quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PESQUISA COMPROVA: ESTRESSE CAUSA CÂNCER

Existe uma relação direta entre o câncer e o estresse. Pesquisa publicada na REVISTA NATURE mostra que as células atingidas pelo estresse podem emitir sinais indutores da geração de tumores que afetam às células sadias vizinhas.
Há consenso de que as mutações genéticas causadoras do câncer só afetam individualmente as células. O estudo, no entanto, indica que nem sempre é assim, já que diferentes mutações em células distintas podem colaborar no desenvolvimento dos tumores.
Os pesquisadores estudaram as moscas das frutas que levavam as mutações genéticas e descobriram que uma célula que tem só o RAS mutante pode gerar um tumor maligno se envolvida a uma célula próxima com um gene supressor defeituoso.
A conclusão é que o estresse era o fator determinante que unia as células, gerando proteínas marcadoras, para poder passar de célula para célula.
Segundo os pesquisadores, há uma grande variedade de condições que podem desencadear o estresse físico e emocional, assim como as infecções e as inflamações.
O estudo demonstra que é mais fácil do que se pensava que o câncer se desenvolva no organismo humano, após constatar a maior probabilidade das mutações atingirem várias células distintas do que em uma só.

Agora, tornou-se claro, que níveis elevados de estresse emocional aumentam a suscetibilidade à doenças. O estresse crônico resulta na supressão do sistema imunológico, o que por sua vez cria uma maior suscetibilidade à doença, especialmente o câncer. O estresse emocional, realimenta o desequilíbrio emocional. Esse desequilíbrio pode vir a aumentar a produção de células anormais no momento em que o corpo encontra-se menos capacitado a destruí-las.
Descobertas recentes foram primordiais para paciente canceroso, porque sugerem que efeitos do estresse emocional podem deprimir o sistema imunológico, abalando as defesas naturais contra o Câncer e outras enfermidades. Há maiores possibilidades de que ocorram doenças após acontecimentos altamente estressantes na vida da pessoa. Quando uma pessoa sofre dissabores emocionais, há um aumento não só das doenças reconhecidamente suscetíveis à influência emocional: úlceras, aumento da pressão sanguínea, doenças cardíacas, dores de cabeça, mas também de doenças infecciosas, dores lombares e até acidentes.
Um dos claros indicíos que o estresse pode ocasionar câncer é a das famosas feridinhas na boca, ou mesmo as manchas roxas pelo corpo de quem fica extremamente nervoso.
Para pessoas como eu, extremamente ansiosas, é bom começar a acalmar os impetos ou então comprar uma saca de maracujá e tentar ficar calmo.
Por: Tiago Bottino
Fonte da pesquisa: Revista Nature

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo Tiago, muito bem feito. Saudades dos seus textos do Jornal dimensão.
    bjão

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.