE FOI UMA GUERREIRA!!!!PESSOA INTEGRA,ONESTA,AMOROSA.
    NÓS NÃO PODEMOS ESQUECE-LA.

    ResponderExcluir
  2. -REALMENTE LINDA FOI A SANTA DOS EXCLUIDOS, E ATÉ HOJE FICA A LEMBRANÇA DETUDO QUE ELA FEZ,MAS OSNHO DELA NÃO ACABOU A IPAM E OS QUE LUTAM POR ELA CONTINUA NA LUTA E CONTANDO COM QUEM TEM BOA VONTADE E QUEIRA AJUDAR.

    ResponderExcluir
  3. Linda foi uma guerreira, oito anos se passaram e por todo seu trabalho em pró das crianças carentes de itapetinga eu não vi uma homenagem a ela, pelo menos uma rua merecia seu nome.

    ResponderExcluir
  4. tiago parabens pela excelente reportagem sobre linda, realmente uma santa em tudo falando e uma mulher inesquecivel

    ResponderExcluir
  5. Linda é uma estrela que iluminava as crianças e adolescentes carentes de nossa cidade, ficou a saudade dessa guerreira que se foi, mas que continua a brilhar nos corações daqueles que foram guiados por ela!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa lembrança de Linda! Uma professora tão querida! Um ser humano tão especial! Que nunca deve ser esquecida por nós!!

    ResponderExcluir
  7. LUIZ ROBERTO CARVALHOsábado, 31 julho, 2010

    PARABÊNS AO TIAGO BOTTINO POR ESTA LINDA MATÉRIA.
    FIQUEI EMOCIONADO COM O CONTEÚDO E COM OS COMENTÁRIOS EFETUADOS.
    SINTO MUITO ORGULHO DE SER FILHO DESTA PESSOA MARAVILHOSA!!!
    COM MUITO AMOR, DIGNIDADE E DEDICAÇÃO SOUBE SER UMA EXCELENTE MÃE PARA OS SEUS QUATRO FILHOS E MÃE ADOTIVA DAS CRIANÇAS CARENTES DE ITAPETINGA.
    HOJE, 31 DE JULHO DE 2010, ESTARIA COMPLETANDO 61 ANOS.

    UM ABRAÇO,

    LUIZ ROBERTO CARVALHO

    ResponderExcluir
  8. FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE MEU IRMAO,MUITO OBRIGADO POR LEMBRAR DA MINHA SANTA MAEZINHA QUERIDA.MINHA MAEZINHA Q EU NAO PASSO NEM UM DIA SEM LEMBRAR DELA.SINCERAMENTE ELA E MEU PAI SAO AS MELHORES PESSOAS Q EU CONMHECI NA VIDA.AGRADEÇO A DEUS TODO DIA POR SER FILHO DELES.

    ResponderExcluir
  9. ola Roberto,concordo com vc foi uma mae maravilhosa,pessoa amavel como ela nunca vi,em toda a minha jornada.sou muito grato a sua mae por ter me mostrado o lado maravilhoso da vida que e o amor pelo proximo,tenho saudades de vcs.Pois aprendir a amar vcs como se fossem os meus irmaos.felicidades meu amigo a vc e suas irmas,um grande abraço. fica na paz.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.